O Android já ultrapassou o Windows no uso da Internet
A importância dos sistemas operativos móveis é cada vez maior. Estas são as plataformas escolhidas por terem uma maior mobilidade e, em muitos casos, nos acompanharem no dia-a-dia.
Este cenário de evolução teve agora uma confirmação de peso, com o Android a ultrapassar pela primeira vez o Windows no acesso à Internet.
Os dados que confirmam esta mudança vieram da StatCounter e comparam a os sistema de todas as plataformas, incluindo os desktops, laptops, smartphones e tablets.
Março foi o mês da mudança e, finalmente, o Android assumiu mais uma liderança. Desta vez o alvo foi o acesso à Internet, onde passou, ainda que por muito pouco, o sistema mais usado, o Windows.
O novo domínio do Android
A diferença entre estes dois sistemas é ainda muito pequena, mas mostra claramente que este pode ser um passo dado num sentido que poderá não ter retorno. Com 37,93% o Android está agora à frente do Windows, que tem 37,91%, sendo esperado que este cenário se mantenha.
Para o CEO da StatCounter esta é uma mudança histórica e que marca o fim de uma era, que vinha desde 1980.
This is a milestone in technology history and the end of an era. It marks the end of Microsoft’s leadership worldwide of the OS market which it has held since the 1980s. It also represents a major breakthrough for Android which held just 2.4% of global internet usage share only five years ago.
Para o Android é também uma vitória importante, uma vez que este sistema tinha apenas 2,4% da utilização global da Internet à apenas 5 anos.
O Windows ainda é o sistema operativo mais usado
É claro que o Windows é ainda o sistema mais usado no desktop para acesso à Internet, dominando o mercado com 84% e mantendo a sua posição de destaque.
Curiosa é a mudança que está a acontecer na Ásia, onde o Windows está a ser abandonado e onde o Android já o ultrapassou, tendo um domínio total e completo, uma tendência que está já a conquistar outros mercados.
Com este cenário presente, é pouco compreensível o abandono da Microsoft no seu sistema operativo móvel, que seria a sua alternativa ao Windows.
Os números da StatCounter comprovam uma tendência que é cada vez real e que revelam que o desktop está em declínio, estando a escolha a cair nos smartphones Android.
Este artigo tem mais de um ano
…para brincar (tipo usar as redes sociais)! Agora, quem quer usar a internet para fazer alguma coisa de jeito, tem que usar o Windows!
Compras online, consulta / envio de e-mails, consulta de contas bancárias, …
Tudo isto são coisas que era impensável que um dia fosse possível fazer no telemóvel. E no entanto…
???? Reuniões diárias pelo Skype
Jorge, já percebemos que utilizas o mobile só para brincar …
A questão é que windows tem em computadores e smartphones basicamente e Xbox, android existem desde smsrtphones a tvs e frigoríficos…. (carros, relógios, tvs, box tv) etc etc
As pessoas associam a nova ideologia do Windows 10 de Windows Universal como sendo para Pcs, XBox e smartphones (?) mas só estão a apostar nessas plataformas agora para que não as percam, mas a ideia é que daqui a uns anos (diria que 1 a 2) comece a aparecer com força em gadgets IoT e eu diria que atualmente se encontra numa melhor posição para dominar o mercado IoT que o Android.
O que a ms quer é utilizar o windows em tudo o que seja eletrónico, neste momento tem em computadores, telemóveis, smaetband da ms utiliza também? Quer utilizar a Cortana nos carros (Nissan e bmw), e penso que mais tarde irão querer em relógios, frigoríficos, casas inteligentes erc etc e sim concordo contigo, neste momento a MS é a que está numa melhor posiçao
O grande diferencial Android em relação ao Windows é o preço, e as pessoas levam em conta isso.
Pedro Pinto,
“Com este cenário presente, é pouco compreensível o abandono da Microsoft no seu sistema operativo móvel,…”
Esta frase não está muito correcta… se se disser que a MS tem abandonado o Windows Phone… está certo, porque como já vimos em artigos anteriores… o WPhone não é o Windows 10 Mobile… etc, etc, etc…
Se se disser que a MS tem abandonado o Windows 10 Mobile, não me parece verdadeiro dado que TODOS os meses há actualizações das aplicações na loja e no próprio SO (actualizações mensais do SO Android parece-me ser uma miragem, certo?).
Agora… que é verdade que a panóplia de aparelhos com Android é enorme que o W10M tem tido dificuldades de penetração e que os fabricantes (via acordos ou não com a MS) não têm apostado muito no W10M… sim, não haja dúvida, mas a frase que destaquei, não me parece muito verdadeira, a MS não abandonou o W10Mobile!! (pelo menos, do que tenho visto, não)
A MS não abandonou, mas o resto do mundo já abandonou. A própria MS até já vende Samsung S8 com Android
Ms é empresa de software, qual a melhor opção de vender os seus apps para o mundo android? So tem a ganhar, vende um aparelho com todas as apps dela, depois o aparelho que vende nem é dela portanto nao precisa dar suporte e portanto so ganha
Off Topic:
Microsoft Flow beta para Windows 10 Mobile, disponível para download via pedido de participação na beta tester.
Enviar email com o pedido para flowmobilefeedback@microsoft.com
Depois de receber o link, basta seguir as instruções de download.
Finalmente está disponível para Windows 10 Mobile esta poderosa ferramenta.
Fonte:
https://www.windowsteam.com.br/saiba-como-participar-do-programa-beta-do-microsoft-flow-para-o-windows-phone/
Sendo o Windows um SO para caracóis, não me admira…
Eu tenho um Chrome Book da Acer com 15,6″ que mandei vir do UK que é uma máquina a abrir e funcionar, abre em menos de 10 segundos é pena não estar à venda em portugal.Mas também tenho um Desktop e um Laptop com windows 10.O meu conselho é ter um Laptop com windows e um Chromebook.
Android ou não … Mobile ou não, o facto é no ciberespaço da Internet o SO Linux acabou de ultrapassar o Windows esse é o facto !!!
SISTEMA OPERATIVO MÓVEL!!! EMPRESAS usam Servidores e Desktop.