Chegou o Spartan, o novo concorrente do Google Chrome
Tal como estava previsto, a Microsoft apresentou hoje o seu novo browser, o Spartan. Baseado no motor de rendering Trident da Microsoft, que também está no Internet Explorer, o Spartan é lançado com o objectivo de ser mais flexível, mais funcional que o seu antecessor e terá obviamente integração com a assistente Cortana.
O Spartan vem para fazer esquecer o enfraquecido Internet Explorer e para isso irá oferecer ao utilizador as mais diversas funcionalidades. Com o Spartan vai ser possível efectuar anotações directamente no browser sem a necessidade de recursos próprios para tal. Para isso, basta clicar numa zona da página e...fazer a respectiva anotação.
Além desta funcionalidade, o Spartan traz ainda um modo de leitura que adapta a página a qualquer dispositivo, para uma melhor leitura em offline.
Tal como referido, a assistente Cortana irá também estar integrada integrada no browser para aprender os hábitos dos utilizadores e ajudar nas mais diversas tarefas.
O Windows 10 estará disponível já na próxima semana, através do programa Windows Insider. Em Fevereiro estará já disponível uma versão para dispositivos móveis. Não há informações se o Spartan já estará disponível nestas versões.
Saiba tudo aqui
Este artigo tem mais de um ano
O que interessa saber é se vai haver plugin do wareztuga para ele.
like +1
Há dias o ppl colocou um artigo a dizer que iria suportar as extensões existentes no chrome
LIKE
Não é possivel já o Download para utilizadores do windows 7?
Ainda nops, infelizmente
ainda está em desenvolvimento, e já agora, é “project Spartan” por enquanto..
É mesmo isso…
Parece-me que muita gente vai mudar, já que o Chrome está cada vez pior é não apresenta novidades que os outros browsers não tenham já…
+1
Alem de ser um bixo papão de RAM..
Esperemos que seja uma boa app vinda da m$
faz 5 anos que mudei para apple, microsoft nunca mais! Com mac nem formato o pc e esta sempre rapido e limpo. Sem barulho de ventoinha, sempre pronto..iphone 5 ja o tenho ha 3anos e continua rapido como um android octa core nc sera.
“Sem barulho de ventoinha, sempre pronto”
O que é que isso tem haver como o Windows?
Tirando o Surface, a Microsoft não tem PCs próprios!
Se a ventoinha faz barulho num PC é porque esta avariada! É algo logico.
Depois o formatar um PC, não tem de ser necessariamente porque ele esta com algum problema. Isso é uma ideia errada!
No meu Mac, no OS X, no dia-a-dia, nunca precisa de ligar a ventoinha, mesmo em tarefas mais complicadas…
No Windows, basta abrir uma página mais pesada, que começa-se logo a ouvir as ventoinhas a acelerar…
O meu imac até queima, literalmente queima e dá para fritar ovos. Considero um problema de concepção a “carapaça” aquecer tanto.
PS: é o mesmo computador. Windows em dual-boot.
Eu tenho uma MacBook Air Retina e o que disseste de nunca ligar uma ventoinha é uma verdadeira mentira.
No meu macbook Pro Air também nunca liga ventoinha
Macbook Air Retina? Hás-de me dizer onde compraste essa pérola! Visto que os display retina ainda não equipam o Air.
“Eu tenho uma MacBook Air Retina”
LOL…
Como é que é? Mais depressa se apanha um…
@la_marca
Queria dizer Pro e não Air. Mea culpa.
@Zero Zero Sete
Não, não estou a mentir, pelos vistos nunca cometeste uma gralha na tua vida. Muito provavelmente ainda usavas fraldas e já eu utilizava produtos Apple.
E isso veio a propósito de…?
Lo tal e qual… Sem nexo nenhum o comentário! E como dizer que estamos no verão
Caro, estive eu a desenvolver um jogo em openGL com um colega meu, para a faculdade. O meu colega tem um mac. Não me venha tentar enganar com a ventoinha nem trabalha, e que nem se esforça. Não me venha dizer que os mac não têm problemas e que o mac os está a léguas, porque não está. Santa ignorância. Estes fan boys…
O Tiago Silva que explique como é que tem um iPhone 5 há 3 anos…
Queria dizer Tiago Costa.
Adorei como a conversa mudou do novo browser Spartan para “Microsoft vs Apple: Os fan-boys contra-atacam!”
Acho que o ponto principal, seja mesmo a capacidade de fazer anotações… isso vai dar mesmo muito jeito.
Boa aposta da Microsoft.
+1
Vamos ver mas é quanto a personalização. O IE tinha um interface péssima e de impossivel personalização.
Gostei! Mas uma pergunta ‘e, vai haver opcao de sincronizar os favoritos do ie para o Spartan?! pois os favoritos no win8 estao sincronizados na nuvem!
Provavelmente que sim…um browser “tão inovador” tem de ter isso..é requisito mínimo 🙂
lolz “tao inovador” xDD, mas temos que dar os creditos a MS desta vez, pelo menos tentou criar algo diferente do IE, visto a primeira vista! Vamos ver, Obrigado btw!
