Bloqueio da loja de Apps deixa de ser possível no Windows 10 Pro
A conquista do mercado empresarial sempre foi uma das metas do Windows 10. Com versões dedicadas a este, aplicavam-se algumas medidas especiais de controlo, para permitir uma gestão mais eficaz.
Mas a Microsoft deixou cair uma dessas medidas e passou a impedir que sejam criados bloqueios para acesso à loja de aplicações do Windows.
Esta medida de controlo estava aplicada mas versões do Windows 10 dedicadas ao mercado empresarial. O Windows 10 Pro, bem como o Enterprise e o Education, receberam desde o início a possibilidade de serem controlados remotamente e verem aplicadas regras (GPO) que impediam o acesso à loja de aplicações do Windows.
Mas a Microsoft resolveu agora reverter essa sua decisão e passou a não permitir que essas regras de bloqueio pudessem ser aplicadas pelos administradores. Para poderem continuar a usar essa funcionalidade é necessário agora recorrer ao Windows 10 Enterprise ou Education.
Esta versão Enterprise é naturalmente mais cara e por isso não acessível a todos. Traz mais funcionalidades, mas em alguns contextos não é interessante.
A mudança da decisão da Microsoft pode estar relacionada com a vontade da empresa em abrir ainda mais o acesso a esta sua loja de aplicações e assim procurar tirar daí mais dividendos e tornando-a ainda mais visitada pelos utilizadores.
Caso seja esta a razão da decisão, é uma jogada inteligente da Microsoft. Ao ter do seu lado o mercado empresarial, consegue uma maior adesão ao Windows 10 e dinamiza de sobremaneira a sua loja de aplicações.
Para os administradores destas máquinas a vida fica mais complicada, deixando de conseguir controlar as aplicações que são instaladas nos sistemas.
Este artigo tem mais de um ano
A Microsoft está aflita de dinheiro (já há mais de um ano que tem vindo sempre com crescimento negativo), por isso, vale tudo agora…
Contam mais esses dólares que o trabalho de quem administra sistemas Windows!
Oi? Hein? Se calhar é melhor ir rever os últimos relatórios.
Deves-te ter enganado na empresa… Vai falar do que sabes, que deste assunto pelos vistos sabes zero.
O “save” nos programas Microsoft não significa que estão a pedir-te dinheiro para salvar a empresa. Sabias disso Paulo?
Powershell para remover e pronto
Sim, as definições que estavam no Windows 8.1 não estão no Windows 10 Enterprise (build Julho 2015).
O “WinStoreUI.ADMX” e o “WinStoreUI.ADML” estão em falta no download dos templates administrativos do Windows 10:
http://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=48257
Mas uma vez que estas configurações são as mesmas que o Windows 8.1, podem ir buscar os ficheiros em falta a partir deste download do Windows 8.1:
http://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=43413
Ao fazer isso as definições passam a estar novamente disponíveis.
cumps,
Isto nem devia ser notícia. Qual é que é o problema disto? É como querer tirar a Play Store do Android, só interessa se for para empresas por motivos de segurança.
Porque muitas empresas utilizam a versão Pro e não a Enterprise, tenho muitos clientes em que assim é, e falo de empresas pequenas a empresas grandes.
deveria trocar o nome então de Windows Pro para Windows Advanced. pq até onde sei Pro é para o mercado Professional. e a principal função é o controle por GPO
Não, para isso há o Enterprise.
Pessoal um offtopic alguém sabe de alguma empresa que faça a afixação daqueles banners que costumamos ver presos nos postes na altura das campanhas eleitorais? Preciso de saber valores
Obrigado