Windows 10 10041: Como activar Jump Lists no Menu Iniciar
No passado dia 18 de Março a Microsoft disponibilizou o Windows 10 Technical Preview Build 10041. Esta versão inclui algumas novidades, das quais se destacam algumas melhorias ao nível dos desktops virtuais, melhorias ao nível do menu iniciar, a disponibilização de uma nova interface para gestão de redes wifi, etc.
Além das novidades oficiais, há uma funcionalidade escondida. Hoje vamos aprender como activar as Jump Lists no Menu Iniciar.
As “Jump Lists” não são propriamente uma novidade no mundo Windows. Esta era uma funcionalidade para power users e no Windows 10 (pelo menos nesta build) continua a vir desactivada por omissão.
Com esta funcionalidade activa, o utilizador passa a ter disponível os sub-menus/opções de uma aplicação. Para activar basta seguir os seguintes passos:
Passo 1) Abrir o registo do Windows
Passo 2 – Ir a HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\Advanced e criar uma nova Dword (32-bit) value.
Passo 3 – Depois atribuir o nome EnableXamlJumpView e definir o valor 1
Depois da alteração anterior, basta reiniciar o sistema para que as alterações sejam aplicadas e as jump lists passem a esta activas.
Uma vez reiniciado, entramos novamente no Menu Iniciar e podemos verificar o sinal > em algumas aplicações que nos permitem aceder aos sub-menus/opções.
As jump lists funcionam em aplicações compatíveis com tal funcionalidade, por isso os programadores só têm de pensar em disponibilizar um submenu. Para o utilizador final consideramos que esta é uma boa funcionalidade pois garante uma melhor e mais rápida navegação no sistema.
Via Winbeta
Este artigo tem mais de um ano
Off topic: Tenho o win7 instalado no meu portátil e gostava de instalar a última build do win10. Como o poderei fazer?
Usa o Hyper-V, não aconselho a que instales nativamente esta build.
Obrigado.
18 de Março e não de Outubro
Não sei vcs, mas acho que o windows 10 deveria ser mais transparente.
Ao que ganham bem podiam fazer painéis mais atractivos, fosga-se que dor de olhos.
tenho isso e muito mais no 7 sem trukes da treta!
Acho este Windows Visualmente feio, desde das cores das pastas até ao icon da reciclagem, parece tipo xubuntu ou lubuntu, não que eu tenha alguma coisa contra o linux, antes pelo contrario, mas o windows 10 parece que fica mal na fotografia
Não tem nada a ver com Lubuntu ou Xubuntu, o Lubuntu chama o openbox a uso tende a ser portanto minimalista e estéticamente simples por isso poupa mais recursos que outros desktops, não usa paineis compostos senão lista painel. Já o Xubuntu secalhar não sabes quão fácil é ter um belo desktop com XFCE e com esse excelente gestor thunar que é muito personalizável. No caso do Windows destaca as cores com aquelas imagens mal enquadradas sem transparência etc por isso é na minha opinião um pouco mau para a vista. Mas cabe destacar que há quem goste.
Um exemplo de XFCE -> http://voyagerlive.org/ ;
Desde esta actualização fiquei sem som em 2 computadores.