PplWare Mobile

Chegou o meu Microsoft Surface RT…


Autor: Pedro Pinto


  1. irlm says:

    Qual é a diferença de aplicações windows RT e Windows Phone 8?

    • Daniel says:

      Pelo que vi até agora, a arquitectura ARM torna-o um tanto pior que windows phone 8. Visto que tem um suporte pior a nivel de programas e assim.
      Resta esperar por alguem capaz de colocar Android nisto a correr como deve ser.

      • Carlos says:

        Uhhh…

        Hã? Coméqué?

        O Windows RT por ser basicamente o Windows 8 (aka NT 6.2) compilado para CPUs ARM, especificamente o Tegra 3 da NVidia no caso do Surface RT, é pior que o Windows Phone 8 (no fundo também o Windows 8 aka NT 6.2) compilado para CPUs ARM, especificamente o SnapDragon S4 da Qualcomm no caso de, entre outros, o Nokia Lumia 920?

        Ixpilica lá essa lógica, faxavor!

        • Daniel says:

          A lógica é que não dispões dos mesmos conteúdos para para o RT como dispões para Windows Phone 8. O RT tem uma loja específica diferente da WP8. Essencialmente não tem suporte quase nenhum.

          • António says:

            Daniel, ua logica é completamente absurda, já percebi que não percebes muito disto, portanto não faças comentarios ignorantes que só te fica mal. informa-te primeiro comenta depois, O QUE AFIRMAS-TE É 99% ERRADO

  2. Pedro essa promoção já acabou nas universidades??? Falaram-me disso há um mês mais ou menos e disseram-me que era só até meio desse mês.

    Cumprimentos,
    João Nascimento

  3. Daniel says:

    Adquiri um nesta campanha, só o vou ter lá pra setembro.
    Espero sinceramente que venha a ser possível lhe meter o android, embora seja algum muito difícil de acontecer.

    De qualquer maneira acho que serve mais ou menos para o que diz, nomeadamente as ferramentas do office, vai dar pra transportar melhor que um portátil e fazer algum trabalho mais leve com facilidade.

  4. Francisco Horta says:

    Podem ajudar com as questões da inscrição.

    Poderiam fazer um tutorial, pois o site da Microsoft não diz nada sobre isso e pela ficha de inscrição parece que tem de ser a instituição a pedir o equipamento

  5. Daniel Silva says:

    “não temos cliente para Dropbox,” , recentemente adquiri um Tablet com Windows RT , e ainda hoje pensei nessa mesma questão, o que me fez pesquisar como é que poderia sincronizar os ficheiros da Dropbox ( que uso principalmente para a faculdade) e o Skydrive ( uma vez que este é um cliente para o Metro do win8) , pelo que encontrei isto http://www.pcmag.com/article2/0,2817,2416952,00.asp , e tenciono testar isto amanhã.

    Poderá ser um “work around” para pessoas que se encontrem na mesma situação que eu 😉

    • Andreia says:

      Bom dia,

      Eu tenho o RT 32Gb e tenho o dropbox instalado e a correr normalmente. Está disponível na loja do Windows e é gratuito

    • Carlos says:

      É vero, mas é daquelas coisas que tendo em conta a integração do Windows 8.1 com o SkyDrive (o que tens no SkyDrive aparece como ficheiros normais até no Explorer…) sinceramente não faz grande falta.

      Se o SkyDrive não tivesse uma data de funções para se partilhar ficheiros, até mesmo com quem não tem uma conta Microsoft, eu até perceberia a necessidade do DropBox, mas como tem lá está, para que é preciso o DropBox?

      • Daniel Silva says:

        A única necessidade que tenho de ter a Dropbox, é porque na faculdade a maior parte das pessoas usa Dropbox, pelo que é mais fácil ter a partilha de ficheiros. Sendo um utilizador de Dropbox por causa dos grupos de trabalho, é-me mais chato ter de, cada vez que a pasta é atualizada, ter eu de pegar em tudo o que foi mexido e copiar para o SkyDrive.

  6. Jeudi Prando says:

    Acredito, pelo menos é aceitavel pra mim, que uma boa saida para programar(Fazer programas) para WindowsRT seria atraves de WebApps(HTML5+JavaScript+CSS) saida semelhante e interessante adotada na programacao para smartphones…

    o unico ponto fraco da ideia seria a nescessidade de ficar online constantemente, mas quem nao fica?

  7. Asdrubal says:

    And about surface Pro?

  8. jorge says:

    A uma diferença entre o utilizador de Linux numa maquina virtual de uma maquina real .
    O utilizador da maquina real , utiliza simplesmente o sistema linux .
    O utilizador da maquina virtual , corre a comprar produtos da Microsoft .
    Só aqueles que utilizem sistemas linux no seu dia compreendem realmente o sistema em si .

  9. Ricardo Luis says:

    Mesmo com super desconto, não valea pena.

    Basicamente custa o mesmo que um tablet Android, corre menos aplicações…

    Dizem que é um híbrido, mas não e verdade. Pois nao corre aplicacoes w8 ou x86.

    Considerando que já existe office para android e que há existem seja bluetooth ou nfc para android, quais são as vantagens do RT?

    • Pedro Pinto says:

      Hibrido no sentido de ser tablet e PC

      • Ricardo Luis says:

        Mas não é nenhum PC. Não corre aplicacoes x86 nem x64…

        Se me dissesses que o Surface Pro era um Hibrido, aí sim tinha de concordar. 🙂

        • lmx says:

          Claro que é um PC…Personal Computer…

          Não é uma maquina de lavar, nem um Frigorifoco

          cmps

          • Benchmark do iPhone 5 says:

            Claro que não é um PC. Desde quando os tablets, Android, iOS, Windows RT, são PCs ? Um “tablet PC” como o Surface Pro ou um tablet com Windows 8 está bem.

          • Pedro Pinto says:

            @Ricardo Luis e @Benchmark do iPhone 5

            Mas afinal o que é um PC para vocês? So por ter arquitectura ARM não pode ser considerado um PC?

          • Benchmark do iPhone 5 says:

            Eu estou a escrever com um tablet, tenho um PC em cima da mesa e distigo-os perfeitamente. Começa a usar mais o Surface RT que também vais distinguir (embora a Microsoft tenha feito um bom trabalho com o Office RT).

            Mas para não começarmos com definições do tipo se não é figorífico é PC, experimenta pesquisar por “computer marketshare”. Com exceção de uma, todas as empresas seguem o mesmo critério.

            “The annual worldwide market share of personal computer (PC) vendors includes desktop computers, laptop computers and netbooks, but not tablet computers.”

