Dica: Como limpar rapidamente a pasta de ficheiros temporários no Windows 10
A gestão de espaço em disco é sempre um item que os utilizadores precisam de se preocupar. É sempre um equilíbrio complicado de manter e que requer alguma atenção especial.
O Windows 10 tem ferramentas que permitem fazer esta gestão de forma automática e em períodos específicos de tempo. Hoje vamos mostrar como podem ganhar espaço apagando manualmente a pasta de ficheiros temporários no Windows 10.
Com o passar do tempo, o Windows 10 vai acumulando ficheiros que não precisa e que criou de forma temporária. Estes servem para conter informação limitada de não permanente, acabando por ficar esquecidos até serem limpos.
A Microsoft dotou o Windows 10 com uma forma simples de remover manualmente estes ficheiros, para assim ganhar de imediato espaço adicional no disco para armazenar outros dados.
Validar o espaço ocupado pela pasta de ficheiros temporários
A forma mais simples de fazer esta limpeza é acedendo às Definições do Windows 10. Aí dentro devem escolher a opção Sistema, para conseguirem validar o espaço ocupado pelos diferentes tipos de ficheiros.
A informação referente ao espaço ocupado irá estar no separador Armazenamento. Do lado direito vão ver uma lista de áreas de armazenamento e o respectivo espaço ocupado.
Podem ver a lista na totalidade se escolherem a opção Mostrar mais categorias. Esta irá expandir revelar outras áreas e tipos onde existe espaço ocupado e que pode ser gerido.
A área mais simples de gerir é mesmo a de Ficheiros temporários. Esta pode ser eliminada a qualquer momento e garante, por norma, ganhos de espaço significativos.
Limpar o espaço dos ficheiros temporários do Windows 10
Para eliminar estes ficheiros do Windows 10 basta escolher a entrada referente aos Ficheiros temporários e aguardar enquanto este é populado com informação detalhada.
Depois, só precisam de escolher o que querem apagar, da lista apresentada. Validem o tamanho e também os tipos de ficheiros que estão presentes. No final só precisam de carregar no botão Remover ficheiros.
Este deve ser uma utilização pontual, até porque o Windows 10 tem já automatismos para gerir estes espaços. Ainda assim, importante e garante de imediato espaço extra aos utilizadores. Elimina ficheiros não essenciais e que certamente estão apenas a consumir espaço necessário.
Este artigo tem mais de um ano
LMAO
Meu ssd de 240GB tinha 145GB de arquivos temporários e só me deparei com o problema porque recebi a msg que já não havia espaço no disco.
Usei este método acima e não adiantou nada no win10, pois os 145GB não eram limpos, mas quando clicava no símbolo da lixeira aparecia uma mensagem que estava a ser utilizado por outro programa e não permitia a limpeza.
Procurei no site da microsoft (apresentaram vários metodos e até desintalar a microsoft store, pois segundo eles ela pode causar este tipo de problemas de encher o disco com arquivos temporários, fiz isto mas não resolvel) e em outros locais não obtive solução.
O método acima nem sequer limpa a pasta, só retira alguns arquivos, não adianta para nada. Tem mesmo que procurar as pastas Temp em diferentes locais e apagar os arquivos.
A sugestão Tecla Windows, pesquisar por %TEMP%, dá-lhe enter Crtl+T (Windows em PT) ou Crtl+A (Windows em Inglês) e Shift+Delete e mais um Enter, job done. Ajuda e é melhor que a do artigo, que é a originaldo windows.
Mas no meu caso não serviu, pois leva para pasta (C:\Users\usuário\AppData\Local\Temp) Temp do usuário, ja tinha feito isto, dai descobri que os arquivos estavam na pasta Temp do Windows (C:/windows> Temp) assim consegui apagar os arquivos e recuperar meus 145GB.
Tecla Windows, pesquisar por %TEMP%, dá-lhe enter Crtl+T (Windows em PT) ou Crtl+A (Windows em Inglês) e Shift+Delete e mais um Enter, job done.
P.S: Funciona desde o XP até ao 10.
Tens mais meia dúzia de locais que guardam ficheiros temporários do Windows.
Parto do princípio que esta “funcionalidade” do Windows 10 elimine todos os temps de vários locais e não apenas da pasta do Windows.
+1
Limpo sempre assim.
Caro Tadeu, esse método só limpa os ficheiros temporários do utilizador que se encontra logado no momento.
Aparentemente, existem algumas falhas no funcionamento desta ferramenta. No meu Windows 10 Pro (versão 1903) constatei que não executou as tarefas de “Limpeza do Windows Update” e “Ficheiros Temporários da Internet”. Com a ferramenta de “Limpeza de Disco” também não foi possível remover esses ficheiros (provavelmente será um “bug” a ser corrigido posteriormente já que na versão anterior do Windows funcionava bem).
Tenho também um windows 10 Pro (versão 1903) e executou tudo isso,,, Só que demora algum tempo. Parece que bloqueia mas ao fim de uns minutos, tá feito!
Não me parece que haja algum bug…
Complicação…O Windows já apaga automaticamente tudo na frequência desejada e quem tem menos de 64 GB para o SO tem que pensar seriamente em trocar de unidade. Em último caso ccleaner de longe a longe.