Cisco Meraki: A solução wireless baseada na Cloud (Parte II)
Ao longo dos últimos anos as soluções wireless disponíveis no mercado têm evoluído significativamente, tendo adquirido mais “inteligência”, garantindo assim a melhor fiabilidade, capacidade e disponibilidade.
Um das soluções que se tem destacado nesta área é a da Cisco Meraki uma vez que assenta na cloud e oferece um conjunto vasto de funcionalidades.
Depois de conhecermos as principais funcionalidades, hoje vamos saber como podemos monitorizar todos os equipamentos ligados à nossa rede.
Uma das funcionalidades mais importantes numa solução deste tipo é a monitorização/registo uma vez que é importantíssimo saber o número de clientes ligados, clientes ligados por AP, clientes ligados por rede, uso da rede, que aplicações andam a ser usadas na rede, quais os principais sistema operativos usados pelos clientes, etc.
No que diz respeito as aplicações usadas na rede, a solução Cisco Meraki disponibiliza dados em tempo real que permitem ao administrador saber quais as aplicações/serviços/protocolos usados na rede, mas também ajudar a tomar decisões no caso de ser necessário aplicar algum tipo de regra para negar tráfego.
A solução permite ainda saber para cada cliente quais as aplicações usadas, uso da rede, volume de download e upload, etc.
Relatórios
Outra característica interessante desta solução é a parte dos relatórios. Por exemplo é possível saber:
- TOP de AP’s por uso da rede
- TOP das redes wireless (saber quantos clientes usaram a rede e as taxas de download e upload gerais)
- Número de clientes por dia
- TOP clientes
- TOP Aplicações
- TOP sistemas Operativos
- TOP clientes (máquinas) por fabricante
De referir que os relatórios pode ser automaticamente enviados para os administradores da plataforma.
Além dos relatórios “tradicionais”, esta solução disponibiliza outros dados, em tempo real, que permitem ficar a saber, por exemplo, em média, durante quanto tempo é que os utilizadores estão ligados à rede wifi. Saber mais aqui sobre esta funcionalidade.
Saiba mais informações sobre esta solução aqui
Este artigo tem mais de um ano