Resultados da Microsoft voltam a surpreender o mercado
Os resultados trimestrais das grandes empresas mostram a sua posição no mercado e como este tem lidado com as suas prestações.
A Microsoft apresentou os seus resultados referentes ao segundo trimestre de 2016 e, mais uma vez, fica provado que a sua mudança de estratégia está a resultar em pleno. São mais de 20,6 mil milhões de dólares de receita.
Os números da Microsoft para este segundo trimestre do ano de 2016 mostram que há áreas em que a empresa se tem focado e que estão a dar o retorno esperado.
Ao todo, este trimestre trouxe para a Microsoft 20,6 mil milhões de dólares, o que resultou em lucros de 3,1 mil milhões de dólares. Face aos resultados de 2015, em que a receita foi de 22,1 mil milhões, há uma descida, mas que não tem expressão.
Os pontos positivos da Microsoft
Este relatório de contas mostra que há áreas onde a Microsoft tem crescimentos muito elevados e onde se deve focar no futuro. O que mais se destaca é sem qualquer dúvida os serviços Cloud, onde conseguiu atingir um crescimento de 102%, comparado com o ano anterior.
Outra área onde está, estranhamente, forte, é nas vendas para os OEM. Esta área cresceu 27%, contrariando assim a tendência de quebra do mercado para a venda de PCs. Também o crescimento das vendas do Surface foi evidente, com os valores deste trimestre a mostrarem uma subida de 9%.
Há ainda a registar um crescimento de 33% no número de utilizadores da Xbox, que assim atinge o valor de 49 milhões. Mesmo com estes valores, as vendas da consola da Microsoft desceram 33%.
Os pontos negativos da Microsoft
Mas para além de todas estas áreas de crescimento que a Microsoft tem, há uma que está trazer perdas constantes à empresa. A divisão móvel voltou a apresentar perdas, com as vendas a descerem mais 71%, face a 2015, o que se revela numa quebra de 4% nos ganhos da divisão More Personal Computing, onde os smartphones estão incluídos.
Estes números agora apresentados ainda não revelam a compra mais recente da empresa de Redmond. O LinkedIn foi a maior compra de sempre da empresa e os 26 mil milhões de dólares pagos poderão ter impacto muito em breve.
Este artigo tem mais de um ano
Nao da para entender a resistencia que os utilizadores oferecem ao Windows 10 Mobile, o fanatismo por outras plataformas e o odio infundado pela MS, conseguem superar o bom senso.
O W10M tem pernas para andar e ja esta num patamar mais elevado que os seus concorrentes, a unica coisa que ainda esta em transicao sao as aplicacoes que muitos programadores estao a portar as suas apps para UWP e precisamos de mais adesao por partes dos mesmos. Mas a MS esta a fazer um trabalho fenomenal com o W10M. Ja tive iOS, tenho ainda 2 equipamentos com Android, mal ja mal os uso, agora o Android parece-me mais um SO desenvolvido por amadores quando comparado com W10M. Nao quero aqui deitar abaixo o Android, que esta muito bom e cada vez melhor, mas quando comparado com o W10M, desculpem, mas nao tem hipotese. Falando do iOS: nem vale a pena, o iOS n#ao passa de um OS simples desenvolvido para facilidade de utilizacao e dependencia de servicos para gerar mais ‘income’ para a Apple e assim forcar o vinculo com os seus clientes, o que de certa forma nao sera mau de todo para alguns utilizadores, mas no meu caso, que adoro ter a minha independencia e livre escolha, e alem disso nao gosto de ser explorado, prefiro outras opcoes.
Chamadas, SMS, fotos, navegar, gerir mails, todos o fazem de uma forma ou de outra. É tudo uma questão de escolha. As cameras são praticamente equivalentes em todos os modelos de alta gama, as baterias com mais ou menos capacidade duram um ou dois dias máximo em utilização normal ou intensiva. O armazenamento idem. Tudo o resto são apps. A apple consegue fazer com que as apps que os utilizadores usam ou viram moda ou já eram moda. O Android tem as apps da moda e todas as outras. Se o Windows 10 m não consegue sequer acompanhar ou até se destacar neste campo é claro que não vai ter a aceitação que se pretende para o utilizador comum. Senão, não havia preferência da maioria das pessoas em ter um iphone menos atualizado do que um Windows10M recente. Ok, a maioria usa IOS pela moda do telemóvel, mas sejamos criticos se os iphone mais antigos não tivessem as apps a funcionar certinho não seria a “moda” que o safava.
