PplWare Mobile

Para quando o fim do Skype da Microsoft?


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

72 Respostas

  1. Spoky says:

    Horrível o Skype parece agora o instagram.
    Parece uma rede social, para jovens com cores claras… Nao faz sentid nenhum

    Parece um arco íris… O skype já não é o que era! Apostaram muito mal. Isto de dar um passo maior que a perna da nisto.

    Enfim para mim vai levar com feedback negativo (mesmo que utilize)

  2. tavares says:

    Agora parece ser moda dizer mal e criticar qualquer produto da Microsoft…uso e abuso do Skype (a nível particular e profissional) e nunca tive qualquer problema! Também utilizo o WhatsApp…Face e Messenger apenas servem para drenar as baterias dos gadgets!!

    • CB says:

      Pois pois… deves ter sido o único que não ficou sem skype durante 2 dias…. milagre !!!
      O serviço tá cada vez pior… só mesmo profissionalmente enquanto não muda tudo para o WhatsApp que até no vídeo já tá melhor !

    • Alberto Castro says:

      Ora nem mais. As pessoas só criticam mas não dão sugestões. A Microsoft tem bons produtos — não são perfeitos, mas isso nenhum outro os tem).

    • André says:

      Concordo nesta parte “Agora parece ser moda dizer mal e criticar qualquer produto da Microsoft”

      Quanto ao skype em si, já nem utilizo, mas pelo que vi na atualização do android, está a preto e branco…só vi mesmo, nem experimentei porque dos meus contactos já ninguém usa

      Mas sejamos sinceros, o windows live messenger, esse é que deixa mesmo muitas saudades

    • alb says:

      Também não percebo o hate que a Microsoft tem recebido nos ultimos tempos

    • H.Costa says:

      @Tavares Já actualizou para a última versão? Praticamente irreconhecível e difícil de trabalhar para quem estava habituado a versão anterior. Se ainda não actualizado não o faça. A nível profissional vai dificultar e dar dores de cabeça

      • tavares says:

        “H.Costa…já atualizei e não consigo perceber onde está a dificuldade de trabalhar com ele!! O que acontece é que muita gente está mentalmente “preguiçosa” e com graves problemas de adaptação…essa “preguiça” acontece até quando muita gente,mesmo aqui no pplware,faz comentários apenas pelo título de um artigo sem se dar ao trabalho de o ler completamente.E basta ler os comentários publicados a quando da chegada do Windows8,8.1 ou 10…as pessoas criticam apenas porque aparece algo “um pouco diferente” do que estavam habituadas.Perderam a capacidade de ler,pesquisar,procurar,etc! Veja também a maioria das questões colocadas,ao sábado,no “consultório” do site…mais de 90% eram resolvidas com uma simples pesquisa em qualquer motor de busca! Se quem desenvolve e atualiza esta “treta” tivesse a mesma mentalidade…nem a Internet existia ainda!!

    • Balmer says:

      Quando fazes merda repetidamente é normal que te tornes um alvo de critica. Primeiro deixas passar, mas depois chateia.

      Infelizmente a Microsoft já há algum tempo agora tem algumas cabecinhas pensadoras no departamento grafico e design que .. não deixam muito a desejar, porque aposto que empurrados para o sitio certo até iam lá.. mas o problema é aparentemente terem influencia em quem realmente aprova estas coisas.
      Não é o utilizador comum que dá o Sim ou Não nestas alterações, as pessoas que realmente usam as aplicações e que são milhões são ignoradas, e depois há que gramar com o que meia duzia escolheu

      Podemos dizer: “Mas se dependêssemos das pessoas dizerem sim, nunca iam dizer porque as pessoas não gostam de mudança”

      Então e que tal dar escolha?
      Obviamente há coisas que não podem ser opcionais, mas o interface gráfico certamente não precisa de ser uma delas. E há formas de alterar o UI sem alienar por completo o que era um utilizador comum.