            Agora, um tablet que corra os mesmos programas que corre um PC, por exemplo um que tenha Windows 8 Pro (mas não um com RT), se não criasse uma categoria à parte para “tablet PC” (ou tablet híbrido se alguém gostar) juntava-o aos PCs,

          • lmx says:

            meu caro…se não é um PC então é o quê?

            A maquina de lavar e o frigorifico são exemplos de coisas que se diferenciam de um Personal Computer…

            cmps

          • Benchmark do iPhone 5 says:

            Se não é um PC é um tablet.

            Obviamente que se um PC é um computador de uso pessoal e um tablet é um computador de uso pessoal têm muito em comum. O que os distingue está no link que puseste: um PC é “um computador pessoal para tudo e mais alguma coisa” (all purpose). Um tablet é para fazer “umas coisas”. Quem lidar com um e com outro sabe bem que é assim. É bastante mais fácil distinguir um PC de um tablet, do que um tablet de um smartphone, que também é um computador de uso pessoal. Acho que ainda ninguém chegou a dizer que um smartphone era um PC com telefone.
            PC ser a abreviatura de “personal computer” não altera nada disto.

          • Filipe Martins says:

            Penso que há aqui alguma confusão… o termo original é tablet PC mas até poderia ser outra coisa qualquer. Um computador é uma máquina que segue os princípios da arquitectura de Von Neumann. Isto é, trata-se de uma máquina com capacidade de processamento e programável, com capacidade de memória e com dispositivos de entrada e saída. Pelo que aí podemos englobar uma série de equipamentos como os desktops, notebooks, netbooks, tablet PCs, smartphones …
            Na minha opinião os tablets são PCs independentemente das suas potencialidades de utilização ou do uso que lhe damos.

            Cumprimentos

          • Benchmark do iPhone 5 says:

            Esta linha de raciocínio não leva a nada: PC é a abreviatura de computador pessoal, um tablet é um computador pessoal, logo é um PC.

            Um tablet é um computador pessoal pós-PC. É mais e é menos que um PC, mas não é um PC, é distinto.

            PC está associado a um sistema “Wintel” (Windows + Intel), à arquitetura x86, que correm a série Windows para PCs, o OSX, o Linux.

            Com o iPad, com o iOS que já existia para smartphones, surgiram os tablets de arquitetura ARM, e mais tarde os tablets com Android e Windows RT.

            Não se ganha nada em dizer que um tablet é um PC. Quem comprar um Surface RT à espera de um PC é provável que tenha uma desilusão. Quem comprar um Surface RT à espera de um tablet com um bom Office não fica. Por que é que o Surface RT tem vendido pouco, comparado com outros tablets, é outra história (disse comparado com os outros tablets e não com os PCs – nem ninguém faz essa comparação, por considerarem que os tablets são um produto distinto dos PCs).

          • Ricardo Luis says:

            Falando de definiçao classica de IBM PC.

            É claro que um tablet é um “computador” mas assim tambem o é o iPad, o Kindle (eReader), o pebble, o Arduino… Até a minha Smart TV é um PC.

            Experimentem fazer um diagrama de Venn entre as aplicaçoes que o Surface RT, o Surface Pro e o Windows 8 correm. Conseguem arranjar aplicaçoes que corram em Windows 8 e Surface Pro que nao corra em RT? E ao contrario?

            Hibrido em que, pergunto eu? Nao é mais um Tablet.

            Se é por ter PC, entao o meu antigo Palm Pilot tb era um PC com um teclado desdobravel.

            O que nao falta ai sao teclados USB, WiFi, Bluetooth ou NFC para Tablets e iPads.

            Por isso agora pergunto eu ao @Pedro pinto o que define para ele um PC e quais sao as caracteristicas que tornam o Surface RT um Hibrido entre Tablet e PC?

            Cumprimentos cordiais 🙂

          • lmx says:

            Um pc não é defenido pelo software que corre…acho que vai ai uma grande falta de conhecimento…

            E não um PC não é definido por usar windows…foi um termo criado pela IBM… a ser assim so correndo SO’s da IBM é que poderias aplidar algo de PC…

            Um tablet…o que é isso??Se não o consideras um PC…então pode ser uma tablete de chocolate certo??

            mais uma vez…
            http://en.wikipedia.org/wiki/Personal_computer

            São todos PC’s cada um nas suas mais variadas vertentes…

            Não estarás a confundir e a minimizar o termo PC com Desktop PC??

            Aqui estamos a falar de tecnologia e dos seus termos…não estamos a analizar campanhas de markting, nem a analizar a forma como os fabricantes os destinguem internamente…

            Pela tua Logica carro seria apenas como exemplo um Ferrari…tem um grande motor, capacidades incriveis, tonalidades de cor registadas , unicas portanto, etc,etc,etc…um fiat 500 portanto seria algo…sei lá… um tablet car???

            cmps

          • Benchmark do iPhone 5 says:

            Então do teu link:

            Deloitte consulting firm predicted that in 2011, smartphones and tablet computers as computing devices would surpass the PCs sales.[31] As of 2013, worldwide sales of PCs had begun to fall as many consumers moved to tablets and smartphones for gifts and personal use

            Toda a gente sabe distinguir um PC dum tablet. Já me está é a parecer que como o Linux nunca passou do 1% nos PCs … Inventas um novo conceito de PC 😉

          • lmx says:

            todos os dias são inventados novos conceitos de PC’s e embora haja um X de Sistemas operativos mais usados a nivel de consumo, tens PC’s com variadissimos Sistemas Operativos…e não deixam de ser PC’s(são PC’s os que são personal computers, os outros não lol)…quanto a taxa de ocupação do Linux, não a podes medir dessa forma…

            Ninguém sabe ao certo a sua taxa de ocupação…Sabe-se que grande parte da Web acenta em Linux/BSD/etc a maior parte…e sistemas de grande disponiblidade em Empresas…

            Quanto ao mercado de consumo, não se consegue saber quantos PC’s correm Linux ou não…porque não existe apenas uma empresa que os fabrique, e porque a grande maioria das Distros são gratis…não ha forma de se poder quantificar…ao passo que por exemplo Windows e MACOS são faceis de quantificar porque as empresas que vendem teem os numeros das suas vendas…

            Mesmo assim não é garantido que esses numeros sejam reais(E não o são de todo!!)…pois quantos desses PC’s vão depois correr um outro SO??!!
            Muitos, mas mesmo muitos…

            Esse 1% é para justificar a falta de capacidade dessa empresa em conseguir analizar parte do mercado…colocando 1% dão a ideia que domina a coisa…que os seus numeros são reais e certos…correriam maior risco(a nivel de prestigio) se colocassem tipo 10% ou até mais(penso que acabariam processados pela M$ lol) é puro markting…

            cmps

          • Benchmark do iPhone 5 says:

            Sabes muito bem o que se considera PCs quando se diz que o Linux não passa dos 1% nos sistemas operativos para PCs: desktops, portáteis e netbooks.

