Crash do Windows 10 deveu-se, aparentemente, a uma falha do AV Falcon
O problema causado pelo Windows da Microsoft está a trazer problemas sérios para supermercados, universidades, companhias aéreas, cadeias de TV, etc. Segundo as informações, as máquinas com Windows 10 começaram a apresentar o famoso Blue Screen of Death, após uma atualização.
Sabe-se também que é provável que este problema tenha sido causado por uma atualização do antivírus "Falcon", da empresa norte-americana Crowdstrike.
Os problemas têm sido registados, especialmente na América e Austrália, mas há informações de falhas à escala mundial, de empresas que usam como software de proteção a solução da Crowdstrike.
Aeroportos europeus interromperam voos
O caso é tão crítico que a falha dos sistemas já levou ao cancelamento de voos. Tal aconteceu na Europa, mais concretamente nos aeroportos de Espanha e Alemanha. A Delta Airlines deu ordens para que os aviões não levantassem voo até novas indicações. As companhias aéreas Ryanair e AirFrance anunciaram que estão com constrangimentos.
Além dos aeroportos, a Sky News, não conseguiu realizar a sua emissão em direto, e o número de emergência americano, 911, apresentou problemas em alguns locais.
Falha também afeta organizações em Portugal
Em Portugal, foi noticiado que o Hospital Amadora-Sintra estava sem sistema, com os processos e pedidos de exame ou consulta a serem feitos em papel. Contudo, apesar do timing, o Ministério da Saúde esclareceu, entretanto, que os problemas foram registados no sistema interno, não tendo qualquer relação com a falha global.
As operadoras MEO, NOS Vodafone estão a registar falhas, e há informações de constrangimentos no banco Santander Portugal.
O Pplware procederá à atualização do artigo consoante as novidades.
Para garantir a segurança dos sistemas que usam Windows 10 e a solução de segurança da Falcon é necessário realizar os seguintes passos:
1 - Iniciar o Windows em SafeMode ou no Ambiente de Recuperação.
2 - Aceder ao diretório C:\Windows\System32\drivers\CrowdStrike.
Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.
Os profissionais usam Adobe Photoshop, ninguém usa o GIMP (cuja a versão actual ainda depende do Python 2 em 2024, lol o estado absoluto). Até o Photopea Online é bem melhor que esse programa que é alternativa no Linux e outros SOs. Tire as palas dos olhos.
As grandes empresas usam coisas que usem 500 GB de base, para usarem a cloud, quem quer mais segurança e privacidade, usa a outra que pode ser instalada, em cascata, com base no que precisam, sem perigo de ficarem bloqueados fora da pasta de documentos e do próprio programa (foi o que aconteceu esta manhã).
Uso Photoshop e GIMP e não são sequer comparáveis… São programas para coisas diferentes. Só a menor leve comparação de um e de outro já é ridícula por si só…
Sim, mas não este tipo de falhas que “matam” um PC…
Ainda há uns meses fiquei sem camera e desbloqueio facial no surface porque a microsoft deixou expirar um certificado
Epá tu gostas de Linux, usa tu… mas tu achas que Linux tem compatibilidade a nível global com todas as ferramentas de trabalho que existem a nível de máquinas, software e grandes industrias como é o caso da aviação? Epá tu calado eras um poeta! Quando vocês vêm com essa teoria de que o Linux é que é bom e que resolve todos os problemas, vê-se mesmo que vocês usam um PC doméstico e claro que para isso o Linux até pode servir, mas agora espeta-lhe com o Photoshop, Corel, AutoCad e programas que apenas são compatíveis com Windows ou Mac, e pronto… o Linux responde-te “não há compatibilidade”
Nem tanto há terra, nem tanto ao mar.
Os gostos não se discutem
Eu também uso linux, e para a minha atividade profissional (Programação Web) não sinto necessidade de usar windows.
Secalhar o problema é outro, pk é que as empresas que desenvolvem soluções apenas para windows ou mac, não desenvolvem também para linux?
A verdade é que a maioria das soluções empresariais (e n estou a falar de CAD nem photoshops, mas sim de ERP, etc) hoje em dia cada vez mais são via web. E ai secalhar a questão de ser windows, mac ou linux, apenas se trata de gosto.
Mas acima de tudo, tem que se respeitar a opção/gosto de cada um e não criticar
Só quem não precisa de utilizar essas aplicações a sério é que pensa em utilizar “sucedaneos” como os que apresentas.
Nenhuma das alternativas ao AutoCAD apresentadas tem capacidade de fazer 1/10 do que o AutoCAD faz. E se formos para sistemas mais complexos (CATIA, NX, CREO, Cimatron ou SolidWorks), então nem 1/10 das capacidades essas alternativas têm.
+1
Não sei porque tanta necessidade de defender o Linux! Já os fóruns das distros é só auto-elogios e dizer mal dos outros, sobretudo da Microsoft! Já ouviram falar de pacotes quebrados nas atualizações? Qual a quota de uso do Linux e do Windows?!
O problema das grandes big techs, Microsoft, é cartel, venda casada. Dessa forma é injusto competir. O linux sempre teve melhor performace quando é desenvolvido para ele, como, Maya, Holdini FX, Blender, acredito que o Nuke FX tambem existe versao linux nao me lembro
Meter um símbolo de igual entre as palavras “Photoshop” e “GIMP” só é válido para quem não sabe usar nenhuma das duas.
A pequenina percentagem do Photoshop que o GIMP consegue desenrascar, não passa de isso mesmo. Além de muito lento, nem sempre faz um bom trabalho.
