PplWare Mobile

Já experimentámos o Spartan, o novo browser da Microsoft


Autor: Pedro Pinto


  1. irlm says:

    parecido com Vivaldi e Chrome e novo Firefox nightbuild na interface na parte dos settings.

  2. João Terra says:

    Eu prefiro a concorrencia que é OpenSource.E muitas das vezes melhor

    • André Ferreira says:

      Acho que devias de fazer uma pequena pesquisa, porque o Spartan é considerado OpenSource 😉

    • Rodrigo Gregorio Neri says:

      Engraçado as pessoas preferirem Open Source e nas maiorias das vezes baixar Softwares piratas e nunca doam nada a comunidade seja Linux e outras Open Source.

      • Palexandrel says:

        Geralmente pode ser por acharem que os desenvolvedores de Open Source, não façam mais que a obrigação…. concordo com você. Mas isso é um mal que acompanha, não todos, mas uma boa parte dos brasileiros, usar, mas não pagar. E se for pago, reclama que está caro demais…. vai entender…

  3. João Terra says:

    Não sei se o PPlware vai dar a noticia em breve, mas já existe uma nova build disponivel para o windows 10 que é a 10049 já estou a baixa-la e espero que seja menos pesada e que traga novidades fantasticas 😀

    PPlware desculpem fazer a noticia da actualização por voces, mas não resisti.

  4. Pedro says:

    off: já repararam que o firefox versão 38 (developer) já tem um modo de leitura (semelhante ao IE do Windows 8.1) e um botão para adicionar a pagina a uma lista de leitura?

  5. Vasco says:

    O “smile” presente no menu é apenas das versões preview. Já é habito normal destas versões! Fica esclarecida a dúvida.

  6. Daniel says:

    Modo leitura. TOP.
    Adicionar artigos para ler depois, acaba por ser um “favorito”, mas vai dar imenso jeito.

  7. Stako says:

    Fico com a impressão que este browser a nível estético é mais virado para tudo o que seja touch, falo dos menus e definições a lembrar um pouco os mobile

    Tipo os surface… Eu continuo com um dito desktop e laptop normal..

    • Stako says:

      O que queria dizer é que parece que aquelas settings “on off” nao combina tanto para quem tem um monitor normal.

      Já agora não se pode editar comentários? lol é que estava no telemóvel e sem querer submeti o comentario.

    • Ricardo Raimundo says:

      O Windows 10 vai ser um SO transversal por isso todas as apps são feitas para desktop e touch

  8. Duarte Mechas says:

    Não

  9. José Baptista says:

    Se for tão “bom” como o I.E., podem voltar a mete-lo na gaveta.

    • Andre Andrade says:

      Tens argumentos para falar assim tao mal do IE ??? É que toda a gente fala mal so IE … mas maior parte nem sabe bem porque ….

      • Daniel says:

        Porque é uma manta de retalhos, resquício do tempo em que a MS arrumou com o Netscape por o IE vir instalado no Windows e a MS podia dar-se ao luxo de não seguir standards e obrigar os web developers a desenvolver de propósito para o IE, sem se preocuparem em o melhorar. O IE é tão mau que nem mais de um par de versões depois consegue ter suporte decente para HTML5 e CSS3, quanto tudo o que é browser, por mais infimo o peso que tenha no mercado, consegue ter melhor suporte. Basicamente é isso.

      • RM_Dragao says:

        Boa André,

        +1

        De facto há aqui muito menino com uma azia mal explicada.
        Para eles tudo que é Microsoft é mau, tem bugs, é caro, enfim …
        Depois chega-se à conclusão que os outros apresentam produtos com bugs e vulnerabilidades gravíssimas, mas, como não são Microsoft, está-se bem.
        Querem dar uma de geeks e gurus com os seus opensources e na realidade são apenas uns frustrados …

        • Andre Andrade says:

          Podes crer. Todos criticam porque leram na web que IE é fraco , etc…. mas nenhum comprovou tal facto… é dizer mal, só porque leram em algum site que é mau….

          Eu já usei Chrome, firefox, opera e IE….. e cheguei a conclusão que o IE não é assim tao mau como o pintam… e também cheguei a conclusão, que para trabalhar ( no ramo em que trabalho, seguros ) sou obrigado a usar o IE, pois nos outros browsers , as paginas das companhias de seguros aparecem todas desformatadas ( sei que aqui a culpa é de quem faz os websites , mas a mim o que me interessa é não ter problemas, dai usar sempre o IE ).

