Dica: Como desativar a instalação remota de apps no Windows 10 via loja Microsoft
A Microsoft concentrou na sua loja de aplicações a montra das apps que podemos usar no Windows 10. É por este ponto que a empresa quer que instalemos e atualizemos as nossas apps.
Para isso criou recentemente a possibilidade de serem instaladas apps remotamente, sem a necessidade de intervenção do utilizador. Para isso recorremos apenas a um browser. Como nem todos querem essa opção, hoje ensinamos como a podem desabilitar.
Tal como acontece já noutros sistemas, como o Android, a Microsoft deu à sua loja de apps a possibilidade destas serem instaladas remotamente. Com um browser, e em qualquer computador remoto, podemos escolher as apps que queremos no nosso Windows 10.
Mesmo com um controlo apertado, esta opção pode ser intrusiva para muitos, que não a querem ativa. Para estes casos a Microsoft disponibiliza a possibilidade de a desligar. Infelizmente não existe uma opção numa interface e temos de recorrer ao editor de registo.
Como desativar a instalação remota de apps no Windows 10
O primeiro passo para realizarem esta operação é lançarem o Editor de Registo. Ai dentro devem navegar para a localização: HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\PushToInstall.
Caso esta chave não exista, devem criá-la usando os dados apresentados, clicando na posição existente e criando uma nova chave. O nome a dar é PushToInstall.
Depois de terem então acesso à chave, devem criar uma novo registo, de nome DisablePushToInstall. Este deve ser do tipo DWORD (32-bit).
O valor a dar a dar a este registo depende do estado em que querem esta autorização. Caso a pretendam manter ativa, devem escolher o valor 0. Se a quiserem desabilitar, devem então escolher o valor 1.
Após esta alteração só precisam de reiniciar o Windows. Não é um passo obrigatório, mas é aconselhado para que as alterações sejam assumidas.
A partir desse momento, na loja da Microsoft, vão deixar de ver presente a máquina atual sempre que escolherem a opção de instalação remota de aplicações.
Este artigo tem mais de um ano
Não ter isto como opção bem visível no perfil do utilizador só revela as …cof…cof… boas …cof… intenções da Microsoft.