            Quanto à forma de medição é simples: acede a este site com um sistema operativo qualquer e um browser qualquer e vê se têm alguma dificuldade em os identificar: http://www.tracemyip.org/

            É assim que as estatísticas dos SO e dos browsers são feitas: num conjunto diversificado de sites calcula-se a frequência dos que lá aparecem (a identificação do IP permite contagens únicas).

            Falastes em carros, no Ferrari e no Fiat 500. Nos carros podes criar duas categorias, por exemplo, carros de alta potência (Ferrari) e utilitários (Fiat 500).

            Do mesmo modo, nos computadores pessoais, usam-se as categorias: PCs (desktop, portáteis e netbooks), tablets e outras, como smartphones. Um tablet é um computador pessoal, mas não é um PC.

            Se inicialmente PC era sinónimo do computador pessoal que existia (desktop, portátil e netbok), recentemente surgiram outros tipos de computadores pessoais, como o tablet iPad. O Surface RT é um tablet idêntico ao iPad, com uma app deprodutividade bem desenvolvida, o Office RT. Mas não podes correr nele as quatro milhões de aplicações escritas para PC com um sistema operativo da série Windows. Então por alma de quem é que se lhe vai chamar um PC ?

            É assim em Portugal ou na China.

          • lmx says:

            Benchmark…

            Continuas a bater no mesmo erro…

            Quer dizer que um Pc que venha com o Windows/linux/macos/bsd/etc…mas que sejam versões muito limitadas daquilo que é o seu SO base, não podem ser considerados um PC???

            Onde viste isso???

            Se é um PC é um PC…obviamente cada un na sua variante, mas é um PC…

            Na pior das hipotses e ai, no que toca ao Hardware, podeŕas dizer que não é um IBM PC compatible, mas isso ja esta subentendido por quem compra o hardware…no Entanto continua a ser um PC…que raio…

            Mas afinal o fiat 500 é um Carro ou não é um carro??fiquei meio confuso?!

            As estatisticas online não são certas…

            Se em Relação aos browseres são mais ao menos certas , em Relação ao SO não o são de todo!!!

            quantas vezes acedo a net com o meu SO, obviamente acedo através do Browser…é me reportado como sendo uma maquina Windows…e não é verdade!!
            Para reportar o browser é mais ou menos fiavel, mas para reportar o SO…é muito falivel…e só sabe isso quem tabalha em informatica…os analistas não sabem, ou se sabem, como não teem uma forma de avaliar a coisa usam o que os metodos que teem disponiveis…é como em tudo na vida…quem não tem cão caça com o gato…

            Eu sei que os analistas separam os PC’s por varias gamas…mas são todos PC’s apenas os separam por gamas…isso é o que eu e qualquer pessoa sabe…

            No entanto não é por alguém vir dizer que um surface RT não é um PC que eu vou a correr dizer que um Surface RT não é um PC…ele é um PC e vai continuar a ser um PC(dai eu ter feito a comparação com maquina de lavar, frigorifico, etc), mesmo que tenha uma subdesignação diferente…é um PC…

            A unica coisa que ele não é , um IBM Compatible PC, pois mas isso esta mais do que claro que não é…mas é um PC!!

            cmps

          • Benchmark do iPhone 5 says:

            Eu sei que essa do 1% é dura, não fico satisfeito por causa disso, mas não há qualquer engano. Vai ao site que indiquei com uma distribuição Linux e um browser qualquer e vais ver que não há engano na identificação do SO ou do browser.

            Onde as quotas de mercado, determinadas através do acesso à internet, estão enviesadas (e muito) é nos smartphones. Há-de haver muita gente, sobretudo com Android, que não tem assinatura de dados e por isso não deixa “traço” na internet (O iOS esmaga na internet o que não corresponde à proporção nos smartphones existentes). Nos PCs não, porque na generalidade acedem à internet (aqui o enviesamento aparece se os sites não forem suficientemente neutros e representativos).

            Sobre o que entendes por PCs estamos conversados. Continuar a conversa era, como se diz, “chover no molhado” 🙂

          • lmx says:

            Boas…

            Não se trata do que eu entendo ou não…em certas Areas eu entendo muita coisa de uma forma, mas elas são relatadas de outra e isso não tem importância…

            Neste caso estamos a falar do que tu entendes por PC, e daquilo que é entendido genericamente a nivel Mundial por PC…

            Eu tento o mais que posso seguir linhas de raciocinio globais…e so te mostrei isso…tu podes continuar a ter a tua opinião sobre as coisas ou sobre o nome que elas devem ter(a liberdade supostamente da-nos esse direito), mas em Sociedade, devemos olhar para as coisas quando falamos delas abertamente com outras pessoas…pelos nomes/classes/conceito que lhe foram atribuidos.

            Também acho que será chover no molhado…
            Eu até ja deveria ter desistido a muito de postar neste tópico(postei por insistência na expectativa que olhasses para o termo de forma abstracta…que foi assim que ele foi criado)…mas ainda pensei que te conseguisse mostrar o que se entende por PC…e não tem nada a ver com Microsoft/MacOs/Linux/…mas sim com o hardware e o que ele faz.

            Também não percebi, a repentina pasagem para cotas de software…quando estavamos a falar de Hardware, mas isso não importa.

            Em relação a cota do Linux…isso dava pano para mangas…e também não vai valer a pena…pois o tema é hardware, mais vale ficarmos por aqui… 😉

            A resalvar nesta conversa ficou o facto, de mesmo depois de muita coisa escrita em completo desacordo, não houve faltas de respeito de parte a parte…e isso é bom sinal 😉

            cmps

        • lmx says:

          eles não escrevem desktop pc porque esta subEntendido…é um termo usado que utilizam para separar laptopś+Desktops+…. dos tablets…mas são todos PC’s…

          Uns são workstations(Parecidos a Desktop’s mas muito melhores) outros Desktop PC’s, outros Laptop Pc’s, outros tablet PC’s (penso que são os que teem >=10″), outros ultra-mobile PC (UMPC) ou tablets pequenos <= 10" que é o que é usado hoje em dia em tablets pequenos, etc, etc…

          São todos PC's cada um na sua designação…quando dizes que tens um PC, não defines o tipo do PC que tens…apenas dizes que tens um Personal Computer…pode ser muitas coisas…

          Se quiseres dizer que tens um PC de secretária, para dizer isso podes dizer que tens um Desktop PC…podes omitir o "PC", ja esta subentendido que tens um computador pessoal(PC), ninguém irá certamente pensar que tens um MainFrame em casa(até podes ter…mas não é comum, e esse não é um Desktop 😀 )…logo somente o termo Desktop define aquilo que tens…

          Hoje o termo PC já nem sequer tem o peso da Identidade IBM que tinha aqui ha uns anos, hoje Existem muitos tipos de Pc's, cada um com as suas mais variadas caracteristicas…

          É normal as agencias de Marqueting e Economia atribuirem nomes ás coisas…ás vezes é ao calhas…umas vezes sai bem, outras vezes é com cada "tropeção" que até ficamos a falar sozinhos…mas acontece por que não são pessoas da area informatica…

          cmps

    • Carlos says:

      Acho que estás a confundir aplicações “Windows 8” com aplicações “x86”. São coisas diferentes, e o Surface RT corre basicamente todas as aplicações Windows 8, que são as que estão na Loja Windows.