Claro que para quem quer fazer um convite de aniversário para o puto levar para a primeira classe até serve, mas comparar o GIMP com o Photoshop é como comparar um Defender com um carrinho de mão na travessia do deserto…
A falha foi da empresa Crowdstrike e não da Microsoft. Mas não te preocupes, porque para coisas sérias estão os engenheiros da Microsoft preparados para detectar e para resolver as trapalhadas e os descuidos de terceiros como foi o backdoor na biblioteca xz em ambiente Linux (e que poderia ter tido consequências muito graves).
Engenheiros espetaculares sem dúvida… Acabaram de deixar meio mundo ficar sem acesso mas o que vale é que houve um quase ataque (que não afetou ninguém) numa biblioteca que ninguém conhece no linux.
É confiar na Microsoft que prima pela competência e qualidade!!!
2- Esse “quase ataque” não afectou ninguém porque houve um engenheiro da Microsoft que detectou a tempo. Se tivesses lido com atenção os artigos publicados na altura, saberias das reais consequências caso não tivesse sido detectado a tempo. Convém estar minimamente a par das coisas…
3- Confio na Microsoft e na sua equipa. Mas podes continuar a ser uma cobaia da RedHat ou da Canonical usando as versões gratuitas dos respectivos SOs. Essas empresas agredecem. (Nota: Não sou anti-Linux, gosto de brincar com o pinguim de vez em quando (servidores caseiros é engraçado). Mas para trabalhar, para produzir, para fazer coisas a sério, é óbvio que é o Windows ou o macOS).
Mas que cambada de barbaridades. Confio bem mais na Canonical e na Redhat do que na Microsoft, é quem nem penso 2 vezes. A microsoft tem um bom historial sem dúvida…enfim.
Apagão global: vários PC com Windows 10 “rebentam”
Este é o titulo da noticia onde estás a comentar que Windows é para trabalhar, produzir e fazer coisas a sério… É meio tonto.
Não percebes muito da poda.. 99% dos sistemas criticos são suportados por sistemas com kernel linux ou bsd. Mas sim.. Não serve para trabalhar.. serve para suportar todos os teus trabalhos e permitir q trabalhes 🙂
Por acaso, ainda há poucas semanas ninguém deu que a versão mais recente de Linux tinha 7330 milhões de portas abertas, que davam para aceder a tudo, bastando usar o comando geral de verificação de biblioteca. Ainda hoje há por aí uns 2000 a 800000 milhões de versões que estão com o mesmo problema, pois precisam de um update e a maioria dos home users não fazem updates semanais.
Microsoft é tao competente, mais “tao” competente que ate pioraram o taskbar depois de 20 anos de sucesso com o publico. E vez de copiar a customizacao do linux, eles foram la e removeram todo tipo de customizacao e pioraram a taskbar. Empresa “incrivel” de eficiencia
Espera aí!! Estás a elogiar esses idiotas que descobriram uma falha 0-day e deixaram que os hackers a explorassem durante 6 meses ao invés da resolver?
Depende. Uso 8 impressoras, de larga gama, que nenhum linux consegue usar, sequer a 10%. A empresa pagou 693000 euros a um engenheiro informático que nos conseguiu criar um emulador para usar uma outra máquina usando o servidor. A opção para continuar a usar aquelas 8 (cada uma custou 54200 euros em 2002) foi colocar um PC offline, ligado a cada a correr o Windows XP. E gravar os ficheiros em versões que possam ser lidas pelos programas delas. Há 8 anos que funciona e pagar, mais de, 4 milhões de euros, por 8 impressoras novas, não há capacidade financeira para tal investimento.
Alguns dos jovens estagiários nunca tinham gravado nada numa pen… só sabiam usar a cloud. Já destruíram umas dezenas, pela pressa de desligar, sem desmontar.
No final das contas a culpada aos olhos do publico vais ser sempre a Microsoft, e tenho dúvidas neste caso se a culpa é apenas da CrowdStrike, muitas dúvidas mesmo…
O problema parece estar relacionado com o AV e não com um upgrade do Windows.
O que tu dizes não faz sentido nenhum. Achas possivel executar todos os programas que correm no Windows?
E depois vêm vocês com o mania do “actualizem já porque há uma correção importante” e depois rebenta por outro lado. Actualizem só de ano a ano que está bom.
será assim tão complicado ler meia dúzia de linhas antes de assumir determinadas coisas?
o problema deveu-se a uma atualização de software que corre em Windows.
esse software não é da Microsoft, nem a Microsoft controla todo o software que é desenvolvido para o seu sistema
Talvez acordem para a vida e metam um linux, de preferência o debian e não precisam de fazer mais nada durante uma vida inteira. LOL Para empresas não há melhor solução.
Mas gira à volta do linux. Acredita. O Windows é para jogar e outras calanzices. Linux é o ideal para organizações empresariais, aeroportos, terminais, hipermercados, etc, nunca falha. Mas o problema é esse, o nunca falhar faz com que os técnicos de informático “chicos espertos” deixem de ser necessários HAHA toquei na ferida gasparzito?
Qual ferida? Quando se tem a mentalidade de um adolescente e não consegue argumentos válidos para justificar o que anda a pregar é lixado não, deves pensar que somos todos leigos na informática que aqui andamos, simplesmente cada resposta que dás demonstras logo o que sabes do assunto, ou seja, nada, pareces aqueles pastores tipo reino de deus a tentar vendar a sua ladainha a ver se pega…
Mais uma vez o mundo não gira há tua volta…
E olha eu uso todos os sistemas operativos e cada um para uma função especifica…
A russia ja provou que é capaz de tudo con sua agencia de inteligencia totalmente ativa hoje em dia atuando no mundo, de forma discreta ainda. A ultima foi uma casa de um empresario da industria belica da alemanha pegou fogo, que produzia bala de canhao 155mm, vide o jornal
Porque os portugueses usam todos Windows? Aqui no Brasil usamos exclusivamente GNU/Linux para sistemas críticos, nossa central nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA) usa GNU/Linux e nunca teve esses problemas.