P.S. não tenho iphone, tenho um android lento mas que ainda faz tudo o que pretendo.
o W10M existe desde março 2016, o iPhone e Android desde a década passada. Se verá…
como dizes em bem “Chamadas, SMS, fotos, navegar, gerir mails, todos o fazem de uma forma ou de outra”, mais as apps que preciso mesmo (não as dá moda que instalo e deito fora) também tenho no W10M (em 640xl). Isto tudo num sistema operativo estável, intuitivo e fluido ha um preço aceitável. Somando os pros e contras, neste momento é uma boa aposta.
era utilizador Android, mas como a maioria, tinha lag e nao actualizava para novas versões. estava quase tentado para um novo Android quando me mostraram o WIndows Phone 8 que rapidamente passou para W10M, e aí não tinha duvidas, até porque conheço bem o Android e iOS, queria mesmo explorar o novo OS, e desde a cerca de um ano, foi o melhor que fiz. Tem muita coisa a ficar no ponto? tem. Faltam as apps da moda? Faltam algumas. Mas no fim do dia, a relação necessidade/preço/qualidade é o melhor neste momento
o W10M está numa empresa que tem de se manter no mobile, por isso morrer o sistema não é se quer opção na Microsoft
Primeiro o sistema faz parte fo ecosistema W10(Desktop, servidores, smartphones, tablets, hololens), mais rapidamente seria extinguido o W10 no Hololens
Segundo porque a Microsoft continua a ter muito lucro
Terceiro porque os concorrentes, sobretudo a Apple estão a adormecer depois de terem atingido o topo.
A Apple para sobreviver precisa de alguém com carisma e novidades, não está a conseguir. A Google é uma caixa de surpresas. A Microsoft é a base de muito software empresarial e não do software da moda.
Nunca esquecer a história, a Microsoft já salvou a Apple e nunca o contrário, quer com o dinheiro quer com a promessa de suporte ao Office no Mac (as apps da altura). Felizmente que a Microsoft nunca precisou de um gesto da Apple dessa forma, duvido que a Apple o fizesse.
Há que rever essa história. Foi um acordo entre ambas as partes para retirar um processo de cima da Microsoft. Ninguém foi samaritano.
Fez parte do acordo, mas não era o foco principal, era uma das condições. Porque era o minimo estar a ajudar a Apple e manter o processo.
correcção “e nao manter o processo”
Portanto não, não foi para retirar o processo. Foi na consequência da necessidade por parte da Apple
A Microsoft sobrevive muito bem sem o W10M ser um sucesso. A Apple não…
É normal q depois de ouvir uma história de disputa as pessoas escolham um lado, se assistir a “piratas do vale do silicio”, “guerra do navegadores” e outras histórias menores vai ver q a Microsoft não é uma santa. Então, não acho o “ódio infudado pela MS” algo tão infudado assim. Não sei se ódio seria a palavra certa, talvez aversão seja uma palavra q se encaixe melhor na situação. A Microsoft por tudo o que já fez no passado, não deveria ser defendida.
Ela já possui monopólio dos SOs para pcs, se ela tiver o monopólio também dos SOs mobile, não vai ser bom para o mercado.
Quanto ao w10m, muito se resume a falta de app. E enquanto isso naõ for resolvido, não adianta ter o SO mais bonito, mais fluído,… Um exemplos simples q pode ser dado e q vai fazer muita gente pensar em comprar um smartphone com outro SO é Pokemon GO. Como é q vcs vão jogar pokemon go?
Sim, a Microsoft não é uma santa , e nos anos 90 eu era mais pro Apple. Agora é o contrario.
Basicamente acho que não se deve lealdade as empresas (menos naquela em que se trabalha) e marcas. Deve se dar credito a quem desbrava caminhos novos tipo Google e agora a Microsoft com o W10M e o Hololens. Quanto mais oferta melhor.
A falta de apps é relativa, para mim não tenho falta de nenhuma app e que no máximo não consiga colmatar com a webapp que corre lindamente no Edge.
Por exemplo para crianças se calhar recomendava mais um Android do que W10M e para adultos com muito tempo livre
Em relação ao mercado móvel não deixa de ser culpa deles, promessas com portar apps de outros s.o.’s e w10m para todos quando acabou por ser só para alguns…
Concordo com a análise do Paulo. Sou um fã do w10m porque acho que tem potencialidades enormes mas efectivamente as apps e o não upgrade de todos (ou pelo menos alguns mais recentes lumias) foi, é e provavelmente será um motivo muito forte para esta debandada para outros so.
Eu tenho um lumia 920, podiam ter “feito” um w10m “mais leve” para estes equipamentos, eu estou no programa insider mas como não suporta as builds redstone acabei por ficar preso com os bugs desta versão… De resto, se é para ficar com o wp 8.1 que seja, tenho as apps e os jogos que preciso e o telefone ainda esta como novo! Lol
Esse é o modelo que é mais difícil compreender porque não foi atualizado… Duvido muito que o Lumia 435 seja mais potente que esse.
