Benchmark a browsers! Qual o melhor?


Destaques PPLWARE

152 Respostas

  1. Androida-mos says:

    So nao pensava que o Safari ia ficar tao atras. Mas isso é relativo. Cada um utiliza o browser que acha que lhe serve melhor.

  2. Hristiyan says:

    Sem dúvida nenhuma…a que tempos utilizo o chrome e nao tenho razões de queixa…
    muito bom mesmo!

    A google sempre a evoluir, assim é que é!

  3. Fábio Rocha says:

    Pessoalmente era totalmente fã do firefox, no entanto muito recentemente comecei a utilizar o chrome e estou rendido, até mais pelo facto da rapidez com que inicia.

    De resto tem problemas incompreensíveis como não dar para configurar margens de impressão por exemplo.

    • Silvio Bernardo says:

      Tal como eu… o maior factor que me levou a trocar o Firefox pelo Chrome, foi de facto a velocidade de inicialização! Só tenho pena das extensões ainda não estarem ao mesmo nível, mas penso que para lá caminha!

      Também prefiro o serviço de sincronização do Chrome, principalmente para quem tem conta no Gmail, pois é bastante mais fácil e automática, a sua utilização. Apesar de que no Firefox o serviço também é forte (mas a necessidade de ter de decorar um GUID é muito mau… devia ter a opção de pré-definir uma Key pessoal, como no Chrome).

    • Ecchin says:

      Eu era o mesmo. Fan do Firefox, mesmo. Mas começou a ficar tãaaaaaaao lento e pesado, que o larguei e sujeitei-me ao Chrome. O chrome é um óptimo browser. Fiquei a utiliza-lo enquanto sonhava com um FF4 maravilhoso e rápido… mas fiquei decepcionado com a nova versão. Depois de algum tempo voltei a ceder aos encantos do Firefox e aqui estou eu de volta :3

      Enquanto o Firefox é a minha poltrona confortável e quentinha que as vezes abana um bocado, o Chrome é uma cadeira de alumínio, prática, leve e eficaz, mas fria e desconfortável.

      • pfbatista says:

        @Ecchin

        Caracterizaste os dois browsers da melhor forma possível, sem sombra de duvida.

        De forma a que a poltrona não “abane”, podes alterar umas pequenas configurações no Firefox, assim obténs uns resultados bem mais rápidos.

      • Black25 says:

        Gostei muito da caracterização e comparação entre os dois.

        Eu sou fã de firefox e não tenciono mudar. O firefox só é lento a iniciar quando se inicia o SO, depois já não há problema. Mas para isso existe uma extensão que aumenta consideravelmente a velocidade de iniciação. (não me recordo do nome…)

        Quando experimentei o chrome havia pequenos pormenores que me metiam confusão e decidi continuar com o meu mozzila!

    • Nuno José says:

      Instala a extensão Speedy firefox

      Em linux tens um script que faz o mesmo.

      o FF demora mt a arrancar pois cria uma base enorme de dados de histórico, cache, favoritos, etc, que precisa de ser desfragmentada de vez em quando.

  4. Eu acho que esta ultima versão do firefox esta bem pior que anterior. IE9 parece que tem mesmo melhorado.

    • Enquanto o “Janelas 9” continuar a abrir “janelas” a torto e a direita em vez das abas/separadores que o Cromio/Avant/Firefox usam nem que me pagassem usaria o “janelas 9”

      • Silvio Bernardo says:

        O IE9 também tem abas/separadores!!! Já o IE8 tinha, a única diferença é que agora é incomparavelmente mais rápido.

        Em termos que abrir janelas/popups, é uma questão de alterares nas Opções da Internet, o comportamento dos separadores!! Basta uma Check para ficar igual ao Chrome/Firefox. (eu activo sempre essa opção… abrir sempre pop-ups num novo separador).

        Contudo, Chrome is the Best… and Firefox the ex-best! 😀

      • vgama says:

        O IE já usa separadores desde a versão 8!!! Cumulo do desconhecimento….

        Sempre usei o IE desde o inicio e sinceramente nunca tive queixas, faz tudo o que os outros fazem! De vez em quando uso outros browsers quando utilizo outros computadores e não consigo perceber quais as diferenças…e acho que pouca gente consegue perceber! Mas claro há sempre aquela mania de desprezar determinados produtos só porque sim.
        Para mim o Google Chrome perde imensamente numa funcionalidade, não tem a barra com a lista de sites visitados como tem o IE e o FF. De resto, são todos iguais para o comum dos mortais.lol

        • js says:

          O Chrome tem uma funcionalidade que substitui essa com grande vantagem.
          Basta digitares na barra dos endereços uma unica letra do site que procuras que ele imediatamente te oferece todos os sites já visitados que possuam essa letra.

          • VGama says:

            O IE sempre fez isso. Quando dizes que os webdesigners têm dificuldades, a que te referes concretamente?

          • js says:

            Refiro-me às situações em que no fim de escrever o código de uma página inteira, testar nos diversos browsers e estar tudo impecável, quando se testa nos diversos IEs montes de coisas não funcionam.
            Sofre-se quando depois se gastam preciosas horas a vasculhar os sites sobre bugs do IE e nos forus à procura das soluções para resolver as faltas de compatibilidade do IE com as normas do Html e CSS.
            Encontras as marcas disso se abrires o código fonte de qualquer site, e verificares que há sempre código de CSS específico para o Internet Explorer.

        • js says:

          Quanto ao IE, só os web designers sabem o que sofrem para não encontrares grandes diferenças entre os Browsers.