Exato, isso não é um apagão global, é um apagão que afeta aqueles que, por alguma razão, acham uma boa ideia colocar sistemas críticos no Windows. Aqui no Brasil está tudo bem.
Mentiroso e tonto. Não tem nada disso. Sou brasileiro e tem windows em todo lugar, a começar por um dos maiores bancos e que foi afetado: bradesco.
Comentário idiota.
@joao
Agora começa a ter mais Windows porque Lula fechou com a Microsoft, Bolsonaro era quem lutava contra essa influencia Big Tech, vem aí novo Lava Jato…
Você é lulabot da milícia digital do PT usando ChatGPT, conheço bem seu modus operandi. Os restantes usuários desse site que fiquem atentos a esse tipo de posts, eles estão investindo muito nesse astroturfing com Inteligência Artificial.
O banco Bradesco foi à vida porque não era crítico…
Aliás, um banco brasileiro de mais de 80 anos e mais de 75000 funcionários e 75 milhões de clientes é tudo menos crítico… Deve ser por ser brasileiro…
Daí consideração de uma boa gestão de rede, apostar em sistemas redundantes com S.O. distintos seja a nível dos servidores como do restante parque informático.
Passei por algo similar à uns anos atrás e se não tivesse já esta estratégia era o colapso geral do grupo de empresas que eu geria.
Ah sim, toda empresa vai manter duas máquinas endpoints para os usuários só para previnir algo assim. Aí dobra-se o gasto com eletricidade, parque de máquinas, possíveis licenças, sem contar os utilizadores que mal sabem utilizar windows, terem que lidar com windows e mais outro S.O.
Agora começa a aparecer os tais especialistas em todo lugar.
A palavra disso é LOBBY (jogo sujo) de coporacoes por tras disso tudo. Politicos comprados, ganhando uma percentagem do total. Pois inventimento em linux (que é gratuito) alem disso é um software melhor, sempre sera mais barato que o software pago da microsoft
Dizem que atualizações de segurança do Windows 10 são fundamentais, mas às vezes só fazem problemas.
Sou utilizador informático comum, como a maioria de pessoas.
Uma vez o meu portátil HP atualizou o patch de segurança do Windows 10, e nunca mais funcionou, ficava sempre ecrã azul. Eu nem conseguia iniciar a sessão. Levei-o a uma loja de informática e perguntei se podiam fazer cópia dos ficheiros para outro disco, etc (eu pagava), e disseram que não dava para recuperar ficheiros e teria de formatar o PC.
Felizmente eu faço cópia de segurança para disco externo, praticamente todos os meses.
Mas a partir desse dia evito instalar às vezes atualizações do Windows (coloco na pausa algumas semanas).
O principal para mim, é manter o meu antivírus Norton Security e a firewall atualizados.
Agora vejam o que, mais outra atualização Windows 10, está a causar mundialmente 🙁
O erro que aparece é do Windows, é responsabilidade da Microsoft garantir que estas coisas não acontecem! Como pode um update num programa tijolar estes dispositivos todos e causar milhões em perdas (inclusive de vidas humanas)? O sistema não pode ser de confiança se permite que tal aconteça.
Investigue-se.
Essa loja de informica é muito fraquinha. Era só tirar o HD e ligá-lo a um com linuz e sacava tudo até o SO…. isto para não falar em outros métodos mesmo não mexer no HD…
Pode ser que desta vez as empresas (e governos) se apercebam que a época de ouro da Microsoft acabou e comecem a pensar em alternativas sérias, mais éticas (abertas) e de melhor qualidade.
É pena o utilizador comum ser muitas vezes ignorante e tonto e, portanto, incapaz de se adaptar às mudanças necessárias.
Parece que a causa não teve a ver nem com Windows nem com Linux, eu uso os dois em dual boot e tudo ok. Teve sim a ver com um determinado AV, mais vale manterem sempre browser e sistemas operativos actualizados e darem formação às pessoas. Pode vir o melhor AV do mundo, se o utilizador ceder dados ou cometer um erro, às vezes basta um clique….. não vai haver nenhum av que safe por melhor que seja. ….
Vai um desabafo? Sim? Então aqui vai:
Aqui na empresa adoramos para os clientes em usarem Windows , paga as contas, mensais de programas anuais, licenças de antivírus, maior manutenção, etc.
Utilizador fica contente, cliente satisfeito.
Aqui na empresa, rede híbrida com Linux e Mac apenas. Windows apenas em máquinas virtuais, porque tem de ser.
A notificia é meia verdade, a culpa e do crowdstrike, o blue screen acontece no Windows 10 e 11 não como têm dito em diversos sítios.
O problema não foi numa atualização do Windows porque as maquinas da empresa onde trabalho as actualizações são todas feitas manualmente, o problema está na última actualização do crowdstrike que veio com erros e faz arrebentar o sistema operativo seja w10 ou 11, no Linux e mac nada aconteceu.
Migrar tudo para Linux ou, se não for possível, pelo menos não usar antivírus parvos e duvidosos. O antivírus default do Windows chega e sobra. Isso de andar a instalar antivírus é coisa de há 10 anos atrás.
O problema aqui, não é o Windows, Linux, Bsd, Mac, Sun ou Haiku, o problema é não existir um plano resiliente, ou redundante. Por causa duma falha de software ficou uma confusão á escala global, agora imaginemos um ciber ataque?
Os sistemas operativos existem para nos ajudar a realizar tarefas complexas, não para criar divisões ou guerrinhas estupidas, mas o humanos gostam destas quezílias. Já agora uso Arch BTW dual boot com o Win 11, usem as vossas energias para soluções, não para complicações.
