Microsoft anunciou que Edge não terá suporte para Silverlight
A Microsoft nunca aceitou de forma clara os padrões da industria e procurou sempre apresentar as suas alternativas para muitas das tecnologias que hoje são elementos da Web.
O seu Silverlight sempre foi uma alternativa ao Flash, mas este poderá estar de saída do mundo da Web. A Microsoft anunciou agora que o seu novo browser, o Edge, não vai ter suporte para Silverlight.
Já se sabia que a nova versão do browser da Microsoft iria abandonar muitas das tecnologias que a empresa foi criando ao longo dos anos para dotá-lo de acesso às novas tecnologias que foram surgindo na Internet.
Depois de ter anunciado o fim do suporte dos baseados em ActiveX chegou agora a hora de se saber que não vai existir também suporte para o ActiveX, o que na prática significa que não vai existir suporte para o Silverlight.
Esta decisão prende-se com todas as novas tecnologias que entretanto foram surgindo na Web e que conseguem superar a necessidade deste tipo de tecnologias para criação de conteúdos mais ricos.
O HTML5 e outras novidades estão já a tomar conta da Internet e são agora os padrões de facto. Foi aqui que a Microsoft se concentrou no Edge, removendo todas as tecnologias que os restantes browsers foram acumulando ao longo dos anos.
Support for ActiveX has been discontinued in Microsoft Edge, and that includes removing support for Silverlight. The reasons for this have been discussed in previous blogs and include the emergence of viable and secure media solutions based on HTML5 extensions.Microsoft continues to support Silverlight, and Silverlight out-of-browser apps can continue to use it. Silverlight will also continue to be supported in Internet Explorer 11, so sites continue to have Silverlight options in Windows 10. At the same time, we encourage companies that are using Silverlight for media to begin the transition to DASH/MSE/CENC/EME based designs and to follow a single, DRM-interoperable encoding work flow enabled by CENC. This represents the most broadly interoperable solution across browsers, platforms, content and devices going forward.
Mas para além de anunciar o fim do suporte no browser a Microsoft anunciou também que o Silverlight não vai morrer e continuará a ser suportado pela empresa, mas numa utilização directa dentro do Windows.
Mesmo não sendo o fim do Silverlight, a Microsoft apenas o deverá manter, sem lançar qualquer nova versão ou melhoria. Com a Web a virar-se para o HTML5 deixa de ser necessário tecnologias como esta ou o Flash.
Será apenas necessário espera um curto espaço de tempo até o Silverlight cair no esquecimento e desaparecer. A maioria dos grandes sites da Internet já o começou a abandonar e tudo está hoje assente em HTML5 e noutras tecnologias, mais modernas e mais optimizadas.
Este artigo tem mais de um ano
Eu no meu caso tenho Meo Go e eles utilizam essa tecnologia… Lá terei de instalar o Firefox…
mas aproveite para se queixar à Altice / MEO.
Não se admite usar Silverlight naquilo, à mais de 5 anos que se sabe que o silverlight estava morto (em 2010 já se falava nisso, pelo menos entre as pessoas das TI) e a Altice (na altura PT) achou que era boa ideia usar aquilo para o meo go. só falta lançarem a proxima versão em ActiveX…
Assim vou ficar sem o meogo
não vais nada. queixa-te. se pagas pelo serviço, tens direito a exigir que usem uma tecnologia q n esteja morta à 5 anos e q só tem funcionado pq os browsers ainda usam a api da netscape. agora que a estão a deixar de usar (o primeiro a fazer isso foi o chrome, os outros, mal ou bem, costumam ir atrás em algumas coisas e essa deve ser uma delas), está na hora de abrir os olhos.
“Silverligth”
Lá vai o MEO Go…
Íris Online – NOS também o usa…
O titulo tem um erro de ortografia
Não faz mal, é raro haver alguém, hoje em dia, que saiba ler e escrever. Com o novo acordo, que nem sequer entrou em vigor mas que muitos usam para disfarçar a iliteracia, qualquer coisa serve.
O Edge suporta ActiveX!
Não sei aonde é que ouviste tal coisa. Mas aproveito para te dizer que isso e mentira… (e ainda bem)
Não foi preciso ouvir bastou ver, e não é mentira nenhuma.
Assim que instalei o Office a primeira coisa que o Edge fez, foi activar os controlos ActiveX que vêm incluidos no Office.