          • João Jerónimo says:

            Não me leve a mal, mas parece que você precisa de pensar mais pela própria cabeça… Por muito que lhe custe, o Daniel tem razão. O IE foi durante muitos anos o cavalo de batalha da microsoft, que sem nenhum pudor estava-se a cagar para os standards, com um browser que não seguia as normas e que não corria em mais SO nenhum do que o windows, violando assim os mais básicos direitos do consumidor.
            No entanto, vejo com agrado que o embirrar dos “frustrados” com o MSIE deu frutos valiosos, e agora a microsoft já pia com a bolinha mais baixinha e já se submete à deceência tecnológica básica de ao menos respeitar os standards da Web…

  10. irlm says:

    ainda falta preview nas tabs como a concorrencia

  11. Não Não says:

    Será que vai haver para Mac?

  12. djizus says:

    “Resta-nos esperar pela versão final para ver se realmente este browser consegue competir de forma eficaz com a concorrência.”

    O IE só não conseguia por causa dos haters. O ultimo era muito bom.

    • Daniel says:

      Deixa-me só dizer-te o quão mau o IE é: o último IE (falo do Technology Preview, que é melhor do que o “último”) é tão mau que consegue ser pior em termos de ranking no suporte a HTML5 que o browser que vem na stock rom do Android. É tão mau que consegue ser pior que o Safari no iOS6. Ficarás chocado em saber que até a versão mobile do IE que vem no WP8.1 é melhor que a versão do desktop. É tão mau que tenho de comparar com o Chrome versão 14 (tenho de ir a Agosto de 2011 para encontrar a release date…. com a diferença que não estamos mais em 2011). E só estou a falar em suporte para html5… IE continua a ser uma dor de cabeça para por tudo a funcionar, so cheats em CSS para ele, só bodegas que não suporta… mas o mais fixe é que o IE já não tem a quota de mercado que em tempos teve por isso podemos dizer pura e simplesmente: não, não iremos resolver isso, é feio mas funciona, o cliente que use outros browsers se quiser bonito.

    • Raul says:

      -1

      Era ruim pacas, comparando com a concorrência. A única vantagem é que é mais leve e abre mais rápido.

  13. Miguel says:

    E será que vai acabar por fazer desaparecer o IE ? Pois isto é tudo muito bonito para o utilizador “caseiro”. Mas e as empresas que adotaram o IE como o Standard para o desenvolvimento de aplicações .NET, por exemplo?

    • Daniel says:

      Cada vez tens menos e menos. Anos atrás tudo passava por IE, há 3 anos já só tinhamos de fazer testes com IE, actualmente eu só faço com o IE se disserem explícitamente que é para fazer ou se tiver para o mercado para onde estamos a desenvolver tem mais de 20% de quota. Mas há aplicações assentes em activex (cruz credo, canhoto!) que precisam do IE, mas a piada nisso é que a maioria dessas corre em IE5 ou IE6 no máximo (algumas IE7). A nível corporativo o custo de manter essas aplicações não compensa. Só sectores mais “lentos” como a banca é que irás encontrar algumas aberrações dessas.

      • zeze says:

        Sim e verdade que a banca e muito lenta do que diz respeito a mudancas.
        Actualmente trabalho com banca, e um dos seus sistemas estao desenvolvidos so para o IE. Nos outros browsers nao funciona.

  14. jedi says:

    nesta interface está metido opera e firefox e até mesmo safari, lol.

    icons, tabs, etc. lol. Muita falta de imaginação e transpiração.

  15. paulo says:

    faz um video melhor que foto de boa essa parada de foto é osso quero ver em video

  16. Full says:

    Vale a pena testar mais tarde, e quem sabe se tiver sincronização dos favoritos/cookies por email, ai mudo me do chrome.