Caros utilizadores de eletrodomésticos, que não são administradores de sistemas. Tenham juízo. Primeiro respeito pelos milhares de sysadmin que vão passar o fim de semana a recuperar sistemas, vocês não têm sequer ideia da extensão deste evento. Por volta das 8horas da manhã já se sabia qual a verdadeira causa do problema. Nunca foi um problema da Microsoft.
A maioria de vós nem sequer sabe exatamente o que é linux, quanto mais sugerirem que se troque para linux. Informem-se. Para vós que sois sysadmin, desculpem o desabafo. Para o resto dos leitores não me levem a mal também, mas há que dar opiniões informadas. E esta é a minha area.
Exatamente. A maioria não consegue trabalhar nem com um pedaço de pau e um bloco de argila e ficam a falar de colocar utilizador para usar Linux. Não sabem nem do que falam.
E esse problema levará dias para ser corrigido. Tens que entrar em modo de segurança e editar o register. Imagina isso em lugar com milhares de máquinas.
Eu quando falo em mudar para Linux, falo em ir gradualmente usando o Linux em dual-boot (windows-Linux). Testar e depois ver se serve. Eu mergulhei de cabeça pois já sabia ao que ia.
Achas mesmo que um utilizador vai poder ficar alternando em dual boot? E as licenças de antivírus, paga-se em dobro? Ou você deixaria o seu Linux sem Av só porque é menos visado? Empresa não é lugar para brincar. As pessoas não conseguem utilizar nem mesmo um micro-ondas direito e já iam culpar o TI por tudo.
O problema começa logo por assumir que o mercado empresarial é como o doméstico, se até hoje o linux desktop apenas possui uma infima cota de adopção face aos concorrentes, isto porque o suporte e softwares profissionais é em massa para o windows, como é evidente se os programas sendo proprietários não dão para usar em linux, achas mesmo que vão mudar, naturalmente que não…
Simplesmente isto resume-se a custos, e o linux sendo free não gera interesse das grandes empresas que softwares é o seu modelo de negócio dai estarem associados a windows e macos…
Portanto se mudou de windows para linux é porque o uso que dá é basico e não está preso a nenhuma ferramenta windows…
é necessárias as organizações terem um equilibro entre plataformas, se uma empresa tiver apenas Windows pode ocorrer erros específicos uma vez na vida como este e afeta quase toda a tua infraestrutura.
Se tiveres apenas Linux e ficares com o file system corrompido vais ter de reparar manualmente um a um os servidores.
No final cada um tem vantagens e desvantagens, não podemos é estar apenas dependentes de uma plataforma.
O que nao entendo da crowdstrike é efetuar updates para todo o mundo à mesma hora, porque não dividem por zonas geográficas, o mundo interno com fusos horários diferentes a efetuar updates à mesma hora idea de malucos
As primeiras 2 horas justificamos o storage desta falha porque se o windows nao arranca esta corrupto, está corrupto diversos servidores diferentes com redes diferentes unico ponto em comum é estrutura de virutalização e o storage.
E o que é que isso tem? O linux tem as suas aplicações mas não é adequado para o comum dos utilizadores como estação de trabalho. Faltam-lhe aplicações de topo, as alternativas que tem são fracas e a sua utilização não é das mais amistosas.
Eu não sou um leigo na matéria, no entanto, tive aqui uma máquina com uma distro de Linux e se eu queria instalar uma impressora era sempre uma carrada de trabalhos. Assim não há quem, dos comuns dos mortais, tenha interesse em utilizar e difundir mais o Linux. Deixem-no para essas tarefas mais complexas, como gerir um router ou ter um servidor web a correr e o windows fica para a marioria dos utilizadores.
Correcto. estive dois meses com Linux e foi uma dor de cabeça. Desconfiguração nas atualizações, falta de conectividade com periféricos, pacotes quebrados, resolvia mas o que eu passava até conseguir. Quando voltei para o Windows vi que era um sistema muito mais inclusivo e universal, não há os programas que se podem usar e os que não se podem usar a não ser com truques de sabedores de informática! O Windows é verdadeiramente para todos!
para mim, estas atualizações mais cedo ou mais tarde são sempre para dar cabo do pcs no windons 7 aconteceu-me isto quando deixaram de ter suporte no W10 também e passado pouco tempo PC foi para arranjar até que tive que comprar um novo
LINUX??? Uma coisa que poucos sabem, é que esta não foi a primeira vez que o software da CrowdStrike causou problemas este ano. Em Abril, uma actualização do software fez com que servidores Linux deixassem de funcionar e de arrancar para o sistema operativo. Notícia de site hoje….
Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Para coisas sérias, usem linux…
bahahhahahhahahahah
vai ver os sistema operativos da maior parte dos satélites antes de fingir que te riste
Pronto já vimos todos. És o maior. Agora chora mais um pouco. Somos tristes. Ganhaste. Linux para sempre em todo o universo.
Deste-te ao trabalho de ler as noticias sequer?
T
Coisas serias? Linux nem office da para usar, nem adobe, nem todo o software empresarial que se usa, nem jogos. Não serve para nada!
Vê-se logo que és técnico da Meo, hoje em dia com o office365 só precisas de um browser, até no symbian os és capaz de te safar
Percebes muito de IT. Trabalhar como office online, é uma valente b*sta. Desde a integracao com o sharepoint, com os grupos.
É bosta mas a tua empresa paga, a ver se falas com os teus superiores hierárquicos.
