Quantcast
PplWare Mobile

Asterisk Now 3.0 – Monte você mesmo uma Central Telefónica

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Muito boa essa solução !!!

    melhor ainda esta solução abaixo.

    http://www.leucotron.com.br

    conheçam o NOMAD ( ramal do pabx no celular )

  2. Miguel says:

    Para usar este tipo de serviço basta estar ligado à internet e configurar o servidor ou tenho também de ter algum provedor deste tipo de serviço?

    • SCC says:

      o maior erro que se comete, quando se fala de VOIP ou se escrevem artigos sobre o tema, é esconder o facto de que o VOIP nao é gratuito como as pessoas pensam. É mais barato, ponto!
      É obvio que um servidor baseado Asterisk, 3CX, Linq, etc… necessite de estar ligado à WWW (mais um custo) e que para fazer chamadas para a rede fixa ou móvel precisa sempre de um provider, o que também acrescenta custos.
      Por isso, quando ha pacotes nas operadoras, que por 10 ou 15EUR/mensais(ou pouco mais) temos chamadas ilimitadas para qualquer rede fixa europeia, é dificil arranjar argumentos que convinçam a migraçao para VOIP .

      O que,neste caso, o Asterisk traz e com a maior facilidade possivel, são serviços tais como IVRs, VoiceMail, Fax2Mail2Fax, Salas de Conferencias,e outras coisas que se podem desenvolver com maior ou menor facilidade.

      Eu desenvolvo Asterisk ha 7 ou 8 anos, participo com alguma actividade no desenvolvimento do software, participei em projectos nacionais e estrangeiros relacionados com a framework (sim, framework, pois Asterisk é cada vez menos PBX e cada vez mais API de desenvolvimento de aplicações de voz), desenvolvo appliances à medida e serviços baseado em Asterisk, para além de software para Asterisk, e se ha algo que aprendi com o tempo é que dizer às pessoas (ou as pessoas pensarem) que o VoIP é gratuito, e isso é um grande erro! (é obvio que nao é o caso no artigo, até porque nao é esse o tema…)

  3. Eu pretendo saber e depois?
    Tenho isto montado e agora como ligo do telefone A para o telefone B usando este servidor?

    E chamadas para a rede fixa/móvel?
    E na receção de chamadas fixa/móvel como encaminho para o utilizador A?

    Tenho muitas mais questões!
    Ps: não sou um nob em informática pelo contrario, apenas nunca explorei essa área 😀

    • Gerardo says:

      Eu também não sou nenhum expert na matéria, mas segundo analisei na altura o maior investimento são mesmo as placas para ligar as linhas telefónica. Podes sempre usar como servidor SIP (voip) com softphones ou webphones. Mas se quiseres fazer/testar chamadas de/para rede fixa e telemóveis, vais ter de gastar uns cobres valentes em placas

      Alguém que me corrija se estiver enganado.

      Também tens de gastar uns cobres valentes se te quiseres certificar nisto 😀

    • SCC says:

      se queres ligar do telefone de casa para a casa de outra pessoa utilizando VOIP tens várias formas de o fazer, mas baseiam sempre no uso de serviços (de fraca qualidade) como o voipbuster ou voipcheap (serviços da Betamax) que são baratissimos e têm a qualidade que têm…

      Com o serviço contratado, podes depois fazer o seguinte:
      – ligas mediante softphone do teu PC directamente para o numero do destino (fixo ou móvel)
      – ligas o teu telefone de casa a um ATA (o Sipura é mto conhecido, assim como o Cisco/Linksys SPA – que é pouco estável – ou o Grandstream HT502/503) e tens a tua linha telefonica convertida para VOIP (recebes via rede fixa, fazes chamadas via rede IP)
      – adquires uma appliance ou montas uma maquina com Asterisk, compras as placas analogicas necessarias (geralmente 1 FXO outra FXS) e ligas o FXO à rede fixa, o FXS ao telefone de casa. Recebes a chamada do fixo para o servidor e este encaminha para o telefone que pretenderes; fazes a chamada do telefone, o servidor encaminha via VOIP para o destino pretendido .

      em todos estes casos, tanto o ATA como a appliance ou servidor têm de ter a conta voipbuster/voipcheap configurada!

      Agora vamos a custos:
      – appliance 1FXS + 1FXO nunca menos de 200 para algo estável
      – ou entao servidor para casa, pelo menos 300EUR + placa FXS/FXO entre 100 a 150EUR (arranja-se mais em conta, mas a estabilidade e qualidade é Made in China … merci Alibaba!)
      – serviço Betamax : 12.50EUR para 120 dias de chamadas gratuitas para a rede fixa europeia, dividido em 300minutos semanais no maximo.