      • EacHTimE says:

        Podes mudar isso nas opções

  5. Gonzaga says:

    Excelente artigo!
    Como fã nº1 do Firefox desde os seus primórdios, estou contente com o resultado e realmente acho que o Chrome é um bom complemento à raposa 😀
    Cumprimentos

  6. Silvio Bernardo says:

    Grande relatório, parabéns! 🙂

    Por acaso, esta classificação está de acordo com o que eu pensava. o Chrome, já se sabe, é aquela base 🙂 mas o IE9 melhorou bastante a nível de performance (navegação e utilização dos separadores) e design. Apesar de que a meu ver, piorou em termos de feedback, pois por vezes não sabemos se está a processar ou se está parado, mesmo activando a barra de estado! 🙁

  7. Afonso Costa says:

    Excelente teste, podiam era ter testado também com uma máquina da “maça” que a mim pessoalmente dava imenso jeito.

    Cumprimentos,

    Afonso Costa

  8. Ruaben says:

    vou testar chrome. embora sempre fui fã do firefox, faz bem variar. engraçado sempre a elogiar a aple, e depois fica em ultimo lugar! os miudos cá da escola vão adorar a noticia (muito ironicamente).

  9. Pedro S says:

    Já esperava que o chrome vencesse é de facto um browser sólido e consistente, mas eu cá no meu ubuntu uso opera 🙂
    Fica muito atras do chrome em extensões mas ainda possui bastantes. Um dos factos que uso opera em vez do chrome é o seu grande nível de costumização, outro grande factor é o opera unite que me sincroniza os bookmarks, speed-dials etc.. é uma ferramente muito util. Assim como ferramentas para file sharing e media player onde posso ouvir musica e aceder aos ficheiros do meu pc em qualquer outro PC com um simples link nao necessitando de ter o browser opera para aceder a estes.
    Quanto a consumos de memória acho que está bom.

  10. André M. says:

    Bom dia,

    Estes resultados não me surpreendem de todo. O Google Chrome tem vindo a melhorar e aqui estão as provas disso mesmo.

    Eu mesmo que antes era fiel ao Firefox troquei para o Chrome pouco tempo depois de ser lançado.

    O Chrome é rápido e certamente a melhor escolha para quem não quer ser muito exigente com o seu browser. Pois nesse aspecto na minha opinião ainda tem que desenvolver bastante em relação ao Firefox.

    O resultado que me surpreendeu mais nestes testes foi o IE9. Pensava que com a chegada da versão 9 estava bem melhor. Mas em relação ao IE9 não posso especular muito porque ainda não lhe pus as “mãos em cima”. 😉

    Bom post

  11. Hristiyan says:

    Só tenho uma coisa contra a Apple…
    Aposta muito nos gráficos

  12. Mais um vez o Chrome a ganhar…

    Cumps

  13. Bernardo says:

    Agora é fazer o teste do qual Navegador é mais SEGURO

  14. Vítor M. says:

    Pessoalmente, desde há algum tempo, prefiro o Chrome mesmo no Mac. Não é só pela velocidade mas é por um conjunto de funcionalidades que, no meu entender, está melhor que o Firefox.

    Como é natural eu experimento todas as novas versões dos browser, não sei bem a razão mas nunca consegui fixar a minha escolha no Opera embora entenda que seja o melhor e o mais estável. Na verdade o estilo e as funcionalidades a que me habituei são importantes no desempenho das minhas actividades e quando chega ao ponto de as alterar para poder usar outro browser acabo por não me dar a esse trabalho.

    Desde a abertura do browser, o método de sincronização, o botão para desligar um separador, a barra minimalista, a função de pesquisa no campo de endereços, alguns plugins que interagem com outros serviços que utilizo, o comportamento a abrir determinadas páginas… tudo isso causou alguma dependência, sem que isso levasse a uma perda de performance…

    O primeiro browser que usei (quando se começou a chamar de browser) foi o navigator… mais tarde o Internet Explorer e com a chegada do Firefox, como muita gente, evoluí. Com o Chrome simplista libertei-me do terrível peso que o Firefox carregava devido ao exagero das extensões. Desde então não mais voltei a usar outro.

    No Mac andei várias semanas a usar o Safari. Para mim é o mais rápido em termos absolutos. Quando uso Internet 3G o Safari é o preferível, tem um comportamento muito mais agradável e é muito mais rápido que qualquer outro, principalmente quando temos uma Internet lenta… mas não tem os botões onde tem o Chrome, não tem algumas funcionalidades que o chrome oferece e por isso não é só uma questão de velocidade, de peso ou de estética, tem muito a ver com o tipo de utilização que estamos habituados.

    O hábito faz o monge 😉

  15. Desde a versão 10 Beta do Google Chrome que deixei de ter dúvidas em relação ao melhor Browser da actualidade! Venha Opera com extensões, venha Firefox cada vez pior, venha Internet Explorer apenas com estilo modificado, o Google Chrome é o melhor Browser.

    Btw, excelente trabalho, Hugo Cura!!

  16. aver says:

    Nesta coisa de quotas de mercado, de browsers e sistemas operativos, os valores variam muito segundo a fonte de informação. O site Ars Technica publicou as quotas de mercado de browsers a nível mundial segundo a NetMarketshare/Net Applications.

    Quem está a subir é o Chrome. Por continentes os números são muito diferentes. Quem está a segurar a quota de mercado do IE a nível mundial é a China, na Europa o Firefox já é o mais utilizado.
    http://bit.ly/eay5aA

    • lmx says:

      boas..
      sim não é duvida nenhuma que o FF é o mais usado, e nessas contas entra também as maquinas que são vendidas de fabrica ja com IE, porque senão o FF dava 10 a 0 a nivel de ocupação de mercado ao IE…

      cmps

  17. Ricardo says:

    Embora actualmente esteja a utilizar o Firefox 4, confesso que fiquei rendido ao Chrome. A velocidade de inicialização é espectacular. Apenas dei mais uma oportunidade ao firefox com este 4. Mas vou voltar ao Chrome.

