OneDrive já suporta a app Ficheiros no iOS
O último sistema operativo para dispositivos móveis da Apple, o iOS 11, foi apresentado no passado mês de junho e chegou recheado de novos truques e novidades. A introdução da aplicação Ficheiros foi uma das grandes surpresas e, graças a ela, os utilizadores conseguem interagir com vários documentos de vários serviços de Cloud sem ter que andar a navegar de aplicação em aplicação.
Agora foi a vez da Microsoft adicionar várias novas funcionalidades ao OneDrive e às suas aplicações de produtividade, entre as quais se destacam o acesso à Cloud através da aplicação Ficheiros.
OneDrive: É possível ser mais produtivo
O OneDrive já tem suporte para a app Ficheiros no iOS. Isto significa que os utilizadores já podem carregar, partilhar e guardar documentos no OneDrive através da aplicação da Apple. Além disso, os utilizadores também podem marcar ficheiros os adicioná-los aos favoritos tornando-os muito mais fáceis de encontrar.
A funcionalidade Drag-and-Drop não foi esquecida, já que é umas das funcionalidades mais adoradas pelos utilizadores e permite trabalhar com várias apps em simultâneo. Agora, as pessoas que utilizam o OneDrive no dia-a-dia vão poder começar arrastar e largar ficheiros com a app da Microsoft. Trabalhar com vista dividida (split-view) no iPad será muito mais agradável.
Colaborar é muito mais fácil
A empresa fundada por Bill Gates também adicionou novas funcionalidades às suas mais famosas apps para o escritório, nomeadamente Word, PowerPoint e Excel. Já é possível que os utilizadores colaborem, verifiquem quem está a trabalhar no mesmo documento e quem fez alterações.
Lentamente, a Microsoft tem adicionado ferramentas de colaboração às suas apps e em várias plataformas. No entanto, comparativamente às outras empresas que têm produtos semelhantes, como a Google, por exemplo, a Microsoft está a demorar muito mais para adicionar estas funcionalidades que os utilizadores tanto gostam.
Além disso, as miniaturas das imagens estão mais largas, os ficheiros partilhados são mais fáceis de localizar e nos ficheiros e os respetivos nomes estão mais espaçados.
Rumores: Edge no iPad
Ao que tudo indica, a atualização e adição de funcionalidades a todas estas apps deverá trazer água no bico, já que é esperado que a Microsoft lance a preview do Edge para o iPad já no próximo mês.
O Edge para Android e iOS foi lançado no ano passado após alguns meses de testes. No entanto, a app não estava otimizada para o iPhone X nem para o iPad. A Microsoft está empenhada em tornar o seu browser ainda melhor de modo a poder ser usado em mais dispositivos. De qualquer forma, ainda nenhuma data oficial de lançamento foi revelada.
Este artigo tem mais de um ano
Este é um dos grandes motivos que me faz preferir Android a iOS, a falta de um gestor de ficheiros digno do nome.
A falta do quê?
O que há no iOS, como isto, é que não há no Android!
O Android é que é deficiente!
Não se consegue perceber como a Apple não se digna a desenvolver um gestor de ficheiros “normal” . É estranho vindo de uma empresa com tão bom software
Falta de interesse no modelo.
Não creio.
Desde a morte do Steve Jobs, a Apple deixou de ser uma empresa que valesse a pena investir ou ter equipamentos da marca Apple. Deixou de evoluir simplesmente.
Para ter acesso ao OneDrive, dropbox, etc, na aplicação ficheiros tenho que ter os aplicativos destas clouds instaladas tb no meu dispositivo?
Sim.
Já é possível guardar um ficheiro e aceder ao mesmo através da app Ficheiros?
Sim, claro.
Desde que, penso eu, esteja alojada num dos serviços cloud.
alojado* (o ficheiro)