Conheça 5 boas alternativas que pode usar para substituir o CCleaner
Durante muitos anos o CCleaner foi a ferramenta de eleição no que toca à limpeza e otimização dos sistemas Windows. Esta ferramenta, externa à Microsoft tinha provas dadas e todos confiavam nela.
Com a sua compra pela Avast tudo mudou e ao longo do tempo o CCleaner veio a ganhar elementos que são dispensáveis. O limite veio esta semana, com a nova versão. Por isso, e para ajudar os utilizadores a conhecerem outras propostas, vamos apresentar 5 alternativas ao CCleaner.
A nova versão do CCleaner traz algumas novidades inconvenientes, que passam a controlar os dados do utilizador e a recolhê-los de forma constante, enviando-os para um ponto central, supostamente para conseguir melhorar esta ferramenta.
Como muitos estão mais conscientes da sua privacidade, estas novidades chocam com as suas vontades e por isso abandonaram o CCleaner. Para estes apresentamos 5 alternativas que conseguem realizar o mesmo que o CCleaner.
PrivaZer
A primeira proposta, o PrivaZer, é de todos o que mais se foca na segurança dos utilizadores e dos seus dados. É dai que surge o seu nome e garante que toda a eliminação de informação é feita de forma segura e irrecuperável.
Com vários modos de pesquisa de informação e até vários níveis de profundidade, o PrivaZer garante que todos os dados desnecessários no sistema, referentes ao utilizador, são realmente eliminados.
Se procuram uma ferramenta para eliminar dados sensíveis, não olhando à performance do sistema, então a escolha óbvia é mesmo o PrivaZer.
Wise Disk Cleaner
O Wise Disk Cleaner, a segunda proposta que temos hoje, foca-se muito mais em manter limpo o disco e garantir que o Windows tem um desempenho muito mais rápido.
Esta aplicação pode dizer-se que se divide em dois perfis de utilizadores. Garante aos menos exigentes uma interface simples de usar e sem complicações, e aos mais exigentes e mais "técnicos" muitas mais funcionalidades.
Neste último modo é possível não apenas eliminar dos dados de navegação e de utilização do Windows, mas também eliminar todos os ficheiros desnecessários que ficam depois da instalação de software. Este deverá ser a proposta que mais se aproxima do CCleaner.
System Ninja
O System Ninja é de todos o mais simplista no que toca à interface, mas esta não é uma situação que se repita nas funcionalidades. Para além de todas as funcionalidades de limpeza, que todos têm, o System Ninja integra-se também com um elevado conjunto de apps, para que sejam limpos os ficheiros temporários.
Para além da versão básica do System Ninja, existe também uma versão paga que traz á aplicação alguns extras, principalmente focados na automação dos processos de limpeza do Window.
Glary Utilities
Provavelmente o Glary Utilities é a mais conhecida destas ferramentas. Este reconhecimento está associado a um conjunto de funcionalidades e ferramentas que esta solução traz.
Claro que tem presente a componente de limpeza de ficheiros e de otimização do Windows, mas acrescenta-lhe depois ferramentas como a gestão de aplicações no arranque, a cifra de ficheiros e muitas outras.
Claro que para tirar proveito de todas estas potencialidades, o Glary Utilities dá acesso à possibilidade de serem usados mecanismos automáticos que, com um simples botão, tratam do processo.
O Glary Utilities tem também uma versão Pro, que adiciona alguns extras à oferta base e que já é muito rica e diversificada.
BleachBit
A última proposta, é, curiosamente, a única que é realmente aberta e possível de ser verificada. O BleachBit está assim aberto ao mundo e todos podem contribuir com melhorias, correções ou até novidades.
Com uma interface simples e direta, o BleachBit concentra as funcionalidades necessárias, não sendo no entanto limitado, algo que poderia até ser esperado. Como vantagem óbvia está mesmo a sua portabilidade, o que o torna ideal para usar numa pen.
Para além da limpeza básica e de dia a dia, o BleachBit consegue dar modos de pesquisa avançada e profunda, que removem todos os ficheiros desnecessários.
