Há novas especificações para dispositivos correrem o Windows 10
A Microsoft define de forma bem precisa quais as especificações mínimas necessárias para que um dispositivo possa correr os seus sistemas operativos. Essas regras são a garantia de que o utilizador consegue ter uma máquina a funcionar de forma correcta.
De forma muito silenciosa a Microsoft redefiniu essas regras e para a Actualização de Aniversário o hardware mínimo mudou, em especial ao nível das dimensões mínimas para os ecrãs.
As novidades que a Microsoft agora introduziu vêm garantir uma abrangência muito maior nas plataformas onde o Windows 10 e o Windows 10 Mobile podem correr. Alargam a possibilidade de oferta, em especial nos equipamentos móveis.
Com estas alterações, os OEM podem passar a oferecer agora máquinas com o Windows 10 Mobile em dispositivos com ecrãs até 9 polegadas e máquinas com até 7 polegadas a correr o Windows 10.
Esta alteração vai permitir criar dispositivos com características diferentes e com ofertas de sistemas operativos mais ajustados às tarefas para que foram criados em vez do que actualmente existia.
Mais mudanças no Windows 10
Mas há outras alterações profundas que a Actualização de Aniversário vai trazer, estas mais focadas no hardware necessário para as máquinas correrem o Windows 10.
A partir dessa nova versão as máquinas vão ter de ter no mínimo 2GB de RAM, o dobro do que era exigido antes, e 16GB de armazenamento para correr a versão de 32bits do sistema operativo e 20GB de espaço para correr a versão de 64bits.
Há mudanças grandes a chegar com a Actualização de Aniversário e estas são o primeiro resultado do que vai ser exigido. As novas dimensões de ecrã vão permitir à Microsoft e aos seus parceiros criarem máquinas diferentes.
Vamos ver surgir tablets com dimensões diferentes e a correr versões diferentes do Windows 10 (Mobile). Poderá ser aqui que vão surgir novas versões do Surface, provavelmente mais adaptadas ao novo mercado móvel que a Microsoft está a tentar ganhar.
Este artigo tem mais de um ano
Então computadores com 4 gb ram ( laptops principalmente) perdem metade da sua ram só para o sistema operativo ? Windows 7 here I go again
Percebes o funcionamento de um computador? Não parece.
Que comentário sem nexo.
Humm, que entendido na matéria… Toda a gente percebe de tudo hoje em dia, depois lêem-se coisas destas.
isto dos computadores e tal.. desiste, não é para ti.
Alguem esclareça um pouco por favor; primeiro quase que obrigam o pessoal a mudar para o w10 e agora todos os que possuem laptop ou maquinas antigas não vão poder correr o w10 a não ser que comprem um novo PC ?! e tem que se dizer aos vendedores para retirar do mercado toda a porcaria que vendem abaixo dos 2gb ram (a preços anormais diga-se de passagem) e mesmo que tenham os 2gb mas as placas de video forem integradas como praticamente toda a porcaria que lançaram nos ultimos 2 anos isso quer dizer que o w10 vai funcionar mas a mesmo á rasca a não ser que ponham o w10 mobile nas máquinas?!
Suponho que se fale em equipamentos novos…
Ainda se vendem computadores com menos de 2 gb de ram em 2016?
NTlite FTW?
Ó pessoal, eu não sei se os comentários eram pra mim mas o que o P R fala não é totalmente descabido. actualmente o windows 10 na minha máquina consome só com os processos normais no minimo 646mb ram se for pro dobro fica 1292, se as maquinas tiverem só 2gb ram sem placa grafica dedicada isso que dizer que sobram 700 para correr seja o que for , o que quer dizer que so dá para ir o facebook plantar no farmville e tem que ser no chrome porque o mozilla consomelogo no minimo 300mb ram. Agora procurem lá quantos programas ou jogos correm a 700mb ram a ve se ficam satisfeitos com o reultado.
É suposto o sistema operativo, seja ele qual for, fazer uma gestão otimizada da memória disponível. Tenho uma VM Windows 10 com 2GB de RAM a correr num portátil com 8GB de RAM e tenho muitas outras coisas abertas como o Firefox, que por exemplo é onde estou a escrever isto, e não tenho muito por onde me queixar 🙂
Deves de ser dos poucos que diz que o chrome gasta menos recursos que o Firefox, principalmente memória…
És um tipo cheio de sorte! O meu PC inicia com 3/4 GB de RAM utilizados.
Não me lembro de utilizar menos de 600MB desde o windows XP e isto num computador com o sistema operativo recém instalado.
Não esquecer que windows XP (com 15 anos) tinha requisito mínimo 1 GB.
Os sistemas operativos actuais fazem gestão dinâmica da RAM, ou seja, quanto mais tiveres, mais irá utilizar (e bem!).
Em relação aos jogo/software, desde que os requisitos mínimos estejam satisfeitos, não terás problemas em jogar (não sei o que queres jogar pesado com 2 gb de ram e sem placa gráfica dedicada mas pronto…)
Lá diz o velho ditado “Haters gonna hate”
O Windows XP, quando saiu, penso que requeria um mínimo de 128MB, recomendava 256MB.
(Ou então requeria 64MB e recomendava 128MB, não tenho a certeza. Mas eu tinha 128 e corria-o à vontade.)