      • Benchmark do iPhone 5 says:

        O Windows 8 (o verdadeiro Windows) corre as quatro milhões de aplicações que foram escritas para a série Windows (arquitetura x86).

        O Surface RT é que só corre as aplicações para Windows RT que estão na Loja Windows.

        Limitar as aplicações para o Windows 8 (o verdadeiro) às da loja não faz sentido.

        Visto assim, no campo Windows, acho que será sempre de ponderar entre um tablet bom e barato que corra o Windows 8 Pro e o Surface RT.

        • Carlos says:

          Agora és tu quem está a fazer confusão.

          O Sr. Ricardo Luis disse aplicações Windows 8 e x86, claramente separou umas das outras.

          O Windows RT corre todas as aplicações Windows 8 (um dos muitos nomes que já tiveram, também há quem lhes chame “Metro”, “Modern”, etc, mas o nome oficial é o completamente idiota “aplicações Loja Windows”), e nenhuma x86 por razões óbvias.

          • Benchmark do iPhone 5 says:

            O que está em causa é se o Surface RT é um híbrido – ou seja um tablet e um PC (ou, como também se diz, arquitetura x86).
            Se por ser um tablet com teclado era um híbrido então havia muitos.
            Por isso, para ser PC tinha que ter o Windows 8 para correr aplicações escritas para a série Windows dos PCs.

            A questão do interface Metro é irrelevante. Não se quer fazer distinção entre Windows 8 e x86, está-se a querer dizer o mesmo – aplicações para PCs Windows..

      • Pedro Pinto says:

        O Surface RT apenas corre aplicações criadas para a arquitetura ARM…São poucas ainda…o que e mau!

  10. João says:

    Eu queria adquirir um… Mas a AE do ISCTE é muitas festas e pouco trabalho. Vamos lá ver se vou poder.

  11. JJ says:

    Nada contra o Surface RT, mas prefiro muito mais o conceito do Surface Pro. Estou na expectativa para ver a evolução desse equipamento.

  12. Carlos says:

    “elativamente aos jogos, há já alguns disponíveis mas nada de extraordinário…”

    A sério? 3 Palavras: “Halo: Spartan Assault”.

    Já agora, como editor de texto tens o Code Writer, que é umas mil vezes melhor que o Notepad.

    • miguel says:

      oh mas tu gozas, tu vais estar a programar em notepad ou em codewriter??
      tu deves ser boss nessa matéria,como é que alguém programa e não da erros de sintaxe ?? olha que os meus programas nunca correm logo a 1º . para não falar de as vezes uma pessoa a meio começa a misturar linguagens..

    • Pedro Pinto says:

      Relativamente aos jogos…não ha nada de especial…tirando esse e mais dois ou três. Não tens Fifa, Pro evolution, Call of Dutty…etc. etc

  13. Joao says:

    Bom post, mas sinceramente… não sei porque se preocupam tanto com a arquitetura ARM se o “híbrido” é um tablet e não um portátil… Querem programar/editar fotos/jogar algo de jeito -> comprem um portátil…

    Relativamente à appstore tenho um android e 90% das apps que lá estão são lixo, estou à espera do meu RT para ver 🙂

  14. Dude says:

    Os tablet android que servem basicamente para o que os Surface RT servem são bons, mas o RT é mau. Fazem os dois a mesma coisa mas um não serve?! Qual a lógica disto?!
    Já sei, queriam um tablet PC, com touch, a correr tudo o que correm no windows por 300 euros?! Fazem isso no Android?! Não me parece…

  15. Beto says:

    Boas,

    E entre um Surface RT e, por exemplo, um ASUS VivoTab com processador Atom ( não considerando o fator preço ), em termos de performance qual se porta melhor?

    • Carlos says:

      O VivoTab é melhor, mas também é mais caro…

      O processador Atom do VivoTab é claramente superior ao Tegra3 do Surface RT, tanto em capacidade de processamento como em eficiência energética.

      A única coisa em que o Surface RT é melhor é no design e na qualidade de contrução.

      Mas agora não é altura para comprar nenhum dos dois, se puderes espera até outubro quando devem haver novidades.

  16. Rui says:

    Para as Escolas, principalmente para as que pagam IRC (agora a 25%), não há qualquer interesse em servir de entreposto à Microsoft sem ganhar 1 único cêntimo, antes pelo contrário, vão pagar mais IRC………..

    • Paulo Fragoso says:

      Caro Rui, não entendi essa questão de pagar mais IRC por causa do Surface!!!
      Então se a EScola compra a 155 Eur e vende a 155 Eur, tem lucro zero, os 25% sobre o lucro será igual a … zero…!!

      • Rui says:

        Não é 155, mas sim 190,…€, as escolas não podem deduzir IVA, são considerados condumidores finais, porque não vendem quase nada, prestam um serviço financiado pelo estado e/ou fundos comunitários.
        Quanto ao IRC, infelizmente as empresas não pagam impostos só se tiverem lucro, pagam também pelo volume de negócios, não sei se já ouviste falar em pagamentos por conta, ou pagamentos especiais por conta, ou ainda tributação autónoma. É que o objecto social das escolas não é vender tablets!!!

