Microsoft vai “matar” a versão moderna do Skype
Já no próximo dia 7 de Julho
O Skype é provavelmente uma das ferramentas de comunicação mais usadas em todo o mundo. No entanto, é também verdade que é uma das mais pesadas e a experiência dos utilizadores com esta aplicação nem sempre é a melhor. Mas a Microsoft está atenta à concorrência e já informou que vai descontinuar a “versão moderna” do Skype e apostar na versão tradicional para Desktop, garantindo a melhor experiência ao utilizador.
De acordo com um artigo publicado no blog do skype, a Microsoft vai abandonar a versão moderna do Skype já no próximo dia 7 de julho de 2015.
A “versão moderna” apareceu com o Windows 8 e, sendo uma versão optimizada para ecrãs sensíveis ao toque, não oferece todas as funcionalidades que estão presentes na versão tradicional. Por outro lado, tornava-se “estranho” o utilizador ter duas aplicações (Skype – versão moderna e tradicional) quase com as mesmas funcionalidades, sendo que a versão moderna era executada em full screen no Desktop.
Com a chegada do Windows 10, a Microsoft diz que chegou também a altura de ter uma versão mais funcional, eficiente e optimizada para o rato e teclado e nesse sentido vai melhorar a versão “tradicional” para Desktop.
With the upcoming release of Windows 10 for PCs, it makes sense to use the Skype application optimized for mouse and keyboards use, capable of doing touch as well rather than 2 separate applications performing the same function.
Quem pretender obter a versão tradicional pode fazê-lo aqui. A partir do dia 7 de Julho quem aceder à versão “moderna” vai ser redireccionado para o site que permite obter o Skype Tradicional. Além desta versão para Desktop, o Skype também já pode ser usado em qualquer browser – saber mais aqui.
Alguma vez usou a "versão moderna" do Skype?
Via Blog Skype
Este artigo tem mais de um ano
Em linux só existe a versão 4.3, pelo que não sei o que é isso. A M$ desde que comprou o skype, o skype parou no tempo…
E acredita que é e a melhor versão que podes ter, já tive o linux instalado e apesar de alguns bugs com algumas versões de Skype que tive, acredita que era a melhor versão, mais leve e menos abundante de tralha, a única coisa que fiquei chateado de não ter no linux é a integração com o facebook chat, mas para isso pode se usar o pidgin.
“Likes”! Acho que a MS faz bem em limpar a casa e não ter tanta duplicação de apps.
+1 eu sou sincero tenho ambas as versões mas nunca usei a “moderna”; com isto a Microsoft só mostra estar preocupado com um sistema operativo limpo, simples com app’s também elas simples e claro universal. Estou a adorar 🙂
➕ 1
+1
E o povo que comprou Surfaces RT?
Pois…
“o Skype também já pode ser usado em qualquer browser” – ultima frase da noticia.
Terás a versão browser.
Also, if you’re on a Windows RT tablet device, there is no change for you.
Via blog microsoft
Then… vão ficar com uma versão antiga…
BOA!
Devem continuar a dar suporte apenas não a vão remover até porque o Windows Phone usa a modern app do skype que por sua ve tambem não recebe um update desde Fevreiro.
Não deixará de existir uma versão para essas “coisas”, tal como para tablets e smartphones…
Vi agora que para RT vai continuar.
“No entanto, é também verdade que é uma das mais pesadas e a experiência dos utilizadores com esta aplicação nem sempre é a melhor.”
Como? Não noto nada disto… deve ser do meu computador….
Boas Ricardo,
A versão para iOS do Skype não é das melhores. Para Desktop também não fica atrás.
Um off tópico (sorry)alguém sabe remover o acaso do ie browser?É um hijacker.Nem consigo repor as definições do browser nem o malwatebytes o detecta, nem o avg… obrigado
adcash
Pesquisa “remove adcash” que encontras várias soluções!
Versão tradicional? Se isso significar uma Universal App, óptimo.
Por acaso não uso Skype, mas já precisei em tempos. E eu preferi a Modern App por ser mais responsiva no meu PC do que a versão para desktop.
Ora bolas, eu só uso a moderna porque é mais rápida e leve que a aplicação desktop… deviam era fazer uma nova moderna e acabar com a desktop..
A MS é uma anedota. Cria coisas, dizem que são melhores. Depois acaba com o que criou, dá um tiro no próprio pé. Daqui a uns anos acabam com o Modern UI porque afinal não era útil, enfim…
Isso que escreves não faz grande sentido tendo em conta o W10.
A Google acabou com o Picasa.
E o Google Glass e o Wave, e o Google Reader (parquet tirava clientes ao Google-), e agora vai acabar com o Google- mais dia menos dia…
Os clientes? Que se lixem…
Pelo menos aqui, ninguém fica sem skype.
Tendo em conta que no windows 10 as aplicações do Morder UI vão passar a ser executadas em janela, não fazia sentido a MS ter duas aplicações para a mesma coisa
A Modern UI é fantástica, mas não houve adesão! Os developers não quiseram dar-se ao trabalho de mudar toda a UI dos seus apps só para a Microsoft, por isso eles no Windows Phone e no Windows estão a uniformizar a UI na versão 10, infelizmente teve de ser, de forma a que os devs tenham menos trabalho a portar os seus apps e poder usar a mesma UI nos 3 sistemas operativos.