  18. Pedro Pinto says:

    Eu pessoalmente tenho 3 browsers instalados no meu sistema ( o ffox, o chrome e o IE que vem por omissão). Ainda continuo agarrado ao ffox e penso que a versão 4 veio dar um novo ar a este excelente browser. Em algumas situações recorro ao Chrome e também devo admitir que noto diferenças em termos de velocidade.

    No entanto, penso que tudo é uma questão de habituação, se nos damos bem com o ffox usamos o ffox se é com outro então esse é o nosso browser de eleição. Bom artigo Jorge Sousa.

  19. Mike says:

    Já contava que o Safari ficasse em último. Continuo a utilizá-lo, mesmo assim, mas tenho de começar a ponderar alternativas.

  20. Roberto Assis says:

    Não sou grande fã do Safari, mas não pensava que ficasse tanto atrás.

    Uso o Google Chorme, sem duvida é o mais rápido, são não gosto de um pequeno promenor, que é quando faz download’s, devia ser como o firefox, abrir uma nova janela com o Download. Mas de resto não tenho razões de queixa 😀

    Bom poste 😀

  21. Gaspar Oliveira says:

    Um resultado que já se adivinhava o vencedor logo no inicio mas não concordo muito com as máquinas usadas neste teste, porque o Safari, apesar de não ser tão bom como o Chrome no Windows (como ficou demonstrado) no Mac OSX tem um rendimento muito acima apesar de não passar o Chrome e possivelmente este nova versão do Firefox (ainda não a experimentei). Mas apesar de tudo compreendo não terem usado o Mac OSX porque não corre o Explorer 9.
    Só tenho acrescentar que foi um bom artigo.

    • Vítor M. says:

      Sim mas o teste foi feito em Windows e é nele que o desempenho tem de ser avaliado. Que importa se o Safari no Mac OS X tem melhor desempenho? O que está em causa é mesmo o desempenho deste em Windows, onde coabitam todos os outros browsers mais utilizados.

      Eu sou utilizador Chrome no Mac OS X, considero o Safari mais rápido (nada de expressivo) do que o Chrome, mas o Chrome está optimizado para ter uma utilização mais simples, basta ter um sistema de sincronização perfeito e ter um aspecto minimalista o que favorece a navegação.

    • a Friend® says:

      Na realidade, destes browsers todos, o Safari é o que está actualmente mais desactuailzado o que automáticamente faz com que seja um Benchmark desigual.

      Ele foi o primeiro de todos a introduzir novos padrões.. mas tem sido o menos actualizado para modificações “gigantes” como aconteceu especialmente com o IE, Chrome e Firefox.

      Dentro de meses já teremos o Safari 5.1 e aí a luta será mais igual, porque esse sim terá mudanças significativas, introduzirá o Webkit2 entre outra grandes novidades e muitas delas pioneiras que só virão mais tarde no Chrome (já que ambos partilham os mesmos desenvolvimentos por causa do webkit).

      E sim, em Windows o Safari não tem o mesmo desempenho que a versão Mac, mas mesmo assim, como expliquei é natural que haja diferenças. Fiquei foi parvo com o IE9 porque eles melhoraram bastante e pelos andaram a trabalhar “TANTO” para ficar apenas igual ao “velho” Safari….

      • js says:

        Como compreendes há sempre algum Browser que tem uma nova versão para sair, excepto o Chrome em que elas saem antes de o utilizador sentir necessidade delas.
        A Microsoft trabalhou muito mas mal, pois a nova versão mantém a grande enfermidade das anteriores: – a indesculpável incompatibilidade com as versões anteriores. Aliás é revelador a noticia da própria Microsoft que só vai actualizar o IE a partir das actualizações do Windows em Junho para dar tempo aos programadores para adaptarem os sites ao novo Browser.

        • a Friend® says:

          “excepto o Chrome em que elas saem antes de o utilizador sentir necessidade delas.”

          Uma grande verdade. Embora goste do Chrome acho um absurdo irem já na versão 12… sinto que em termos de updates constantes é bom, especialmente para a segurança.. mas esta “euforia” da Google no Chorme é para ganhar terreno e notoriedade, já que embora os numeros não pareçam.. ele é o browser mais novinho 🙂

          O Chrome é também uma “optima” escola.. ou universidade de programadores, o que tem portanto um intuito diferente dos outros browsers que remetem-se apenas a servir o cliente, ao passo que o Chrome anda a servir “clientes” e programadores (em termos de cativar a inovação).

          No fim de tudo, hoje em dia podemo-nos gabar que todos eles são excelentes browsers e servem perfeitamente para todos. A minha aposta no Firefox só é mais elevada pelo rico conteúdo de extensões, assim como a personalização ser de longe a melhor… desde a própria interface, como também o famoso “about:config” que permite ajustar o Firefox tal como quero… ele, para mim, é o “Linux” dos browsers 🙂

      • Bis says:

        “Fiquei foi parvo com o IE9 porque eles melhoraram bastante e pelos andaram a trabalhar “TANTO” para ficar apenas igual ao “velho” Safari…”

        Não digas asneiras o IE e o Safari vão os 2 ser sempre competição um do outro nos últimos lugares, conforme um tem update ou sobe ou desce.

        • a Friend® says:

          Provavelmente deves andar a leste do que é programar paginas para ambos…

          Este Safari está “velho” em comparação ao IE9 que saiu agora mesmo(verifica à quanto tempo já saiu…) Por outro lado, testa o Safari 5.1 que já está no Lion que possivelmente sairá como Safari 6 e verás onde quero chegar.

          Todos os testes feitos, embora prematuros e em fase dev, deixam o Safari 5.1 e Chorme 11 e 12 em pé de igualdade. Deste gestão de “tabs”, à velocidade de carregamento de páginas (que o safari continua a ser superior mesmo assim), à leveza, assim como compatibilidades com novos padrões.