Os profissionais usam Adobe Photoshop, ninguém usa o GIMP (cuja a versão actual ainda depende do Python 2 em 2024, lol o estado absoluto). Até o Photopea Online é bem melhor que esse programa que é alternativa no Linux e outros SOs. Tire as palas dos olhos.
diz-me algo que se consiga fazer no PY3 que não consigas fazer em PY2, principalmente relacionado com o software em questão
As grandes empresas usam coisas que usem 500 GB de base, para usarem a cloud, quem quer mais segurança e privacidade, usa a outra que pode ser instalada, em cascata, com base no que precisam, sem perigo de ficarem bloqueados fora da pasta de documentos e do próprio programa (foi o que aconteceu esta manhã).
Uso Photoshop e GIMP e não são sequer comparáveis… São programas para coisas diferentes. Só a menor leve comparação de um e de outro já é ridícula por si só…
ó impostor, eu uso linux em casa, servidor igual, a única habilidade que tens é de roubar users names. @Food Gym Todo, viva ao linux
não sejas grunho, usas nada, estas a dizer isso só para ser bonito
ai o impostor com o meu user é um miúdo divertido é…aqui em casa até a firewall roda em linux…e recomenda-se
Tens que dizer ao miúdo para trocar para Técnico NOS 😀
🙂
não serve para utilizador tradicionais…… agora para quem trabalha á sério, é outra questão….
Escutar isso de um técnico da MEO, rsrsrs percebe-se a qualidade que entregas aos teus utilizadores.
É o que faço em casa e na empresa onde trabalho também usamos Linux (OpenSuse no Desktop e Suse nos servidores) desde 2020.
+1
Falhas acontecem em todos os “OS”
Claro que existem, eu não disse o contrário.
Sim, mas não este tipo de falhas que “matam” um PC…
Ainda há uns meses fiquei sem camera e desbloqueio facial no surface porque a microsoft deixou expirar um certificado
Ainda existem este tipo de pessoas? Hahaha….
chega de internet por hoje. xD
Estás à espera que a Digi chegue?
OpenSSH entered the chat…
CVE-2024-6387
Biblioteca xz joins the chat…
CVE-2024-3094
Red Hat Enterprise Linux (RHEL), Debian 12, Amazon Linux, SUSE Linux Enterprise e Leap não chegaram sequer afectados pelo cve da biblioteca xz
Comentário vuuunito. Típico de tipo do contra e que, possivelmente, nem leu o artigo.
Epá tu gostas de Linux, usa tu… mas tu achas que Linux tem compatibilidade a nível global com todas as ferramentas de trabalho que existem a nível de máquinas, software e grandes industrias como é o caso da aviação? Epá tu calado eras um poeta! Quando vocês vêm com essa teoria de que o Linux é que é bom e que resolve todos os problemas, vê-se mesmo que vocês usam um PC doméstico e claro que para isso o Linux até pode servir, mas agora espeta-lhe com o Photoshop, Corel, AutoCad e programas que apenas são compatíveis com Windows ou Mac, e pronto… o Linux responde-te “não há compatibilidade”
“vê-se mesmo que vocês usam um PC doméstico” calma as empresas usam servidores que são Linux. Cada um para sua função.
Nem tanto há terra, nem tanto ao mar.
Os gostos não se discutem
Eu também uso linux, e para a minha atividade profissional (Programação Web) não sinto necessidade de usar windows.
Secalhar o problema é outro, pk é que as empresas que desenvolvem soluções apenas para windows ou mac, não desenvolvem também para linux?
A verdade é que a maioria das soluções empresariais (e n estou a falar de CAD nem photoshops, mas sim de ERP, etc) hoje em dia cada vez mais são via web. E ai secalhar a questão de ser windows, mac ou linux, apenas se trata de gosto.
Mas acima de tudo, tem que se respeitar a opção/gosto de cada um e não criticar
Calma…inspire….respire…pronto está tudo bem novamente:)
Calhorda, usas internet explorer? Tenta lá abrir o photoshop web:
https://photoshop.adobe.com/
Servidores, satélites, Exercito Americano, cisco, etc
Alternativas OpenSource e gratuitas.
Photoshop = Gimp; Pinta; Krita; MyPaint
Corel Draw = Inkscape; Karbon;
AutoCad = FreeCad; LibreCad; OpenSCAD; BRL-CAD; Dune 3D; CAD Sketcher; etc
Obrigado pela partilha!
Só quem não precisa de utilizar essas aplicações a sério é que pensa em utilizar “sucedaneos” como os que apresentas.
Nenhuma das alternativas ao AutoCAD apresentadas tem capacidade de fazer 1/10 do que o AutoCAD faz. E se formos para sistemas mais complexos (CATIA, NX, CREO, Cimatron ou SolidWorks), então nem 1/10 das capacidades essas alternativas têm.
+1
Não sei porque tanta necessidade de defender o Linux! Já os fóruns das distros é só auto-elogios e dizer mal dos outros, sobretudo da Microsoft! Já ouviram falar de pacotes quebrados nas atualizações? Qual a quota de uso do Linux e do Windows?!
Eu só dei a alternativas Open Source mas há outras para Linux que são a pagar como BricsCAD e VariCAD entre outras.
O problema das grandes big techs, Microsoft, é cartel, venda casada. Dessa forma é injusto competir. O linux sempre teve melhor performace quando é desenvolvido para ele, como, Maya, Holdini FX, Blender, acredito que o Nuke FX tambem existe versao linux nao me lembro
Meter um símbolo de igual entre as palavras “Photoshop” e “GIMP” só é válido para quem não sabe usar nenhuma das duas.
A pequenina percentagem do Photoshop que o GIMP consegue desenrascar, não passa de isso mesmo. Além de muito lento, nem sempre faz um bom trabalho.
Claro que para quem quer fazer um convite de aniversário para o puto levar para a primeira classe até serve, mas comparar o GIMP com o Photoshop é como comparar um Defender com um carrinho de mão na travessia do deserto…
+1
Sinto o mesmo!
