Mudança no OneDrive deixou utilizadores sem acesso ao serviço
Por estar presente no Windows 10, de forma quase nativa, o OneDrive passou a ser usado por muitos mais utilizadores, tendo crescido muito. Sendo assim um dos serviços Cloud de eleição, acaba por ser essencial aos utilizadores deste sistema.
O que muitos não entendem agora, é uma decisão da Microsoft, que passou a limitar as drives onde o OneDrive corre, suportando apenas as que estão em NTFS.
Esta mudança profunda foi realizada, de forma silenciosa e sem ser garantida a compatibilidade, pela Microsoft no início deste mês, mas só começou a ser detetada alguns dias depois. O curioso é que não afeta só a versão gratuita, também os utilizadores que pagam pelo serviço se estão a ver prejudicados com esta decisão.
O novo problema do OneDrive
Na prática acaba por trazer problemas a todos os que tinham o OneDrive para armazenar ficheiro em drives ou discos que estão formatados em sistema de ficheiros que não sejam NTFS. Falamos do Fat32, do exFAT e até do ReFS, um sistema proprietário na Microsoft.
Ao acederem à pasta configurada nos seus computadores para sincronizar os ficheiros com o OneDrive, os utilizadores estão agora a ser brindados com uma mensagem de erro e com a necessidade de reconfigurarem o cliente deste serviço, para uma pasta local que esteja em NTFS. Uma mensagem semelhante está a surgir também a quem tentar configurar o OneDrive e escolher uma drive que não esteja no sistema de ficheiros NTFS.
Claro que esta decisão unilateral e com tanto impacto está a ser mal recebida pelos utilizadores afetados, que estão a recorrer ao Reddit e aos fóruns da Microsoft para manifestarem o seu desagrado.
A solução proposta pela Microsoft
A Microsoft tem publicada uma solução para este problema, se bem que não está associada diretamente ao mesmo. É possível fazer a conversão de partições Fat ou Fat32 para o formato NTFS, com apenas um comando, mas é um processo que caso corra de forma menos correta pode levar à perda de dados. O comando pode ser visto abaixo:
convert letra_drive: /fs:ntfs |
Substituam letra_drive: pela letra da drive que querem converter. Por exemplo, e caso fosse a drive D, comando seria convert D: /fs:ntf
Inicialmente, muitos utilizadores pensaram que esta mudança não passaria de um teste da Microsoft e que depressa regressaria ao seu formato normal, mas rapidamente se percebeu que esta era uma mudança definitiva.
Espera-se ainda uma resposta da Microsoft e uma justificação para a mudança efetuada, mas já poucos estão convencidos que esta será dada e ainda menos têm esperança que a Microsoft reverta a sua decisão.
Artigo relacionado:
Este artigo tem mais de um ano
alguém sabe o porquê desta decisão?
Os outros FS não suportam totalmente o controlo de acessos do Windows, o que provavelmente é um entrave a planos para novas features de segurança.
A micro e as suas palhaçadas. Se a malta se começa a passar e volta tudo para o 7 e 8 quero ver
e o que tem o Windows 7 e 8 a ver com NTFS ? a noticia da conta do OneDrive. Vontade de dizer mal a torto e a direito.
Que tal pensar que FAT32 não suporta ficheiros maiores que 4GB ? FAT é de 2GB, e para não falar nos tamanhos máximos de partições e volumes
Tinha de oferta 100gb e limparam tudo
Controlo de Acesso aos dados….
Voltar para o 7 e 8 ? Essa está boa.
Já ninguém usa FAT32 a não ser nos cartões SD e nas pens para o carro…
mas muitos usam exFAT e ReFS. Se te deres ao trabalho de ler a maioria das reclamações é de malta que usa precisamente estes dois sistema de ficheiros proprietários da própria Microsoft. ReFS então foi promovido pela MS como a “próxima geração do NTFS” quando foi lançado por eles há meia-duzia de anos… Se achas que isso tem lógica…
Alguma razão para usar fat32 em cartões sd?
Apesar de vir nativa com o W10 a onedrive é uma cloud que nunca me cativou, existem melhores e igualmente gratuitas, a pcloud surpreendeu-me, é excelente para trabalhos em grupo, partilha de ficheiros e toda esta gestão feita a partir do explorador de ficheiros do windows.
Eu uso outro método. Desinstalação do Onedrive.
De seguida visito: http://www.dropbox.com
Cliente satisfeito 🙂 .
Bom dia
Quem é a empresa dropbox, onde esta sediada, onde estão os servidores, é sólida ou qualquer dia é adquirida por outra grande empresa? tem alguma garantia de confidencialidade? é supervisionada por governos? quais? tem suporte local (portugal p. ex?) se amanhã fechar onde vais reclamar os ficheiros? – só pergunto isso porque da parte da microsoft eu tenho todas as respostas.
Em alternativa aceitaria amazon, icloud, google drive, etc para por os meus ficheiros…
hahahahahhahah todas as respostas?
Dou-te razão na parte da MS ser sólida, de resto, é melhor nem comentar.
Quem usa icloud tem satisfacao sempre garantida. Google drive igual. O resto é lixo..Da microsoft ja nem o office se aproveita.
porque não “se aproveita” o office ?
posso perguntar que processador de texto usa, folha de calculo usa, gestor de base de dados usa, programa para apresentações usa ?
Segundo a estatística (estudos efectuados), apenas 10% dos utilizadores de Office o espremem ate mais nao
Perder tempo com trolls? Antonio Ferreira, não se dê ao trabalho. A Ana (ou o Ana) não sabe do que fala. Deve ser o de costume travestido.
Agora o importante: é bom os serviços (seja de que empresa forem) atualizarem-se para sistemas mais recentes. Caso contrário ainda estávamos com as limitações dos 684Kb do DOS
Folha de calculo e apresentacoes = libreoffice, processador de texto usa se latex que é o melhor. Linux é o melhor SO que ha
Não há nenhuma folha de cálculo que chegue aos calcanhares do excel
O Android é NTFS?
Devia ser ext, sendo baseado em linux