Microsoft regista patente de ecrã sensível à pressão e caneta
A Microsoft sempre teve dificuldades em conseguir sucesso no mercado de smartphones, mesmo contando com a parceria e posterior compra da Nokia. Os consumidores não aderiram aos encantos do sistema operativo móvel da Microsoft e por isso circulam vários rumores que dão conta de um novo dispositivo, pertencente à gama Surface, que correrá uma nova versão do Windows 10 e que terá várias capacidades e funcionalidades únicas.
Uma nova patente, publicada no primeiro dia deste mês, dá a conhecer o que poderão ser duas capacidades deste hipotético topo de gama da empresa de Redmond.
A patente, divulgada pelo site Patently Apple, demonstra que a Microsoft pretende dotar os seus equipamentos com tecnologia de toque 3D, muito semelhante ao que a Apple tem no iPhone e que a Nokia/Microsoft tinha no protótipo Lumia McLaren, topo de gama baseado no Lumia 1020, que nunca teve uma versão final destinada ao consumidor.
Esta tecnologia descrita na patente mostra que o ecrã sensível ao toque será também capaz de medir a pressão com que o toque é exercido, permitindo depois que o sistema operativo execute diversas operações dependentes da pressão com que o toque é exercido.
A calibragem destas medições serão auxiliadas por uma Stylus, possivelmente uma versão futura da Surface Pen, que medirá a pressão exercida com base nos seus 4096 níveis de pontos de pressão e enviará essa informação para o dispositivo principal, tendo desta forma os seus sensores inseridos no ecrã completamente calibrados e aprimorados. Para além de medir a pressão com que o toque é exercido, o ecrã será capaz de determinar a inclinação com que o toque é efetuado.
Apesar de na patente estar ilustrado um smartphone a desempenhar esta nova funcionalidade, as inovações descritas nesta patente não serão exclusivas do hipotético smartphone da gama Surface, podendo esta tecnologia ser aplicada a vários tipos de ecrã tátil, desde smartwatches, tablet e outros equipamentos da Microsoft.
Esta referência está presente no seguinte parágrafo da patente: "Although the present embodiments are described and illustrated herein as being implemented in a smartphone, the device described is provided as an example and not a limitation. As those skilled in the art will appreciate, the present embodiments are suitable for application in a variety of different types of mobile and/or hand-held apparatuses, e.g. in tablets, smart watches, laptops or gaming consoles."
Esta patente mostra que a Microsoft está a trabalhar em novas formas de interação com os seus dispositivos. Depois de ter dotado toda a sua gama Surface com ecrãs táteis, a Microsoft poderá estar a planear o lançamentos de produtos com uma tecnologia tátil mais profunda, estando talvez nos seus planos o lançamento do tão aguardado smartphone da linha Surface.
Acha que o Surface Phone será uma realidade ou esta nova tecnologia será inserida apenas nas futuras versões da atual gama Surface? Diga a sua opinião nos comentários!
Este artigo tem mais de um ano
O protótipo Lumia McLaren não tinha tecnologia sensível a pressão, tinha era o mesmo nome, 3D Touch. A tecnologia que tinha era para detectar a proximidade do dedo
O force touch que a Huawei usou primeiro e a apple the deu novo nome?
Exatamente, é o que está no artigo. Esta nova tecnologia da Microsoft é muito idêntica à da Apple mas também marcava presença no Lumia McLaren uma tecnologia 3D Touch, apesar de o conceito ser bastante diferente.
O Lumia McLaren com o 3D Touch, com o mesmo nome que a Apple aplicou nos iPhone, tinha o propósito de detectar o dedo no ecrã sem tocar nele, tal como aconteceu com o Galaxy S4, onde colocávamos o dedo a pairar sobre um albúm de fotografias, e ele apresentava uma prévia das fotos, por exemplo, mas isso só funcionava em um número muito limitado de aplicações…
No Lumia McLaren funcionava apenas na aplicação Telefone e no Internet Explorer. A Nokia e Microsoft acabaram por desistir do conceito e por isso nunca foi completamente desenvolvido.
Se sair um Surface Phone eu quero um… e a minha esposa também deve querer.
Sai dois surface phone para aqui sff!
Os próprios vendedores das lojas de SmartPhones diziam mal do Windows Mobile, desta forma não há Marketing que resista.
esses nem sabem mexer em algo que vendem ….
correção do que vendiam … so sabem mexer o básico e fiável Iphone , e android bem esse nao digo pk nunca tive um so as boxtv
Já tive um Microsoft lumina 535. Um lixo não aconselho ninguém comprar um desses….
Deves ter tido deves, nem sabes dizer o nome do produto…
Esse Microsoft “lumina” 535 é lixo porque com esse nome de “lumina” só pode ser uma imitação chinesa do excelente lumia 535.
o conceito de smartphone está em extinção. As funções de telefone tenderão para os smartwatches e outros wearables. Por isso não penso que venha a existir um surfacephone. Acredito mais num pocketsurface, um conceito diferente mais próximo de um pc de bolso com windows.
o surface phone devera ser algo como um phablet aproximado de desktop tipo a cshell
… pensado para o segmento professional e educacional, não deverá ser lançado tão cedo, pois deverá conter que ainda não estão no mercado como: comunicações 5G para melhores ligações a clouds; nova geração de baterias de alta perfomance(em estado sólido); écrans maiores mas dobráveis; processadores ARM que suportem i86. Isto pelo menos…
Acho que era melhor trocarem a imagem sobre a patente… a apresentada pertence a Apple…
Nada disso. 😛
A patente pertence à Microsoft e refere-se ao que está descrito no artigo.
O que está a causar confusão é o facto de ter lá “Patently Apple”, mas isso é um site que costuma desvendar algumas patentes, especialmente da Apple. Neste caso a patente desvendada é da Microsoft. 🙂