  17. Carlos says:

    Não é Spartan, é Project Spartan, e ainda é um nome provisório. Ou talvez provisoriamente definitivo… 🙂

    Mas bom, estive aqui a fazer um mini-teste e o Project Spartan já está à frente da competição:

    Project Spartan (0.10.10049.0):
    Sunspider: 151.3ms
    Kraken: 1801.2ms

    Chrome (41.0.2272.101 m):
    SunSpider: 274.0ms
    Kraken: 1930.8ms

    Firefox (37.0)
    SunSpider: 292.8ms
    Kraken: 2189.8ms

    • Alex says:

      O nome final vai ser “windows browser” porque é da microsoft xD

      Gostei do novo tema do IE 😀

      • Carlos says:

        Por acaso, é bem capaz de ficar mesmo Spartan. É o nome que já toda a gente adotou, mudar agora é capaz de ser complicado. Além disso a “nova” Microsoft parece estar mais atenta ao que se passa fora das suas paredes…

        O nome Cortana também era provisório, mas quando se soube que era o nome interno, rapidamente se popularizou, e depois já era tarde para mudar.

        Mas não deixa de ser interessante que seja mais um nome a passar do Halo para o Windows.

    • Daniel says:

      Tem piada:

      kraken: Total: 1226.4ms +/- 4.6%
      sunspider: Total: 135.3ms +/- 1.6%

      Isto com Chrome, fora do Windows 10. Já no W10 dá-me perto do que colocaste, um pouco mais baixo mas negligênciável (mesma versão do chrome que tu).

      • Carlos says:

        É, mas para se poder comparar tudo tem de ser igual… Pode ser que, como o Project Spartan é uma aplicação Windows (ex Metro, ex Moderna, ex Universal), venha a funcionar no 8.1, mas até agora ninguém disse nem sim nem não.

        E não me admira que o Windows 10 seja mais lento que o 8.1 (e não só), como versão de testes faz todo o sentido que basicamente tudo tenha sido compilado em modo debug, para se ter mais informação para caçar os bugs que ainda há.

  18. Carlos says:

    E já agora, era interessante que quem diz que o Project Spartan é uma imitação do sei lá o quê, que diga como faria um browser que seja ao mesmo tempo familiar e substancialmente diferente do que já existe.

    Força, aproveitem agora para mostrar as vossas capacidades de design.

    • Daniel says:

      Estás a querer dizer, como alguém faria um Firefox quando apareceu? Ou um Opera? Ou um Chrome? É isso?

      • Carlos says:

        Não.

        Eu estou a dizer hoje, dia 1 de abril de 2015, não há 7 anos quando a Google lançou o Chrome ou há 11 quando saiu a primeira versão do que viria a ser o Firefox.

        Há 7 anos havia muita coisa por fazer que hoje não só já está feita como já existe há tempo suficiente para se ter uma expectativa de como é suposto funcionar.

        Daí a questão: como é que tu desenharias um browser substancialmente diferente de todos os outros no mercado (incluindo o IE 11) mas ao mesmo tempo familiar o suficiente para não causar nenhum choque?

        • Andre Andrade says:

          Boa Carlos,
          Tiras te me as palavras da boca… todos criticam a MS….

          Eu gosto da MS e não perco tempo a atacar os produtos da Apple…

          Porque raio é que estes haters veem atacar a MS???? Dor de cotovelo ?????

  19. irlm says:

    Esquereçam-se do botão HOME, histórico não funciona.

    • Imparcial says:

      Queixa-te apenas quando eles anunciarem que é a versão final. Neste momento trata-se de algo ainda em desenvolvimento, logo erros/bugs e faltas de funcionalidades serão sempre encontrados.

      O teu comentário será mais útil se te inscreveres (se ainda não estiveres) no programa Windows Insider e reportar esses erros e outros que encontrares. Eles agradecem, nós agradecemos e ficaremos todos felizes porque terás recomendado a correcção de um bug que irá ajudar milhões de cidadãos no planeta.

  20. Roberto says:

    que recycle bin e aquele?
    90’s are BACK!!

  21. Pedro Prates says:

    Eh pah.
    Não consigo ligar a Cortana, nem passar o sistema para ingles.
    Dicas?

  22. wishmaster says:

    Opera. Ponto final 🙂

  23. Homo Erectíssimo says:

    Também já o experimentei(vem com a build 10049).A ver vamos como se vai desenvolver.Só achei mal não ter o botão home no navegador.Acho uma estupidez retirá-lo.Mas é a minha opinião.

    • Mikes says:

      Já enviaste o feedback disso para a MS?
      Estas versões são para isso mesmo, testar e enviar feedback com o que achamos poder estar melhor.