A integração do BleachBit é profunda e vai ao ponto de integrar alguns extras no menu de contexto dos ficheiros, para garantir uma gestão mais simples e rápida.
Estas são as 5 propostas que temos para mostrar aos nossos leitores e que podem ser usadas para substituir o CCleaner. Apesar de poderem não ter todas as funcionalidades, existe a garantia de que estas apps não estão a recolher e enviar dados dos utilizadores. Claro que existem outras propostas, mas estas são 5 que podem usar sem qualquer problema, limitação ou medo.
O grande problema de privacidade do CCleaner
Este artigo tem mais de um ano
desses programas no meu pc não entra
Não porque? O BleachBit, System Ninja não são maus. São bons e não fazem grandes estragos se desactivares algumas opções..
Queres continuar a usar CCleaner usa, mas vais te dar mal daqui a uns meses. Quando a AVAST impingir a instalação do seu antivirus para utilizar o CCleaner.
é isso ai. LEIA MEU COMENTÁRIO.
moro no Brasil e os preços praticados pela apple são desanimadores. possuo um macbook air 2015 comprado no Paraguai, pais vizinho com preços mais baixos por razões de impostos. é um excelente equipamento.
Mais do que um mito criado pelos fanboys da Apple, é uma enorme MENTIRA que os iPad e Mac não precisem de programas defensivos, como antivírus e de limpeza!
Está mais privado que precisam!
Mas continuem a acreditar no mito…
E sem darem conta, os dados de acesso à internet serão vasculhados, dissecados e guardados pelos CRIMINOSOS informáticos!
Penso que não foi o Avira, mas sim o Avast que comprou o Ccleaner.
exacto
VERDADE, AVAST É UMA PORCARIA MESMO
Olá por favor consertem a matéria, o programa foi comprado pela a Avast e não pela Avira como tá na matéria.
Obrigado Alexandre, o Pedro já corrigiu o engano.
Considerem tambem o Diskmax.
Há também o Windows Doctor
=)
Para quem é profissional no Windows, já sabe que não precisa desses programas para fazer limpeza no sistema. Há:
– Desfragmentador de disco
– Limpeza de disco
– Painel de Controle
– Services.msc
– Regedit
– CMD
– Msconfig
– Gpedit.msc
– Powershell
Quem é profissional não faz comentários ridículos como o fez V. Exa. Eu só tenho 35 anos de experiência em administração de sistemas operativos, redes, e segurança. Nenhum dos comandos descritos por V. Exa consegue reparar automaticamente as carradas de erros no registo do Windows como o faz ccleaner e muitos outros programas. A Microsoft é especializou-se em “assassinar” o Windows com carradas de erros no registo do Windows.
correcto como se algum dia o “Desfragmentador de Disco” corrigisse “erros no registo” e a burrice ainda pode ser maior…se esse iluminado brasuca usar disco SSD…duram-lhe uma semana para um sange com os conhecimentos “script kiddie” desse “ALEX”
atenção, muita hora nesta calma, a empresa que desenvolveu o windows, microsoft, empresa essa que conhece esse sistema operacional como ninguém NÃO recomenda o uso desses aplicativos de limpeza.
Essa informação foi até publica neste site:
https://pplware.sapo.pt/microsoft/windows/microsoft-desaconselha-uso-do-ccleaner-no-windows/
então, porque usar?
Lê bem..
Quem sabe bem o que a ferramenta faz, pode usar bem.
No inicio do Windows 10, ocorreram uns problemas, mas depois o CCleaner manteve-se bem actualizado, e não tem gerado problemas.
Falem disso:
https://www.omgubuntu.co.uk/2018/08/elementary-os-hires-cassidy-james
Muito bom
Cheguei a usar o CCleaner algumas vezes no WinXP, e ainda menos vezes no Win7, e no Win10 não utilizo nem vou utilizar.
O Win10 tem mais que ferramentas para deixar tudo a correr a 100%.
Diria que quem usa este tipo de programas vai na cantiga de que torna o pc mais rápido e “fresco”, o que na realidade não é verdade, e até pode por em causa a estabilidade do sistema para quem não souber os limites.