        • Paulo Fragoso says:

          Não devemos confundir conceitos. O valor tributável para efeitos de IRC é sem IVA, e como tal é 155 euros, dado que o valor restante para os 190 é IVA.
          O valor a pagar por conta, é como refere o nome ‘por conta’ o que significa que ficará por conta de lucros futuros, e o seu cálculo baseia-se em efetivos lucros passados.
          O pagamento especial por conta, no mínimo de 1000 euros, acontecerá sempre independentemente de ter mais um ou menos uma actividade sujeita a tributação em sede de IRC. O que não me parece seja o caso da grande maioria das instituições de Ensino.
          Já as tributações autónomas têm a ver com gastos fora do normal, como sejam despesas de representação ou despesas com viaturas de turismo (mais de 2 lugares).. .nada tendo a ver com o assunto.
          Insisto que bem contabilizada esta situação, aconselho o recurso a um TOC, não resultará qualquer imposto a pagar pelas instituições.
          E depois, a grande qustão aqui é: a instituição não é obrigada a fazer este ‘negócio’, agora os seus alunos vão ficar em pé de desvantagem com todas as outras que o fizerem…

  17. DJGH says:

    Tenho visto muitas opiniões a denegrir este tablet, comparando-o com outros que correm android, nomeadamente sobre as suas capacidades (ou falta delas) para fazer o que os outros fazem. Entendo que este tablet é essencialmente para trabalhar, para quem dá aulas ou as recebe, não é para divertimento. Pela relação preço/capacidade de trabalho, acho que está muito bom e é de aproveitar. Tem office pré-instalado (incluído no preço), correio electrónico, e tem saída USB (para apresentações), para além de outras aplicações lúdicas e de redes sociais, o que querem mais, para um tablet de trabalho? Sim, falta o 3G…

  18. Jesus says:

    @PedroPinto será que o Windows RT não dá para programar mesmo? Veja esta ligação sff http://www.windows-arm.com/index.php/desktop-apps-for-windows-rt/701-notepad-for-windows-rt
    Talvez seja algumas coisa decente.
    Cumprimentos.

  19. Alvaro Costa says:

    Boas!
    Há uma questão que aparece constantemente mas nunca foi respondida: “como faço para comprar um Surface RT ao abrigo desta campanha?”
    Não há nada nos formulários que diga que está disponível para alunos/professores/funcionários das instituições de ensino.
    Pelo que tenho lido noutros sites, incluindo o da Microsoft, a ideia é as instituições comprarem os tablets para apoio às aulas.
    Como o negócio das escolas é dar ou vender (escolham a que mais gostarem) aulas e não a venda de equipamento informático não me parece que um aluno/professor/funcionário possa “ser dono” de um equipamento destes com esta campanha.
    Ou estou enganado? Se sim, alguém que explique de uma forma simples como poderei obter um Surface RT (que já agora é tão bom ou mau como um Android ou um iPad já que as funcionalidades são as mesmas e a loja Windows está a crescer)

    • Pedro Pinto says:

      A compra é feita via uma Instituição de ensino superior. Basta seres aluno (ou teres um amigo que o seja), para poderes adquirir este equipamento. Não ha limitações relativamente ao numero de Surfaces que podes encomendar.

      • Alvaro Costa says:

        Será mesmo assim? As instituições de ensino agora podem vender equipamento informático e dar aulas?
        Pelo formulário, é a instituição de ensino que faz a compra e depois vai revendê-lo? A nível contabilístico como tratas uma coisa destas se o teu negócio não é a venda destes equipamentos?
        Estranho ver instituições públicas a fazê-lo sem violarem regras/leis… O ISCTE faz isso??? É pá arranjem contactos lá! E digam-me como procedem contabilisticamente para eu falar na instituição onde trabalho!

  20. Pedro says:

    O preço que apresentas na tabela, não coincide com a realidade (?)http://www.microsoftstore.com/store/mseea/pt_PT/pdp/productID.283468800 .. OU estarei enganado?

  21. jYkA says:

    Fui censurado?!?! lol

    • lmx says:

      Deixa estar…

      não és o unico…

      As minhas ideias também o são muitas vezes…
      Começa a habituar-te…que o mundo anda muito diferente daquilo que era suposto…

      cmps

      • lmx says:

        bom o que te queria dizer é que desapareceram uma data de post’s…daqui…

        Eu também fui sensorado 😀

        Ja agora quanto é que o estado Português vai pagar por este Desconto??

        É que os programas de “software gratuito” anterior da M$ custou um balurdio aos nossos bolsos…aqui ja se sabe quanto vai custar no final??
        Ou a ideia primeiro é encherem-se de Surfaces, e depois alguém que pague a conta??

        Sensurated again?!No?!

        cmps

        • DJGH says:

          Esta campanha é da Microsoft, não tem nada a ver com o Estado Português, e aliás, é uma campanha a nível quase mundial. A MS é que parece que tem interesse em despachar este modelo RT porque parece não foi o sucesso de vendas esperado.

          • lmx says:

            bem…se assim for, espero que seja porque o Pais de roubos está farto!!mas , se assim for tudo bem…será até uma boa jogada de mestre.

            No entanto a meu ver, o estado deveria salvaguardar o interesse dos nossos cidadãos, e escolher para as suas plataformas software que não esteja dependente de uma empresa…que ainda por cima é Americana…

            Com tudo, cada um pode comprar o que quiser para uso pessoal…

            Pena este equipamento vir bloqueado…ja tinha um lugar para ele idealizado, mas assim vou ter que declinar a ideia…digo até com alguma pena minha.

            cmps

      • jYkA says:

        “Esto es una injusticia!” by calimero! 😉

    • Pedro Pinto says:

      Tivemos problemas no site. É provável que tenha havido algum problema com as mensagens. Postem sff novamente.

  22. Ana Correia says:

    Boa tarde Pedro,

    É possível conectar uma pen de internet ao tablet?

  23. joão guerreiro says:

    Como melhorar um tablet “Surface” em 300%:
    http://tiny.cc/626s1w

  24. CD says:

    Boas pessoal, estou à espera do meu e ainda não tive tempo de me debruçar sobre o tema…

    Alguém me pode dizer se as limitações deste tablet são só ao nível do software ou também do hardware (sem ter em conta a capacidade de armazenamento)…

    Obrigado.

  25. jYkA says:

    na continuação da minha opinião sobre o surface (que desapareceu misteriosamente… e não era sobre swamp’s) deixo um artigo sobre uma parte que afirmei que o consumidor menos desperto para estes assuntos corre a comprar um surface so porque tem o windows como S.O…. sem saber que se trata da versao RT (desconhecendo mesmo o que é isso) mais tarde deixando o tablet ao abandono

    “High Surface RT returns could point to deeper problems for Windows RT” in http://www.pcworld.com/
    http://www.pcworld.com/article/2026781/high-surface-rt-returns-could-point-to-deeper-problems-for-windows-rt.html

    Basicamente a suposta causa para o elevado nível de devoluções não é um problema diretamente com o equipamento surface, que é como eu dizia um equipamento de boa qualidade de construção, mas sim um problema que esta associado ao facto de usar o Windows RT, se nao for mesmo este o principal problema.

