Bash do Windows 10: Troque o Ubuntu pelo SUSE
A decisão da Microsoft de trazer o Linux para dentro do Windows 10 foi arriscada, mas abriu portas para muitas possibilidades. Funcionando como um subsistema do Ubuntu, a Microsoft trouxe para o seu sistema todos os comandos que muitos conhecem da bash.
Mas se até agora tudo se limitava a correr dentro do Ubuntu, chegou uma alternativa. O SUSE também já pode correr dentro do Windows 10 e o Pplware vai explicar como o pode fazer.
Esta novidade não veio de forma oficial, mas segundo os seus criadores é agora possível ter o openSUSE Leap ou o SUSE Linux Enterprise Linux a correr no WSL (Windows Subsystem for Linux). Para isso é necessário trocar o Ubuntu pelo SUSE, algo que se pode fazer em poucos minutos.
Quem notará diferença são os utilizadores mais puristas, mas a verdade é que mesmo sendo ambos baseados em Linux, existem diferenças.
Como trocar o Ubuntu pelo SUSE no Windows 10
O primeiro passo, e o mais básico de todos, é garantir que têm o WSL activo. Para isso podem seguir este guia que publicámos quando o Ubuntu ficou disponível para o Windows 10. Aproveitem e actualizem também o Ubuntu, recorrendo às nossas instruções.
De seguida, e já dentro do Ubuntu, precisam descarregar a nova versão. Para isso corram o comando abaixo e descarreguem para o Windows a nova versão.
$ wget -O openSUSE-42.2.tar.xz https://github.com/openSUSE/docker-containers-build/blob/openSUSE-42.2/docker/openSUSE-42.2.tar.xz?raw=true |
De seguida precisam de criar uma nova pasta para receber este novo subsistema Linux. O passo lógico seguinte é descompactar o novo subsistema SUSE que descarregaram. Os comandos a usar para estes dois passos são os seguintes:
$ sudo mkdir rootfs $ sudo tar -C rootfs -Jxf openSUSE-42.2.tar.xz $ exit |
O passo seguinte é a substituição do rootfs pelo novo. Abram uma janela da linha de comandos do Windows e corram os seguintes comandos. O primeiro coloca-vos na pasta onde está o subsistema Linux, o segundo faz uma cópia do Ubuntu e o terceiro coloca o SUSE pronto para ser usado. Notem que no terceiro comando devem alterar o valor
cd %localappdata%\lxss\ rename rootfs rootfs.ubuntu move .\home\<utilizador_linux>\rootfs .\</utilizador_linux> |
Por fim, e porque o SUSE não tem qualquer utilizador definido, devem indicar ao sistema que deve usar o root. Este comando é também dado na janela de DOS.
lxrun /setdefaultuser root |
Após este passo, a bash do Windows 10, que estava assente no Ubuntu, passa então a estar já a usar o SUSE. Só precisam de a invocar como faziam antes, para que de imediato vejam a diferença.
Substituir o ícone do Ubuntu pelo do SUSE
Um último passo pode ser feito, para removerem de vez as referências ao Ubuntu e tornar essa bash 100% SUSE. Basta que descarreguem o ícone do SUSE deste endereço e o coloquem na pasta %localappdata%\lxss\.
De seguida voltem a abrir a linha de comandos do Windows e executem o comando de cópia e de substituição do ícone associado.
cd %localappdata%\lxss\ rename bash.ico Ubuntu.ico rename Saki-NuoveXT-Apps-suse.ico bash.ico |
A chegada do SUSE ao Windows 10 mostra que em breve poderemos ter, não apenas estes dois sistemas a correr no Windows 10, mas qualquer distribuição Linux que o utilizador queira.
Se usa o Linux no Windows 10 e não gosta do Ubuntu tem aqui uma excelente alternativa. Se ainda não usa, então esta é uma excelente oportunidade para ver o que a Microsoft conseguiu fazer ao trazer o Linux para o Windows 10.
Este artigo tem mais de um ano
Interessante.. eu instalei o linux mint num portátil e consegui inserir um comando que desactivava o teclado avariado do portátil, usando posteriormente um externo.