Para quem acha que o pc está lente, das duas uma. Ou é problema software, algum programa a consumir recursos sem que se apercebam, ou problema de hardware, por exemplo o disco rígido que está a dar as ultimas.
Querem manter o computador fresco e rápido?
Não ocupar totalmente o disco do SO(diria que até 90% da capacidade do disco)
Não visitar sites ou páginas pouco confiáveis.
Download’s daqueles que todos fazemos mas que trazem sempre algum bicharada.
etc … etc…
Claro que isto é a minha opinião e vale o que vale 😀
Para manter o computador fresco nada como um bom ar condicionado e só instalar o office da Microsoft e nada de ligar à Internet ou instalar mais programas. Resumindo V. Exa no fim fica com lindíssima máquina de escrever do século XXI muito melhor as máquinas de escrever com teclas e sem visor e sem electrónica do seculo XX.
até te respondia “à maneira” mas já cansei deste tipo de comentários, por isso, fica lá com essa tua excelente ideia 🙂
O MAC OS é um sistema operativo como os outros… tem problemas na mesma.
E, é desenvolvido sobre? Unix 🙂
E tem problemas de segurança na mesma… essa ilusão continua, e depois admiram-se das falhas de segurança.
Deviam referir que o BleachBit é aberto e que corre também (julgo que até é considerado um dos melhores) em sistemas Linux.
Usar destes programas para que?
limpar ficheiros temporários?
o Windows 10 já o faz automaticamente a cada X tempo… Quem quiser limpar que use o programa nativo limpeza do disco…
programas para que?
tanta treta tanta treta, e os programas pouco ou nada mais fazem que o próprio Windows…
já usei todos os descritos, não melhoram em nada o Windows.. Tá tenho mais espaço, e daí?
limpar a RAM? Para que? Em 5 mins fica cheia de tretas outra vez… Ficheiros temporários? No fim de semana a seguir já estão exatamente iguais…
So estão a fazer o vosso SSD escrever mais e reduzir a sua vida útil…
enfim…
Esses programas são dispensáveis, fico impressionado quando algum profissional de informática ainda indica esses programas.
vi um ótimo vídeo tempos atrás falando sobre isso.
https://www.youtube.com/watch?v=kw1gS-mPxNc
Não é bem assim, para o utilizador normal são uteis porque não sabe o que podem apagar. Para pessoas mais avançadas esses sim sabe onde ir à mão. No meu caso criei o meu proprio e por experiencia no caso dos Windows onde acumula muito lixo e nenhum destes programas vão ver é na pasta C:\Windows\Installer
ATENÇÃO esta pasta não pode ser apagada à mão, este programa faz cruzamento de dados para poder apagar e oferece a hipotese de guardar o ficheiros.
Aqui tudo que alquem installa, updates do windows (alem da outra pasta C:\Windows\SoftwareDistribution\Download) acumula e a rzão que o windows está sempre a crescer.
Este foi o melhor programa que encontrei para este caso do Installer http://www.homedev.com.au/free/patchcleaner
Quando uso são GB que limpa.
outro caso é o lixo acumlado de tentativas falhas de impressão no spooler
C:\Windows\system32\spool\PRINTERS\
updates do windows alem da outra pasta acima do Installer
C:\Windows\SoftwareDistribution\Download
Quem usa produtos da ADObe como Photoshop etc… aqui tambem acumula GB de lixo
há muito mais por isso para muitos estas aplicações funciona bem.
Claro as aplicações acima fazem muito mais mas por exemplo no caso do CCleaner a parte de limpeza de ficheiros é util, mas o do registry poderá não ser tão util.
Esta aplicação é util tamebm quando tem muitutilizadores DISKutil no windows. https://www.koshyjohn.com/software/diskmax/
Tenho um pra Linux/PEN para limpar Windows todos os prefis, Trinity
http://trinityhome.org/Home/index.php?content=TRINITY_RESCUE_KIT____CPR_FOR_YOUR_COMPUTER&front_id=12&lang=en&locale=en
Oh Robin não é que não concorde, mas andares a fazer a limpeza indo 1 por 1, é melhor arranjares um software AIO que faz isso por ti. Neste Caso System Ninja, Bleach… desde que desabilites o limpador de registos não há problema algum.