          O Chrome continua dependente do trabalho da Apple no Webkit, que a Apple já tem em mãos em fase quase final a versão 2. http://www.webkit.org/

  22. Joao says:

    Acho que deveriam era fazer o teste do safari utilizando o mac os x. a versao mac e muito mais rapida que a de pc pela minha experiencia.

  23. Renato Gomes says:

    Por acaso pensei que o ie9 ficasse em ultimo, mas de resto já esperava o resultado dos 3 primeiros…

    • js says:

      O IE não ficou em último graças ao incrível desempenho que a aceleração por hardware tem nos processadores rápidos. É só esperar pela nova versão do Safari.

  24. BMJ says:

    Gosto muito do Firefox e do Chrome (Chromium), uso os dois, mas preocupa me em termos de segurança o Chrome, pois tem sido dos browsers mais inseguros…

  25. avlisrOtiv says:

    Palavras para quê? 😛 Confesso que ainda não tinha a certeza da minha escolha, visto que me adapto à simplicidade do Chrome, e à complexidade do Firefox, mas agora… foi totalmente decisivo!
    Parabéns Jorge, EXCELENTE trabalho! Adorei a quantidade de informação introduzida de uma forma simples, direta e limpa! Continuação… 😉

  26. sheldon says:

    Pra mim desempenho não é tudo, por isso continuo com o FF4.

  27. Lopes says:

    em relação aos browsers testados, uso um pouco de tudo, menos vezes o IE9 e o Safari não uso, é a excepção.

    O chrome é o que uso mais vezes, sem margens para dúvidas é o melhor, e o que aconselho quando me falam sobre browsers, os resultados foram os esperados com a goggle a ficar à frente. Este teste só veio confirmar como outros, a minha escolha acertada. 😀

  28. ApacheDraco says:

    Eu no windows, não troco o opera por nada.
    No Mac uso o Safari.

    Cumprimentos,

  29. Linesofcode says:

    Utilizaste a versão 10 do Chrome. Não é a versão mais actualizada. Portanto, podia, talvez, ter obtido melhores resultados.

  30. rodasp says:

    para mim o firefox continua a ser o meu favorito… já usei o chrome e não desgostei, mas devia ser um pouco mais configurável…

    quanto ao firefox acho que devia ser reformulado, de maneira a torna-lo mais rápido (windows)… quanto à RAM já está melhor…

    o opera, por muito inovador… não me consigo habituar a ele…
    o ie… deixei-me disso…
    o safari não me chama à atenção…

  31. João says:

    Estes valores falam por si, e não são, de todo, de espantar. A minha mente um pouco mais inclinada ao método científico, porém, fica com uma pequena dúvida. =P

    Como é que os valores dos testes onde menos é melhor (aqueles com o “-“) foram convertidos em percentagem?

    De resto, *excelente* trabalho! Parabéns pela análise e pelo artigo.

    • js says:

      Eu explico a metodologia.
      Os testes com sinal negativo são aqueles em que é marcado o tempo que demora a executar a acção, portanto quanto menos melhor. Como um resultado negativo ia baralhar as contas e a média dos testes dá 20%, foi só inverter a diferença que cada um deu para os ditos 20%.
      Assim todos entram em pé de igualdade.

  32. hitmanmcc says:

    Sugeria que deitassem os olhos a este teste na Tom’s Hardware Guide: http://www.tomshardware.com/reviews/firefox-4-internet-explorer-9-chrome-10,2909.html

    Para quem não gostar muito de ler muito teste, têm aqui a página das conclusões: http://www.tomshardware.com/reviews/firefox-4-internet-explorer-9-chrome-10,2909-16.html

    De salientar que apontam resultados diferentes e são bastante mais exaustivos.

    • js says:

      Muito bom teste, bastante exaustivo.
      Se comparar os resultados individuais dos testes que se repetem eles são muito semelhantes com os meus, apenas os resultados finais variarem um pouco, o que se deve à diferente metodologia usada.
      A minha parece-me mais correcta pois a classificação de cada teste colabora quantitativamente para a classificação geral e não qualitativamente em que só o lugar da classificação conta. Pode parecer confuso e vou dar um exemplo:
      No outro teste se o browser A tiver 90% e o B 10% num teste e se em outros 2 testes o A tiver 49% e o B 51%, o browser B tem 2 primeiros lugares contra 1 do B e ganha a geral apesar de o A ter média de 62,6% e o B apenas ter 37,3.
      Acho mais correcta a minha metodologia, apesar de achar o outro Benchmark muito interessante e ir analisar alguns teste lá feito que eu desconhecia.

  33. Bernardo says:

    Eu falei em questão a segurança pois acabei de ser atacado usando o IE9 E Norton 360 5.0 eu apenas entrei no site http://www.blogdoiphone.com e nada do IE9 e o Norton fazer nada..

    • aver says:

      “If we look at the results by category, Internet Explorer 9 still has the edge. This makes Microsoft’s browser the winner by category, as well as by the performance and total placing. There’s simply no getting around it, Microsoft Internet Explorer 9 is still the champion.” 😀

      Pode ser, mas prefiro o Firefox 4. Meti-lhe um dos add-ons desta lista, o Status-4-Evar. Realmente, grande lata acabar com a barra de progresso da abertura de páginas ! Agora o FF 4 não permite saber quando é que uma página está completamente aberta ! Deve ser para parecer que abre instantaneamente. http://bit.ly/hVPz9b

  34. Serva says:

    Boas o Opera em Linux e o Firefox 4 são boas opções , por vezes também uso o Chrome mas sinceramente não sinto grande diferença na performance e depois como já foi dito a velocidade não é tudo , ainda falta muita coisa ao Chrome .

    O firefox ainda é aquela maquina infernal e o Opera está a tornar-se um excelente Browser , tudo boas noticias para a comunidade open source .

    Pelos vistos não bastam os milhões invetidos pela Microsoft e Apple para que os seus Browsers sejam ou mais performantes ou até agradaveis de usar …. FANTASTICO não é constatar-se com dados cientificos e não com a opinião de boys como de facto são as coisas .

