Já experimentámos o Spartan, o novo browser da Microsoft
A expectativa para experimentar o novo browser Spartan era muita, tendo em conta o que tem vindo a ser anunciado pela própria Microsoft. Ontem a empresa disponibilizou a Build 10049 do Windows 10, sendo que a maior novidade era sem dúvida o Spartan.
Sem perder tempo o Pplware já o experimentou e hoje deixamos algumas imagens e também a nossa opinião.
O Spartan vem para fazer esquecer o enfraquecido Internet Explorer e para isso irá oferecer ao utilizador as mais diversas funcionalidades.
Design/Interface
Apesar de não uma ser uma versão final, nota-se facilmente que o Spartan é um projecto moderno, com uma interface bastante flat mas atractiva e também com algumas funcionalidades interessantes.
Anotações
Com o Spartan é possível efectuar anotações directamente no browser sem a necessidade de recursos próprios para tal. Para isso, basta clicar numa zona da página e… fazer a respectiva anotação.
Favoritos, Downloads, histórico
Ao nível dos bookmarks e downloads, a Microsoft decidiu ter apenas um botão para acesso a um conjunto de informação. Como podemos ver pela imagem seguinte, carregando no botão do menu (assinalado a vermelho) é possível aceder aos Favoritos, lista de leitura, histórico e Lista de Downloads.
O “smile” presente no menu permite reportar problemas ou dar sugestões sobre sites. Não sabemos se esta funcionalidade estará também presente na versão final ou é apenas para que os utilizadores dêem feedback actualmente para melhorias ao nível do desenvolvimento.
Tal como acontece já em outros browsers, o Spartan também um conjunto de ferramentas viradas para o programador.
Modo leitura
O modo leitura parece funcionar correctamente com blogs e afins mas o utilizador deve abrir um artigo para que este modo seja activo no browser.
Nas definições é também possível definir alguns parâmetros associados ao modo leitura.
No geral…
De acordo com os nossos testes verificamos que esta versão do Spartan ainda é pouco estável, tendo “crashado” algumas (muitas) vezes. O browser é agradável em termos de navegação mas não é muito diferente de outros projectos que conhecemos (afinal é um browser!).
Resta-nos esperar pela versão final para ver se realmente este browser consegue competir de forma eficaz com a concorrência.
Este artigo tem mais de um ano
parecido com Vivaldi e Chrome e novo Firefox nightbuild na interface na parte dos settings.
Eu ia dizer o mesmo… deve estar seguindo as tendências…
+1 estou a espera da versao final de vivaldi para substituir pelo Opera, mas este spartan parece me muito bem.
Eu prefiro a concorrencia que é OpenSource.E muitas das vezes melhor
Acho que devias de fazer uma pequena pesquisa, porque o Spartan é considerado OpenSource 😉
como assim considerado? ou é ou não é…
e continuo a preferir a concorrência mas a que tem código Livre 😉
+1
Engraçado as pessoas preferirem Open Source e nas maiorias das vezes baixar Softwares piratas e nunca doam nada a comunidade seja Linux e outras Open Source.
Geralmente pode ser por acharem que os desenvolvedores de Open Source, não façam mais que a obrigação…. concordo com você. Mas isso é um mal que acompanha, não todos, mas uma boa parte dos brasileiros, usar, mas não pagar. E se for pago, reclama que está caro demais…. vai entender…
Não sei se o PPlware vai dar a noticia em breve, mas já existe uma nova build disponivel para o windows 10 que é a 10049 já estou a baixa-la e espero que seja menos pesada e que traga novidades fantasticas 😀
PPlware desculpem fazer a noticia da actualização por voces, mas não resisti.
Não fizeste, já apresentamos isso ontem 🙂 andas distraído
Vi agora as noticias de ontem e realmente ando mesmo na lua e distraido 😀
off: já repararam que o firefox versão 38 (developer) já tem um modo de leitura (semelhante ao IE do Windows 8.1) e um botão para adicionar a pagina a uma lista de leitura?
O “smile” presente no menu é apenas das versões preview. Já é habito normal destas versões! Fica esclarecida a dúvida.
Modo leitura. TOP.
Adicionar artigos para ler depois, acaba por ser um “favorito”, mas vai dar imenso jeito.
Fico com a impressão que este browser a nível estético é mais virado para tudo o que seja touch, falo dos menus e definições a lembrar um pouco os mobile
Tipo os surface… Eu continuo com um dito desktop e laptop normal..
O que queria dizer é que parece que aquelas settings “on off” nao combina tanto para quem tem um monitor normal.
Já agora não se pode editar comentários? lol é que estava no telemóvel e sem querer submeti o comentario.
