Alerta: Se tem o QuickTime instalado no Windows remova-o já
Se tem o popular player da Apple instalado, o QuickTime, remova-o de imediato! De acordo com um alerta emitido pelo Departamento de Segurança dos EUA e pela TrendMicro, este software tem falhas graves que podem ser exploradas por hackers.
Além disso, como é sabido, a Apple não irá lançar mais nenhuma actualização para o QuickTime.
Um alerta à escala mundial feito pelo Departamento de Segurança dos EUA e pela TrendMicro revelam que o popular player QuickTime tem falhas de segurança que deixam uma máquina vulnerável. De lembrar que o QuickTime vinha com a instalação do iTunes e nesse sentido haverão certamente milhares de máquinas ainda com este software instalado.
Porque devo remover o QuickTime já?
A remoção deste player deve acontecer já, isto porque a própria Apple não vai lançar qualquer patch para correcção das vulnerabilidades agora encontradas. Além disso não está prevista qualquer nova versão do QuickTime para os sistemas operativos mais recentes.
Como remover?
Sendo o QuickTime uma aplicação "normal", basta ir ao Painel de Controlo > Adicionar e Remover programas e procurar por QuickTime. Caso tenha algum problema, pode também usar a documentação que foi preparada pela própria Apple e que está disponível aqui.
De acordo com a informação do Departamento de Segurança dos EUA, o QuickTime tem duas falhas de segurança que já está documentadas: ZDI-16-241 e ZDI-16-242.
Este artigo tem mais de um ano
Quick time para mim sempre foi o flash da Apple, feio mau e vulnerável!
+1
Não podia dizer melhor.
Portanto, a Apple sempre preocupada com a segurança dos utilizadores
Sabes ler? Quem tiver o QUICK TIME instalado no WINDOWS. Era bom ideia ler antes de disparatar. Da ultima vez que verifiquei a Apple aínda não usava o Windows nos seus aparelhos…
Erm… Estou na dúvida se escreveste bem a tua resposta, mas… Bootcamp…?
Mas… já abandonou o QuickTime no Windows há séculos!
“A remoção deste player deve acontecer já isto porque a própria Apple não vai lançar qualquer patch para correcção das vulnerabilidades agora encontradas”
Aparentemente se alguém aqui não sabe ler, não me parece que seja eu.
Ah, a propósito, “ainda” não leva acento.
Realmente ñ deves perceber a mínima, tudo para defender a fé…
O QuickTime é um software da Apple – a Apple é que é responsável pelo seu desenvolvimento e manutenção. O Windows é o SO onde o software corre e não é culpa deste que o QuickTime tenha tantos furos.
Por curiosidade, olha uma lista de software e SO mais vulneráveis de 2015: http://venturebeat.com/2015/12/31/software-with-the-most-vulnerabilities-in-2015-mac-os-x-ios-and-flash/
Verifico que não existe o Windows XP nessa lista, logo, pressuponho que este seja um SO seguro.
ya, mas se bem me lembro foi a tua querida Apple que fez um programa com falhas de segurança… Ou não sabias que o Quick Time é da maçã? É que quando a Microsoft tem um problema de segurança, foca-se em resolvê-lo o mais rápido possível, enquanto que se for a Apple, a resposta é algo do tipo “Not my problem”. São problemas que vão haver sempre em companhias que valorizam mais o design do produto que o produto em si.
…tanto ódio. E tanto desconhecimento.
Não sou eu que digo, basta ler este artigo que evidencia a posição da Apple quanto a tratar da segurança dos seus produtos: http://money.cnn.com/2015/06/05/technology/apple-bugs/
Ah sim a CNN que diz existir califados ou “no go zones” pela Europa inteira incluindo Portugal. Bastante credíveis e nada CM americano…
E já agora – ” Last year, it took Apple 100 days to fix a problem”
Sim e a Google resolve os problemas, mas nós nunca levamos com os updates a não ser na linha nexus.
E antes do win10 a MS tinha um bug grave que vinha do 98. Nice!
E não vamos falar do IE.
Por acaso usam e muito.
Apple, what else?