Não sei Avaro se calhar tens razão e não se passa nada, pode ser que o Pedro Simões nos esclareça mais tarde com outro artigo, mas a mim quer-me parecer uma manobra do tipo – não os conseguimos vencer a todos atraves da implementação do software vamos vencer no hardware pois para correr seja o que for decentemente tem que se comprar um computador novo e 99% já vem com o window 10 TADAA 🙂
Mais uma vez, o windows a engordar no consumo de ram logo acabado de nascer. Sempre assim foi em todas as versões. O problema, é que o hardware recentemente colocado à venda, vem sempre “a pele” (smartphones, portateis de entrada de gama, etc), que passado um ano estão prontos a ficar numa prateleira. Então não foi a própria Microsoft a anuncias que até os smartphones com 512 de ram iram poder rodar W10? Daquim a uns meses estou a ver smartphones com 1GB de ram a parecerem carroças. Muito feio, Microsoft.
Pedro Simoes:
eu tenho um Tablet com Windows 10 actualizado (Atom, 1 GB RAM). O que vai acontecer quando sair o update?
– Nao deixa actualizar?
– Se precisar reinstalar o Windows 10 (normalmente baixo do site da Microsoft que é a mais actualizada, crio PEN USB com a ISO e instalo) o que acontece? Porque se a ISO actual instala com 1 GB RAM e a Futura só com 2 GB RAM, entao depois deixo de ter uma ISO instalável!
Tenho um PC antigo já com 9 anos a correr o windows 10 basicamente só serve para navegar na internet, é um acer 3680 que tinha um Celeron, fiz upgrade para um Intel Core 2 Duo um T7200, o PC está a funcionar perfeitamente bem com 2GB de ram (max suporta). Mas um ponto que exclui logo! Nada de Chrome ou outros Browsers. O Edge e o IE são os melhores para poupar ram.
Ora, se bem se lembram, quando houve um dos “booms” em termos de atualização de hardware, foi quando o windows vista apareceu e necessitava de uma placa gráfica “melhor que o comum” para correr. Se bem me lembro, muitos amigos meus compraram um outro computador por causa deste novo windows e as empresas que produziam hardware começaram a lançar muito melhor hardware do que aquele que havia (e não me lembro de haver grandes especificações e evolução a “bom ritmo” do hardware dos computadores na altura). Penso que será mais uma maneira de : – evoluir e -fazer as empresas de fabrico de hardware ganhar mais algum no fim do ano… de qualquer maneira foi assim que hoje em dia temos processadores que computam flops bem melhores que os da nasa em 69 (coisa de sci-fi na altura)… basicamente, há males que vêm por bem. (não é que concorde a 100% com isto, pois o ideal seria desenvolver um SO capaz de aproveitar a 100% os recursos que tem, mas…)
🙂
É preciso ver que se por um lado tudo evoluiu (Hardware e Software) hoje em dia com computadores muito fracos podemos correr um SO (W10) de 2015 com celeridade. Há computadores com 1 core e 1 GB RAM, mais fracos que a maioria dos smartphones que por aí andam, e tem o W10 instalado. Daí que se por um lado às vezes há Software muuuuuito mal optimizado (a maioria da Adobe infelizmente) por outro lado há um ponto em que o Software nao pode ser mais optimizado e daí que para evoluir tem que necessitar de mais Hardware.
Claro está que há muitas almas que querem Hardware de 2005 a correr o W10 a correr tudo de 2016 mas…sorry. Por outro lado máquinas velhas estao a correr o W10, Office 2016 e daí que podem dar-se por felizes e podem manter o sistema assim. Nao podem é pensar que mantendo o Hardware vao poder acompanhar o Software para sempre.
Em todo o caso espero que estes novos requisitos sejam apenas para PCs novos e que os novos updates de 2016 ainda sejam instaláveis em PCs com 1GB RAM (eu tenho um tablet com 1GB RAM e o W10 corre muito bem, daí que teria Pena que apenas por este update o mesmo Hardware já nao desse).
Eu próprio tenho um PC i7-6700 + 16 GB RAM + Nvidia GTX 970 4 GB + SSD e fico fascinado como um Tablet Atom + 1 GB RAM está a correr o mesmo Software… (W10 + Office 2016, último Firefox, etc etc). Claro: no PC i7 corro o Rise of Tomb Raider no máximo e a 1080p >60fps e no outro… bom… lol
O meu Windows 8 é tão leve comparado com esse monstrinho do Windows 10 🙂 🙂 🙂
O Windows 10 é leve, é ainda melhor optimizado que o 8. Não entendo essa aversão ao Windows 10.
Tenho um tablet pc Acer W1-810 a correr o Windows 10 pro, por mais incrivel wue pareca consegue ser mais rápido que o meu portatil hp G6 com um intel i5 e 8Gb de ram. Deve ser por causa do hdd ser mais lento … não percebo mesmo …
Não tenho qualquer duvida que depois do up date o sistema irá correr de forma identica, mas a consumir mais ram.
Atualmente no tablet acer com 1Gb de ram, a ouvir musica no Goove , a trabalhar no Exel e a enviar sms no skype, a ram anda na ordem dos 60%. O mais engraçado é quando o subcarrego com duas maquinas virtuais a 350Mb de ram cada. O sistema trabalha sem engasgos. Eu apenas acredito porque tenho um … lol … incrivel
O Windows 10 é o melhor sistema que já testei em otimização de memoria ram.
Um pc/tablet serve muito bem para quem não necessita de mostrar aos outros que tem do melhor e de software muito pesado, como por exemplo últimos jogos…
SSD vs HDD é uma diferença enorme.
Depois, o Acer deve ter os drivers necessários para permitir uma boa fluidez, enquanto que o HP não.