Microsoft matou de vez o Kinect mas este não será o seu fim
A Microsoft tem no seu historial a criação de alguns equipamentos que são revolucionários e que marcam de forma profunda uma era tecnológica. Um exemplo perfeito desta capacidade é o Kinect e de tudo o que este conjunto de câmaras conseguiu dar à sua consola de jogos e a vários projetos de investigação.
O tempo do Kinect parece ter agora terminado e a Microsoft anunciou o seu fim, dando por terminada a sua produção.
Todos conhecem o Kinect e as suas capacidades, não apenas como um acessório da Xbox mas também como ferramenta de investigação, de deteção de objetos num espaço tridimensional e para a criação de cenários de profundidade e 3D. Foram várias as utilidades que teve e que foram além da utilização na consola da Microsoft.
O fim do Kinect
Mas a Microsoft resolveu terminar a sua produção, ditando assim o fim do Kinect e de todas as suas evoluções futuras. A verdade é que a empresa já quase que o tinha abandonado, tendo apenas renovado a sua imagem quando lançou a Xbox One.
Foi numa entrevista, dada pelo general manager da Xbox, Matthew Lapsen, e pelo criador do Kinect, Alex Kipman, que a novidade foi anunciada ao mundo. A produção do Kinect terminou e este acessório deixará de ser vendido. Já com a chegada da Xbox One S, o Kinect tinha sido relegado para segundo plano e era apenas um simples acessório.
O Kinect continuará a existir, mas noutras formas
A verdade é que muito do caminho que a Microsoft trilhou com o Kinect está agora a ser aproveitado noutros dispositivos. O HoloLens usa muitas das tecnologias do Kinect para a deteção de profundidade, muitas câmaras certificadas para o Windows Hello usam as técnicas do Kinect para reconhecimento facial e até alguma da tecnologia do Kinect é usada nos capacetes do Windows Mixed Reality.
Há ainda um outro local onde o Kinect continuará a existir. No iPhone X da Apple muita da tecnologia usada no Face ID vem da PrimeSense, uma empresa que a Apple comprou e que foi a criadora do Kinect original.
Esta será uma perda para a indústria e para todos os que usavam o Kinect. Apesar do seu fim, ele continuará a estar presente de muitas formas, não apenas nas tecnologias que trouxe, mas também no próprio hardware que preconizou.
Este artigo tem mais de um ano
HAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAH!
Lá se foi a jóia da coroa!
Agora a empresa que fez o original é da Apple e fez o FaceID!
Tens de te deitar mais cedo…
Uma pena pois era um optimo periferico e com muito potencial. O seu elevado preço inicial ditou o seu futuro.
Sem dúvida. Abriu portas e muitas inovação que desde o seu aparecimento tem chegado ao mercado. Estou em crer que a Microsoft deixará acabar tal como o conhecemos mas a tecnologia por trás continuará a evoluir.
Então e como vai ser com aqueles jogos? Just Dance e isso???
OMG!
Essa parte gaming certamente é uma das que vai continuar a contar com a tecnologia. Até porque tudo o que foi desenvolvido para este projeto acarretou em milhões investidos e uma das mais avançadas tecnologias de identificação do ser humano. Calma, morre como Kinect (tal como o conhecemos) mas não morre a sua gênese.
Concordo. Alem que agora há formas mais economicas de fazer o mesmo ou mesmo melhor, e acho que apesar do projecto ter acabado, no futuro irão sair mais ferramentas parecidas, pois para ai caminha o mundo gaming.
Espero que tenhas razão…
Eu já estava a contar com a utilização do Kinect com uns óculos de realidade virtual na próxima geração de Xbox.
KaYs3r: para que precisas do kitnet para isso?
Eu prevejo que a realidade virtual para a Xbox One X será um mix reality em muitos casos e só precisas de uns oculos de realidade aumentada e de sensores de movimento – p.ex., os oculos da Samsung são um exemplo do futuro para o gaming.
Poxa a Microsoft está numa de matar tudo….
É pena cheguei usar o kinect com uns miudos na escola de educação especial e eles adoram. Foi uma grande aposta da Microsoft a meu ver.
que projeto voce usava em educação especial com o kinect?
ainda tenho interesse nesse assunto.
Foi um periférico que nunca me despertou interesse, nunca o achei muito funcional.
A tua opinião também não me despertou interesse, e é muito pouco funcional.
lol
achei um video interessante como funciona o sensor do kinect
https://www.youtube.com/watch?v=bydLSVVuaRM
Muito potencial, mas o preço proibitivo e não termos muitos jogos feitos para tirar partido disso. Acabou por ditar o seu destino… 🙁 pena porque tem muito potencial não só a nível de jogos mas, por exemplo a nível de casas inteligentes…
Não percebeste que muita dessa tecnologia está atualmente a ser usada em equipamentos muito mais eficientes e versáteis?