    Fiquem bem

    Cumprimentos

  35. Serva says:

    Ops esqueci-me de agradecer o excelente trabalho , as minhas desculpas

    cumprimentos

  36. Joao says:

    eu sempre usei o firefox, mas já há alguns poucos meses comecei a usar o chrome, e na minha opinião é o melhor de eles todos!

  37. Jox says:

    Eu sou fã do FF mas gosto de ficar atento à concorrência, que para mim, actualmente só se resume ao Chrome. O FF é para mim o melhor devido aos seus extras sendo que alguns só estão disponíveis para o FF e me são imprescindíveis. Uso o Chrome como 2º browser e também gosto muito dele, com destaque pela sua leveza, simplicidade e rapidez de arranque. Em relação ao FF4 fiquei um pouco desiludido pelo facto de ainda ser necessário reiniciá-lo após a instalação de um extra e por ser um pouco mais lento a arrancar do que o Chrome. Mas ainda assim continuo fiel.

  38. Arimathéia says:

    Queria um teste desse com browsers rodando no Mac OS X.

    • Chrome 12 Dev
    • Safari 5.1 Lion
    • Safari 5.0.4
    • Firefox 4
    • Opera 11

    Excelente artigo!

    • a Friend® says:

      O dificil em testar “Dev’s” é que estamos a acabar os testes e já temos uma nova build a testar… seria um “loop” constante de testes porque ao acabar e publicarem, apareceria sempre alguém a dizer: “então mas eu já tenho a versão 12.099999.99 e vocês “só” testaram a 12.0999999.98!!!” 🙂

      Safari 5.1 está qualquer coisa e tem recebido uma GRANDE aceitação até por parte da equipa do Chromium… anda ali um trabalho em conjunto Apple – Google que vai elevar os 2 browsers a um patamar muito elevado…

  39. @mano0_0 says:

    Eu sou mais o navegador FLOCK esse sim é excelente e muito rápido comparando ate com o CHROME 10

    heheh

    me sigam no twitter @mano0_0

  40. a Friend® says:

    Há um pormenor interessante na versão Mac dos 3 browsers.

    Google Chrome 10 tem 198,2MB (provavelmente p causa da Sandbox e Plugin Flash integrado) e é 32-bit apenas.
    Firefox 4 tem 74.1MB e é 32-bit e 64-bit e corre melhor em modo 32-bit
    Safari tem 57.1MB é 32-bit e 64-bit e corre melhor em modo 64-bit

    O problema, no caso do Safari, é que quem tiver pouca RAM (2Gb) sente-se que é mais pesado que os restantes porque usa mais recursos (obviamente). Por outro lado, é “turbinado” e por essa razão é que a versão do MacOsX é mais rápida que a versão do Windows. Tem também outros pormenores, são sistemas diferentes e gerem de forma diferente as memorias, o que obviamente o Safari joga em casa. Outra vantagem é que no MacOSX mesmo correndo a versão 64-bit, os plugins 32-bit (como o Flash) funcionam..

    Nos meus testes, só tenho pena é que o Firefox a 64-bit esteja extremamente mal optimizado. Quem tiver a versão Mac, aconselho a irem às aplicações, seleccionar a App, carregar no “Command+I” e na info Geral seleccionar a opção “Abrir em modo 32-bits”

  41. J-Rod says:

    Neste momento o Chrome teria a minha preferência se fosse TOTALMENTE (supostamente é, mas na realidade não) compatível com IDM (ultima versão).

    Embora talvez o problema possa ser do IDM (Internet Download Manager), eu já o usava muito antes do Chrome aparecer.

    Sendo assim, continuo no FF.

  42. João Franco says:

    adoro o chrome, so tem uma coisa q eu detesto q ele n consegue abrir/executar um ficheiro da net, ou seja, e sempre preciso descarrega-lo para o pc so dpois ele o abre.

    alguem sabe se ha alguma maneira de n ser preciso descarrega-lo pro pc ?

    comprimentos

    • Hugo Cura says:

      Quando mudei para o Chrome, no início isso também me fazia confusão. Agora estou habituado e prefiro assim. Porquê? Porque controlo melhor os meus downloads e evito lixo nas pastas temporárias do sistema, que por vezes não são tão “temporárias” quanto parecem e acumulam lixo que nunca mais acaba.
      Assim, tenho uma pasta “Transferências” junto dos documentos, guardo a maioria dos downloads para aí, e de quando em vez passo por lá a dar uma arrumação.

  43. carlos says:

    dizem que o browser opera é o mais rápido e o melhor. mas admira que esteja abaixo do firefox 4

  44. Fernando says:

    Eu pessoalmente gosto muito do Opera.
    Como tenho um Pc antigo (P4 2.8) ele corre muito bem. Alias, pelo que vejo no meu pc é mais rápido o Opera que o Firefox! Mas os resultados entre firefox e opera não são muito grandes por isso uso os dois por causa dos addons do firefox.
    Mas no geral uso o Opera.
    Incrível que ninguém falou do Opera nestes comentários todos!

  45. Navyseal says:

    Excelente comparativo. Seria interessante incluir outros browsers menos conhecidos. 🙂

    Para quando um teste comparativo entre antivírus?

  46. Paulo Moura says:

    Gostava de propor o mesmo teste mas em mac OS X

  47. Bruno Gonçalves says:

    Eu cá gosto do Opera, só não uso o Chrome por uma única razão: não consigo por uma palavra passe mestra para a gestão de passwords :\.
    Qualquer pessoa que me vá mexer no browser consegue ver as passwords todas.

    Ou há maneira de o fazer no Chrome?

    • Jox says:

      Instala a extensão ‘LastPass’! É muito boa!

