Satya Nadella não era a favor da compra da Nokia pela Microsoft
A Nokia sempre foi uma grande parceira da Microsoft na expansão e comercialização de telemóveis com Windows. Apesar de terem conseguido um sucesso relativo, especialmente em mercados europeus e sul-americanos, a colaboração não estava a ser rentável e a Nokia acabou por ser comprada pela Microsoft em 2013, por 7,5 mil milhões de dólares.
Nessa altura, o CEO da Microsoft era Steve Ballmer e foi ele quem comandou as operações do negócio. No entanto, Satya Nadella, que na altura já tinha um cargo de relevo na Microsoft, demonstrou ser contra a aquisição da Nokia pela Microsoft.
Foi no seu livro "Hit Refresh", onde fala muito sobre a sua carreira na Microsoft, que Satya Nadella deu a conhecer esta confissão. Em 2013, Nadella fazia parte do conselho de executivos mais próximos do CEO Steve Ballmer e este enviou a todos os executivos um pedido de parecer sobre o negócio que estava a ser equacionado. A opinião de Nadella era claramente negativa e este tentou evitar que o negócio fosse concretizado, mas em vão.
Nadella justifica esta sua posição com a situação que o mercado de smartphones vivia na altura. Apesar de, à data, o Windows Phone ser um sistema muito mais adotado pelos utilizadores do que é atualmente, Nadella não achava necessária a oferta de três sistemas operativos aos consumidores.
E, tendo em conta o domínio do Android e a estabilidade conseguida pelo iOS, Nadella achou que os esforços realizados pela Microsoft e Nokia seriam em vão. Para uma verdadeira aposta no mercado móvel, Nadella defendia uma abordagem diferente e completamente inovadora que mudasse as regras do jogo, mas também achava que era demasiado tarde porque o Windows Phone já tinha perdido o rasto ao Android e iOS no que toca ao enraizamento junto dos consumidores.
Estas confissões agora proferidas por Satya Nadella vêm justificar algumas das suas decisões e mudanças implementadas quando foi promovido a CEO da Microsoft, depois da saída de Steve Ballmer.
Na era Nadella, pós-Ballmer, a Nokia foi vitima de uma intensa restruturação, com imensos despedimentos e foi aplicada uma redução na aposta no segmento móvel, o que levou à extinção da gama Lumia e à venda da Nokia à HMD Global, visto não estar inserida nas prioridades do novo CEO.
As declarações de Satya Nadella dão a conhecer um pouco mais a nova estratégia da Microsoft para o segmento dos dispositivos móveis. Claramente um regresso da linha Lumia está fora de questão e, a ser lançado um novo equipamento, muito provavelmente não será equipado com Windows 10 Mobile mas sim Windows 10 on ARM, tendo em conta as possibilidades desta nova versão do Windows 10 e a aposta que tem sido feita pela Microsoft nesta versão do Windows 10, ao contrário do observado no Windows 10 Mobile, em que têm sido lançadas atualizações com poucas novidades e funcionalidades.
Este artigo tem mais de um ano
Falar agora é fácil…
Que visionário!
Ele falou na altura
Deves reler esta parte do artigo. Cito:
“Em 2013, Nadella fazia parte do conselho de executivos mais próximos do CEO Steve Ballmer e este enviou a todos os executivos um pedido de parecer sobre o negócio que estava a ser equacionado. A opinião de Nadella era claramente negativa e este tentou evitar que o negócio fosse concretizado, mas em vão.”
E depois?
Eu disse à Nokia para investir era nos telemóveis com touchscreen capacitivo multi-toque, e para utilizar um processador de BluRay para por HTML5 completo num telemóvel, e eles não me ligaram!
Fogo!!!
És mesmo o animador de serviço aqui do fórum.
Faltou-lhes visão, contratavam um Helder e agora podiam ser uma empresa rica e prospera.
+1
A microsoft a fazer aquilo que melhor sabe, destruir empresas e fazer pessimos produtos. Tirando o office n ha nada de jeito, dos flops lumia e surface qual sera o proximo? Ter um tablet form com w10 chega a ser ridiculo tendo em conta que n existe uma appstore como no ipad…apenas software feito para rato e teclado e que nem vem optimizado para hidpi..e uma vergonha!
Isso é mesmo visão de quem não percebe nada de tecnologia e não atinge a posição onde a microsoft está nos dias de hoje.
Flop do surface?
certamente não sabes do que falas…
Sim, flop, queres dizer o quê?
Menos de 1 milhão por trimestre e a descer, é o quê?
És mesmo Apple fan. Só vês a maça à frente e não consegues ter conversas de jeito quando se fala em produtos não Apple.
Bill is the richest man on earth.
Bill can afford an IPhone.
Bill chooses to go for an Android.