Idiota what else
Assumires é o primeiro passo para a mudança.
YEAHHH burn !!! nice
Igualmente.
Sabes ler? Quem tiver o QUICK TIME instalado no WINDOWS. Era bom ideia ler antes de disparatar. Da ultima vez que verifiquei a Apple aínda não usava o Windows nos seus aparelhos…
E dessa vez não verificaste quem era a responsavel pelo QUICK TIME?
“o popular player QuickTime tem falhas de segurança”, got it?
Mas quem é que ainda tem o QuickTime?
Olha que são muitos!!!
eu tenho, sem o quicktime n editas video em premiere no windows.
Lool codecs é diferente de software 🙂
Eu tive de instalar por causa de um programa do adobe. Já não me lembro se era o Premiere ou o After Effects.
Ambos precisam para fazer exportaçao em mov. E nao amigos em ediçao profissional não se usa o mp4 a não ser para cliente final.
Experimenta fazer edição de vídeo sem o quick time instalado, tanto em after effects como em premiere…
Solução para usar o Adobe sem quick time?
Há 1001 programas bons para edição de vídeo sem ser coisas da Adobe e que usem esta bosta do Quicktime.
Isso é para vídeos caseiros! Está-se a falar de edição profissional.
Qualquer pessoa que edite vídeo!
Alerta remova também o windows 10, e instale o linux… lol
Remova Linux e instale OpenBSD!
Remova OpenBSD e instale DragonflyBSD.
Remova DragonflyBSD e instale Genode
OS X?
Removam todos esses sistemas e parem de usar a internet
Estou seguro, não tenho essa ‘app’ instalada… 🙂
eu ja tive actuamente nao tenho mas so instalei porque tinha videos que so rodavam nesse player
Rodar de andar à roda ???
dá pra manter o itunes sem o quicktime? é k a malta dos iCoisas não vive sem itunes!
se tens um iphone ou assim precisas do itunes para gerir-lo.
Não há necessidade do itunes, eles mataram essa “dependência”.
Nunca foi obrigatório…
Nunca tive Quicktime e tenho iTunes, tive foi de instalar o iTunes versão para placas gráficas antigas porque aparentemente a minha R9 390 Strix é antiga… A versão normal do iTunes simplesmente não funcionava, nem dava para concluir a instalação.
o melhor leitor é o Bsplayer.
O media player classic incluido nos pacotes de codecs dá uma coça de deixar o BS a anos-luz. Queres outros melhor? VLC. Até o Gom player é melhor que o “BullSh!t”player.
Percebes muito disso… Ou se calhar percebes mais de “modas”.
Não deves ter mesmo noção…
/facepalm…. bsplayer rofl
Solução para quem faz edição de video com produtos da Adobe já há? É que a Apple pode-se aguentar, mas a Adobe vai sofrer com isso….
E o GoPro Studio? Tb precisa do Quicktime… mas a GoPro tb anda pelas ruas da amargura… ai ai
+1
Continua a ser a melhor marca. Deviam era dedicar-se a fazer as câmaras e pouco mais.
Boas!
“(…) a própria Apple não vai lançar qualquer patch para correcção das vulnerabilidades agora encontradas. Além disso não está prevista qualquer nova versão do QuickTime (…)”
Onde está a dizer que a Apple não vai corrigir a falha e 7 ou não vai continuar a desenvolver o software?!
Obrigado 🙂
O dilema:
1 – seguir este conselho, eliminando uma vulnerabilidade e deixando de poder fazer edição de vídeo;
2 – não seguir o conselho, e poder continuar a trabalhar, embora com o computador vulnerável?!
E quem precisa do QuickTime para outro software? Como faz?
Nunca usei, uso o Windows media player no Windows 10.
“User interaction is required to exploit this vulnerability in that the target must visit a malicious page or open a malicious file.”
Isso é o comum a quase todos os vírus e vulnerabilidades presentes em todos os sistemas: o utilizador é que tem que ter juízo e saber onde mexe e no quê, em vez de clicar em tudo o que lhe aparece à frente.
