PowerShell já corre no Linux e OSX e é agora open-source
Os esforços da Microsoft de tornar os seus serviços e sistemas mais abertos têm sido elevados. Há já várias das suas ferramentas que foram tornadas públicas e cujo código é hoje open-source.
Dando mais um passo nesse sentido, a Microsoft anunciou que mais uma das suas ferramentas será do domínio público. O PowerShell foi tornado open-source e existem agora versões para Linux e para OSX.
O PowerShell surgiu com o Windows 7 e foi a evolução natural da origem dos sistemas da Microsoft. A sua ideia era criar um sistema que permitisse aos utilizadores dos sistemas Windows gerirem todos os serviços e sistemas presentes, sem que tivessem de recorrer a interfaces gráficas.
A Microsoft tem-lhe dado uma posição de destaque nas versões servidor do Windows e agora resolveu abri-lo para toda a comunidade e torná-lo open-source, dando a todos a possibilidade de o usarem de qualquer forma, em aplicações e serviços, e até de o melhorarem.
Now, users across Windows and Linux, current and new PowerShell users, even application developers can experience a rich interactive scripting language as well as a heterogeneous automation and configuration management that works well with your existing tools. Your PowerShell skills are now even more marketable, and your Windows and Linux teams, who may have had to work separately, can now work together more easily.
Mas a Microsoft foi ainda mais longe e lançou também duas novas versões do PowerShell. Isto significa que vão agora poder usá-lo no Linux e no OSX, abrindo para estes sistemas todas as potencialidades do PowerShell.
As novas versões estão já disponíveis para todos os que quiserem instalar este sistema, tendo a Microsoft colocado no GitHub todo o código e as versões já compiladas. Existem pacotes de instalação para Ubuntu, CentoOS e para OSX. Curiosamente estão também disponíveis no GitHub versões para Windows 10/Server 2016 e para Windows 8.1 / Server 2012 R2.
A chegada do PowerShell ao Linux e ao OSX mostra que a Microsoft está empenhada em abrir as suas ofertas para novos campos, conquistando assim novos utilizadores.
Ao tornar o PowerShell open source a Microsoft dá também mais um passo para devolver à comunidade várias das suas ferramentas. Já o tinha feito no passado e provavelmente continuará a fazê-lo, com pequenas "ofertas" que vão melhorar a criação de novas aplicações e serviços.
Este artigo tem mais de um ano
powershell sucks….
+1
Nice try. Ninguém me tira a bash seja em linux seja no mac.
Bem, não é que perceba muito disto, mas se o próprio Windows 10 tem a bash do ‘Linux’ mais a powershell, porque é que não podes ter a powershell no Linux? Acho que estás um pouco enganado em comparar a Bash com o Powershell, não são iguais, mas acredita que ambos se complementam.
Aconselho-te a ver a sessão de ‘Q&A’ que foi feita ao Snover, acho que aí vais perceber melhor este conceito.
windows tem a bash sub forma de um userspace muito parecido que no cygwin. É por simplesmente a linguagem de scripting que bash aceita. Prefiro bash do que qualquer outra shell. mesmo o powershell não acho útil. sem dúvida que em windows é melhor que o antigo batch mas em linux o bash é dezenas de vezes à frente. No mac é igual.
E os dois não complementam porque o bash já faz tudo.
PowerShell so serve para administrar maquinas com windows, muito util para sysadmins que preferem o Linux, é menos um motivo para ter de fazer uma sessao remota para administrar as maquinas.
Mas eu tambem prefiro a bash, quer em Linux quer em mac
Nunca lhe mechi e não e agora que mecho.
De qualquer maneira, gostei do artigo.
Arre, haters do windows. Ainda agora os bebes estao a nascer e voces ja a da-los como mortos. Deixem-los crescer sff. Dêem tempo ao tempo.
É uma boa noticia. Aceder de forma simples a ambientes windows através de outras plataformas pode ficar bastante simplificado. Vou testar isto e se tiver tempo direi algo sobre a minha percepção das mais valias.
Haters gona hate, esta é a nova máxima. Os haters de agora são iguais aos que antigamente diziam que os mediaplayers iriam dar cabo da rádio… É inevitável a sua existência. Para quem utiliza vários SOs de diferentes fabricante ou distribuições, quando há uma ferramenta que possa ser utilizada universalmente para interligá-los é sempre uma mais valia, e quando essa ferramenta é opensource melhor ainda, pode cresce com apoio da comunidade. Por isso, aos haters o que vos digo é contribuam com algo de importante porque escárnio é mato por essa informática a fora.