      E por isso por exemplo que para mim continua a haver Lync e Skype, mas não Skype for Business. A parecença com Skype é meramente superficial, porque por debaixo continua a ser essencialmente Lync com uma funcionalidade interna muito diferente – E a meu ver, pior.

    • Anjo says:

      Concordo contigo, estou Contente com o skip e.

    • Jorge Cunha says:

      O teu comentário diz tudo… és muito novinho.
      A moda é algo que passa por norma. Uso MS desde o velhinho 95 e sempre se falou mal. E na maioria tudo verdades.

      Quanto ao teu comentário: “Também utilizo o WhatsApp…Face e Messenger apenas servem para drenar as baterias dos gadgets!!”

      Ficas a saber que o whatsapp é dos que menos drena bateria. Ah e o face não é um serviço de msgs.

      E por último, as pessoas criticam porque aquilo realmente está mau!

    • Pedro says:

      O único motivo para alguém ainda defender o Skype é não utilizar a versão para Android.

      Utilizo o Skype há já muito tempo, a versão PC está muito boa, para Android ficou péssima, arrisco-me mesmo a dizer que está um trabalho de amador.

      Cumprimentos

    • Carlos says:

      Obviamente não usas o Skype nem o Android nem no iOS…
      No novo Skype coisas básicas como saber quem está online ou mudar o estado para ausente foram substituídas pelas muitíssimo mais úteis “highlights” (que sinceramente ainda não percebi o que é) e acesso direto a um modo para fazer selfies.
      Podia também falar da quantidade absurda de espaço desperdiçado, que só deixa pouco mais de metade do ecrã livre para as mensagens.
      E isso para não falar que no início não dava para apagar conversas.

  3. Miguel says:

    O Skype está mais bonito e funcional. E adaptado aos tempos modernos e para utilizadores das novas gerações também. Quem não se adapta morre.

    • PL says:

      Essa cena de para novas gerações e de quem não se adapta morre é conversa fiada e muito longe da realidade.
      Neste caso se a maioria não se adapta, muda de esquina e quem morre é o Skype

      Se mais ninguém usar, vais ser tu a ter de te adaptar porque o Skype não te vai servir para mais nada do que para falar sozinho

    • Spoky says:

      Que Bom comentário Miguel. Isso também se aplica ao Windows Phone que tanto defendes ou não aceitas o seu fim?

  4. Tiago says:

    Uso desde 2004 ate ao dias de hoje, agora nao interessa mais o que quer que lhe façam… foi so a microsoft pegar nele para estragar. e la quase todos meses vem um periodo que da barraca e lá fica meio mundo sem skype… ou delay brutais nas entregas de msgs… é so ir ao hearbeat que aquilo é so lá mostra o pessimo serviço que a micro$hit faz! por mim ja podiam era acabar com ele, existem alternativas melhores em todos aspectos.

  5. Pedro says:

    Boas!

    Já usei muito o Skype a nível Europeu – normalmente com mais de 7 pessoas (aos 10 ele bloqueia o vídeo afaik). Toda a gente faz troça mas é verdade que muitas conversas começam com um “Can you hear me?”
    Isto com o Skype normal. De Novembro de 2016 até Maio de 2017 usei o Skype for Business e posso dizer que funcionava ainda pior. Na empresa onde trabalho agora, uso o Skype em Linux e é ainda pior que o Skype for Business.

    Na minha opinião, deviam deixar a parte da UI e apostar forte na qualidade e estabilidade do serviço. Quem usa o Skype é para conversar e fazer vídeo-conferências, não é para socializar como se tratasse de uma rede social (não é para por likes nas Stories). Há incoerência na qualidade dos produtos (Windows vs Linux vs Android etc). Eu cá, continuo a pensar no Skype como um telemóvel que uso a partir do computador. E é nisso (fazer chamadas) que o Skype é bom e devia continuar a melhorar.

    Abraço,

  6. Diogo Filipe says:

    Apesar de existirem outras plataformas (whatsapp, mensenger, etc.. ) a verdade é que o Skype continua a ser imbatível na sua função (videoconferências). Eu utilizo o whatsapp e o mensenger no dia a dia mas na verdade quando é preciso trabalhar online com outras pessoas não há volta a dar… É no Skype. A existência de outras plataformas não impede a continuidade do Skype.