Alguém que realmente leu e entendeu a notícia… Nada mais que uma notícia. Em termos práticos isto é zero. É necessário correr um Trojan ou equivalente para que seja efetuado a ligação com o QuickTime. Não é de hoje que o QuickTime é usado para acesso remoto. Até em iPhones e iPads pode ser usado.
Não é bem assim tão simples. Pelo que li isto parece ser um caso de heap corruption que pode ser explorado simplesmente ao carregar um vídeo com o quicktime. Quer isto dizer que basta abrires uma página web que tenha um vídeo que use quicktime para correr, ou simplesmente ao fazeres download de um episódio de uma série que nem reparas que vem com formato que abre por defeito em quicktime e fazes double click sem sequer pensar no assunto, para o código malicioso ter acesso a tudo o que o processo do quicktime player teria acesso.
Por sorte o quicktime player não corre com permissões de administrador, mas o código malicioso pode simplesmente eliminar todos os ficheiros que não precisariam de permissões de administrador para correr, o que no caso de muitas pessoas seria uma catástrofe.
O que me chateia mais é que a Apple foi informada da vulnerabilidade a 11 de Novembro do ano passado (2015), a 7 de Janeiro deste ano (2016) lança um update de segurança para o QuickTime (7.7.9), update este que não corrige o problema e a 9 de Março também deste ano decide que o software vai deixar de ser suportado para Windows.
Sendo que o QuickTime é tão usado por proficionais de edição de vídeo (necessário para muitos programas da Adobe) parece-me que a decisão da Apple não foi nada correcta.
Para quem estiver interessado em saber mais sobre a vulnerabilidade:
https://www.youtube.com/watch?v=1S0aBV-Waeo
https://en.wikipedia.org/wiki/Buffer_overflow
Alguém tem alguma opção para que eu consiga manter os codecs de video, no After Effects do Windows sem o quicktime?
procuro a mesma solução para o Premiére Pro…
Para a edição de vídeo profissional, com os programas da Adobe, na falta do Quick Time, procure-se um bom pacote de codecs, para o respectivo SO e que inclua os codecs necessários.
Em alternativa a isto, o profissional de edição de vídeo, pode evoluir para um sistema Pinnacle.
Evoluir? Não me parece.
Tanto alarmismo que até enjoa. Secalhar era melhor irem ler exatamente o que diz a vulnerabilidade e em que condições pode ser explorada.
Se hoje ou amanhã o departamento xpto dos Estados Unidos dizer que o Android tem vulnerabilidades e q n há Patches vai tudo mudar para a Apple??
Quem percebe minimamente de segurança sabe que uma aplicação pode ser vulnerável mas mediante certas condições. Tenho a certeza de que se o QuickTime tiver desligado e qualquer serviço associado a ele também parado não é vulnerável de certeza
Já há cerca de 15 anos que não instalo o Quicktime. Nunca mais houve a necessidade para o formato .mov, simplesmente nunca mais apareceram vídeos neste formato.
tenho que utilizar por causa disso mesmo. Eu trabalho com .Mov, a pedidos de clientes.
Há situações e situações. Há pessoal pelo que parece faz edição de vídeo e necessita da instalação do programa, e também no teu caso precisas do programa. A mim passa-me completamente ao lado, como não necessito de edição de vídeo nem visualizar vídeos neste formato, há muito que ignoro este programa.
Quicktime Lite 4.1.0
infelizmente tenho que usar por causa dos plug-ins que o quicktime instala para edição de vídeo. Haverá maneira de instalar os plug-ins sem instalar todo o software?
Isso ainda existia? Já não faço caso deste programa á anos…
“Há anos”…
O mesmo acontece com seu navegador (Safari) que já tempos não tem uma atualização… e seus produtos não são ruins, péssimo mesmo é sua atenção para o consumidor windows final
Pessoal aqui fica uma dica importante para este assunto. Estive a investigar o assunto melhor, e o que nos coloca em perigo é na verdade o leito Quicktime, sendo assim desinstalei o Quicktime completo, e façam download do Quicktime Lite 410, acho que é a ultuma versão. Sendo assim com o Lite ficam só instalados os Plugins/Codecs que muitos bem precisam deles. O resto desaparece.