Eu acho que tem uma interface bonita, e, como é simples torna-se mais leve. O IE não era assim tão mau na ultimas versões que as limitação em addons e a interface estragavam tudo (meu ponto de vista claro)
Logo que esteja disponível para testes aí vou eu xD
De salientar que o modo de leitura já existia no IE do Windows Phone! São essas pequenas funções que destacam o Windows Phone dos outros sistemas. 🙂
E no IE no W 8.1
Essa pequena função que já vem no Safari desde iOS 5, portanto em Outubro de 2011 ? Que bem se destaca o Windows Phone 😉
A sério? Como funciona esse modo de leitura no iPhone? É que estou com iPhones todos os dias e nunca devo ter reparado nisso!
Basta clicar num ícone com 4 linhas pretas ao lado do link na barra de endereços.
isso e nada mais. 😀
Não é “nada demais”, mas dá mesmo muito jeito, porque permite usar o ecrã dos telemóveis a 100%, e é muito mais confortável para ler num PC um artigo grande.
Uso desde sempre no iOS e OS X.
Pergunta: será que dará para instalar em mac’s ou linux? Será que termina a era IE = Windows? 🙂 Espero que sim. 🙂
felizmente não, pelo menos até agora, a não ser que seja emulado.
Isso era uma boa medida para a Microsoft… já que muitos web developers usam Mac, e alguns Linux, e por isso testar no Internet Explorer? Fica para outro dia… 😉
é engreçado. continuam a user os mesmo engines: Trident e Chakra. Usados no IE.
Ou seja, continua na mesma.
E porque haveria de mudar o motor de renderização???
Para ser mais um a tornar-se um Chrome wannabe??? Para se juntar ao clube Webkit, o qual a sra. Google já fez questão de criar um fork para proveito próprio (Blink)? Nesse caso é que continuaria tudo na mesma! Para isso já temos Chrome, Opera e Safari.
Se a Microsoft assim o entender, tem recursos mais do que suficientes para fazer do Trident tão bom ou melhor que as alternativas existentes, ou ainda também vives com estigma do Internet Explorer ser lento e cheio de vulnerabilidades?
Não deixa de ser algo irónico ver um comentário a desdenhar a Microsoft, vindo de um fã do Linux, uma vez que no passado uma das maiores críticas contra a Microsoft foi a forma como monopolizou a web com a monocultura do Internet Explorer, que levou à decadência do Netscape navigator, uma era que só terminou com a chegada do Firefox. Pelos vistos estão com saudades desses tempos e querem uma nova monocultura na web, desta vez liderada pela Google em vez da Microsoft.
Competição gera inovação. Gecko, Webkit(Blink) e Trident, todos têm potencialidades e limitações. Não são os fãs do Linux que apregoam sempre que escolha nunca é demais? Hum??? Então o porquê deste comentário?
Também concordo que é óptimo haver variedade no que toca ao rendering dos browsers. Monocultura nunca! Se a Microsoft se convertesse ao WebKit, apenas nos restava um navegador alternativo a esse clube, o Firefox. Todos devem aplicar os mesmos standards, mas isso não quer dizer que tenham que ser todos iguais.
Assim, manteremos 3 motores de rendering na Web, o Gecko do Firefox (o melhor na minha humilde opinião), o WebKit do Chrome/Safari,Opera e outros, e o Trident do IE/Spartan.
Este browser vai ser multiplataforma ou vai continuar restrito ao Windows?
É mesmo isso!
A Microsoft faz o que uma empresa grande e com poderio tecnológico deve fazer: competir!
Não é como a Google que anda sempre a lançar ataques à Microsoft, e depois utiliza o motor que a Apple disponibilizou em OpenSource.
ui.. ficou arrumado..
tem toda a razão, o chrome precisa de concorrência o mais rapido possivel
já cheguei a ter mais de 30gb de memoria só para o chrome e a ram 8gb está sempre a 97% ou mais..
Quando deitar as mãos ao browser, vou-lhe passar os testes ACID para ver como é que ele suporta os padrões web… Se continuar a renderizar as páginas como o IE, acredito que a Microsoft não tem futuro no mundo dos browsers e que devia retirar-se para o bem de todo um ecossistema.
Concordo, espero que seja compatível com os standards web ABERTOS, realço, ABERTOS existentes (o que é diferente de ter de cumprir com padrões impostos pela Google).
Será que pode ser instalado independentemente no windows 7?
Portanto, a Microsoft disponibiliza o Windows 10 de forma gratuita para quem tem pelo menos Windows 7 e tu fazes essa pergunta.
e kem é k disse k ele ker usar o win10??
TPB está a usar o Browser do tor 🙂
Já existem novidades no site 🙂
Uau, nem me acredito que vai voltar, é que não há outro como ele!
Mas confesso que esperava uma remodelação na UI, mas pelos vistos vai continuar o mesmo :):
Já agora, usando o PirateBrowser dá para aceder, ou para já nem com um nem com outro dá?
Assim de Repente, não será a mesma coisa com outro nome?
Confesso que não perdi muito tempo a ler sobre este projecto, mas se o motor vai ser o mesmo, logo por aí pode ter carapaça diferente mas a engrenagem será a mesma.
Não éra o Microsoft Edge?