PplWare Mobile

Alerta: Se tem o QuickTime instalado no Windows remova-o já

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Costa Lobo says:

    Quick time para mim sempre foi o flash da Apple, feio mau e vulnerável!

  2. P@blo says:

    Portanto, a Apple sempre preocupada com a segurança dos utilizadores

  3. Limbus says:

    Apple, what else?

  4. anónimo says:

    Mas quem é que ainda tem o QuickTime?

  5. Haker_drum_GbJJ6Gy says:

    Alerta remova também o windows 10, e instale o linux… lol

  6. DJ Hero says:

    Estou seguro, não tenho essa ‘app’ instalada… 🙂

  7. antonio says:

    eu ja tive actuamente nao tenho mas so instalei porque tinha videos que so rodavam nesse player

  8. joão says:

    dá pra manter o itunes sem o quicktime? é k a malta dos iCoisas não vive sem itunes!

  9. Ppalma says:

    o melhor leitor é o Bsplayer.

  10. Az8teiro says:

    Solução para quem faz edição de video com produtos da Adobe já há? É que a Apple pode-se aguentar, mas a Adobe vai sofrer com isso….

  11. DaveT says:

    E o GoPro Studio? Tb precisa do Quicktime… mas a GoPro tb anda pelas ruas da amargura… ai ai

  12. El Visitante says:

    Boas!

    “(…) a própria Apple não vai lançar qualquer patch para correcção das vulnerabilidades agora encontradas. Além disso não está prevista qualquer nova versão do QuickTime (…)”

    Onde está a dizer que a Apple não vai corrigir a falha e 7 ou não vai continuar a desenvolver o software?!

    Obrigado 🙂

  13. Tiago Portugal says:

    O dilema:
    1 – seguir este conselho, eliminando uma vulnerabilidade e deixando de poder fazer edição de vídeo;
    2 – não seguir o conselho, e poder continuar a trabalhar, embora com o computador vulnerável?!

  14. Carlos says:

    E quem precisa do QuickTime para outro software? Como faz?

  15. Kel Cardoso Brasil says:

    Nunca usei, uso o Windows media player no Windows 10.

  16. g0tH1c.X says:

    “User interaction is required to exploit this vulnerability in that the target must visit a malicious page or open a malicious file.”

    • rui says:

      Isso é o comum a quase todos os vírus e vulnerabilidades presentes em todos os sistemas: o utilizador é que tem que ter juízo e saber onde mexe e no quê, em vez de clicar em tudo o que lhe aparece à frente.

    • Luis says:

      Alguém que realmente leu e entendeu a notícia… Nada mais que uma notícia. Em termos práticos isto é zero. É necessário correr um Trojan ou equivalente para que seja efetuado a ligação com o QuickTime. Não é de hoje que o QuickTime é usado para acesso remoto. Até em iPhones e iPads pode ser usado.

      • Martins says:

        Não é bem assim tão simples. Pelo que li isto parece ser um caso de heap corruption que pode ser explorado simplesmente ao carregar um vídeo com o quicktime. Quer isto dizer que basta abrires uma página web que tenha um vídeo que use quicktime para correr, ou simplesmente ao fazeres download de um episódio de uma série que nem reparas que vem com formato que abre por defeito em quicktime e fazes double click sem sequer pensar no assunto, para o código malicioso ter acesso a tudo o que o processo do quicktime player teria acesso.
        Por sorte o quicktime player não corre com permissões de administrador, mas o código malicioso pode simplesmente eliminar todos os ficheiros que não precisariam de permissões de administrador para correr, o que no caso de muitas pessoas seria uma catástrofe.
        O que me chateia mais é que a Apple foi informada da vulnerabilidade a 11 de Novembro do ano passado (2015), a 7 de Janeiro deste ano (2016) lança um update de segurança para o QuickTime (7.7.9), update este que não corrige o problema e a 9 de Março também deste ano decide que o software vai deixar de ser suportado para Windows.
        Sendo que o QuickTime é tão usado por proficionais de edição de vídeo (necessário para muitos programas da Adobe) parece-me que a decisão da Apple não foi nada correcta.

        Para quem estiver interessado em saber mais sobre a vulnerabilidade:
        https://www.youtube.com/watch?v=1S0aBV-Waeo
        https://en.wikipedia.org/wiki/Buffer_overflow

  17. Gustavo Dezen says:

    Alguém tem alguma opção para que eu consiga manter os codecs de video, no After Effects do Windows sem o quicktime?

  18. Paulo Nobre says:

    Para a edição de vídeo profissional, com os programas da Adobe, na falta do Quick Time, procure-se um bom pacote de codecs, para o respectivo SO e que inclua os codecs necessários.
    Em alternativa a isto, o profissional de edição de vídeo, pode evoluir para um sistema Pinnacle.

  19. J says:

    Tanto alarmismo que até enjoa. Secalhar era melhor irem ler exatamente o que diz a vulnerabilidade e em que condições pode ser explorada.

    Se hoje ou amanhã o departamento xpto dos Estados Unidos dizer que o Android tem vulnerabilidades e q n há Patches vai tudo mudar para a Apple??

  20. J says:

    Quem percebe minimamente de segurança sabe que uma aplicação pode ser vulnerável mas mediante certas condições. Tenho a certeza de que se o QuickTime tiver desligado e qualquer serviço associado a ele também parado não é vulnerável de certeza

  21. Asdrubal says:

    Já há cerca de 15 anos que não instalo o Quicktime. Nunca mais houve a necessidade para o formato .mov, simplesmente nunca mais apareceram vídeos neste formato.

    • SirDude says:

      tenho que utilizar por causa disso mesmo. Eu trabalho com .Mov, a pedidos de clientes.

      • Asdrubal says:

        Há situações e situações. Há pessoal pelo que parece faz edição de vídeo e necessita da instalação do programa, e também no teu caso precisas do programa. A mim passa-me completamente ao lado, como não necessito de edição de vídeo nem visualizar vídeos neste formato, há muito que ignoro este programa.

      • zegato says:

        Quicktime Lite 4.1.0

  22. SirDude says:

    infelizmente tenho que usar por causa dos plug-ins que o quicktime instala para edição de vídeo. Haverá maneira de instalar os plug-ins sem instalar todo o software?

  23. tiago says:

    Isso ainda existia? Já não faço caso deste programa á anos…

  24. Guilherme says:

    O mesmo acontece com seu navegador (Safari) que já tempos não tem uma atualização… e seus produtos não são ruins, péssimo mesmo é sua atenção para o consumidor windows final

  25. zegato says:

    Pessoal aqui fica uma dica importante para este assunto. Estive a investigar o assunto melhor, e o que nos coloca em perigo é na verdade o leito Quicktime, sendo assim desinstalei o Quicktime completo, e façam download do Quicktime Lite 410, acho que é a ultuma versão. Sendo assim com o Lite ficam só instalados os Plugins/Codecs que muitos bem precisam deles. O resto desaparece.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.