    • joão guerreiro says:

      Windows RT can’t run traditional desktop software, only the Windows 8 apps found in Microsoft’s Windows Store marketplace.

      É bem visto jYkA, e acredito que este seja um problema para a maior parte dos utilizadores

  26. Paulo says:

    Quanto tempo demora a chegar o Surface RT depois de encomendado pela escola?
    Obrigado.

  27. João Alexandrino says:

    Infelizmente ainda espero que o meu Surface RT chegue.

    Encomendei ao abrigo desta promoção, mas confesso que me incomoda o facto da loja da Universidade não me saber dizer uma previsão da chegada do equipamento.

    Pedro Pinto falaram-me que um dos problema do Surface RT era os constantes break’s do Internet Explorer..confirma-se? Ou navega-se sem problemas?

    • Pedro Pinto says:

      Pois…sinto falta do Chrome 🙂 Alias, actualmente considero que o IE é uma ferramenta complicada de mexer…

      • Diogo Ramalho says:

        Podes elaborar um pouco mais? Gostava de saber quais são as principais críticas que tens ao IE no Surface porque todas as opiniões que tenho lido falam de um IE10/11 bastante bom e optimizado para o Touch como gente grande. Coisa que o Chrome… Não é!

        E pelos vídeos que se encontram na Net, é perfeitamente perceptível a fluidez do browser com pinch and zoom e navegação.

  28. Paulo Fragoso says:

    A instituição de ensino terá dificuldade em dar qualquer resposta sobre o assunto, pois esta campanha funciona desta forma:
    . a instituição envia a encomenda (ficheiro pdf) para um email criado para o efeito,
    . a partir daqui é aguardar entre 4 a 5 semanas que algo aconteça…
    Porque na realidade fora este email, não existe qualquer outro canal de comunicação, até ao momento, que possa responder ao que quer que seja: se a encomenda foi rececionada, qual o prazo de entrega, como será efetuado pagamento, como chega o equipamento à instituição….. nada se consegue saber, pois nem a própria Microsoft Portugal tem até ao momento informação adicional sobre o assunto…
    Da nossa experiência, desde o primeiro pedido até que chegou o equipamento, demorou cerca de 5 semanas, havendo pelo meio 1 comunicado via email onde nos questionavam se poderia ser entregue via parceiro português do tipo Worten, mas antes de respondermos, chegou a encomenda vinda via transportadora, de fora de Portugal e entregue diretamente na nossa instituição!!!!
    Ainda o que me mete mais confusão é saber que tendo a venda destes equipamentos ficado muito aquém do previsto, no entanto na hora de entregar… demoram este tempo todo!!!!
    Cprs

  29. João Almeida says:

    Boas Pedro,

    Adquiri a um através da escola da minha filha, como ela ainda é pequena farei dele usufruto pessoal.

    Tenho uma dúvida consigo-me ligar por VPN à empresa para fazer RDP a máquinas windows 7 e servers?

    Um abraço

  30. DatAss says:

    já tenho tou satisfeito

  31. Mário Silva says:

    A quem compete passar o recibo? Escola ou Microsoft?

  32. Joana says:

    Boa tarde, a quem compraste o surface por 280€? um dos núcleos da UC alega ter que pagar o IVA duas vezes (ao pagar à Microsoft e depois ao emitir recivo de venda ao estudante) e assim sendo, o Surface ultrapassará bastante esse valor…

  33. Diana Martins says:

    ola,quanto tempo demorou o tablet a chegar pedro?

  34. Alves says:

    Pedro, afinal a entrada para cartões é mini SD ou micro SD?
    E qual é a capacidade máxima suportada?

  35. Raquel says:

    Quanto tempo entre o pedido à microsoft e a chegada do tablet?

  36. Alves says:

    Então, Pedro, já qui andou hoje e não respondeu às minhas perguntas do dia 21?

  37. pedro says:

    Gostaria de fazer algumas referências ao artigo.

    1° teclado, acho mais pratico, e mais fino a capa tactil alem de ser mais barata

    2° app’s, actualmente o windows 8 ja tem as aplicoes que todos usam, sao de boa qualidade, bom design e rapidas. Jogos igualmente.

    Só mais um pormenor, o IE faz tudo aquilo que as apps nmao fazem incluído dropbox, etc.

    3° Armazenamento, um microsd card pode-se tornar um dispositivo NÃO AMoViVEL. Logo ira permitir instalar app’s nele.

  38. Ricardo Batista says:

    Boa noite,

    Estou a pensar adquirir um Microsoft Surface RT, e neste momento possuo um Sony Tablet S (1ª versão). Ficarei a ganhar com a troca?

    Cumps

  39. kiko says:

    Boas!

    em comparativo com o Nexua 2 este levará vantagem! o preço é relativamente o mesmo, o nexus 2 é android mas tens um poderosas carateristicas!

    Qual será o melhor?

  40. cnavigator says:

    Este Surface RT do programa escolas e universades já tem carregador incluído ou é necessário pagar por ele à parte?

  41. S.F. says:

    Boa tarde.
    Gostaria de adquirir este tablet mas tenho algumas duvidas:

    – O office tem algum tempo de licença ou é digamos vitalicio?
    – Os ficheiros deste oficce são compativeis com o windows 7?
    – Dá para abrir PDF?
    – Dá para instalar programas como o VLC ou skype?
    – Dá para navegar normalmente pela net? youtube, facebook, etc…
    – Tem wireless?

    Obrigada.

  42. VC says:

    Será que alguém me pode dizer se os ficheiros do Office 2007 (word, excel, powerpoint) são compatíveis com os do Office que vem no RT (e vice-versa)?

    Obrigado!

  43. Ana says:

    Boas!
    Estou a pensar aderir a esta promoção mas tenho uma dúvida: esta Tablet é mais rápido que um Eepc? às vezes para abrir o web browser demoro mais de 5 minutos…
    Pergunto pois tenho um Eepc (Asus) que é mais leve que um portátil e por isso levo para as aulas, mas é muuuuito lento. Será que este Tablet é mais rápido a abrir páginas, Internet e etc?
    Agradeço resposta por favor se possivel ainda hoje pois amanha é o ultimo dia da promoção.
    Obrigada!

  44. maria says:

    Muito boa tarde,

    eu fiz atravez da minha escola a encomenda do surface.
    alguem que tambem o tenha ncomendado sabe me dizer mais ou menos quanto tempo demoram a responder à encomenda ?

    Obrigado 🙂

    • Daniel says:

      Na minha faculdade disseram recentemente que isso tava atrasado e que demorava mais ou menos 2 semanas.