(…) por isso eles – a Microsoft –
Pela forma que lê parece que me estou a referir aos devs.
Sendo que o Windows 10 corre apps em janelas… Achava mais sentido em fazer um upgrade ao modern skype com as funcionalidades do tradicional e acabar com a versão desktop.
Sempre achei o modern mais intuitivo, rápido e com a UI mais ‘limpa’.
Oh well… É esperar pelo upgrade da UI no skype tradicional, pode ser que me surpreenda…
Leiam a nova politica de privacidade do skype talvez fiquem assustados, tudo é gravado
https://www.microsoft.com/pt-pt/privacystatement/default.aspx
Ainda bem, as aplicações desktop em regra geral continuam a ser muito superiores que as apps ModernUI.
O ModernUI para mim é uma anedota, não faz sentido ter programas a ocupar todo o ecrã com meia dúzia de ícones e funções. Uma interface de telemóvel num PC. Quem aqui é que usa a calculadora ModernUI para fazer uma conta quando tem a normal de sempre que faz exactamente o mesmo?
Estas a esquercer-te dos hibridos 🙂 PC/Tablets.
Se pegares nos pc e o transformares em tablet é natural que uses a modern 🙂
Acontece que eu não uso híbridos tablet, uso PC. E durante décadas, o Windows foi um sistema operativo para PC. Agora do nada, a MS quer que todos os diferentes dispositivos, usem um formato único, ora isso não serve a todos.
Seria como obrigar toda a gente a usar o mesmo nº de calçado.
O pior nem é a ocupação do ecrã. O pior é que estas aplicações mandam o processamento multitasking para o caixote do lixo. E isso é algo que já tínhamos desde o Windows 1.0 ou assim.
Quero que a app de Correio do Windows sincronize enquanto faço outra coisa no desktop. Não dá, minimizas e ela congela. Quero usar a app ModernUI do VLC para reproduzir música enquanto trabalho noutra coisa. Minimizas e a reprodução pára. Tens que estar a olhar para a app para ela trabalhar.
Ora isto pode ser o comportamento normal das apps num smartphone, mas não é o normal num PC nos últimos 20 anos.
Para isso, voltávamos ao MS-DOS.
M$ ao contrário do que se diz, está a eclipsar-se, é só tiros nos pés, em vez de se dedicarem exclusivamente ao que lhes deu $, decidiram inventar a toa, querem fazer tudo ao mesmo tempo, seja mobile, seja desktop, seja consolas, o resultado está à vista
E que grande resultado. A tua conta Outlook em todos os teus devices. O teu tema e as tuas definições na tua Xbox, Windows Phone, PC, tablet. Mexes no teu calendário num device, automaticamente já altera nos outros devices…
Mantendo as funcionalidades antigas de um PC normal. Eu não entendo qual o flop que vcs estão fartos de referir…
Leia o que diz o PFerreira. Nunca a Microsoft esteve tão bem! Tem incoerências? Obviamente que as tem, mas como tenho o chamado “ecossistema” todo com: consolas (One e 360), telefone, Pc hibrido, PC de secretária e portáteis, nunca vi este sistema tão bem integrado! E está cada vez melhor, há algumas arestas para limar mas o que está feito está a um nível que não vejo em mais lado algum.
Isso é ser egoísta. Imagina uma pessoa que só utiliza tablets/telemóveis e quer Windows? Same thing.
A MS com o Windows 10 e as modern apps não quer que toda a gente utilize o mesmo número de calçado mas sim um calçado que serve para todos os números.
Pah deves ter tido uma experiência multitasking muito ma mesmo. Por exemplo na música utilizo o mytube com vídeos do YouTube e Playlists com música e da perfeitamente em background. Até dá para mudar de video/música com os atalhos do teclado. Muitas vezes essas coisas não dependem da MS mas sim dos devs.
A única coisa que me incomoda no 8.1 e o facto das apps serem em full-screen. (parece que já me habituei demais ao w10 preview)
Ora nem mais! Só há um detalhe que não partilho consigo, o facto de usar atalhos do teclado no W8.1 ou no W10, nunca tive necessidade deles, sempre fiz tudo directamente, parece-me mais rápido ou deve meu hábito.
Anedota? Inicialmente, não gostei nada do grafismo do W8, pareceu-me demasiado colorido e simplório, estava habituado à elegância do W7. Mas após ver as funcionalidades de informação que possibilitam quando estão dinâmicas, adorei. O facto mais irritante e aí dou-lhe razão no W8.1 não se poder diminuir as janela das apps, fora isso, são espectaculares: simples e directas.
usei durante algum tempo para manter 2 contas online em simultâneo: profissional e particular.
Desde que descobri que se pode acrescentar o parâmetro “/secondary” (sem aspas) a seguir ao caminho do executável no atalho do skype tradicional (desktop), desde então só uso o skype tradicional. Acho a app demasiado básica a ocupar tanto espaço desnecessariamente, tal como outras apps. Venha daí o Win10.