Não sei qual a utilidade real da Powershell para um utilizador Linux, mas mal não faz em ter a Microsoft a desenvolver software em código aberto para Linux. A meu ver, tudo o que vier é bem-vindo.
Isto com o Gates ou o Ballmer seria completamente impensável.
só falta a Cortana vir para Linux
Espero q isso nunca aconteça, isso sim não serve pra nada
Cortana? porque não o Mycroft que já está no linux? Mesmo sendo um ‘recém nascido’ já tens muito por onde explorar.
https://mycroft.ai/
Gerir servidores com Windows Server e parque de máquinas com Windows a partir de Linux?
“Não sei qual a utilidade real da Powershell para um utilizador Linux”
Se fosses uma administrador de sistemas, talvez saberias. Mas o Pedro B. já te deu umas pistas…
Ja usei um pouco de Powershell, mas não gostei, acho o Bash infinitamente melhor, tanto é que agora o Bash roda dentro do Windows, claro dentro do ubuntu que roda dentro do windows, não vejo muito futuro daqui pra frente pro powershell não, o bash ja é muito seguro, estável, personalizável.
Será isto o começo de uma nova era onde a Micro$oft tem sua própria distro Linux, Bash que roda no Windows o Linux está sendo mais valorizado com ferramentas antes exclusivas para Windows (SQL Server, PowerShell …), os adeptos fanáticos de cada SO, vão ter que fechar a boca na hora de dizer qual deles é o melhor, só falta termos uma versão do M$Office para Linux, dai ficaria perfeito.
Seria muito mais útil ter o Microsoft Office pra linux do que o Powershell, que não vai servir pra nada, até pq convenhamos quem tem Bash não quer outra coisa.
Tens uma opinião estranha. Se perceberes de bash e de powershell vais perceber a utilidade de ter o mesmo ambiente em múltiplos sistemas.
Fica-te pelo Office que de resto pouco pareces perceber.
Eu acho que o Pol m sabe muito bem o que é a Bash…
Excelente notícia!
Skype preview alpha disponivel em linux tambem foi atualizado e universal para todas as plataformas.
Já é tipico deles.
Muito útil para grandes redes no meu trabalho temos mais de 1000 máquinas espalhadas por diversos edifícios, temos 400 Dell Optiplex 745, com disco de 80 Gb, e é o pão nosso de cada dia termos de limpar o disco porque não tem espaço e fazemos remotamente sem invasão da máquina.
Tem a mesma utilidade do que um pente para um careca, ou uns phones para um surdo.
Vejo aqui uma falta de conhecimento brutal sobre a powershell e comparações complementarmente absurdas com a bash.
Para quem gere parques informáticos com servidores windows, postos windows, ou cloud da Microsoft é obrigatório ter um mínimo de conhecimento de powershell para executar tarefas administrativas mais complexas ou simplesmente para criar automatismos que via GUI demorariam muito mais a executar.
E existência de cliente powershell para Linux ou Mac é muito bem vinda, falta agora para as plataformas moveis.
E a partir do linux vais gerir o ke e como?
Se tiveres serviços cloud Microsoft ou servidores Windows, podes utilizar a PowerShell nisto como utilizas o SSH para gerir as maquinas em Linux.
extend embrace extinguish – > Microsoft …
+1 Há pois é bebé…
apeteceu-me: http://goodbye-microsoft.com/ (só para ver se acende mais alguma coisa 😛 )
Não se trata aqui apenas de gestão de sistemas MS. Basicamente todo o admin que necessitasse de administrar por exemplo sistemas vmware, em algum ponto irá sempre precisar de powershell. Tentem gerir 20 hosts ESXs sem powershell, nightmare!!!… Uso powershell todos os dias e apenas 5% do meu trabalho tem como alvo sistemas MS. Vmware é só um exemplo… EMC é outro, mas há muito mais…
Na realidadeisto vai permitir q um admin que tenha como seu homesystem o MacOS ou o Ubunutu, não necessite de ter uma VM em windows para administrar estes ambientes, passa a poder correr o powershell nativamente da sua maquina..
Porque que tanta gente fala sem saber, e ainda por cima com certezas absolutas?….