  7. KNIGHT says:

    Volta messenger (msn).

  8. JJ says:

    O problema é as pessoas pensarem que um Skype é o mesmo que o antigo Messenger.
    Talvez esse foi o erro da Microsoft, ter terminado com o antigo MSN Messenger, que era usado pelo o mesmo publico que usa WhatsApp e afins, publico esse que não estava habituado ao profissionalismo do Skype.
    Mas, também percebo o porque da Microsoft ter terminado com o MSN Messenger… já estava cheio de lixo…

    • Balmer says:

      Não de todo. Quem realmente vem lá de trás, sabe que o Skype e o Messenger nada tinham a haver um com o outro. Alias, foi sempre por isso que uma parte dos utilizadores se opuseram fortemente à migração para o Skype quando o MSN com plugins para mero chat era a plataforma mais poderosa e organizada.

      O Skype existia… tinha o seu propósito.. e ainda que permitisse chat como o MSN messenger as pessoas só saltavam para ele se havia uma certa necessidade de utilizar as ferramentas onde de facto brilhava. Eventualmente passou a ser a única alternativa para quem já vinha com a conta Microsoft e tinha lá todos os contactos.

      Entretanto a MS continua a modificar o Skype e a empurrar a plataforma para uma coisa que… bom, lá interessa a alguém, se bem que podem ser 5 pessoas no interior da própria Microsoft.

      Quanto à questão de saberes porque a Microsoft terminou o Messenger.. claramente não percebes, até porque gostava de saber exactamente qual é o lixo a que te referes. Funcionalidades? A sua maioria estava presente ou foi implementada no Skype de uma forma ou da outra, a excepção sendo adições feitas por plug-ins que nem sequer eram mantidos pela Microsoft, portanto nesse sentido nada mudou. As pessoas que usam uma plataforma também podiam estar a usar a outra.
      Portanto.. qual lixo?

    • Carlos says:

      “profissionalismo do Skype”
      Ahahahahahahahahahaha!
      Ahahahahah!
      Opá, muito boa essa!
      Já pensaste numa carreira como humorista stand up?
      Instala a última versão do Skype no iOS e no Android e depois vem cá falar em “profissionalismo” e que o MSN Messenger é que estava cheio de lixo.
      Eu espero.

  9. Peter says:

    Não utilizo, nunca gostei do Skype. Prefiro o Whatsup. E não uso o FMessenger. Só a quase obrigação do FB impingir o Messenger, é meio caminho para não o usar.

  10. João says:

    Estamos a falar da nova versao do skype que apareceu no windows 10 como “preview”?

    E que fiquei sem entender se e essa ou se é algum update recente ao skype… O post nao esta muito claro…

  11. Luciano says:

    Não é porque foi a Microsoft que adquiriu o Skype que ele ficou ruim, não tenho nada contra a Microsoft na verdade, mas que o Skype deixou de ser o que era, deixou sim. Perdeu a simplicidade e o foco nas funcionalidades, na minha opinião, fora as propagandas constantes na versão desktop, que sempre estão tirando a concentração. No resumir, deixei de usar.

  12. A F A says:

    A questão não devia ser se as pessoas gostam ou não do Skype. Devemo-nos perguntar é porque ainda usam o Skype. Porque não usam o Wire que usa E2EE em voz, video, imagens, texto, etc (O Wire é desenvolvido por quem desenvolveu o Skype e os servidores estão na Suiça)? Porque não usam o Telegram em vez do WhatsApp? Porque não usam o Threema se realmente se preocupam com privacidade? Porque não usam o DuckDuckGo , vez do Google, Bing, Yahoo, etc.? A resposta é simples. As pessoas usam o que os outros usam! Por exemplo, a maioria usa o WhatsApp porque possui muitos mais utilizadores que o Telegram e não porque é melhor que o Telegram! Porque usam as redes sociais? Porque a sociedade está de tal forma destruturada que já não sabem conviver com alguém pessoalmente. Basta ver mesas cheias de pseudo-amigos em restaurantes e afins e todos agarrados ao telemóvel a ver o Facebook, a mandar mensagens pelo WhatApp, etc.! Usam simplesmente as Apps com um critério: “Possuem muitos utilizadores? Se sim, vamos lá usá-la”.