    • Hugo Cura says:

      Na verdade tem essa falha. Basta ir às opções > Itens Pessoais > Gerir palavras-passe guardadas e não existe qualquer impedimento de consulta de todos os logins e passwords. Mas é claro que tudo isso está encriptado e não é acessível a partir de outro utilizador do Windows.
      Portanto, assegura-te que só tu usas a tua sessão e cria uma outra para quem não queres que veja as passwords.

  48. Alberto says:

    Chrome é FF são os melhores, uso o Chrome para tudo só quando tem alguma extensao necessária é que uso o FF.

    Opera? Nem morto, rapido sim, incompatibilidade SIM.
    Safari? Isso é coisa de quem queria ter um Mac.

  49. Para mim, em Windows o Chrome, e em Mac o Safari.

  50. jmartins says:

    opera 4ever

  51. Opera 43v3r says:

    Apesar destes resultados, ninguém me convence a mudar do meu adorado OPERA para o Chrome.
    O FF tem-me desiludido pouco a pouco, pois tem vindo a crescer da forma errada.
    O OPERA, continua a ser o mais seguro de todos, apesar desta nova versão também ter extensões (as quais aconselho a não usar) que o tornam mais lento.

    Quanto ao Chrome, talvez seja a altura de experimentar novamente, pois aquando a sua saída, não me convenceu.

  52. Thiago says:

    Muito bom teste … se vocês pudessem fazer um benchmark de segurança… eu li em algum lugar que os navegadores “mais seguros” eram o Firefox e Opera pois não encontraram ou qse não encontraram falhas de seguranças no mesmo e os “menos seguros” eram o Safari, IE9 e Chrome pois encontraram falhas …

    O Safari fica tão pra trás pois foi um navegador adaptado pra plataforma windows.

    Mas se você usar o Safari em um imac vao ver o quanto ele é excepcional em velocidade, estabilidade…

    Queria ver um benchmark do Safari rodando no MAC OS X e outros navegadores também rodando no OS da Apple pra ver como ficaria…

  53. Alpes says:

    Até há algum tempo atrás, 10 meses, era fã incondicional do firefox, mas desde que comprei um smartphone com android, virei-me para o google chrome e assim interagir entre ambos. Estou completamente satisfeito com o mundo Google.
    Em relação a extensões, quase todas que existem para o firefox, também o google chrome as tem. 5 *****

  54. Ana says:

    Avant Browser – mais rápido é impossível

  55. Jorge Nunes says:

    Penso que todos os browsers são bons, tudo depende do gosto de cada um e da habituação que cada utilizador tem com cada um dos referidos browsers. Pessoalmente, o browser que mais utilizo é o Opera. Tem tudo o que necessito para realizar uma navegação eficaz na Net, apesar de reconhecer que não é o browser mais rápido. Contudo, prima pela segurança, graciosidade, nitidez e limpeza da interface.

    Um grande Bem Haja Pplware

  56. dajosova says:

    Fui utilizador do Firefox durante muito tempo e só decidi experimentar o Chrome após ter amadurecido e já aceitar extensões… Realmente fico contente com este e outros resultados que indicam que fiz uma excelente escolha. O que mais gosto para além da fiabilidade e velocidade é a integração que faz com os serviços Google de forma nativa. Mas claro que estou a usar a versão Dev no Chrome 12.

  57. Romulo Silva says:

    Sim, Sempre gostei do Fire fox (meu padrão);
    uso o Chrome também, não atualizei para o IE9 ainda pra testas (nunca fui fã do IE) o chrome tem um bom desempenho. Mas mesmo assim o Fire Fox não perde pra ele. (minha opinião) Ja esperava mais ou menos esses resultados na pesquisa..

    Obs: Cada um escolhe qual melhor para sí.. ^^ Abraço!

  58. felippe says:

    nao consigo largar o opera… Google chrome é falta de privacidade…internet explorer é falta de privacidade… firefox é pesado só presta em computadores dual core…safari é bom mais tambem é pesado

  59. 143joaoazevedo says:

    Isto é muito simples.
    O IE é para quem tem Windows e vai sacar o Chrome.
    O Safari é para quem tem Mac e vai sacar o Chrome.
    O Opera é feito para o Firefox andar a copiar o design.
    O Firefox é para os utilizadores do Chrome verem que usam um browser muito melhor.
    O Chrome é para usar e abusar e perceber que este sim, este não é um browser, este é o Browser.

    • pfbatista says:

      Ha um pequeno engano tua ultima frase, deveria ser: “O Chrome é para usar e abusar e perceber que este sim, este não é um browser, este é o Browser do Zé Povinho.”

      • 143joaoazevedo says:

        Muito bem, muito bem dito.
        Agora deixa-me adivinhar.
        Usas o Firefox não é?
        E já agora justifica lá a tua afirmação: “este é o Browser do Zé Povinho.”

        • pfbatista says:

          Uso Firefox
          Uso Chromo
          Uso IE

          A ordem de preferência é a indicada

          Eu justifico-te porque razão digo que é o Browser do Zé Povinho (Sem ofender claro)

          Porque para a maioria do comum mortal, usa-se o browser que é mais rápido.
          Há uma frase que as mulheres costumam dizer… “o tamanho não é tudo”… tal como nos Browsers, a rapidez não é tudo.

          Não tenho duvidas que o Chrome é o mais rápido, mas não oferece a mesma personalização/configuração que o Firefox permite. No Firefox consegues tirar partido de um grande grupo de parametrizações presentes no about:config

          Por isso quem quer um browser que seja rápido, tem o Chrome… quem quer um browser parametrizável, seguro, etc, etc… Usa o Firefox.

          O Chrome não é o melhor browser, é simplesmente o mais rápido, para quê preocupar-me com 1 segundo na abertura de uma página?! 😉

          • Vítor M. says:

            pfbatista estás errado.

