A Cortana vai passar a poder controlar a sua casa inteligente
A Cortana é a assistente pessoal da Microsoft, estando disponível em dispositivos com Windows 10 e nas regiões geográficas definidas pela Microsoft. Em Portugal já é possível ativar e configurar a Cortana mas ainda não é possível retirar todo o proveito da assistente virtual, visto que ainda não está concebida para o nosso país.
Uma tendência que se tem verificado é a ligação destas assistentes com dispositivos domésticos inteligentes (domótica) de modo a poder controlá-los através da própria assistente. A Microsoft deu um passo nesta direção e trouxe suporte a dispositivos desta categoria para a sua Cortana.
A Cortana foi lançada em 2014 e tem cada vez mais integração com o Windows 10, para além do seu alargamento a outros sistemas operativos.
Atualmente já podemos registar lembretes e configurar várias categorias, na secção "Notebook", de modo a dar a conhecer as nossas preferências e configurações à Cortana, tendo assim um modo de operação mais eficiente e pessoal.
A última funcionalidade adicionada a esta secção é a "Connected Home", que permite emparelhar a Cortana com vários gadgets inteligentes. Por enquanto a lista é ainda limitada, estando restrita aos seguintes produtos: Philips Hue, SmartThings, Wink, Nest e Insteon. Como é de prever, a Microsoft adicionará mais produtos a esta funcionalidade da Cortana com o passar do tempo.
Contudo, esta funcionalidade ainda não chegou aos utilizadores portugueses e não é de esperar que chegue nos próximos tempos, tendo em conta o nível de desenvolvimento e ajuste que a Cortana tem em relação ao nosso país e ao Português de Portugal.
A Microsoft avança desta forma na interligação de dois segmentos importantíssimos e com cada vez mais relevância no mundo tecnológico: Inteligência Artificial e Internet of Things.
As marcas concorrentes também têm feito grandes progressos nestes segmentos, confirmando a tendência de que estas são as verdadeiras tecnologias do futuro.
Este artigo tem mais de um ano
Vai vai na minha nem toca quanto mais chegar a cheirar
” é de esperar que chegue nos próximos tempos, tendo em conta o nível de desenvolvimento e ajuste que a Cortana tem em relação ao nosso país e ao Português de Portugal.”
Por esta ordem de ideias isto só chega às línguas que têm um desenvolvimento e um ajuste quase nulo.
Ou é tipo windows mobile, vai vir um dia, vai vir um dia mas depois anunciam o seu fim?
É que da última vez que vi a cortana não tem o idioma pt-pt.
+1 e é rídiculo que não dê para instalar se a região não coincidir com o idioma e que as funções não estejam todas disponiveis por região e não por idioma.
A mim continua a não aparecer disponível para instalar e quando instalei o .apk, a sincronização com o W10 não funcionava.
Assim não vão a lado nenhum. O mobile é o futuro e a M$ não tem acertado 1 neste segmento.
Ainda estou à espera da Cortana em PT-PT …. Lol
É um bocado lamentável que após visitas dos “alto comandos” da Microsoft, que resultaram de “ofertas” de produtos Microsoft por 2 anos – o que significa que após esses 2 anos estamos mais ou menos “presos” à MS – a troco, diz-se, de não implementar Sistemas Linux, e apesar duma Microsoft Portugal até activa, é lamentavel o atraso na Cortana em Português de Portugal e adaptada ao nosso País. Sei que não somos Mercado de muitos milhões, mas pagamos como os outros e ao contrário deles, recebemos um SO amputado de funções. Está mal.