A falha foi da empresa Crowdstrike e não da Microsoft. Mas não te preocupes, porque para coisas sérias estão os engenheiros da Microsoft preparados para detectar e para resolver as trapalhadas e os descuidos de terceiros como foi o backdoor na biblioteca xz em ambiente Linux (e que poderia ter tido consequências muito graves).
Como se não houvesse backdoors no Windows…
Engenheiros espetaculares sem dúvida… Acabaram de deixar meio mundo ficar sem acesso mas o que vale é que houve um quase ataque (que não afetou ninguém) numa biblioteca que ninguém conhece no linux.
É confiar na Microsoft que prima pela competência e qualidade!!!
1- A falha foi provocada por uma actualização da empresa Crowdstrike. Entretanto, já foi resolvida pela Microsoft (https://admin.microsoft.com/servicestatus).
2- Esse “quase ataque” não afectou ninguém porque houve um engenheiro da Microsoft que detectou a tempo. Se tivesses lido com atenção os artigos publicados na altura, saberias das reais consequências caso não tivesse sido detectado a tempo. Convém estar minimamente a par das coisas…
3- Confio na Microsoft e na sua equipa. Mas podes continuar a ser uma cobaia da RedHat ou da Canonical usando as versões gratuitas dos respectivos SOs. Essas empresas agredecem. (Nota: Não sou anti-Linux, gosto de brincar com o pinguim de vez em quando (servidores caseiros é engraçado). Mas para trabalhar, para produzir, para fazer coisas a sério, é óbvio que é o Windows ou o macOS).
Mas que cambada de barbaridades. Confio bem mais na Canonical e na Redhat do que na Microsoft, é quem nem penso 2 vezes. A microsoft tem um bom historial sem dúvida…enfim.
Apagão global: vários PC com Windows 10 “rebentam”
Este é o titulo da noticia onde estás a comentar que Windows é para trabalhar, produzir e fazer coisas a sério… É meio tonto.
Relativamente ai ao ponto 2, viste o telejornal hoje?
Não percebes muito da poda.. 99% dos sistemas criticos são suportados por sistemas com kernel linux ou bsd. Mas sim.. Não serve para trabalhar.. serve para suportar todos os teus trabalhos e permitir q trabalhes 🙂
Por acaso, ainda há poucas semanas ninguém deu que a versão mais recente de Linux tinha 7330 milhões de portas abertas, que davam para aceder a tudo, bastando usar o comando geral de verificação de biblioteca. Ainda hoje há por aí uns 2000 a 800000 milhões de versões que estão com o mesmo problema, pois precisam de um update e a maioria dos home users não fazem updates semanais.
Microsoft é tao competente, mais “tao” competente que ate pioraram o taskbar depois de 20 anos de sucesso com o publico. E vez de copiar a customizacao do linux, eles foram la e removeram todo tipo de customizacao e pioraram a taskbar. Empresa “incrivel” de eficiencia
Espera aí!! Estás a elogiar esses idiotas que descobriram uma falha 0-day e deixaram que os hackers a explorassem durante 6 meses ao invés da resolver?
Não está relacionado. Mais as empresas mencionadas os servidores são Linux e os bancos ainda tem sistemas mais antigos.
Coisa séria é o tentar usar no linux aquilo que queremos e como queremos
Quando se tem pouco conhecimento, sim, é um facto
E quando ninguém quer saber é outro facto. Lida e chora.
Depende. Uso 8 impressoras, de larga gama, que nenhum linux consegue usar, sequer a 10%. A empresa pagou 693000 euros a um engenheiro informático que nos conseguiu criar um emulador para usar uma outra máquina usando o servidor. A opção para continuar a usar aquelas 8 (cada uma custou 54200 euros em 2002) foi colocar um PC offline, ligado a cada a correr o Windows XP. E gravar os ficheiros em versões que possam ser lidas pelos programas delas. Há 8 anos que funciona e pagar, mais de, 4 milhões de euros, por 8 impressoras novas, não há capacidade financeira para tal investimento.
Alguns dos jovens estagiários nunca tinham gravado nada numa pen… só sabiam usar a cloud. Já destruíram umas dezenas, pela pressa de desligar, sem desmontar.
Mas Linux tem tela preta
Eu uso somente Linux ja nem sei ha quantos anos, mas discordo com essa frase.
Para casos destes diria: “usem a blockchain” !
Os sistemas com Linux, também foram afectados, à uns tempos atras.
https://www.neowin.net/news/crowdstrike-broke-debian-and-rocky-linux-months-ago-but-no-one-noticed/
O problema nao tem a ver com os sistemas operacionais , mas com o sistema de segurança da Crwdstrike.
https://pplware.sapo.pt/linux/falha-da-crowdstrike-nao-era-nova-e-afetou-debian-e-rockylinux-ha-meses-sem-ninguem-reparar/
Quão ignorante te deves estar a sentir agora…
https://www.theregister.com/2024/07/19/crowdstrike_falcon_sensor_bsod_incident/
Falhas acontecem em todos os “OS”
estou com W11 com o mesmo problema
Já testaste a solução que vem no artigo?
que coincidencia exatamente 1 dia depois de a kaspersky abandonar os EUA, uma atualização do windows dá berro com um AV dos EUA…
A culpa é somente da empresa CrowdStrike que já veio admitir o problema com o seu AV e já tem solução.
Alguém da empresa não fez o seu trabalho como deve ser antes de lançar um update.
No final das contas a culpada aos olhos do publico vais ser sempre a Microsoft, e tenho dúvidas neste caso se a culpa é apenas da CrowdStrike, muitas dúvidas mesmo…
Faria algum sentido a MS testar os desenvolvimentos de terceiros antes de lançar um update (digo eu)…
O problema parece estar relacionado com o AV e não com um upgrade do Windows.