            Eu digo-te que actualmente o Chrome é o melhor browser. Além de ser o mais rápido tem um sistema de sincronização de favoritos, perfis, passwords, etc.. melhor que a concorrência pois utiliza uma estrutura integrada com o Gmail e dessa forma serve mais e melhor os utilizadores (além de tudo o que gravita em volta da cloud da Google).

            Depois é o browser que tem melhor desenvolvimento, está estruturado para ser fiável, para ter uma evolução sustentada, ao contrario do Firefox que padece hoje de um cenário de confusão criado no aparecimento do que deu o ser ao Firefox, as extensões.

            Depois o chrome tem uma sustentabilidade assegurada, coisa que não será tanto assim no Firefox e vemos que grande parte das novidades mostradas já eram conhecidas do Opera. É ver as mais recentes novidades na interface gráfica do FF4.

            Mas há mais, uma das grandes armas do Chrome é o controlo sobre os plugins, para não comprometer a estabilidade do browser em termos de desempenho e segurança e isso foi o que “tramou” e continua a “tramar” o Firefox.

            Depois outro aspecto que me fez sair do Firefox, além da lentidão foi a compatibilidade do Chrome às estruturas modernas, às tecnologias que ainda há dias mostramos, existentes já na versão 11 e 12.

            O zé povinho que referes é um estigma teu, pois cada é livre de usar o que entende sem que tenhas o direito de criar clivagens resultantes dessa escolha, na minha opinião fica-te mal essa atitude…

            Ainda por cima não a consegues sustentar com argumentos fortes, apenas referes que um é parametrizável e e outro nem por isso… errado esse pensamento.. mas pronto! 😉

          • pfbatista says:

            Vitor:

            A questão do sincronismo é facilmente colmatada com o Xmarks, que o utilizo desde as primeiras versões. já sei, vais-me dizer que essa extensão atrasa o FF? Sei que sim, mas não o sinto de forma significativa.

            A interface gráfica… nem utilizo a que vem de base, já há muito tempo que utilizo o Strata… gosto, é simples…

            Acredito no que dizes, que haja compatibilidade às estruturas modernas, mas na minha experiência e no dia-a-dia o FF diz-me exactamente o contrário. Em grande parte dos sites o FF cumpre com excelencia, quando não o cumpre, nem o chrome adianta… lá vou eu com o IE, mas o IE8 mantinha uma compatibilidade maior que o IE9, podes não acreditar mas a minha experiência é enorme nesse sentido.

            Relativamente ao Zé Povinho… Um mal de comentar num site é a falta de expressão física… interpretas muito mal ao acreditar que estou a levar nesse sentido. Quando digo Zé Povinho, refiro-me ao povo, já que esse “Povo” é o que possui conhecimentos mínimos. Não é no sentido depreciativo, conforme me parece a tua interpretação.

            Argumentos fortes…
            Vou-te dizer uma coisa relativamente à utilização de argumentos fortes. Gostava mesmo de ter o tempo que muitos daqueles aqui vêm comentar… copy… paste… às vezes ainda se dão ao trabalho de traduzir… vá lá! Não tenho esse tempo, adorava mas não o tenho.
            Somente indiquei a parametrização porque é um ponto MUITO FORTE a meu ver, faço grande uso disso. Agora não me obrigues a perder tempo e a pesquisar na net sobre outras temáticas onde o FF ganhe ao Chrome.. adorava contribuir nesse sentido… mas não posso… mesmo!

          • pfbatista says:

            Vitor:

            Esqueci-me de referir uma coisa.

            Eu GOSTO do Chrome… mas só isso não me faz mudar.

          • Vítor M. says:

            pfbatista percebido 😀

            É a tua opinião, respeito. A minha argumentação.. vale o que vale, acima de tudo vale em termos presentes para de alguma forma deixar a minha opinião. Sustentei o que penso nos argumentos de mercado, nos argumentos genéricos, pois tenho além desses os argumentos pessoais que valem para mim. 😀

      • Pedro S says:

        hehehe bem dito.
        Na altura em que saiu quase todos os meus colegas o usavam porque era muito rápido. Bastava-lhes notarem maior rapidez abrir paginas que pronto já o usavam. Mas isto nao significa ser o melhor. Agora quase 3 anos volvidos já evoluiu o browser e tem muitas extensões fixes, admito, já vi algumas muito interessantes. Mas no que toca a segurança dos dados e privacidade o chrome não é dos melhores.

        Cumps

        • 143joaoazevedo says:

          Só mais uma coisinha.
          Diz-se que o melhor FF é o melhor em extensões e que tem extensões como mais nenhum.
          Primeiro ainda não vi nenhuma extensão que o FF tenha que o Chrome não tenha também e além do mais o FF tem muitas funcionalidades que precisa de extensão quanto que no Chrome as mesmas opções vem de origem.
          Já para não falar num design genuíno e não “plagiado” de outros browsers e ainda nos podemos lembrar que é o browser do GOOGlE, estes meninos nunca nos deixam ficar mal.

  60. outsol says:

    O Chrome para primeiro ministro já. Sem duvida the best.

  61. Luis Marques says:

    Como todos sabemos a nível de velocidade o chrome é o melhor, mas como estou tão habituado ao firefox não mudo nem por nada

  62. JP says:

    Como eu já disse: uso o FF como browser principal e o Chrome como secundário. Ainda há pouco tempo tive incompatibilidades em abrir certos site com o Chrome, coisa que não acontece com o FF. Para mim a grande vantagen do FF são os extras q continuam a ser melhores q no Chrome.

  63. dajosova says:

    Em relação a gostos já ouviram certamente dizer que não se discutem!

    Até concordo em certa medida, sobretudo no que diz respeito a estética pura.

    Há que respeitar a individualidade de cada um, se quiserem discutir design inscrevam-se numa tertúlia específica para o efeito.

    É como agora chegarem aqui e dizerem que o perfume X é o que cheira melhor! Se conseguirem provar que sim, então eu rendo-me às “tais” evidências!

