PplWare Mobile

Problemas com o Bluetooth no Windows 10? A última atualização pode ser a culpada


Fonte: Microsoft

Apaixonado por tecnologia, encontro no Pplware a forma ideal de mostrar aos outros os meus conhecimentos e de partilhar tudo o que me interessa neste intrincado universo

Destaques PPLWARE

  1. Zhydek says:

    For anyone running the May 2019 Update, you’ll pick up KB4503293, which ticks the build number up to 18362.175. Here’s what’s included:

    Addresses a security vulnerability by intentionally preventing connections between Windows and Bluetooth devices that are not secure and use well-known keys to encrypt connections, including security fobs. If BTHUSB Event 22 in the Event Viewer states, “Your Bluetooth device attempted to establish a debug connection….”, then your system is affected. Contact your Bluetooth device manufacturer to determine if a device update exists. For more information, see CVE-2019-2102 and KB4507623.

  2. Zhydek says:

    Sim, só para dar a conhecer o número da atualização.

  3. Necro says:

    Pedro, segundo o suporte da Microsoft, este não é nenhum problema da atualização. A atualização em si vem corrigir um problema de segurança detectado nos dispositivos BT, prevenindo que dispositivos inseguros estabeleçam ligação com o Windows. Quem tem que resolver o problema de não emparelhamento são os fabricantes dos dispositivos, atualizando-os, mas duvido que a maioria o faça. É a mesma situação que aconteceu com as chaves de hardware que a Google teve que recolher e substituir.
    Este artigo da Pplware está incorreto.

    • Incorreto não está. A Microsoft emitiu um alerta para o problema, revelando a causa.

      A atualização que traz o problema procura resolver um problema de segurança, correto e está referido no artigo:
      https://support.microsoft.com/pt-pt/help/4503293
      “Addresses a security vulnerability by intentionally preventing connections between Windows and Bluetooth devices that are not secure and use well-known keys to encrypt connections, including security fobs.”

      A questão aqui é que trouxe problemas a outros, que usam chaves de cifra mais fracas. De qualquer modo, o problema existe e está a causar o problema de não emparelhamento entre os dispositivos e o Windows.

      • Necro says:

        O link que referes não indica haver nenhum problema provocado pelo update relacionado com BT.
        O site de suporte da Microsoft indica:
        ‘Summary
        You may experience issues pairing, connecting or using certain Bluetooth devices after installing security updates released June 11, 2019. These security updates address a security vulnerability by intentionally preventing connections from Windows to unsecure Bluetooth devices. Any device using well-known keys to encrypt connections may be affected, including certain security fobs.’
        Como a MS indica, a atualização vem deliberadamente bloquear emparelhamento com dispositivos inseguros. E continua afirmando o que já disse antes: os responsáveis são os fabricantes.
        Isto é muito diferente do que dizes no artigo em que a atualização provocou um problema de emparelhamento – não provocou nada, é deliberado, bloquear o emparelhamento com dispositivos inseguros é o propósito desta atualização.
        Como já disse antes é o mesmo problema que a Google teve nas suas chaves de segurança Titan que foram recolhidas.

  4. Olhos azuis says:

    Este artigo está muito incorreto.
    O problema não é do Windows. A Microsoft corrigiu uma falha de segurança. Agora são os fabricantes dos outros dispositivos que têm que lançar um firmware/software para atualizar as chaves.
    Foi intencional e acho bem!
    As fabricantes de dispositivos que se mexam…

  5. in corruptus says:

    A micro$hit sempre a dar que fazer ainda acabam a falar sozinhos com tanta segurança num S.O. todo remendado e esburacado com janelas e portas abertas……

  6. Casuístico says:

    Por isto acho conveniente esperar por 90 dias para atualizar o W/10. Neste período, dá tempo para a MS corrigir as falhas que vem acompanhando as atualizações a cada seis meses. Atualizações de sistema, como essa de maio, pode esperar um pouco, já as atualizações de segurança, não. É fácil adiar esta, de maio agora. É só ir em: Configurações, opções avançadas, atualizações de recurso, colocar 90 dias. Atualização de qualidade, logo abaixo da citada, deixar em “0” dias, pois são atualizações de segurança. Claro, quem já atualizou, não tem mais jeito. Saudações.

  7. Carlos Mariano says:

    A interpretação do artigo de suporte está incorreta. A Microsoft bloqueou INTENSIONALMENTE as ligações via Bluetooth inseguras. O facto de alertar para esse mesmo bloqueio é para não surgirem artigos como este a dizer que a atualização causa problemas.

    Caberá agora aos OEM resolver a questão. Logicamente que o utilizador final que não queira adquirir dispositivos mais recentes vai perceber o impacto da correção.

    • Necro says:

      Interpreto o mesmo, tal como as dezenas de sites que acompanho que relataram a questão.
      O que me incomoda, e que já aconteceu antes, é que por vezes surgem aqui artigos que induzem em erro ou estão errados, mas nunca são corrigidos ou nunca admitem o erro. Toda a gente erra e alguns de nós estamos a tentar alertar para esse facto, mas fica tudo na mesma. Às vezes já nem me dou ao trabalho, vejo e passo à frente pq infelizmente não adianta.

