GitHub 2.0 para Windows já está disponível
Há dois anos atrás, o projecto GitHub disponibilizava uma versão para Windows baseada na interface metro. Recentemente, a equipa de desenvolvimento anunciou o GitHub 2.0 que traz uma interface totalmente remodelada, mais prática e mais bem organizada.
Em 2012, apresentámos aqui um primeiro artigo sobre o Git. Para quem não conhece, o Git é um sistema gratuito, open source, rápido e distribuído para controlo de versões de software.
Este sistema foi inicialmente desenvolvido por Linus Torvalds que assim disponha de um mecanismo automático para disponibilizar o código referente ao desenvolvimento do Kernel Linux. Além do Kernel Linux, existem actualmente muitos projectos mundiais que usam este sistema de controlo de versões, dos quais destacamos o projecto Perl, Eclipse, Gnome, KDE,QT, Rubby on Rails, Android, PostgreSQl, Debian, X.org, entre outros.
O GitHub é um Serviço de Web Hosting gratuito (ver outros planos aqui), onde podemos alojar o código dos nossos projectos.
Através desta plataforma colaborativa é fácil partilhar e gerir o código fonte dos projectos que desenvolvemos. Além disso, como o código é partilhado pode ser facilmente melhorado por outros membros.
Com a nova versão, além de uma interface totalmente renovada, o utilizador passa a dispor de uma interface única para gestão de todas as funcionalidades.
O uso do Git e Github pode parecer um pouco complexo numa primeira fase. É verdade que existem muitos comandos, muitos parâmetros mas tudo é se simplifica com o constante uso desta plataforma. Experimentem e façam crescer o vosso projecto.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows
Download: GitHub 2.0
Homepage: GitHub
Este artigo tem mais de um ano
Pena que cobrem tanto para ter repositórios privados.
Tive que deixar de usar.
são apenas US$7.00 (5.16 €) /mês, acho que não é muito para o tipo de serviço.
Para uma empresa, acho que é muito rentável. Pena é a versão de Linux só existir em #terminal, mesmo que os programadores saberem como usar, tornasse chato para quem pretende rentabilizar o trabalho em grupo.
É um valor demasiado elevado, principalmente porque o bitbucket oferece repositórios privados gratuitamente
Obrigado pela partilha!
Pois poderiam era lançar uma versão para linux, dava bastante jeito.
Que mais soluções conhecem que forneçam repositórios privados sem custos adicionais para além do bitbucket?