O que tu dizes não faz sentido nenhum. Achas possivel executar todos os programas que correm no Windows?
Pelo menos coisas que vão parar à pasta “drivers” do “system32”
Já viram o nome dos fundadores da empresa croudstrike?
Um deles é russo….kaspersky russo.
E depois vêm vocês com o mania do “actualizem já porque há uma correção importante” e depois rebenta por outro lado. Actualizem só de ano a ano que está bom.
É uma boa ideia, se não tem importares de ter dois norte coreanos a ver-te a tomar banho
🙂
basta colocar fita-adesiva preta na lente da webcam. Como faz o Mark Zuckerberg :-))))
O aeroporto de Lisboa aparentemente também foi afectado.
será assim tão complicado ler meia dúzia de linhas antes de assumir determinadas coisas?
o problema deveu-se a uma atualização de software que corre em Windows.
esse software não é da Microsoft, nem a Microsoft controla todo o software que é desenvolvido para o seu sistema
Talvez acordem para a vida e metam um linux, de preferência o debian e não precisam de fazer mais nada durante uma vida inteira. LOL Para empresas não há melhor solução.
isto…
Se ainda não percebeste que o mundo não gira há tua volta, não sou eu que te vou dizer…
Mas gira à volta do linux. Acredita. O Windows é para jogar e outras calanzices. Linux é o ideal para organizações empresariais, aeroportos, terminais, hipermercados, etc, nunca falha. Mas o problema é esse, o nunca falhar faz com que os técnicos de informático “chicos espertos” deixem de ser necessários HAHA toquei na ferida gasparzito?
Qual ferida? Quando se tem a mentalidade de um adolescente e não consegue argumentos válidos para justificar o que anda a pregar é lixado não, deves pensar que somos todos leigos na informática que aqui andamos, simplesmente cada resposta que dás demonstras logo o que sabes do assunto, ou seja, nada, pareces aqueles pastores tipo reino de deus a tentar vendar a sua ladainha a ver se pega…
Mais uma vez o mundo não gira há tua volta…
E olha eu uso todos os sistemas operativos e cada um para uma função especifica…
Acham que foi um ataque Russo?
É tão certo como o preço do azeite ser culpa deles
A russia ja provou que é capaz de tudo con sua agencia de inteligencia totalmente ativa hoje em dia atuando no mundo, de forma discreta ainda. A ultima foi uma casa de um empresario da industria belica da alemanha pegou fogo, que produzia bala de canhao 155mm, vide o jornal
Porque os portugueses usam todos Windows? Aqui no Brasil usamos exclusivamente GNU/Linux para sistemas críticos, nossa central nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA) usa GNU/Linux e nunca teve esses problemas.
Exato, isso não é um apagão global, é um apagão que afeta aqueles que, por alguma razão, acham uma boa ideia colocar sistemas críticos no Windows. Aqui no Brasil está tudo bem.
Recebo muitos alunos do brasil e não sabem nada de Linux. Por outro lado sei que o brasil é dos maiores clientes dos serviços da Microsoft
Portugal está muito atrasado em relação ao Brasil, nem parece um país europeu e sou eu, um cidadão europeu que o diz!
Já viste, és um cidadão europeu. É das coisas que mais me alegra e assusta ao mesmo tempo.
Penso que ninguém está interessado no que pensas
Essa discusao ta engracada, continua…
Mentiroso e tonto. Não tem nada disso. Sou brasileiro e tem windows em todo lugar, a começar por um dos maiores bancos e que foi afetado: bradesco.
Comentário idiota.
@joao
Agora começa a ter mais Windows porque Lula fechou com a Microsoft, Bolsonaro era quem lutava contra essa influencia Big Tech, vem aí novo Lava Jato…
Só podia ser bolsonarista. Agora tá explicado. Vaí la na borda da Terra plana procurar um capim bem verdinho vai.
Você é lulabot da milícia digital do PT usando ChatGPT, conheço bem seu modus operandi. Os restantes usuários desse site que fiquem atentos a esse tipo de posts, eles estão investindo muito nesse astroturfing com Inteligência Artificial.
O banco Bradesco foi à vida porque não era crítico…
Aliás, um banco brasileiro de mais de 80 anos e mais de 75000 funcionários e 75 milhões de clientes é tudo menos crítico… Deve ser por ser brasileiro…
Isto é um aviso! Um dia para tudo.
Autossuficiência tecnológica deixa China quase ilesa da falha informática
Daí consideração de uma boa gestão de rede, apostar em sistemas redundantes com S.O. distintos seja a nível dos servidores como do restante parque informático.
Passei por algo similar à uns anos atrás e se não tivesse já esta estratégia era o colapso geral do grupo de empresas que eu geria.
Ah sim, toda empresa vai manter duas máquinas endpoints para os usuários só para previnir algo assim. Aí dobra-se o gasto com eletricidade, parque de máquinas, possíveis licenças, sem contar os utilizadores que mal sabem utilizar windows, terem que lidar com windows e mais outro S.O.
Agora começa a aparecer os tais especialistas em todo lugar.
Usuário?
É a palavra utilizada no brasil para utilizador. As vezes me esqueço de trocar.
A culpa disto são os estados perpetuar a dependência de programas informáticos criados pela Microsoft .
A palavra disso é LOBBY (jogo sujo) de coporacoes por tras disso tudo. Politicos comprados, ganhando uma percentagem do total. Pois inventimento em linux (que é gratuito) alem disso é um software melhor, sempre sera mais barato que o software pago da microsoft
não dei por nada….. pois! a infraestrutura da minha empresa assenta em MAC-OS!