    Haja paciência rapaziada… mais tolerância s’il vous plait!

  64. js says:

    Os comentários a um artigo funcionam como tudo na net, rápido. É 1,2 dias e pronto, acabou.
    Então à laia de remate vou divulgar os Browsers que foram utilizados para abrir o link do site da IMO que utilizei para o teste de tempo de abertura das páginas:
    Chrome:17
    Firefox:8
    IE:6
    Opera:4
    Safari:1
    Cada um que tire as suas conclusões.
    Só há um facto que quero referir. Há uma entrada com o FF 3.0 e outra com o Chrome 8.
    É estranho como é que pessoas que visitam este tipo de páginas, que à partida deverão estar minimamente esclarecidas sobre a realidade dos Browsers utilizem-nos tão desactualizados!
    Até Sempre
    Jorge Sousa

  65. lumitoro says:

    Boas ppl. So quero dizer que o IE9 não deveria ser beneficiado na pontuação devido à aceleração por hardware já que só funciona em windows enquanto todos os outros podem mesmo ser considerados multi-plataforma. Sendo assim o IE9 volta a estar em último.

    Abraço

    • pfbatista says:

      Lumitoro:

      Acho que isso que estás a dizer é um pouco faccioso…

      Os testes são efectuados em plataforma Windows, está explicito isso…
      Se os Browsers estão em pé de igualdade para a utilização dos diversos recursos do sistema…

      Porque razão não se pode utilizar a aceleração por hardware? o hardware existe, certo? porque não pode ser utilizado para processar informação?

      Dizes isso porque ficou uns pontos à frente do Safari? 😛

  66. Deluxor says:

    Vejam o Maxthon…

    o melhor browser do planeta… na minha opinião.

  67. Mourinho says:

    Acho que esses testes são todos manipulados, prefiro me guiar pela minha própria experiência e o Chrome não consegue me satisfazer como o Firefox! Firefox melhor pra mim. Infelizmente esse espaço tem sido usado para fazer propaganda para o Chrome!

    • js says:

      Em primeiro lugar o autor dos testes está identificado, pelo que devias pensar duas vezes antes de insultar alguém que não conheces.
      Em segundo lugar o trabalho possui os links de todos os testes para que os possas fazer na tua própria realidade. Assim podes comprovar essa tua alegada manipulação.
      Já agora gostaria que concretizasses qual o interesse que alguém poderia ter para fazer propaganda ao Chrome. Será que um produto grátis paga a alguém para isso?

      • Vítor M. says:

        Js o Mourinho não insultou o autor deste excelente trabalho, o Mourinho apenas mostrou uma “ignorância ditatorial”, típica dos miúdos de tenra idade.

        O estilo é muito próprio, o que ele usa tem de ser o melhor e caso alguém ouse dizer o contrário está a propagandear ou a manipular os valores… não te leva a uma determinada conclusão este tipo de comportamento? 😉

        Os putos pois claro 😀 não é insulto nenhum, aliás o alcance do valor metodológico usado no artigo é inatingível.

        Depois as tuas propostas são suficientes para afastar qualquer ideia de confronto sério… achas mesmo que ele vai testar? 😀 ele não quer… só quer que a sua ideia seja a melhor 😀

        São os efeitos da chamada confusão entre liberdade de expressão e libertinagem de expressão…

  68. Tiago says:

    Eu já estava á espera destes resultados, pois o Chrome veio para impor um novo estilo! Digam o que disserem o Chrome é muito melhor, eu tenho um pc com um Pentium 3 a 733 Mhz e o chrome funciona sem problemas, o Firefox de volta e meia perdesse, o ie nem vale a pena falar e o opera consegue ser um pouco melhor que o firefox.
    Do meu ponto de vista, o ie foi o primeiro, a base; o Firefox revolucionou com a sua velocidade e as suas abas ou separadores; o safari e o opera tentaram pegar nessas bases e melhorar; a Google pegou no design do opera melhorou as funcionalidades do Firefox e criou o chrome que se tornou no super browser, no entanto a que dizer que nem tudo é perfeito, pois de volta e meia encontro sites que não são lá muito bem suportados pelo chrome, mas isso são pequenos pormenores
    (1º Chrome; 2º Firefox; 3º Opera; 4º IE/Safari)

    • Jorge Sousa says:

      Pois é Tiago, num computador antigo como o teu é que o Chrome brilha.
      Se analisares os testes verificas que a vantagem do Chrome é muito maior no computador mais lento.
      Quanto ao aspecto de o Chrome não funcionar bem em alguns sites, a culpa é deles, que são antigos e não são actualizados. Não te esqueças que o Chrome ainda é uma criança de 2 anos. Olha que há sites que quando tu lá entras com o Chrome eles não funcionam e aconselham-te a baixares o IE6!…

      • Tiago says:

        Obrigado pelo conselho, mas tal como disse em todos os computadores que mexo gosto de ter o chorme instalado já me habituei a sua velocidade e simplicidade. Mas não sou como muitos (cego), e fico numa de é este e só este, gosto de ir balenciando e vendo como é que os browsers se vão transformando. Lá esta se um dia eu vir que o ie consegue ser muito mais interessante mudo, assim como com outro qualquer.

  69. Dj Lando says:

    Eu uso o maxthon à mais de 6 anos e nunca queixei de nada, ela é leve, versátil e muito útil, alias foi o primeiro a apresentar o sistema de separadores, o seu drag n drop funciona sem ter de deixar o rato em cima de um outro separador, basta arrastar uns milímetros, isso apenas são alguns exemplos.

  70. J Pedro says:

    E que tal um novo Benchmark a browsers, agora com o Firefox 5 e já agora com o Pale ? Hugo Cura, Jorge Sousa ? (data do comentário, nunca é demais vincar, 28-06-2011)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.