O Windows 10 vai ser um SO transversal por isso todas as apps são feitas para desktop e touch
Não
Se for tão “bom” como o I.E., podem voltar a mete-lo na gaveta.
Tens argumentos para falar assim tao mal do IE ??? É que toda a gente fala mal so IE … mas maior parte nem sabe bem porque ….
Porque é uma manta de retalhos, resquício do tempo em que a MS arrumou com o Netscape por o IE vir instalado no Windows e a MS podia dar-se ao luxo de não seguir standards e obrigar os web developers a desenvolver de propósito para o IE, sem se preocuparem em o melhorar. O IE é tão mau que nem mais de um par de versões depois consegue ter suporte decente para HTML5 e CSS3, quanto tudo o que é browser, por mais infimo o peso que tenha no mercado, consegue ter melhor suporte. Basicamente é isso.
Boa André,
+1
De facto há aqui muito menino com uma azia mal explicada.
Para eles tudo que é Microsoft é mau, tem bugs, é caro, enfim …
Depois chega-se à conclusão que os outros apresentam produtos com bugs e vulnerabilidades gravíssimas, mas, como não são Microsoft, está-se bem.
Querem dar uma de geeks e gurus com os seus opensources e na realidade são apenas uns frustrados …
Podes crer. Todos criticam porque leram na web que IE é fraco , etc…. mas nenhum comprovou tal facto… é dizer mal, só porque leram em algum site que é mau….
Eu já usei Chrome, firefox, opera e IE….. e cheguei a conclusão que o IE não é assim tao mau como o pintam… e também cheguei a conclusão, que para trabalhar ( no ramo em que trabalho, seguros ) sou obrigado a usar o IE, pois nos outros browsers , as paginas das companhias de seguros aparecem todas desformatadas ( sei que aqui a culpa é de quem faz os websites , mas a mim o que me interessa é não ter problemas, dai usar sempre o IE ).
Não me leve a mal, mas parece que você precisa de pensar mais pela própria cabeça… Por muito que lhe custe, o Daniel tem razão. O IE foi durante muitos anos o cavalo de batalha da microsoft, que sem nenhum pudor estava-se a cagar para os standards, com um browser que não seguia as normas e que não corria em mais SO nenhum do que o windows, violando assim os mais básicos direitos do consumidor.
No entanto, vejo com agrado que o embirrar dos “frustrados” com o MSIE deu frutos valiosos, e agora a microsoft já pia com a bolinha mais baixinha e já se submete à deceência tecnológica básica de ao menos respeitar os standards da Web…
ainda falta preview nas tabs como a concorrencia
Será que vai haver para Mac?
Possivelmente…a microsoft gosta de fazer apps para mac/ios antes de as fazer para a familia windows…
assim como OneNote, OneDrive, Pacote MSOffice para IOS, muito bom e acaba com a concorrencia da loja, isto com conta Outlook ou Hotmail.
“Resta-nos esperar pela versão final para ver se realmente este browser consegue competir de forma eficaz com a concorrência.”
O IE só não conseguia por causa dos haters. O ultimo era muito bom.
+1
+1
+1
Deixa-me só dizer-te o quão mau o IE é: o último IE (falo do Technology Preview, que é melhor do que o “último”) é tão mau que consegue ser pior em termos de ranking no suporte a HTML5 que o browser que vem na stock rom do Android. É tão mau que consegue ser pior que o Safari no iOS6. Ficarás chocado em saber que até a versão mobile do IE que vem no WP8.1 é melhor que a versão do desktop. É tão mau que tenho de comparar com o Chrome versão 14 (tenho de ir a Agosto de 2011 para encontrar a release date…. com a diferença que não estamos mais em 2011). E só estou a falar em suporte para html5… IE continua a ser uma dor de cabeça para por tudo a funcionar, so cheats em CSS para ele, só bodegas que não suporta… mas o mais fixe é que o IE já não tem a quota de mercado que em tempos teve por isso podemos dizer pura e simplesmente: não, não iremos resolver isso, é feio mas funciona, o cliente que use outros browsers se quiser bonito.
Eu uso o IE no windows 8.1 e não sinto falta de nada.
Não percebeste… não és tu que “programas” as páginas, por isso não percebes as dificuldades.
+1
-1
Era ruim pacas, comparando com a concorrência. A única vantagem é que é mais leve e abre mais rápido.
E será que vai acabar por fazer desaparecer o IE ? Pois isto é tudo muito bonito para o utilizador “caseiro”. Mas e as empresas que adotaram o IE como o Standard para o desenvolvimento de aplicações .NET, por exemplo?