    • piri_vm says:

      Concordo contigo completamente, o mal está mesmo aí, no número de utilizadores.
      O que me importa a mim usar o Signal se dos meus contactos só tenho 2 pessoas? Eu uso muito o Telegram, porque ‘obriguei’ praticamente a minha família a usar, por isso ‘no meu mundo’ o uso do Telegram e enorme.
      Eu tento mudar as pessoas e consigo algumas, mas 99% são a favor das modas.

    • Carlos V says:

      Lá por a maioria ser narcisista e uns inadaptados se nao tiverem acesso ao trashbook, nao quer dizer que todos o sejam. Os jammers deviam ser mais discretos…

    • Bruno says:

      Não discordo com o disse. No entanto, acho que o grande problema está na enorme variedade que actualmente existe.
      Recentemente quando quero comunicar rapidamente com alguns amigos sem ser por chamada telefónica (porque uns quantos moram no estrangeiro), é sempre para mim uma dor de cabeça ter de usar diferentes serviços porque cada um tem a sua preferência. Quando era o tempo do MSN não havia esse problema, hoje em dia uns tantos são mais fáceis de contactar com o WhatsApp, outros não têm isso instalado e só usam o Messenger do Facebook, e aqueles que nem ligam muito a apps usam o Skype mas na versão PC.
      Adorava que finalmente houvesse algum consenso com estes meus amigos para que usássemos todos a mesma plataforma, mas mesmo que isso acontecesse, já sei como é que ia ser mais para a frente: daqui a 2 ou 3 anos saia uma nova treta de programa de conversa e parte deles começavam a usar somente aquilo.

    • Spoky says:

      Esse é um problema, concordo contigo quero e queria usar telegram mas o problema é mesmo esse. Os amigos nao usam ou quase ninguém usa

      O telegram é muito melhor que o whatsapp.

      O teamspeak supera o skype para falar e conversar

    • Cortano says:

      Se todos usasemos o mesmo ainda estávamos parados a telefonar em telefones fixos.

  13. Justiceiro says:

    Skype? Recuso-me.
    Facebook messenger? Nojento.
    WhatsApp? Não mesmo!

    Para pc o melhor é o extinto Microsoft Messenger.
    Para telemóvel, só um nabo não usa as sms e mms.

  14. Carlos Nunes says:

    Não entendo este alarido todo por causa do interface. Uso Skype a nível pessoal e profissional há já uns 20 anos e nunca tive problemas como alguns dos comentários descrevem. Mas também conheço pessoas que sim têm problemas com a plataforma. Toda a gente sabe que a qualidade da ligação depende do sinal da internet e do quão bom é o sistema/Software do Telemóvel. Eu pessoalmente não me preocupo com o interface, mas sim com as funcionalidades. E hoje em dia ainda não existe nenhuma plataforma tão eficaz. Também utilizo outras plataformas porque como WhatsApp, Viber, Line, Kakao,..e outras já que nem toda a gente utiliza o Skype. A nível pessoal e profissional para mim ainda não existe outra plataforma capaz de substituir o Skype.

    • anom says:

      O Skype existe ha 13 anos (quase 14… foi lancado a 29 de Agosto de 2003)… como usas ha 20 anos?

      • anom says:

        Relativamente a qualidade do Skype, utilizo desde 2004 diariamente e, nas ultimas versoes (de ha alguns anos atras ate agora), a qualidade do servico tem baixado bastante…
        Este e um problema recorrente principalmente quando saem novas versoes do Skype.
        Relativamente a nova versao do Skype para Android 7 que saiu recentemente (esta foi realmente a versao que sofreu alteracoes na UI que sao referidas no artigo), nao gostei da interface mas nao deixei de utilizar.
        No entanto, prefiro de longe a UI da versao anterior. Era uma UI bastante mais limpa e directa para o proposito do Skype.