E? Pouco impacto terá.
O MEO GO que evolua para HTML5 que é já tempo.
Espero sinceramente que a entrada do Netflix venha demonstrar à PT, NOS e Vodafone como se fazem e distribuem serviços.
A microsoft que coloque mais é o Edge a suportar mais formatos de video para o elemento de video, principalmente para WebM. O que mesmo também para o Audio.
A que venha a suporta já a nova versão do javascript, o EMCAScript 6, que em principio será um padrão no final deste ano.
Vejo toda a gente a queixar-se do mesmo, como eu também estou curioso para ver quanto tempo vai demorar para o Meo Go evoluir. O Google Chrome vai deixar de suportar Silverlight, os novos browsers da Microsoft pelos vistos também. Será que o Firefox vai manter suporte a uma tecnologia com os dias contados? O Meo primeiro que disponibiliza-se as gravações automáticas para Android (apenas para equipamentos com mais de 8″ lol) demorou mais 6 meses em relação à data de lançamento do mesmo serviço para iOS, presumo que tenha sido por o Android não suportar Silverlight (oficialmente). Estou para ver como vai ser agora.
Agora já Não consigo ver meogo no em nenhum Browser. Primeiro começou a dizer para atualizar o silverlight quando já estava atualizado, e agora Aparece logo mensagemm a dizer que tenho Windows 8.1 e para abrir lá. Mas na aplicação do Windows 8.1 não dá pra ver gravação automática.
No chrome tenho o mesmo problema. Diz para instalar mas já o tenho instalado e ativado nos plugins. Alguém sabe como resolver?
Carlos, diz-se “disponibilizasse” e não “disponibiliza-se”. basta ler em voz alta para perceber a diferença. Sinceramente, n sei de onde vem esta moda de não saber ler e escrever e n saber para que serve e como se lê uma palavra com hífen.
luis verdasca, muito obrigado pelo seu comentário, tornou-me uma pessoa muito mais culta e educada. Eu bem me esforço para escrever o melhor Português possível neste teclado com configuração Inglesa, e também luto baste contra o corrector ortográfico, mas nem sempre consigo, peço desculpa pela minha incompetência. Já agora obrigado por me ensinar a ler e escrever, consigo já aprendi a escrever palavras como não na sua forma correcta que é “n” e também aprendi que quando uso um ponto final devo começar a próxima frase com letra minúscula, neste momento em profunda reflexão a tentar perceber como me tenho safado a escrever Português até aos dias de hoje. Mais algum reparo a minha escrita? É impressionante como o objectivo de algumas pessoas passa por tentar diminuir os outros pela mínima coisa que encontram num comentário, e não ter abrangência para construir uma boa discussão através do ponto principal de uma opinião ou pensamento. Bem haja.
Correcções antes que seja crucificado:
Onde está “… neste momento em profunda reflexão a tentar perceber…” deve ler-se “…neste momento estou em profunda reflexão a tentar perceber …”.
Onde está “… Mais algum reparo a minha escrita?…” deve ler-se “…Mais algum reparo à minha escrita?…”.
…
…
no comments
“Alternativa ao flash” que nunca emplacou.
Fogo,então ainda na Quarta-feira,dia 2 de Julho,baixei e instalei a nova versão(5.1.40620.0),do Silverlight da Microsoft,pelo website da softexia.com(http://www.softexia.com/internet-tools/browsing/silverlight/),e agora anunciam uma destas ?? Nem dá para crer !!
Quinta-feira,dia 2 de Julho,quero eu dizer,peço desculpa. 🙂
Preferes fazer download de software de uma empresa num site de ‘Software’ (não sei se é duvidoso ou não), do que no site da própria empresa? Isso não é um bocado…. Estupido?
Não é só o meogo ou o iris online. O primavera elevation (software NOVO online de faturação tb usa o silverlight… E é uma &&€47&@ a funcionar). Se pensarem em software PAGO para faturação online (coisa que me parece básica hoje em dia), utilizem outra marca que não o Primavera, que é Português (daí a minha escolha na altura), mas não vale nada, até para funcionar decentemente em browser, especificamente devido ao silverlight. Abraço para todos aqui no pplware. 🙂
Apenas uma nota o Windows 10 vai manter o IE 11 para compatibilidade com os sites e as tecnologias que não vao ter suporte no Edge