Ficas impressionando pelo quê? Demoras mais tempo… podes usar programas. O que eu chamo de lixo é Advanced System Care, isso sim é lixo. Agora Bleach e System ninja são software portáteis e que ajudam imenso. Não há necessidade de instalar e não prometem coisas milagrosas como a Iobit e esses software inúteis.
Eu fico é espantando não saberem diferenciar um limpador AIO de um programa que diz OPTIMIZAR e AUMENTAR A VELOCIDADE DO PC mesmo quando tem 512MB de RAM e não da para mais, há uma diferença ENORME.
Eu acho que ninguém devia usar nenhum dos mencionados nem outros, eu usei CCleaner á muitos anos atrás mas hoje em dia o Windows não precisa, alias acho que desde o Windows 8 ou 7 que não uso e não vejo necessidade porque a “auto gestão” é melhor que estar a recomendar estes programas mesmo para pessoas com menos know-how do Windows e do que pode fazer para o limpar sem ser com estes programas one click.
Não usem este tipo de programas, se querem limpar usem Disk CleanUp e não se preocupem com o resto.
Fico impressionado como foi dito pelo Robin quando profissionais recomendam este tipo de aplicações aos clientes, bom não é regra sem exceção mas este tipo de artigos também não ajudam.
CCleaner Forever and the best
+1
Já notaram que a empresa que emite o software Ccleaner não disponibiliza qualquer tipo de informação sobre a empresa?
Apesar de ser uma empresa registada na Inglaterra (UK) não refere qualquer informação referente ao Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) – só sabemos que foi adquirida pela AVaST, como tambem a AVG… de resto NADA.
Empresas que tentam esconder-se não merecem que olhamos para elas, não? Quem sabe qual a ideia destas empresas?
😉
Eu estava à procura de uma app deste género que permitisse apagar os restos de apps desinstaladas; um pouco como o Revo Uninstaller, mas facilitando uma análise automática a todos os restos existentes de apps já desinstaladas. Eu nunca conheci uma app com semelhante funcionalidade. Alguma destas apps (ou outra que vocês conheçam) tem esta funcionalidade?
Não é bem o que pedes mas nenhuma aplicação que eu conheça limpa a parte escondia das instalações no windows. O patchcleaner limpa todo que foi instalado no seu computador e que o instalador foi copiado para a pasta escondida windows\installer
Aplicação dá a hipotese de move ou apagar
De facto não era isso que procurava, mas muito obrigado pela atenção e partilha!
No Ccleaner quando se carrega no Run Cleaner ele envia info para ips do reino unido, pela porta 443. E curiosamente para um ip atribuido a google na porta 80……
Esses programas todos são para enganar pessoas que não fazem a mínima ideia de como o Windows funciona.
São produtos com um Marketing enganador que faturam milhões desde os tempos do Windows 95.
Nem vou perder muito mais tempo, listando todas as minhas razões para tais afirmações. É dito oficialmente à anos pela própria Microsoft (que eu contato com regularidade de forma interna) e diversos especialistas Informáticos certificados.
Além das diversas formações universitárias de informática, dentro das diversas certificações sérias de TI Microsoft, Cisco, HP, etc não se utiliza esse tipo de aplicações por razões obvias.
Pergunta: Porque não existem versões para servidores dessas aplicações miraculosas (maioritariamente chinesas)? é um mercado de muitos milhões. Resposta: ITs que trabalham com servidores conhecem bem os sistemas operativos e não se deixam enganar. Esse é um tipo de produto cheio de cores e com um UI que se destina a enganar o utilizador comum.
Existem formas profissionais e diretas, utilizando funções do próprio Windows 10 que resolvem e otimizam o sistema.
Durante mais de vinte anos tenho ensinado os meus alunos de acordo com as melhores práticas, de acordo com os fabricantes, melhores programadores e especialistas, inclusive coloco os meus alunos a fazerem testes laboratoriais, comparações com esses tipos de aplicações e as suas conclusões são unânimes.
Obrigado pelo tempo dispensado a ler a minha opinião.