  15. josé lopes says:

    O amigo AFA disse tudo…..a sociedade está assim……são as modas..

  16. Bruno Soares says:

    Na minha opinião o Skype é para ser utilizado a nível de trabalho. O grande problema é estarem a comparar uma App mais vocacionada para trabalho com Apps utilizadas para o quotidiano/ diversão.
    Pessoalmente não tenho o Skype instalado no telemóvel pois é muito pesado e não consigo que funcione bem no telemóvel, no entanto, no pc já está instalado e é utilizado para trabalho. Se a Microsoft quer concorrer com WhatsApp, FMessenger e afins… não pode concorrer com uma App vocacionada para trabalho.
    Em relação ao novo visual não posso comentar pois ainda não atualizei.

    • Jorge Cunha says:

      Não concordo, basta falares com alguém que trabalhe no Reino Unido ou França e o WhatsApp é o software de eleição para muitas empresas.

    • Luis Borges says:

      Skype para trabalho? Entao cuidado com os dados… Ja viste a db do Skype e a replicacao que tem nos servidores da Microsoft?
      No passado, sim – skype para trabalho mas nos dias de hoje so porque ainda tem muitos utilizadores. De resto ‘e de evitar sempre que for possivel.

  17. Sérgio J says:

    Trabalho numa multinacional com mais de 300000 pessoas e os telefones fixos foram todos abandonados em favor do Skype. Seja para chat profissional, videoconferências, partilha de ficheiros ou simplesmente telefonemas, sejam internos sejam externos.

  18. Tavares says:

    “new is allways better!”

  19. cenas says:

    Video-conferencia ainda não existe nenhum concorrente à altura!

    • Luis Borges says:

      Telegram, Hangouts ou https://appear.in/ so assim de repente 🙂
      Com o skype estamos sempre: “estas a ouvir? se calhar ‘e melhor desligar o video… Consegues partilhar o ecran? ” Os primeiros 10 minutos de uma reuniao sao “questoes tecnicas”.

  20. NaCl says:

    Para mim o discord é ideal, a melhor plataforma sem duvida.

  21. S@M says:

    Agora virou moda criticar os que criticam sem mesmo usarem o produto ou serviço criticado. O upgrade skype para IOS é do pior que existe. São mensagens que não são entregues, não se percebe quem está ou não online, o interface mais parece um concerto hippie que andou a fumar do que faz rir. E diz a Microsoft que o update foi a pedido dos users, a julgar pela reacção de milhares gostaria de saber quais são esses tais users.
    Criticar a Microsoft? Sim sempre que o serviço ou produto piorar ao invés de melhorar, o mesmo para qualquer outra marca. Aos críticos dos críticos, cresçam!!!

  22. PowerVerde says:

    Actualizei no tlm, no tablet ainda tenho a versão antiga. Não tive qualquer problema de utilização, mas realmente a nível de apresentação prefiro a versão antiga. A nova versão continua funcionar para o que eu quero, que é “teclar” com os meus amigos.

  23. Eduardo Silva says:

    Quem usa essa treta? Ando a dizer há 17 anos, da Microsoft para usar no Windows apenas o Office é melhor que a concorrência. Nas novas plataformas então, quase nada da Microsoft é melhor que a concorrência. Onde eles metem as mãos estragam tudo, foi assim com a Nokia, vai ser assim com o Skype. Se a Google um dia se atreve a lançar um sistema operacional para Desktop, em força, instalável em qualquer máquina, e pagando às marcas para o colocarem nos computadores novos conforme faz a Microsoft com o Windows, é ver a quota a baixar dos atuais 90% para 5 ou 10%, conforme aconteceu com o Windows Mobile, que foi pioneiro nos PDAs e até nos Smartphones (tenho um Asus de 2008 com o WM 6.1). Se esse sistema for compatível com o android, então aí é que não darão qualquer hipótese de escolha.