No windows 10 posso inserir o mesmo comando e ter o mesmo resultado? é que no gestor de dispositivos consigo desinstalar, mas ao reiniciar o windows 10 instala automaticamente o teclado, mesmo já tendo desactivado essa opção do windows.
No caso do Windows, em vez de desinstalares experimenta desativar, penso que depois não é ativado automaticamente.
Não aparece a opção desativar, o que acho estranho
Desactivas isso no gestor de dispositivos.. Nunca mais te chateia
tal como disse em cima, nao aparece a opção
Porque é que no gestor de dispositivos não desactivas em vez de desinstalares? Na propriedades do teclado tenta ver se tens “desabilitar este dispositivo”
Não aparece a opção desativar no gestor e pelo resto das propriedades do windows e teclado também não
boas Sérgio, qual é a edição do teu windows? Se for PRO ou superior basta acederes a gpedit.msc e adicionares uma política com o hradware id correspondente para não instalar o drive. Se necessitares de mais ajuda diz 😉
Ter uma shell unix a correr no Windows não o mesmo que ter um Linux a correr lá dentro!
Sherlock Holmes is back!
Ter um terminal em windows que simula linux que corre comandos mas não permite instalar sequer um programa como o gimp, scribus, blender… é uma enorme treta… ou seja uma das coisas que mais maravilha qualquer utilizador linux é com a shell consegue-se com um único comando instalar várias aplicações de uma vez, por exemplo se a intenção é instalar por exemplo os três programas indicados basta escrever “apt-get install gimp scribus blender” e carregar no “enter”… e ficam instalados.
Muito bom!
Parabéns e obrigado Pedro! 😉
Sergio e porque nao tirar o flat cable que liga o teclado à board?
Nem toda a gente se atreve a abrir um portátil…
Queria evitar essa opção, porque até hoje só abri um portatil e trata-se de um insys edição limitada que tem algum valor sentimental pra mim. Mas em ultimo caso lá terá que ser..
Algo que também tentei foi dar drivers errados ao teclado para que o windows não o consegui-se instalar, também não resultou.
No Linux Mint, que até estava aprender a utilizar, desativei em meia dúzia de minutos através de videos e pesquisas.. para o windows 10 é que não tenho encontrado solução
mas quem e que instalar o ubuntu no Windows?
quem tem a mania.. ubuntu já nao é grande coisa.. mas a correr em cima de w10 LOL
Só uma pergunta: Se eu já tenho o Windows no Ubuntu, pra que eu quero o Ubuntu no Windows? Desculpe a minha ignorância.
Podes virtualizar sistemas ou podes emular sistemas ou podes interpretar sistemas.
A correr wine no linux é um emulador de um ambiente windows assim como este “ubuntu” é pseudo-emulado no windows.
Depois podes correr um virtualizador (virtualbox ou vmware por ex) em qualquer sistema e virtualizar qualquer sistema.
Isto tudo depende do cpu. é uma questão de layers.
WINE IS NOT AN EMULATOR
Como usuário avançado não tem nenhuma utilidade nem Ubuntu nem OpenSuse… Para quem quiser usar o sistema completo recomendo ou usar em uma máquina virtual ou até poder ter um sistema em uma outra participação ou mesmo um HD só para esse fim.
Tu no mac usas o bash do linux e não tens a necessidade de “virtualizar” nenhuma distro linux, porque é que o windows nao pode ter tambem o bash??
MacOS é baseado em Unix. É por isso.
Para quem se intitula de usuario avancado tens uma visao demasiado redutora, fazendome até pensar o quao avancado es…
Sim tem bastante utilidade ter bash do linux no Windows, basta pesquisares um pouco para saberes o que podes fazer com ela.
Emacs….
wat
Cuidado!
Discussão é egoísta para outro lugar.
amigos mais próximos em um post!
Regras da placa para proteger!
Outros não escrevê-lo para ser desconfortável! (Este importante!)
De qualquer forma, divertido!
Yo Com tais coisas semelhança Kussu!
Isso é um poema ou foi carregar nas sugestões que o teclado do telemovel dá até o texto ter esse comprimento?
Tentamos executar um comando simples como “apt-get install gimp” corre mas não instala nada…