Cada vez tens menos e menos. Anos atrás tudo passava por IE, há 3 anos já só tinhamos de fazer testes com IE, actualmente eu só faço com o IE se disserem explícitamente que é para fazer ou se tiver para o mercado para onde estamos a desenvolver tem mais de 20% de quota. Mas há aplicações assentes em activex (cruz credo, canhoto!) que precisam do IE, mas a piada nisso é que a maioria dessas corre em IE5 ou IE6 no máximo (algumas IE7). A nível corporativo o custo de manter essas aplicações não compensa. Só sectores mais “lentos” como a banca é que irás encontrar algumas aberrações dessas.
Sim e verdade que a banca e muito lenta do que diz respeito a mudancas.
Actualmente trabalho com banca, e um dos seus sistemas estao desenvolvidos so para o IE. Nos outros browsers nao funciona.
nesta interface está metido opera e firefox e até mesmo safari, lol.
icons, tabs, etc. lol. Muita falta de imaginação e transpiração.
Faltas la tu na MS para fazer o design do spartan….
faz um video melhor que foto de boa essa parada de foto é osso quero ver em video
Vale a pena testar mais tarde, e quem sabe se tiver sincronização dos favoritos/cookies por email, ai mudo me do chrome.
Não é Spartan, é Project Spartan, e ainda é um nome provisório. Ou talvez provisoriamente definitivo… 🙂
Mas bom, estive aqui a fazer um mini-teste e o Project Spartan já está à frente da competição:
Project Spartan (0.10.10049.0):
Sunspider: 151.3ms
Kraken: 1801.2ms
Chrome (41.0.2272.101 m):
SunSpider: 274.0ms
Kraken: 1930.8ms
Firefox (37.0)
SunSpider: 292.8ms
Kraken: 2189.8ms
O nome final vai ser “windows browser” porque é da microsoft xD
Gostei do novo tema do IE 😀
Por acaso, é bem capaz de ficar mesmo Spartan. É o nome que já toda a gente adotou, mudar agora é capaz de ser complicado. Além disso a “nova” Microsoft parece estar mais atenta ao que se passa fora das suas paredes…
O nome Cortana também era provisório, mas quando se soube que era o nome interno, rapidamente se popularizou, e depois já era tarde para mudar.
Mas não deixa de ser interessante que seja mais um nome a passar do Halo para o Windows.
Tem piada:
kraken: Total: 1226.4ms +/- 4.6%
sunspider: Total: 135.3ms +/- 1.6%
Isto com Chrome, fora do Windows 10. Já no W10 dá-me perto do que colocaste, um pouco mais baixo mas negligênciável (mesma versão do chrome que tu).
É, mas para se poder comparar tudo tem de ser igual… Pode ser que, como o Project Spartan é uma aplicação Windows (ex Metro, ex Moderna, ex Universal), venha a funcionar no 8.1, mas até agora ninguém disse nem sim nem não.
E não me admira que o Windows 10 seja mais lento que o 8.1 (e não só), como versão de testes faz todo o sentido que basicamente tudo tenha sido compilado em modo debug, para se ter mais informação para caçar os bugs que ainda há.
E já agora, era interessante que quem diz que o Project Spartan é uma imitação do sei lá o quê, que diga como faria um browser que seja ao mesmo tempo familiar e substancialmente diferente do que já existe.
Força, aproveitem agora para mostrar as vossas capacidades de design.
Estás a querer dizer, como alguém faria um Firefox quando apareceu? Ou um Opera? Ou um Chrome? É isso?
Não.
Eu estou a dizer hoje, dia 1 de abril de 2015, não há 7 anos quando a Google lançou o Chrome ou há 11 quando saiu a primeira versão do que viria a ser o Firefox.
Há 7 anos havia muita coisa por fazer que hoje não só já está feita como já existe há tempo suficiente para se ter uma expectativa de como é suposto funcionar.
Daí a questão: como é que tu desenharias um browser substancialmente diferente de todos os outros no mercado (incluindo o IE 11) mas ao mesmo tempo familiar o suficiente para não causar nenhum choque?
Boa Carlos,
Tiras te me as palavras da boca… todos criticam a MS….
Eu gosto da MS e não perco tempo a atacar os produtos da Apple…
Porque raio é que estes haters veem atacar a MS???? Dor de cotovelo ?????
Esquereçam-se do botão HOME, histórico não funciona.
Queixa-te apenas quando eles anunciarem que é a versão final. Neste momento trata-se de algo ainda em desenvolvimento, logo erros/bugs e faltas de funcionalidades serão sempre encontrados.
O teu comentário será mais útil se te inscreveres (se ainda não estiveres) no programa Windows Insider e reportar esses erros e outros que encontrares. Eles agradecem, nós agradecemos e ficaremos todos felizes porque terás recomendado a correcção de um bug que irá ajudar milhões de cidadãos no planeta.
