PplWare Mobile

A sua rede Wi-Fi ainda usa chave WEP? Vai deixar de funcionar no Windows 10


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Asdrubal says:

    O router da vodafone já nem tem wep. A não ser wpa que é uma melhoria do wep. Tenho neste momento em WPA2
    Já agora, tem também chave WPA/WPA2; será melhor que WPA2, ou será que aceita as duas opções?

    • Felipe Cardoso says:

      Por motivos de compatibilidade com aparelhos mais velhos, é bom ter o WPA… Se todos os aparelhos são tem menos de 15 anos vai de WPA2 de olhos fechados (WPA2 foi lançado em 24 de Julho de 2004)

  2. Pedro Sousa says:

    Não consigo acreditar, honestamente, que ainda se use uma tecnologia de 1999 que desde 2001 se sabe ser de segurança nula!
    O próprio FBI alertou em 2014 ou 2015 para a facilidade com que em menos de 10 minutos se descobre uma password…
    Hoje em dia, num telemóvel de 125€ em 26 segundos corre-se um ataque brute force completo!

    É como deixar o mercedes na garagem e levar a carroça…

  3. Alguém says:

    Indiscutivelmente o melhor sistema operativo da actualidade? Só se for para quem não se importar com o dilúvio de bugs que o Windows 10 tem sido.

  4. usjsvc says:

    n concordo com a remocao de funcionalidades. nao faz diferenca nenhuma, nao requer correccoes porque e uma tecnologia morta

  5. Ze says:

    Quem tem equipamentos recentes possivelmente não deve ter grandes problemas
    Agora quem tem máquinas mais antigas e gosta delas não se querendo desfazer delas tem de se aguentar com esses bugs e incompatibilidades com varios programas

  6. AR says:

    Lá vai o pessoal ter de instalar mais um software para se ligar a redes wep. A Microsoft deve pensar que o mundo não inclui países subdesenvolvidos onde ainda se usam Hotspots de Wi-Fi b. Além disso o wep é muito mais leve no CPU do Router do que estes wpas recentes.

    • Felipe Cardoso Bezer says:

      Claro que é mais leve, pois é mais fraco a criptografia… mais fácil de quebrar além de ser inseguro.

    • Pedro Sousa says:

      Honestamente não concordo!
      Ambos são implementados.via hardware e só houve 2 anos em que o WEP era o padrão. Foi criado em 99 e em 2001 já era conhecida a sua má segurança.
      E qualquer teste de velocidade com wep, com wpa ou sem nenhuma tem a mesma performance.
      Nem percebo este argumento…

      • AR says:

        O meu d-link DVA-G3170i e os Thomson TG784 dos meus vizinhos não são propriamente routers recentes e acontece isto:
        WEP and WPA encryption add some overhead in terms of calculations needed to encrypt/decrypt the traffic. The exact impact greatly depends on the processing power of the network device, it can vary from 5% to 30% of the maximum throughput.
        Some older models, however, can slow down as much as 30% or more due to the added processing overhead.

        • Nuno Oliveira says:

          AR, ir buscar textos de 2013 não faz sentido por vários motivos mas de qualquer forma, o que está escrito acima é correcto já que a velocidade anunciada pelos routers já têm em conta a capacidade extra necessária para encriptar e desencriptar a informação…
          Além disso podes facilmente testar as capacidades do teu router e chegas à conclusão que consegues comunicação entre dispositivos à velocidade máxima anunciada mesmo com a encriptação mais segura disponível.

    • Pedro Sousa says:

      E já agora, é a Microsoft que fornece maior parte dos computadores dos países do 3º mundo pagos por um antigo funcionário…
      Se é que me faço entender…

  7. Miguel Ferreira says:

    “O Windows 10 é indiscutivelmente o melhor sistema operativo da atualidade” looooooool é cada uma melhor que a outra, nem vou ler o restante artigo, pois se for da mesma qualidade desta linha… tá 100%

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.