      • Homo Erectíssimo says:

        Já enviei o meu feedback acerca deste assunto do botão home.Precisamente hoje,”Mikes”. 🙂

        • Andre Andrade says:

          Boa,
          É mesmo isso que deve ser feito. Assim estas a ajudar o mundo com a tua critica.

          Se toda a gente fizesse o mesmo que tu
          , teríamos produtos cada vez melhores…

  24. Pedro Prates says:

    Sistema para inglês. Alguém?

  25. João terra says:

    Agora falando na nova build do windows. a 1° vez que atualizei foi rápido e tive que voltar a antiga build por causa de uns erros. Agora está quase nas 4 horas a instalar muito lento e já se passaram 4 horas. só demonstra algo que nem vou comentar, mas vou mandar feadback disto.

  26. paulo says:

    vazou na net uma versão beta também para windows 7 eu estou usando muito bom pena que não ta em português ta ingres

  27. Carlos Bonaparte says:

    Continuo na minha: tudo o que vem depois do Windows XP é inferior; isto claro, tendo em conta recursos e requisitos mínimos para esses mesmos recursos. O Windows 10 pensei que era uma espécie de regresso ao passado, mas parece que não. Pelo que vou vendo a ideia é tentar fazer um Windows suficientemente bom, espetacularmente XPTO, e claro, suficientemente bom implica mais funcional que o Windows 8 e o Windows 9. Tenho o Internet Explorer 8, não sei como é o 9 porque já não roda no XP, mas desconfio que se desse para atualizar até ao 11, era o que eu faria. Porque apesar de ter o Firefox, 36 nestre momento, para mim o Internet Explorer continua a ser o melhor navegador de um modo geral. E eu sou cego, tenho que me deparar com incompatibilidades com o leitor de ecrã, e estou a falar do IE 8… fico a pensar, o que leva tanta gente a correr do Windows 7 para o 8, do 8 para o 9, do 9 para o 10 em menos de 5 anos… brincamos às máquinas ou trabalhamos cokm elas? Acho que o XP foi o auge da Microsoft, não por quotas de mercado, mas sim porque foi o sistema operativo feito para ser, realmente, bom, não para ser suficiente. E não deixa de ser interessante: conheço duas pessoas que vão voltar do Windows 7 para o Windows XP…

    • João Terra says:

      Concordo contigo. Também tenho a mesma ideia que tu ao correr o Windows 10, parece que os user´s que enviam os seus comentários para a MS e o que a MS está a fazer com o novo Windows 10, só demonstra que só se interessam pelo grafismo XPTO e o seu aspecto e não querem saber de desempenho, eficiência e fluidez. Mesmo o novo método de instalação do Windows “o circulo” é lento e demora no meu PC 4 horas, enquanto o sistema de instalação do Windows 7, demora 14 a 20 minutos. O Windows 8.0,81 e 10 são feitos para rodar em tablets e para lazer. As versões anteriores do Windows estão feitos para PC e desse modo tira-se maior partido da máquina, quer para trabalhar em alto desempenho, quer para lazer.
      Eu tenho o 7 e o 10 em dual boot, mas vou continuar com o 7 até 2020.
      Se compra-se agora um novo PC e que viesse com o Windows 8.1, formatava-o e colocava o 7 novamente.

      É a minha opinião e o meu gosto pessoal, mas parece que existe muita gente a favor do Windows 7 e XP. Uma minoria está a favor do Windows 8.0 e 8.1 /10

  28. Ricardo Amaro says:

    “So, Microsoft decided it need to “break from the past” and essentially ditch IE’s Trident rendering engine. While many pushed the company to adopt the open-source rendering engine WebKit, which Apple uses in Safari and a fork of which Google uses in Chrome, the company decided against doing so…”

    Mais do mesmo. Nenhuma novidade…
    Source: http://venturebeat.com/2015/02/26/microsoft-details-project-spartans-new-rendering-engine-and-why-it-chose-not-to-adopt-webkit/

  29. João terra says:

    A nova build do windows 10 cada vez cracha mais e é mais lenta. Alguem tem o mesmo problema que eu?

  30. Luís says:

    Alguém me sabe indicar como posso testar o novo browser da Microsoft?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.