+ 1
Critiquem no sitio correto… a MS aceita as vossas opiniões e consequentemente ajudam milhões de pessoas neste mundo.
que recycle bin e aquele?
90’s are BACK!!
Ícone pack for preview for developers…. versão final terá novos ícones ….
Eh pah.
Não consigo ligar a Cortana, nem passar o sistema para ingles.
Dicas?
Opera. Ponto final 🙂
Também já o experimentei(vem com a build 10049).A ver vamos como se vai desenvolver.Só achei mal não ter o botão home no navegador.Acho uma estupidez retirá-lo.Mas é a minha opinião.
Já enviaste o feedback disso para a MS?
Estas versões são para isso mesmo, testar e enviar feedback com o que achamos poder estar melhor.
Já enviei o meu feedback acerca deste assunto do botão home.Precisamente hoje,”Mikes”. 🙂
Boa,
É mesmo isso que deve ser feito. Assim estas a ajudar o mundo com a tua critica.
Se toda a gente fizesse o mesmo que tu
, teríamos produtos cada vez melhores…
Sistema para inglês. Alguém?
Agora falando na nova build do windows. a 1° vez que atualizei foi rápido e tive que voltar a antiga build por causa de uns erros. Agora está quase nas 4 horas a instalar muito lento e já se passaram 4 horas. só demonstra algo que nem vou comentar, mas vou mandar feadback disto.
vazou na net uma versão beta também para windows 7 eu estou usando muito bom pena que não ta em português ta ingres
Continuo na minha: tudo o que vem depois do Windows XP é inferior; isto claro, tendo em conta recursos e requisitos mínimos para esses mesmos recursos. O Windows 10 pensei que era uma espécie de regresso ao passado, mas parece que não. Pelo que vou vendo a ideia é tentar fazer um Windows suficientemente bom, espetacularmente XPTO, e claro, suficientemente bom implica mais funcional que o Windows 8 e o Windows 9. Tenho o Internet Explorer 8, não sei como é o 9 porque já não roda no XP, mas desconfio que se desse para atualizar até ao 11, era o que eu faria. Porque apesar de ter o Firefox, 36 nestre momento, para mim o Internet Explorer continua a ser o melhor navegador de um modo geral. E eu sou cego, tenho que me deparar com incompatibilidades com o leitor de ecrã, e estou a falar do IE 8… fico a pensar, o que leva tanta gente a correr do Windows 7 para o 8, do 8 para o 9, do 9 para o 10 em menos de 5 anos… brincamos às máquinas ou trabalhamos cokm elas? Acho que o XP foi o auge da Microsoft, não por quotas de mercado, mas sim porque foi o sistema operativo feito para ser, realmente, bom, não para ser suficiente. E não deixa de ser interessante: conheço duas pessoas que vão voltar do Windows 7 para o Windows XP…
Concordo contigo. Também tenho a mesma ideia que tu ao correr o Windows 10, parece que os user´s que enviam os seus comentários para a MS e o que a MS está a fazer com o novo Windows 10, só demonstra que só se interessam pelo grafismo XPTO e o seu aspecto e não querem saber de desempenho, eficiência e fluidez. Mesmo o novo método de instalação do Windows “o circulo” é lento e demora no meu PC 4 horas, enquanto o sistema de instalação do Windows 7, demora 14 a 20 minutos. O Windows 8.0,81 e 10 são feitos para rodar em tablets e para lazer. As versões anteriores do Windows estão feitos para PC e desse modo tira-se maior partido da máquina, quer para trabalhar em alto desempenho, quer para lazer.
Eu tenho o 7 e o 10 em dual boot, mas vou continuar com o 7 até 2020.
Se compra-se agora um novo PC e que viesse com o Windows 8.1, formatava-o e colocava o 7 novamente.
É a minha opinião e o meu gosto pessoal, mas parece que existe muita gente a favor do Windows 7 e XP. Uma minoria está a favor do Windows 8.0 e 8.1 /10
Eu estou a pensar manter o meu Windows 98 ate 2053. Acho que seve perfeitamente para mim.
“So, Microsoft decided it need to “break from the past” and essentially ditch IE’s Trident rendering engine. While many pushed the company to adopt the open-source rendering engine WebKit, which Apple uses in Safari and a fork of which Google uses in Chrome, the company decided against doing so…”
Mais do mesmo. Nenhuma novidade…
Source: http://venturebeat.com/2015/02/26/microsoft-details-project-spartans-new-rendering-engine-and-why-it-chose-not-to-adopt-webkit/
A nova build do windows 10 cada vez cracha mais e é mais lenta. Alguem tem o mesmo problema que eu?
Alguém me sabe indicar como posso testar o novo browser da Microsoft?