Ha com comparativo entre o Lumia 920 e o 830, o 920 ainda conseguia ser ligeiramente superior, não me lembro é onde estava o comparativo…
Gostava tanto de poder dizer que na minha vida uma perda de 2 mil milhões € não têm expressão…
ganhar menos, não é perder
Era só brincadeira e um pouco de inveja, o resto é semântica 😉
🙂
Voltam a surpreender?
Só se for pela negativa!
Quer dizer, no ano passado fizeram 22, este não, só fizeram 20, e ainda dizem bem?
A Microsoft está hiper mega sobrevalorizada, e há muitos que comem a cantiga do Satya, quando ele não tem nada!
Fala da cloud, e mais cloud, mas a posição deles é minuscula! A Amazon sozinha (número 1) tem mais cloud que a Google, Microsoft e IBM juntas (2, 3 e 4)!
Se ele tivesse ao menos tivesse perto, mas não está!
Isso é um argumento a favor deles: se com uma fatia de mercado tão baixa fazem tanto lucro então são um optimo investimento porque o minimo crescimento implica um retorno enorme.
As contas da tua (tua no sentido de ser o teu mestre e senhor) Apple também estão para chegar, e também o Net Income vai ser menor ou me engano muito neste trimestre
Na Apple já se sabe, é sempre assim. Último trimestre do ano têm lucros espantosos porque o novo modelo de iPhone sai sempre em finais de Setembro, nos 3 trimestres iniciais do ano seguinte vão sempre descendo. Basta ver aqui os números de vendas, os lucros da Apple estão directamente relacionados:
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/timeline/f4fed03e69b13314d0ffa91692f736a1.png
Já agora, no ano fiscal americano Q1 de 1 ano é equivalente ao nosso Q4 do ano anterior, Americanizes :p
sim, mas quero ver mesmo o este ano com o iPhone7 a comparação dos Q1 e Q2 com o ano anterior
Vendo o historial que aí coloquei e conhecendo bem como conheço tanto fanboy. Duvido que as vendas desçam por aí além, se descerem sequer. Já no ano passado se dizia que o 6S não ia vender nada pois o 6 só tinha vendido devido aos novos tamanhos que os utilizadores queriam e, no entanto, venderam muito.
Não que eu queira que a apple venda ou deixe de vender. Não ganho nem perco nada com isso, para mim é-me completamente indiferente…
Era esperado uma perda maior, porque o mercado dos PCs esta quase estagnado e o W10M não tem tido vendas significativas.
Na cloud, sendo a 3º mercado, consegue ter lucros tão altos, prova que a cantiga do Satya, esta a resultar. E ao manter-se metade deste ritmo na cloud, rapidamente chega perto do 1º.
Se a Microsoft é sobrevalorizada, o que dizer da Apple que sobrevaloriza os seus próprios produtos.
Enquanto o Gates for vivo e com saúde, no dia em que a Microsoft estiver realmente com dificuldades, ele volta para CEO da empresa.
Que cresçam as 3 principais, só favorece o consumidor.. De resto é bom ver o crescimento do surface depois de ter andado sempre debaixo de fogo. A questão móvel tem de ser revista, não sei se são licenças ou se é falta de programadores interessados..
A verdade é que o que vende em massa são dispositivos que permitam às pessoas ter o ultimo jogo da moda ou a ultima aplicação social da moda, e a microsoft tem de pensar se vale apena traçar um plano sério e dispendioso, ou não.
As pessoas vivem de vícios, sejam eles prejudiciais ou não, e a verdade é que não sei até que ponto o Facebook teria tanto sucesso se no inicio não tivesse os jogos da Zynga, que quer se queira quer não, agarrava e obrigava os utilizadores a passar tempo na rede social e a fomentar o habito de partilha.. Entre outros exemplos em outras empresas.
Mas pronto, isto são bitaites e de certeza que a Microsoft tem gajos bem mais inteligentes do que eu e se for preciso nem lhe interessa muito preocuparem-se coma divisão móvel.
Apostassem mais na publicidade e em equipamentos (deles ou não!) na plataforma móvel e as coisas seriam um pouco diferentes.
Já repararam que a M$ não faz publicidade da plataforma móvel?
a ideia é ser depois do RedStone 2 portanto dentro de um ou dois anos
luxos que uma empresa como a Microsoft pode ter.
Boa questão. Porque motivo a MS não faz publicidade do W10M / equipamentos / Continuum etc…
Por que não implementam logo o Diqus no site? Esse sistema de comentários atual é antiquado e uma lástima! Já cansei de postar comentários, mas os mesmos nem sequer aparecem.
Quando há vários quotes para um comentário, torna-se uma zona, pois ninguém sabe quem está quotando quem.
Uma porcaria esse sistema de comentários do site.