É melhor atualizar o Windows para resolver uma falha de segurança no Wi-Fi
A Microsoft está a alertar os seus utilizadores para uma falha de segurança grave que afeta o Windows. Quer garantir que estes estão protegidos e que não estão expostos a um novo ataque que explora uma vulnerabilidade do Wi-Fi para controlar qualquer PC remotamente.
Atualizar Windows para resolver falha de segurança
Tal como é recorrente, os utilizadores adiam as atualizações do Windows para garantir que estas não trazem problemas. Se para muitos esta é uma proteção contra situações anormais, a verdade é que os deixa expostos a problemas de segurança que podem ser explorados.
É isso que acontece agora, com a Microsoft a alertar os utilizadores para uma falha de segurança que, entretanto, a empresa resolveu. Esta tem um grau de severidade elevado e pode comprometer os utilizadores e os seus dados de forma muito simples.
A Microsoft afirma que esta vulnerabilidade do Wi-Fi, CVE-2024-30078, dá aos hackers a capacidade de implantar um pacote malicioso. Isto aplica-se a dispositivos que tenham instalado o Windows 10 ou o 11, desde que ligados à mesma rede Wi-Fi. Depois de o pacote ser implantado, os atacantes poderão executar comandos e obter acesso ao sistema.
Microsoft quer proteger utilizadores no Wi-Fi
A solução para esta falha de segurança no Wi-Fi já existe e está disponível pela Microsoft. A atualização de segurança foi lançada a 11 de junho e corrige o problema no Wi-Fi do Windows. Necessita, no entanto, que os utilizadores a descarreguem e a instalem.
Tal como indicado antes, esta falha está marcada com um nível de segurança elevado. A Microsoft classificou a vulnerabilidade como “importante”, a qual é a segunda classificação mais elevada que a empresa tem para falhas de segurança.
Assim, e mediante este alerta da Microsoft, resta apenas a reação mais lógica por parte dos utilizadores. Devem atualizar o Windows e instalar as atualizações de segurança mais recentes, para assim estarem protegidos e livres de problemas ou falhas de segurança. Ainda mais uma que pode ser facilmente explorada numa simples ligação a uma rede Wi-Fi.
Está bem. Tenta outra vez Microsoft. Já não é a primeira vez que usam estas tácticas para assustar os utilizadores a atualizar. Depois de todas as outras tretas de AI e recalls que vão vir por causa desta atualização para “corrigir um problema no wifi”, atualizar só quando voltar a formatar o PC.
Põe mais tabaco!
Parece que a malta começa a aprender, aos anos que me deixei de atualizações (só quando eu quero) tanto no PC como no smartphone. E nunca tive problemas.
Estranho comportamento!! Só para dar um exemplo uma enorme maioria de pessoas critica os fabricantes de telemóveis por não dar suporte de actualizações aom fim de poucos anos. Eu sou um deles. Tu não és um deles,, certamente!! Deves ser a excepção á regra!! Boa sorte para ti!!
Obrigado,
Pequena nota, desde que deixei de fazer atualizações deixei de ter problemas.
Sempre me ensinaram, equipa que ganha não mexe, e só comecei a pôr em prática esta máxima depois de muitos problemas quando fazia atualizações.
Vou dar um exemplo entre muitos. Num determinado banco alguém (familiar) que gosta muito de atualizações, não consegue entrar na app porque tem que ir ao banco atualizar os dados pessoais.
Ora eu também já recebi a mesma informação do banco para atualizar os dados senão não conseguia aceder a plataforma do banco. Verdade não consigo entrar pelo browser, mas pela app consigo (A minha Version 4.5.*, a do outro Version 4.6.*)
Equipa que Ganha não Mexe, quando começar a perder logo mudo.
Se aconselho a fazer atualizações, Não.
Se aconselho a não fazer atualizações, também Não.
Depois não te queixes quando der problemas mais graves por não teres actualizado.
Até posso concordar que, muitas vezes, não se deve actualizar logo no dia porque poderá outros problemas provocados pela actualização. A única excepção será quando é uma actualização marcada como crítica.
“Eu sou um deles. Tu não és um deles”
Correto e afirmativo @A M.
Ver resposta ao comentário @Pedro+António, se pretenderes ficares mais elucidado.
O meu comentário, apesar de estar a seguir ao teu comentário inicial, é uma “resposta” ao 1º comentário deste artigo. Esse comentário termina com “atualizar só quando voltar a formatar o PC”!! Isto é que me pareceu exagerado!! Eu também não sou daqueles que vou logo a correr fazer as actualizações, a não ser que as mesmas indiquem que são “correções críticas”!! E sim, também já tive situações em que percebi que instalar uma actualização logo que saíu, me prejudicou e quis voltar atrás. Agora primeiro leio o que vão dizendo dias após as actualizações saírem, seja no Windows seja no Android.
Fica bem!!
OK, obrigado pelo esclarecimento e as minhas desculpas se ofendi de alguma forma.
Qual o problema em fazer atualizações? Estão sempre contra …
Uma vez que a palavra “rebanho” pode ser ofensiva para alguns, substituo a mesma por “indivíduos em conformidade com as ações e opiniões da maioria.”
Há uns que são e seguem os indivíduos em conformidade com as ações e opiniões da maioria, há outros que gostam de ser diferentes.
Não é uma questão de ser contra, é mais, ser diferente dos indivíduos em conformidade com as ações e opiniões da maioria.
https://tinyurl.com/rebnho
Por favor, não mistures os conceitos. Também achas bem chamar-te iluminado?
“Também achas bem chamar-te iluminado?”
E, porque não.
Também acho que os LGBT, Binários, defensores do aborto, etc., iluminados deficientes, apesar de não concordar e não gostar deles. Contudo, não seguem o rebanho
Onde está o problema de ser diferente?
Está para aí uma mistura de conceitos nada a ver…