      Ou seja, entre 200 e 500EUR de investimento, no minimo.

      Quanto pagas de MEO ou ZON? 40EUR é media, que inclui as chamadas todas e mais algumas para a rede fixa europeia, e claro a net e a TV. É fazeres as contas 🙂

      Outra coisa que ninguem fala nos artigos: as chamadas via serviços como a Betamax sao limitadas a apenas chamadas para destinos não sobre taxados. Ou seja, nada de chamadas 760,707,800,808,etc… e principalmente nada de chamadas para o 112. O teu numero de telefone raramente é apresentado ao destinatario (vem em 90% das vezes como Privado), e tens mais algumas limitações (DTMFs, beeps ao meio da chamada se um dos interlocutores foi mulher, cortes na voz qdo o trafego é demasiado,e mais uma série de outras limitações…todas elas contornáveis mas não é o comum dos mortais que o faz 🙂 )

      • SCC says:

        errata: é claro que, onde se lê “e um dos interlocutores foi mulher”, queria dizer “fôr mulher” ….

        se foi, já nao me diz respeito 🙂

        • Dário says:

          Bom dia.
          Porquê essa situação de se um dos interlocutores fôr (ou foi, who cares) mulher ocorrerem beeps no meio da chamada? Tem a ver com a voz tendencialmente mais aguda?
          Obrigado

          • SCC says:

            os codecs com maior compressão (g729, gsm, etc…) geralmente baralham-se com a voz feminina, numa chamada IP.
            “Female voice are known to once in a while trigger the recognition of a DTMF tone. ”

            é um problema que existe ha anos. Há é formas de contornar o problema (colocar o DTMF como inband, por ex, embora so funcione com codecs g711)

  4. Filipe YaBa Polido says:

    Vantagens em relação ao Elastix ?

  5. Guilherme says:

    Olá,

    Estou a procura de um software que faça o serviço de central telefonica, porém, meu maior interesse é em poder deixar gravado uma mensagem/musica quando nao puder atender o telefone e se possível uma opção para deixar uma mensagem de voz gravada.

    Quero algo para minha linha telefonica convencional e nao para VOIP. Esse software também pode ser usado para a linha telefonica residencial convencional?

    Obrigado.

  6. Alex says:

    Caro,

    Qual o valor que cobra para montar o sistema e qual o custo de material que devo ter para montar um sistema voip para condominios, a ideia e a seguinte:

    Estou tirando a licença SCM, estou na etapa final, quero um diferencial em relação aos meus concorrentes aqui em Salvador, normalmente todos os condomínios tem que instalar centrais para conversação entre portaria e aptos, a ideia é a seguinte através do próprio sinal que forneço de internet com a rede via radio disponibilizar o sistema de interfone com equipamentos voip, assim teriam como ligar entre eles por ramais, é possível? mesmo que não aja conexão com ligações para outros telefones fixos ou moveis, se for, sendo que estas ligações seriam originadas através da minha central por ramais. o que é preciso?

  7. Alex says:

    Caro,
    Qual o valor que cobra para montar o sistema e qual o custo de material que devo ter para montar um sistema voip para condominios, a ideia e a seguinte:
    Estou tirando a licença SCM, estou na etapa final, quero um diferencial em relação aos meus concorrentes aqui em Salvador, normalmente todos os condomínios tem que instalar centrais para conversação entre portaria e aptos, a ideia é a seguinte através do próprio sinal que forneço de internet com a rede via radio disponibilizar o sistema de interfone com equipamentos voip, assim teriam como ligar entre eles por ramais, é possível? mesmo que não aja conexão com ligações para outros telefones fixos ou moveis, se for, sendo que estas ligações seriam originadas através da minha central por ramais. o que é preciso?

  8. Luis Gonçalves says:

    Alguém sabe onde obter gratuitamente as vozes pt-pt ?

  9. Marcelo says:

    Mais fácil pagar alguém para instalar uma CENTRAL TELEFONICA !

  10. Josemar says:

    Boa noite pessoal
    gostaria de saber se alguém já configurou a central para receber e efectuar chamadas de uma operadora móvel?

    e se precisamos algum equipamento adicional para o fazer…

  11. Edexote says:

    Aguardo com bastante interesse pelos próximos artigos! Já instalei o AsteriskNow mas a configuração é uma bela confusão! Tenho já users e extensões criados, mas o cliente voip ao ligar ao servidor diz sempre forbidden. Os logs dizem-me a que a password está errada, mas obviamente que já me certifiquei disso… Mandem vir os próximos artigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.