Dica: Como alterar a letra associada a um disco ou uma pen no Windows 10
A possibilidade de personalização do Windows 10 é grande. Existem muitas áreas, para além da imagem de fundo e das cores, que podemos tratar. Algumas são mais profundas e mais internas ao Windows 10, mas que produzem mais resultados.
Uma que pode e deve interessar aos utilizadores é o alterar a letra associada a um disco ou uma pen no Windows 10. Com poucos passos podem mudar a identificação de um destes discos, marcando-o com uma nova letra.
Cada disco ou pen que é ligado ao Windows 10 recebe uma letra para associação. É este o identificador que passa a estar no sistema e que este reconhece. Também os utilizadores passam a navegar neles com essa identificação.
Alterar a letra de um disco ou uma pen
O Windows 10 tem, no entanto, uma forma simples de alterar essa letra associada. Ao mudar este identificador, podem sobretudo gerir de forma mais eficiente os discos presentes e arrumá-los de maneira a que estejam organizados.
Comecem por abrir a Gestão de discos. Para isso devem escrever na pesquisa do Menu Inciar o comando diskmgmt.msc. Este mostrará o acesso a esta app, devem abrir para poderem gerir os discos instalados no Windows 10.
Escolher a unidade que querem mudar
Dentro da Gestão de discos têm presentes todas as unidades ligadas e a funcionar. Devem então escolher a que querem alterar a letra associada. Lembrem-se que não devem alterar a designação do disco C, onde o Windows é, por norma, instalado.
De seguida, devem carregar com o botão direito do rato para que seja mostrado o menu de contexto desta área. Aí dentro vão encontrar a opção Alterar a letra e caminho de unidade. É esta a opção que devem escolher.
É simples mudar a letra de uma drive neste sistema
Uma nova janela será aberta, devendo aí ser escolhida a opção Alterar. Novamente será mostrada uma nova janela, onde podem então escolher uma nova letra para associar ao disco escolhido.
Devem no final carregar em OK em todas as janelas abertas. O Windows 10 irá alertar caso existam dependências de programas ou apps. Devem ter o máximo cuidado pois estas podem deixar de funcionar.
É desta forma simples que podem personalizar a letra atribuída a qualquer disco ou pen no Windows 10. Lembrem-se apenas que estes devem estar ligados e prontos a serem usados pelo sistema operativo.
Este artigo tem mais de um ano
É bom quando se descobre a pólvora depois da guerra
Por muito simples e fácil que seja há que levar em conta que há quem não saiba e lhe faça imenso jeito esta como outras dicas que aqui são postadas. Quem já conhece fica calado. ” Não são os sãos que precisam de ir ao médico “
Hummm legal
Mesmo o que estava a procura sem procurar.
Boa tarde, uma questão como se faz para que a pen tenha sempre a mesma letra de raiz independentemente no pc que liga a pen.
Obrigado
Por aqui, não funciona esse método…
Tinha um HD antigo (Letra F) e coloquei um SSD de 1TB, que acabou ficando com a letra D.
Como tenho vários programas e jogos direcionados para a letra F, claro que não abriram.
Vou no método do Windows (diskmgmt.msc) e não permitiu que eu trocasse (mesmo a Letra F estando disponível).
Fui, então, para o método direto do DOS (Diskpart/list volume/select volume/assign letter=(x))
No último caso (DOS), escreveu:
Erro do Serviço de Disco Virtual:
A atribuição ou remoção de letras da unidade no volume atual de inicialização ou de arquivo de paginação
não é permitida.
Então, penso que no Windows 10 (onde quase nada funciona), esse procedimento também não funciona.
Abraço.