      • Peter says:

        Eu encomendei o meu Windows Surface RT no dia 30 de Agosto, data em que a minha faculdade também fez a encomenda à Microsoft e até hoje ainda não recebi nada.
        Já perguntei na faculdade, nos serviços responsáveis pela encomenda, e dizem-me sempre para aguardar e não sabem a data prevista de chegada. :/

    • Paula says:

      Na minha escola, a encomenda ficou ao cuidado da associação de pais que a fez, penso eu, no último dia da campanha (30 de set)e já nos alertaram que a Microsoft iria demorar entre 4 a 6 semanas.
      Não me importo de esperar este tempo, logo que venha … até porque já está pago 🙂

  45. Alexandre says:

    Encomendei na Universidade do Minho, dia 30!
    A data de chegada, não sabem… 🙁

  46. Rui says:

    Também me foi informado que está atrasado! 4 a 6 semanas é o tempo que isso vái demorar, se não for mais!!!
    A entrega as escolas segundo soube da Microsoft é randomizada!

    • Peter says:

      Será que é randomizada?
      Se sim, acho que não é a forma correta de o fazerem.
      Penso que a entrega deveria ser feita consoante as datas de encomenda pelas escolas/universidades à Microsoft Educação.
      Eu já liguei para a Microsoft, contudo não conseguem passar para o departamento da Educação.
      De qualquer das formas, foi-me dito pela Microsoft que não podem prestar declarações a nós, consumidores finais. Apenas podem dar informações ao contratante, isto é, escolas/universidades.
      Questionando a minha faculdade como estava o processo, estes dizem que a Microsoft Educação não está a responder a qualquer email enviado a questionar datas previstas para chegada dos equipamentos…
      Conclusão: é o diz que diz, e ninguém diz nada.

      • Rui says:

        Peter, a Microsoft esta aqui a despachar um produto que lhes ficou “encalhado” nos armazéns e da pior forma, não respeitando o consumidor.

        As escolas ao contrario do que eles alegam, conseguem tanta informação como nós, ou seja , nenhuma.
        Isso de que só podem dar informações ao contratante é treta, pois como dizes nem a estes respondem.
        No final disto tudo, não se admirem se alguns dos que já encomendaram/pagaram ficarem a “ver navios” pois a Microsoft, não se responsabiliza por rotura de stock.
        A entrega é randomizada, que é uma forma de dizer sem organização nenhuma… enfim!!!

        • Peter says:

          Sorry, levei à letra o significado de randomização.
          Tens razão Rui.
          A Microsoft vem lá com a treta de promoverem a todos os estudantes acesso à internet e facilitação através dos novos meios, disponibilizando-os… mas não passa de estratégias de despacho de material “passado” e sem grande saída no mercado.
          Ao contrário de muitos, a minha compra é para fins de estudo.
          A minha área de estudo exige agilidade e rapidez no acesso às novas tecnologias, daí ter aproveitado esta oportunidade.
          Nesta altura do campeonato em que as aulas arrancaram faz 1 mês (pelo menos para mim), este equipamento já me está em falta. Contudo, tenho o dinheiro preso nesta encomenda, se não já tinha investido noutro equipamento.
          Poderiam ter mais consideração.
          Enfim mesmo!

  47. Pedro Alves says:

    Email enviado pela Microsoft para a AE:

    “Exmo(a). Sr(a). *****

    Agradecemos, uma vez mais, a sua encomenda no âmbito da Campanha Surface RT para a Educação.

    Informamos que, devido ao enorme sucesso da Campanha e ao elevado número de encomendas recebidas, foi necessário reforçar o stock para Portugal, razão pela qual o prazo de entrega das encomendas será mais alargado do que o previsto. Estamos a trabalhar, em conjunto com os revendedores autorizados, para garantir que a sua encomenda seja processada e entregue no menor prazo possível.

    Todos os pedidos válidos, recebidos até ao fim da campanha, dia 30 de setembro, serão satisfeitos num prazo de 4 a 8 semanas.

    Pedimos desculpas pelos inconvenientes que este atraso na entrega possa estar a causar à sua instituição e à respetiva comunidade educativa e agradecemos a sua compreensão. Estamos à sua disposição para esclarecer qualquer dúvida através do email educacao@microsoft.com.”

  48. ze parreira says:

    no surface rt 32gb da para meter placa de internet pela entrada usb ou so pode ser por internet wifi?

  49. ze parreira says:

    da para ir a internet atraves da placa ou so pode ser atraves de wifi?

  50. Pedro says:

    Ainda ninguém recebeu nada da remessa de setembro?
    Sempre é só para 15 a 30 de Novembro?

  51. Hermano Faria says:

    Boas,
    eu ainda não recebi a surface e pedia a 26 de setembro e pelo que parece ainda não chegou nada há escola…
    Já chegou a alguém que pediu neste período ate 30 setembro??

  52. Pedro says:

    Há novidades em relação ás entregas?

  53. Rui says:

    Há por aí muita “informação” falsa!

    O que sei ao certo é:
    A Microsoft alertou que demoraria entre 4 a 6 semanas à cerca de 15 dias atrás; agora, promete para antes do Natal!
    🙁

    Resumindo… grande banhada por parte da Microsoft, por essa data os preços nas lojas já estarão iguais ou mais baratos.

    • Paula says:

      Concordo, neste momento acho que já estou arrependida. Daqui a pouco tempo vem o Dia Aderente FNAC e na mesma altura, também já tem sido habitual a Media Markt fazer descontos iguais ao IVA, pelo que poderia escolher o equipamento a compara pagando um pouco mais do que através desta encomenda, já que nas lojas, o Surface RT também está a baixar imenso o preço.
      Enfim, estratégias para nos apanhar nas armadilhas e conseguirem escoar de forma airosa o stock de material.
      Eles sabem muito …

  54. Peter says:

    Viva pessoal!
    Recebi o email para ir levantar o meu Surface RT segunda feira à faculdade!
    Finalmente chegou! 😉

  55. Rui says:

    Peter, a tua remessa é a de Agosto, certo?
    Quanto tempo demorou no total, 8 semanas?

    • Peter says:

      Rui, sim é. A minha encomenda foi enviada no dia 30 de Agosto e só chegou ontem. Praticamente demorou 8 semanas.
      Não sei se também chegou para aqueles que fizeram a encomenda em Setembro…mas penso que não.

  56. rui says:

    Eu pedi o meu a 27 de Agosto mas a bosta a escola secundaria de fafe so enviou a lista a 30 de Setembro e agora vou ate frança dois meses e se já tivesse vindo já o levava mas como não veio tive de adquirir um pc de merd* mesmo so para o desenrasque e assim se vao 650€ a vida.