Bill is smart.
Be like Bill.
+1
A Nokia afundou-se na era dos smartphones e levou junto a Microsoft. O Windows mobile é actualmente irrelevante no mercado móvel e só um idiota poderia continuar a apostar neste SO. Se a Microsoft quer estar presente no futuro do móvel tem de criar uma linha muito mais interessante que os Lumia.
Não sabes o que dizes. O problema da Microsoft é ser um caos internamente, com várias visões nas centenas de departamentos da empresa. Parece estar melhor, mas já é tarde. Não souberam cativar os grandes players do mundo digital a desenvolver as aplicações de raíz para Windows Mobile. Se as apps do Facebook não crashassem tanto e tivessem as funcionalidades e atualizações como têm o Android ou iOs, o Windows Mobile seria muito usado. Tenho um Lumia 640 e estou bastante satisfeito com ele, tirando não poder fazer chamadas pelo facebook messenger.
Concordo contigo,
Se tivesse conseguido convencer os donos das grandes aplicações.
Podia ser que tivessem conseguido cativar os consumidores. Eu gostava do SO .
+1
Troquei para android por necessidade, mas não gosto disto e iOS é caro lol…
A era dos Smartphones não começou por volta de 1997?
O Nokia Communicator é claramente um smartphone, aliás eram smartphones todos os topos de gama da Nokia, como por exemplo o 7650, 3650, 3660, 6600, 6630, Gama N, etc… muito antes de qualquer iPhone ou telefone com android.
Assim, essa questão do “A Nokia afundou-se na era dos smartphones” é claramente falsa até porque um dos smartphones mais vendidos de todos os tempos foi o Nokia 6600 e 5230… (fabricados nos anos 2003 e 2009 respectivamente). Assim, a era dourada dos smartphones foi mesmo a década de 2000 a 2010. A Nokia foi adquirida em 2014.
Aliás um smartphone não é mais do que outro nome para PDA com a função telefone.
Eu diria que a Microsoft é que afundou e levou junto a Nokia
Na verdade a Microsoft está na melhor posição desde há uma década.
“A Nokia afundou-se na era dos smartphones e levou junto a Microsoft.” Este comentário é muito interessante, sendo que o gestor que levou a Nokia ao fundo do posso foi Stephan Elop, que veio da Microsoft. Pôs a Nokia a preço de saldos para a seguir a Microsoft comprar a Nokia. Stephan Elop consegui ainda sair da Nokia com uma indemnização choruda. Enfim coisas que se podem passar na Europa mas nunca nos Estados Unidos.
Correto. Stephan Elop foi um cavalo de Troia na estratégia da m$. Um comportamento que levou a que todos perdessem: A m$ que acabou por não conseguir nada com isso, a Nokia que perdeu a oportunidade de seguir com projetos de SO próprios ou com Android e continuar como referência. E por fim, a industria e os consumidores.
Nunca gostei deste gajo.. não gosta retira-se-os do mercado. Fazer bullying com os clientes é só estúpido.
Foram e são ainda como Beta testers pagantes..
Obviamente que a aposta da Microsoft na Nokia não correu bem. Mas com esta revelação do Nadella, não sei até que ponto ele que sempre foi contra esta compra, não terá sido o seu coveiro.
Outro aspecto que vejo por aqui em comentários….. “a Microsoft” afundou-se”…… Estão a falar a sério?
Estamos a falar de um empresa que vale 570 mil milhões de dólares (8 vezes o empréstimo da troika a Portugal) e que NUNCA DEU PREJUÍZO na sua história!!!!! Fazem ideia de quantos departamentos tem a Microsoft? O Móvel é só mais um e que nem de longe nem de perto é o que mais factura! As galinhas dos ovos de ouro da Microsoft chamam-se: Cloud, Office, Windows, jogos…….
Estamos a falar de uma empresa que tem de lucro por ano mais de 20 mil milhões de dólares, dava para comprar 3 NOKIA por ano!!!!!!
Não correu bem mas também não correu mal, os surfaces vieram dessa aquisição e vendem bastante bem, com esse negócio, a posterior venda da nokia e o arrecadar de patentes, acredita, foi muito vantajoso para a microsoft, embora não tenha sido o golpe que o balmer queria, mas também ele era burro que nem uma porta.
O resto concordo, a Microsoft cada vez está melhor, desde os tempos do bill gates que não estava tão bem,o Satya Nadella tem uma excelente visão de negócio.
Provavelmente para essas pessoas isso são trocos ou então vivem noutra realidade, porque se formos a ver quantas empresas em Portugal consegue faturar o mesmo que que empresas como a MS fazem de lucro.
Se no NYSE ou NASDAQ ou são poucas que chegam a esses valores quanto mais no PSI 20.