  8. Miguel says:

    É o Bluetooth, é a luz nocturna que só trabalha quando lhe apetece, é o sandbox que não funciona e quando está activado nas funcionalidades, o pc detecta mais um ecran que nem sequer está ligado e deixa de detectar a tv quando ligada por HDMI… Por enquanto é só isto.

    • Necro says:

      À exceção do BT, esses são alguns dos problemas relatados na última atualização, mas não tens todos ou tens?
      Eu por ex. não tenho nenhum e nem as centenas de máquinas que administro.

  9. Nelson says:

    A mim, o último update, desactivou a wlan e a lan… Passei horas a instalar e desinstalar drivers, a voltar a pontos de restauro e tudo mais. Até que me ocorreu ir à bios (não acedia desde quando comprei o laptop, quase um ano)… Tipo, estavam disable na bios… Whaaaat??? Não era suposto… Certo?

    • Necro says:

      O update não te alterou definições na BIOS. Recomendo que vejas se há atualizações para a BIOS no site do fabricante do PC.

      • Carlos Mariano says:

        O pessoal gosta muito de falar o que não sabe, não é Necro?

        • Nelson says:

          Carlos Mariano, na realidade coloquei uma duvida (depois de explicar o que me aconteceu escrevi “Não era suposto… Certo?”), é diferente de “falar o que não sabe”, acho que a oportunidade dos visitantes colocarem/partilharem as suas duvidas é um direito, aqui no pplware, se não o site também não teria razão de existir. Obrigado.

      • Nelson says:

        Necro, então foi o timing que me levou a pensar que o update pudesse ter alterado a bios, que foi logo após atualizar e reiniciar é que ele deu problema. A bios está a mais recente que está no site, check. Mas não tive mais problemas depois de ligar os dois na bios. Estranho foi de facto.

        • Necro says:

          De facto é estranho… Normalmente com o hardware desativado na BIOS este não é detectado no Windows (nem sempre é assim). Pode ter sido coincidência ou algo despoletou uma alteração na BIOS. O que interessa é que está resolvido!

  10. Bruno Almeida says:

    A mim não foi só o problema do bluetooth, afetou me a gráfica, quando carrego um jogo aparece me o ecrã azul. A minha gráfica já não tem suporte para win10 . Não consigo resolver o problema.

    • Carlos Mariano says:

      Se a gráfica não é suportada pelo Windows 10, a culpa é da Microsoft? Querem andar a usar equipamentos antigos com SO modernos e depois queixam-se.

      Tens obviamente que atualizar ou adquirir um equipamento mais recente.

      • Bruno Almeida says:

        Carlos Mariano, a gráfica suporta o Windows 10, a AMD é que já não tem drivers para o Windows 10, ficou no Windows 8, já há bastante tempo que tenho o Windows 10 no PC e tem tem rolado bem. Já li algures que a atualização das gráficas que ficaram sem suporte das marcas ocorria com as atualizações do sistema. Verdade ou não não sei, certo é que até á última atualização estava tudo ok.

        • Necro says:

          Em qual atualização é que a gráfica deixou de funcionar, qual é e qual a versão do W10?
          Normalmente mesmo sem suporte do fabricante há sempre forma de ficar a funcionar…

          • Bruno Almeida says:

            A versão atual é a 1809, quando começou a falhar não sei precisar porque entretanto mudei o disco e instalei o Windows 10 de novo. A gráfica é uma ATI Mobility Radeon HD 4650, o ecrã azul com o erro “video.tdr.failure” aparece pouco depois de entrar num jogo. Este tópico chamou me atenção porque no gestor de dispositivos o Toshiba bluetooth aparece me como não tendo controladores compatíveis.

          • Daniel says:

            Caro Bruno, vou-me meter na conversa, no entanto, no fórum da AMD, dizem que a Mobility Radeon 4650 não é suportada a 100% pelo 10, pelo que aconselham a manter-se no SO de origem, no entanto, há uma driver, penso que será “martelada”, que o próprio moderador do fórum disponibilizou, que parece funcionar a 100 % (um dos meus colegas de trabalho usa, com sucesso).
            Se quiser experimentar, deixo aqui o link:

            https://driverscollection.com/?file_cid=4747823038205aca70c5adad092

            Não sei funciona com todos, mas com o meu colega de trabalho, tem funcionado bem…

          • Bruno Almeida says:

            Caro Daniel, obrigado pela dica, já testei mas infelizmente não resolveu o problema, obrigado na mesma pela disponibilidade.

  11. RonSwan says:

    Será que a microsoft testa estas atualizações antes de liberar ?

    Acho que não.

  12. Rui says:

    o meu comando da xbox one s pede pin code agora ao sincronizar -.-

  13. Daniel says:

    Eu tenho o Windows 10 em triple boot, com o 7 e o Ubuntu… Continuo a preferir o 7, mas isso é uma questão de preferência pessoal.
    No entanto, faço, esporadicamente, a actualização do 10, e ainda não encontrei muitos erros, mas, como referi, uso o 10 meramente por curiosidade e para um teste, em caso de ter mesmo que actualizar…
    Por enquanto, os meus softwares de trabalho não exigem o 10,por isso mantenho-me com o 7 (com os respectivos cuidados, claro)

  14. Alcides Moisés says:

    O meu Notebook também apresenta esta falha na rede bluetooth, começou depois de actualizar a nova versão do windows 10, como faço para solucionar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.