  57. Joana says:

    O meu ja foi encomendado em Setembro e ainda nao chegou alguem na mesma situação?

  58. Joaquim says:

    A minha escola participou na aquisição em grupo do surface e foi efetuado o pagamento em finais de Setembro e neste momento em Dezembro, ainda não nos foi entregue rigorosamente nada! É uma vergonha, justificam-se de que não há stock há mais de 1 mês! Nunca mais a nossa Escola irá embarcar numa compra deste tipo com a Microsoft!

  59. Marta says:

    Eu comprei o Surface RT através da promoção das universidades e estou super arrependida.
    Fui ingénua na compra, confesso.
    Realmente o preço é muito bom, mas as aplicações são pouquíssimas, não tem as mais básicas (como o facebook, dropbox, etc.. ).
    Obriga-nos basicamente a criar uma conta microsoft, não nos permite sintonizar o calendário com outro tipo de contas e não nos permite aceder ao correio sem ter uma conta microsoft (hotmail, outlook…).
    Já para não falar do ecrã que é super comprido mas estreito.

    Eu não gostei, mas aí está… depende do que cada um pretende.

  60. Pedro says:

    Ainda não chegou nada cá a Braga, encomendei em setembro na minha escola! Se calhar só em janeiro.
    Pedir o dinheiro de volta é uma alternativa mas parece que também esta a demorar demasiado a devolução do dinheiro.
    Enfim, sinto-me enganado.

  61. Aline says:

    Boa tarde,

    Gostaria de saber se consigo instalr certificados no surface RT, aqueles em SLL, que eu preciso para um site em específico e para o outlook.

    Obrigada.

  62. Claudio says:

    Boa noite,
    Tinha encomendado um surface pela campanha da educação já em Setembro mas nunca mais chegou. Hoje a Worten fez promoção e o mesmo surface custa o mesmo. É uma vergonha! Lá na escola o responsável já enviou mail a solicitar a devolução do dinheiro e eu comprei na Worten.
    Para já o que é isto faz? Há alguma forma de instalar programas e aplicações? Mudar o sistema operativo?

  63. Paulo Paiva says:

    Boas,

    Eu encomendei um a meio de agosto e já chegou. Encomendei outro no fim de setembro, para a minha esposa, e esse ainda não chegou…
    Começa a não compensar em relação a outros equipamentos no mercado…
    Acho que a Microsoft está a ficar com má imagem, desnecessariamente.

  64. Hermano Faria says:

    Concordo.
    A Microsoft aqui em Portugal está a falhar bastante…Mas enfim…
    encomendei em 26 de setembro e ainda nada…disseram que viriam antes do natal…hum…não me parece…

  65. Tenho um Pen Modem (USB) da Vivo 3G, mas o Surface não aceita o auto run do executável para eu ter Internet mobile.
    Só aceita o que tem na web store. Incrível essa mancada. Comprei por que preciso de mobilidade.
    Como posso resolver isso?
    Desde já grato.
    att.

  66. Miguel says:

    Gostaria de saber qual a aplicação que é prreciso instalar, que permite passar a ver por wi fi, numa smart tv, fotos e videos que correm no surface em tempo real. obrigado

  67. Pedro says:

    Tenho encomendado um desde em Setembro ainda não chegou…alguém esta na mesma situação?
    Sabem-me informar qual a data prevista para a Microsoft resolver a “porcaria” que fez?
    Obrigado

  68. maria says:

    Alguém é capaz de me retirar uma duvida à cerca deste tablet. Eu já o tenho a minha questão é se relativamente à aplicação do instagram, à alguma forma de publicar fotos através do tablete?

  69. Pedro says:

    Pelos vistos todos aqui no fórum já receberam o respectivo tablet ou o dinheiro de volta, visto ser o único aqui ainda deixar o meu desagrado.
    Não veio, já solicitei o dinheiro e…nada!
    Alguem tem alguma informação sobre quando devolvem o dinheiro?
    Obrigado

  70. Pedro says:

    Pelos vistos todos aqui no fórum já receberam o respectivo tablet ou o dinheiro de volta, visto ser o único aqui ainda deixar o meu desagrado.
    Não veio, já solicitei o dinheiro e…nada!
    Alguem tem alguma informação sobre quando devolvem o dinheiro?
    Obrigado

    • Claudio says:

      Olá! vou responder aos que se queixam de ainda nao ter recebido… Realmente este serviço é vergonhoso, encomendei e estive cerca de 3 meses à espera, quando surgiu a promoção da Worten, à cerca de 3 semanas atrás, pedi ao responsável da minha escola para cancelar porque já não fazia sentido nenhum, deixou de significar o sentido de oportunidade que era comprar o surface. No entanto, depois de cancelar, uma semana depois, e depois de já ter comprado na Worten, os surfaces chegaram à escola, ou seja, passou duas semanas desde que recebi através da escola. Optei por vender, tinha um amigo interessado que ficou com ele.

      Tanto quanto sei eles devolvem o dinheiro em caso de cancelamento, no entanto demora algum tempo.

      cumprimentos e bom ano para todos!

  71. João Silva says:

    Alguém me pode responder se com este tablet consegue-se entrar no site das finanças? O siet usa JAVA.

  72. carlos says:

    Pior compra de sempre mesmo arrependido. Com o mesmo preço tinha melhores opçoes

  73. Alves says:

    Por 190 euros, o que comprava, melhor?
    Responda, para não ser considerado demagogo!

  74. Absintu says:

    Não sei onde foi buscar essa ideia do híbrido.. também não conheço ninguém a programar com o notepad

  75. Nelson Mota says:

    Alguem sabe como corro no surface rt sites que usam java?

  76. eleuterio says:

    Como posse instalar a aplicacao Para usar modem?????

  77. eleuterio says:

    Como posso USAr modem no surface?

  78. Alves says:

    Penso que SÓ a Vodafone é que tem banda larga móvel compatível com o Surface, graças à aplicação (que se descarrega da loja) Vodafone Mobile Broadband. Garanto que, pelo menos, a pen Vodafone Connect K4305, assim como o Vodafone Mobile Wi-Fi R206 funcionam perfeitamente com o Surface. Problema resolvido.

  79. Ana says:

    Boa-tarde.

    Tenho uma pen de banda larga da meo. Já instalei o meo connet mas continuo sem conseguir aceder à internet fornecida pela pen, pode-me ajudar?

    • Alves says:

      Boa tarde.
      Meo é só publicidade “à gato fedorento”, escusa de tentar.
      Só a Vodafone é que tem uma aplicação compatível.
      Veja o meu post de 02/06/2014.

  80. Francisco says:

    Quanto custa hoj esse surface ??

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.