Dica: Saiba como ativar e usar o Cofre Pessoal do OneDrive no Windows 10
Os serviços Cloud, como o OneDrive, vieram trazer enormes capacidades de armazenamento a equipamentos que não o têm. Basta uma ligação à Internet e todos os ficheiros pretendidos estão presentes e podem ser usados.
Claro que esta zona de armazenamento pode ter problemas de segurança e não oferece uma área de proteção específica. A Microsoft mudou esse paradigma e traz o Cofre Pessoal ao OneDrive. Esta é uma área segura e pronta a usar.
Este Cofre Pessoal pode ser usado em qualquer uma das plataformas onde o OneDrive está presente. Tanto nas plataformas móveis como no Windows 10 ou até no browser. Permite guardar, com toda a segurança, ficheiros que precisam de uma proteção adicional.
Ativar o Cofre Pessoal do OneDrive no Windows
O primeiro passo para ativar o Cofre Pessoal do OneDrive, no Windows 10, é invocar esta app. Este está na área de notificações e aí encontram a opção para configurar este extra do serviço Cloud da Microsoft.
Este é assim um processo simples e que vai requerer apenas alguns passos. Começam por receber indicações sobre o que o Cofre Pessoal oferece, desde a proteção até às outras opções que o tornam quase inviolável.
Avançam no processo com a autenticação da conta associada ao OneDrive, garantindo que são o utilizador que têm autorização para aceder a esta área. Esta pode ser feita nos moldes normais que a Microsoft oferece, quer com um SMS, uma mensagem de email ou igualmente pela app de autenticação.
No final deste processo, a pasta do Cofre Pessoal é criada dentro da área dedicada ao OneDrive no Windows 10. Esta pode de imediato ser usada para guardar os ficheiros do utilizador. O bloqueio pode ser automático ou manual na app do OneDrive.
Usar o Cofre Pessoal no Windows 10
A qualquer momento esta área pode ser acedida dentro do Windows 10, para acesso aos ficheiros. Basta que abram o cofre e que assim tenham presente tudo o que guardaram nesta área protegida pelos sistemas da Microsoft.
A forma de garantir o acesso a esta área segura é, todavia simples. Podem aceder pela app do OneDrive, pedindo o desbloqueio do Cofre Pessoal ou através do simples duplo clique nesta pasta pelo explorador de ficheiros.
Mais uma vez vão ter de fazer a autenticação da conta Microsoft, para garantir o acesso à conta. Esta, mais uma vez, segue os padrões normais das contas da gigante do software. Após esta autenticação, o acesso é garantido.
De imediato é aberta a pasta onde estes ficheiros protegidos estão armazenados. Com este acesso podem editar, copiar ou até eliminar os documentos, imagens ou outros que tenham guardados nesta área segura.
Apesar de ser uma ideia fantástica, peca apenas pela quantidades de ficheiros a guardar. As contas gratuitas têm acesso apenas a 3 ficheiros, que ainda assim estão seguros e muito bem protegidos.
Este artigo tem mais de um ano
3 ,30, o que seja. Se estiverem num ficheiro RAR ou ZIP será que se poderá enganar o”bicho”?
Se uma conta estiver associada a uma empresa (escola, trabalho, instituição…) a empresa pode sempre ‘FORÇAR’ com muita facilidade o acesso a TODOS os ficheiros dos utilizadores. Tentei saber junto da microsoft se o mesmo acontecia com os ficheiros dentro do vault e não me ‘souberam’ responder. Acho isso imoral, assim que pelo menos zips com password para coisas pessoais.
x2
Sempre que tento entrar no cofre pessoal através do PC com windows 10, tenho de repetir palavra passe e autenticação com email e torna se muito moroso, ao contrário, aceder no telemóvel é simples e só necessito impressao digital.