  24. Mário Pita says:

    Destas varias aplicações para mim nenhuma delas ainda tem a qualidade do Skype, seja a nível sonoro como de imagem para conferencias é o melhor que as outras duas plataformas concorrentes

  25. Paulo says:

    Desde que o Nadella pegou na Microsoft aquilo está sempre a descer, Windows phone uma porcaria, Skype, miserável, windows 10, uma mistela de algo que ainda utiliza menus do XP. Enfim, só lhe resta a nuvem.

  26. Paulo says:

    Desde que o Nadella pegou na Microsoft aquilo está sempre a descer, Windows phone uma porcaria, Skype, miserável, windows 10, uma mistela de algo que ainda utiliza menus do XP. Enfim, só lhe resta a nuvem.

  27. Hugo Gomes says:

    Se nao gosta tem bom remedio comam outro ja o utilizei mas agora não utilizo so face a wat. Agora é como tudo se nao gostam nao passam a outro a micro esta se pouco lixando para o utilizador comum eles vivem é do empresarial

  28. Hugo says:

    O Skype era único quando o protocolo de comunicação que utilizavam não tinha concorrência.
    No entanto, não há protocolo que resolva o problema da distância física entre as pessoas. Isso só se resolve com o desenvolvimento da rede física. O Facebook não tem pedido o gás, a crescer a rede a nível mundial. O whatsapp deu um salto qualitativo quando se juntou ao Facebook e passou a utilizar essa rede. Conjuntamente com a rede o Facebook está a apostar em POPs espalhados pelo mundo. Taco a taco com a Google, diria.
    E não fica por aqui.. o Facebook está a adoptar o vídeo, nalguns casos “live” que está a exigir ainda mais da rede.
    Skype perdeu-se no passado ao te ficado ancorado ao seu factor diferenciador da altura, que já não é assim tão diferenciador agora.

    • S@M says:

      What the royal f**** O Skype foi talvez a aplicação pioneira e diferenciadora nas comunicações online e continua a ter um espaço muito próprio nesta área. Indivíduos e empresas que necessitam de um meio de comunicação fiável, objectivo e com um interface “clean” utilizam esta App e o seu espaço não é o de competir com WhatsApps e Vibers e afins mas sim reinventar-se e criar novas funcionalidades, isso é o milhares de utilizadores o esperam e vê-se pelo feedback dado ao recente update do Skype. Aqui é onde reside o problema, quem decidiu que o Skype necessita de se colar às plataformas de redes sociais. O Skype morreu, basta ler todo o feedback nas lojas online e nos fóruns da Microsoft. São milhares os que rejeitam este update e tantos mais os que dizem que vão deixar a plataforma. Eu sou um deles, não quero uma nova App social, quero comunicar com quem necessito sem ter de fazer demasiados cliques para saber apenas se a pessoa está online.

  29. jorge santos says:

    Eu usava o Skype para fazer chamadadas elefónicas internacionais. Esta nova versão Android já não me permite fazer isso através dos contactos Skype. Tenho de digitar manualmente o número…
    Mudei-me para o Google Hangouts Dialer que funciona lindamente.

  30. Bia says:

    AMOOOO O SKYPE MAS A NOVA VERSÃO DELE ANDA COM MUITOS BUGSSSSSSSS sei q são capazes de melhorar nao deixa o skype morrer por conta da nossa insatisfaçÃo… MELHOREM ELE ELIMINANDO OS BUGS E FICAREMOS SATISFEITO

  31. Daniel says:

    Eu, como usuário em computador, continuei por muito tempo a insistir em usar a versão clássico do Skype. Isso até que chegou uma hora, em que eu não conseguia atender as chamadas de um amigo (ele estava usando o Skype do Xbox, incompatível com a versão clássica) por eu estar usando a versão clássica, tive de ir para a nova. Esse dia foi hoje, essa nova versão é uma merda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.