Droid Sync Manager, faça a ponte entre o Windows e o Android
A integração entre o Android e os sistemas operativos de Desktop não é algo que seja perfeita ou até fácil. Existem formas de trocar ficheiros entre estes dois sistemas, mas requerem algumas aplicações especificas e quase sempre com a obrigatória ligação de cabos.
Mas este processo pode agora estar facilitado com o surgimento do Droid Sync Manager. Esta aplicação Android e o seu respectivo companheiro para Windows vêm resolver vários problemas ao mesmo tempo que facilitam o processo.
O Droid Sync Manager é acima de tudo uma aplicação dedicada ao Android e permite a exploração do disco do vosso Windows, de forma rápida e simples.
Precisa de dois componentes chave, que se dividem entre os sistemas operativos e que garantem a comunicação sem fios entre ambos.
Todo o processo de troca de ficheiros se centraliza no Android, onde podemos fazer a navegação e a gestão dos mesmos ficheiros.
O Droid Sync Manager no Windows
O papel do Droid Sync Manager no Windows é de servir de servidor de acesso, onde o cliente Android se vai ligar e onde poderá explorar o sistema de ficheiros.
Apesar de ter uma interface própria, esta versão para Windows apenas necessita de estar instalada para que a comunicação possa ser feita.
A interface do Droid Sync Manager tem ainda a capacidade de dar acesso a alguns registos para apoio a problemas e, na sua principal função, permite que definam uma palavra passe para garantir segurança e acesso apenas a quem é suposto ter.
Quando instalarem o Droid Sync Manager devem garantir que esta aplicação passa a ter acesso pleno dentro da firewall, o que pode ser feito dentro da própria aplicação ou nas configurações do Windows.
Depois de instalado e bem configurado, apenas necessitam de voltar ao Droid Sync Manager no Windows se quiserem alterar a password de acesso ou para fazerem algum tipo de rastreio de problemas em ligar um equipamento.
O Droid Sync Manager no Android
É no Android que toda a magia do Droid Sync Manager acontece. É através desta aplicação que vão poder navegar no sistema de ficheiros do Windows com extrema facilidade e copiar ficheiros entre o Windows e o Android.
Esta cópia de ficheiros pode ser feita de forma bidireccional, garantindo assim que podem colocar ficheiros do Windows no Android e o oposto, do Android para o Windows.
Algo que o Droid Sync Manager tem e que apela ao utilizador de imediato é uma interface muito limpa e já a apostar no Material Design.
Apenas precisam de escolher o "disco" que pretendem navegar e depois de chegarem ao ficheiro ou pasta pretendida só precisam de indicar que o pretendem copiar, indicando depois o local de destino.
Caso estejam a copiar um ficheiro, o Droid Sync Manager apresenta logo a possibilidade desse ficheiro ser visualizado.
Para além de poder usar o seu servidor próprio, o Droid Sync Manager consegue ainda ligar-se a máquinas que estejam com um servidor de (S)FTP disponível na rede.
Existe uma segunda versão do Droid Sync Manager, paga, que dá algumas funcionalidades adicionais tais como a possibilidade de o streaming de áudio e vídeo sem que este tenha de ser transferido para os dispositivos.
Apesar de ser muito interessante, a versão gratuita do Droid Sync Manager é perfeitamente suficiente, dando funcionalidades bastante avançadas e úteis.
Se procuram uma ferramenta para transferirem ficheiros entre o vosso Android e o Windows, então o Droid Sync Manager é o que procuram. Consegue ser melhor que outras aplicações já bem conhecidas ao permitir esse acesso sem necessitar de qualquer ligação física, bastando apenas que as máquinas estejam na mesma rede.
Instalem o Droid Sync Manager no Android e no Windows e passem a controlar de forma muito simples a cópia de ficheiros entre estes dois sistemas.
Se há ferramentas úteis que fazem a ponte entre estes dois sistemas o Droid Sync Manager tem o seu lugar de destaque.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Android/ Windows
Download: Droid Sync Manager Android
Download: Droid Sync Manager Windows
Homepage: Droid Sync Manager
Este artigo tem mais de um ano
Apple ensina como dobrar correctamente as tabletas: https://www.youtube.com/watch?v=mMJ4yZf8MoA (lab tests)
Não é para desfazer no artigo públicado mas, penso eu, que com o onedrive poço fazer exactamente o mesmo e sem ser necessário ter o computador ligado.
Ou seja, tens os teus ficheiros na net, que precisam de ser constantemente sincronizados com ambos os dispositivos…
Esta forma é mais directa e mais simples de usar.
Por outro lado com o OneDrive não tens acesso “pleno” ao teu disco do Windows ou do Android.
e entretanto já gastaste trafego net. Continuo a não perceber a dependência das clouds. Digamos que tenho umas qts musicas que quero sincronizar apenas entre o pc e o smartphone, pq é que tenho de usar a cloud, se estão lado a lado. Agora imaginemos um ficheiro com 1 GB, pois.
O android já deveria trazer isto de raiz, um programa para sincronizar o smartphone com o pc, mas isso não é coisa que interesse à Google…
Nem faz, logicamente, sentido tal acontecer, depender de programas para sincronizar o meu telemovel seja com o que for em 2014. Lembra-me o tempo do ActiveSync do WM e o trauma que isso ainda hoje me faz 😀
Sincronizaçao, e cloud no geral, sao o futuro. Como é logico, o mundo nao é Portugal, e como tal, nao usamos pela disponibilidade de tarifarios ridiculamente baixos apesar de estarem a melhorar. Se tivéssemos net com 3-5gb ou ilimitada, a Cloud ja era algo basico no nosso uso, porque realmente, é uma enorme vantagem e descanso.
se estas dentro da mesma rede wifi pq é q estas a mandar coisas para cloud para depois sincronizar com o q esta ao lado?
nunca tive problemas com o activesync.
Não vi nada de interessante nesse aplicativo, o próprio APP EsExplorer consegue fazer essa conversa com o Window$ através da rede wifi, e ainda pode reproduzir musicas e vídeo em streams, sem a necessidade de copiar para o aparelho celular.
tem suporte para FTP, SFTP, WebDAV, e Nuvem como Dropbox, Onedrive e outro.
Entende então como sendo uma alternativa viável e capaz de ser usada de forma muito simples e muito prática.
Uso o sendanywhere que é identico (penso eu de que), e psso garantir que é muito vantajoso, principalmente para enviar ficheiros por telemóvel
A ter em conta: Android 4.0 e Português não disponível
Boa matéria informativa.
Já experimentei esta App e é realmente muito boa… mas ainda tenho de testa-la no seu pleno.
Eu construí uma “ponte” mas foi para estar SEMPRE…na “margem” contrária de onde se encontrar qualquer produto da Google.No smartphone então nem o “cheiro” deles quero perto…
Prefiro o Airdroid que nunca me desiludiu
Para conseguirmos aceder aos ficheiros do disco do nosso pc é preciso ter este programa aberto no pc ou basta tê-lo ligado?
Tem de estar na mesma rede para funcionar…
Assim perde muita da funcionalidade que poderia ter.
Acho que o AIRDROID é muito superior, pode ser usado tanto na lanchonete quanto na semi, além deoferecer muitos outros recursos bem interessantes.
Quis dizer, tanto na LAN quanto na WAN.