Office Windows Jogos? Peanuts o dinheiro vem da Cloud e do Azure.
Nesse campo a Microsoft está a anos luz da concorrência.
Mas nada disso invalida a verdade, tanto a Nokia como o Windows phone tinham pernas, a Microsoft é que teve falta de visão e capacidade de compromisso para com os seus clientes.
Nada mais que a verdade.
Ou falta de vontade do actual líder que sempre foi contra a compra da Nokia. Ou vai dizer-me que ele era contra (porque não era um projecto dele) e passou a amar o departamento móvel assim que foi eleito líder da Microsoft? Até porque tinha aí a ovelha negra perfeita para deitar as culpas no caso de algo correr mal!!!!!
Leu o que escrevi? Cloud, office (é omnipresente em qualquer pc de uma empresa), Windows….. e por aí a fora.
Ele foi contra a compra da Nokia, não contra o departamento mobile.
Tinha uma visão diferente, e com alguma lógica, que com o mercado bem dominado pelo Android e iOS, um terceiro SO na mesma linha não ia resultar rapidamente.
Logicamente, ao se tornar SEO e alterando a abordagem da Microsoft com relação a todo o tipo de mercado onde esta presente, a linha actual do departamento mobile tinha de ser obrigatoriamente alterada. Mesmo assim, ainda tentou com o W10M e com as Apps Universais…
A meu ver o problema da abordagem mobile por parte da Microsoft, aconteceu ainda antes da compra da Nokia, foi em 2012, quando lançaram o WP8 e todos os equipamentos vendidos nos 2 anos anteriores não suportariam o upgrade. Ainda por cima isso aconteceu, quando o WP estava a começar a crescer.
Esse indiano basicamente meteu os pés pelas mãos, devia ter respeitado o plano de Steve balmer… provavelmente chegou ao poder deitando o outro ao chão
Qual outro?
Sim, pois… só contou prá você… o phone já foi, os servidores já foram e os desktops são a seguir, pois, o foco da M$ é outro: chama-se azure vs amazon! De facto vai ser duelo de titãs e ainda é cedo para anunciar um vencedor. No entanto, a M$ tem todo um historial de más práticas que faz com que se desconfie de tudo o que aposta… vamos ver até que ponto há redenção ou é só para “inglês” ver…
Pérolas, para haver redenção tinha de existir uma queda! Diz-me lá que empresas é que deram sempre lucro desde que nasceram!?
Os servidores já foram? Por acaso sabias que a Microsoft tem 1/3 dos web servers? E a seguir vão os desktop? Eu já ouço isso desde os anos 80 com o windows 3.0 que era horrível! Já estamos em 2017 e é o que se vê!!!!
Eu já ouço desde o início da década de 90, assim é que é! 🙂
Estas a contradizer-te!!!
Se o foco é Azure… logo o foco passa pelos servidores também… Porque que eu saiba o serviço Azure é um serviço Cloud e precisa de servidores para trabalhar.
Tem que se ser algo realista, a nível empresarial (que é onde esta o dinheiro) a Microsoft continua a ser a empresa de IT que oferece os melhores serviços em todas as vertentes.
Não quer dizer, que outras empresas não tenham bons serviços empresariais, mas em algum momento acabam sempre por usar algum produto ou serviço Microsoft.
Por isso como o @Rui disse, a Microsoft nunca deu prejuízo. Porque, as pessoas/empresas, usam os seus serviços directamente ou indirectamente.
“e à venda da Nokia à HMD Global”… Se me recordo bem a MS comprou apenas a divisão movel da Nokia junto com o direito a usar o nome Nokia por alguns anos. Quando este tempo expirou a Nokia pode voltar a usar o nome e decidiu vender o nome à HMD (uma empresa criada por estes gestores da própria) que o usa actualmente para vender dispositivos móveis….
Acho que o artigo devia ser revisto….
Não foi Nokia, foi Lumia 😉 revê lá o que foi contratualizado à altura 😉
Lá perdi um pouco de tempo para perceber melhor… a MS vendeu à Foxconn e à HMD recursos relativos aos “Feature Phones”, a marca Nokia para smartphones passou da Nokia para a HMD.
A Microsoft manteve os direitos sobre o Lumia e outra serie de coisas.
Ou seja o artigo não é exacto, mas tambêm não está errado 🙂
Já agora a Nokia nunca pertenceu à Microsoft… apenas a parte relative a “mobile and devices” foi vendida, a Nokia continou a existir em muitos outros mercados. Mais ainda a Microsoft só podia usar o nome Nokia por 18 meses (com o Lumia) e 10 anos para os “feature phones”… o que acabaram por vender à Foxconn e HMD….
Ou seja a HMD adquiriu os direitos do nome Nokia para smartphones à própia Nokia e os direitos para telémoveis à Microsoft.