Parabéns! Não vais ter problemas nunca
deve assentar deve…ainda vais dizer que usam o MACOS server se calhar…LOL
A empresa dele é ele e um Mac, a fazer posts no facebook em grupos de moradores de uma freguesia
Dizem que atualizações de segurança do Windows 10 são fundamentais, mas às vezes só fazem problemas.
Sou utilizador informático comum, como a maioria de pessoas.
Uma vez o meu portátil HP atualizou o patch de segurança do Windows 10, e nunca mais funcionou, ficava sempre ecrã azul. Eu nem conseguia iniciar a sessão. Levei-o a uma loja de informática e perguntei se podiam fazer cópia dos ficheiros para outro disco, etc (eu pagava), e disseram que não dava para recuperar ficheiros e teria de formatar o PC.
Felizmente eu faço cópia de segurança para disco externo, praticamente todos os meses.
Mas a partir desse dia evito instalar às vezes atualizações do Windows (coloco na pausa algumas semanas).
O principal para mim, é manter o meu antivírus Norton Security e a firewall atualizados.
Agora vejam o que, mais outra atualização Windows 10, está a causar mundialmente 🙁
Nao foi atualização do windows. Foi o EDR da crowndstrike.
O erro que aparece é do Windows, é responsabilidade da Microsoft garantir que estas coisas não acontecem! Como pode um update num programa tijolar estes dispositivos todos e causar milhões em perdas (inclusive de vidas humanas)? O sistema não pode ser de confiança se permite que tal aconteça.
Investigue-se.
Pode ser, mas todo EDR tem acesso privilegiado em todos os SOs. Isso pode acontecer em qualquer SO que se tenha um EDR.
Essa loja de informica é muito fraquinha. Era só tirar o HD e ligá-lo a um com linuz e sacava tudo até o SO…. isto para não falar em outros métodos mesmo não mexer no HD…
Pode ser que desta vez as empresas (e governos) se apercebam que a época de ouro da Microsoft acabou e comecem a pensar em alternativas sérias, mais éticas (abertas) e de melhor qualidade.
É pena o utilizador comum ser muitas vezes ignorante e tonto e, portanto, incapaz de se adaptar às mudanças necessárias.
a resistência à mudança é uma coisa muito humana, gostamos de conforto
Parece que a causa não teve a ver nem com Windows nem com Linux, eu uso os dois em dual boot e tudo ok. Teve sim a ver com um determinado AV, mais vale manterem sempre browser e sistemas operativos actualizados e darem formação às pessoas. Pode vir o melhor AV do mundo, se o utilizador ceder dados ou cometer um erro, às vezes basta um clique….. não vai haver nenhum av que safe por melhor que seja. ….
Vai um desabafo? Sim? Então aqui vai:
Aqui na empresa adoramos para os clientes em usarem Windows , paga as contas, mensais de programas anuais, licenças de antivírus, maior manutenção, etc.
Utilizador fica contente, cliente satisfeito.
Aqui na empresa, rede híbrida com Linux e Mac apenas. Windows apenas em máquinas virtuais, porque tem de ser.
Pronto, desabafei. Obrigado por me lerem.
A notificia é meia verdade, a culpa e do crowdstrike, o blue screen acontece no Windows 10 e 11 não como têm dito em diversos sítios.
O problema não foi numa atualização do Windows porque as maquinas da empresa onde trabalho as actualizações são todas feitas manualmente, o problema está na última actualização do crowdstrike que veio com erros e faz arrebentar o sistema operativo seja w10 ou 11, no Linux e mac nada aconteceu.
Migrar tudo para Linux ou, se não for possível, pelo menos não usar antivírus parvos e duvidosos. O antivírus default do Windows chega e sobra. Isso de andar a instalar antivírus é coisa de há 10 anos atrás.
O problema aqui, não é o Windows, Linux, Bsd, Mac, Sun ou Haiku, o problema é não existir um plano resiliente, ou redundante. Por causa duma falha de software ficou uma confusão á escala global, agora imaginemos um ciber ataque?
Os sistemas operativos existem para nos ajudar a realizar tarefas complexas, não para criar divisões ou guerrinhas estupidas, mas o humanos gostam destas quezílias. Já agora uso Arch BTW dual boot com o Win 11, usem as vossas energias para soluções, não para complicações.
Caros utilizadores de eletrodomésticos, que não são administradores de sistemas. Tenham juízo. Primeiro respeito pelos milhares de sysadmin que vão passar o fim de semana a recuperar sistemas, vocês não têm sequer ideia da extensão deste evento. Por volta das 8horas da manhã já se sabia qual a verdadeira causa do problema. Nunca foi um problema da Microsoft.
A maioria de vós nem sequer sabe exatamente o que é linux, quanto mais sugerirem que se troque para linux. Informem-se. Para vós que sois sysadmin, desculpem o desabafo. Para o resto dos leitores não me levem a mal também, mas há que dar opiniões informadas. E esta é a minha area.
Exatamente. A maioria não consegue trabalhar nem com um pedaço de pau e um bloco de argila e ficam a falar de colocar utilizador para usar Linux. Não sabem nem do que falam.
E esse problema levará dias para ser corrigido. Tens que entrar em modo de segurança e editar o register. Imagina isso em lugar com milhares de máquinas.
Eu quando falo em mudar para Linux, falo em ir gradualmente usando o Linux em dual-boot (windows-Linux). Testar e depois ver se serve. Eu mergulhei de cabeça pois já sabia ao que ia.
Achas mesmo que um utilizador vai poder ficar alternando em dual boot? E as licenças de antivírus, paga-se em dobro? Ou você deixaria o seu Linux sem Av só porque é menos visado? Empresa não é lugar para brincar. As pessoas não conseguem utilizar nem mesmo um micro-ondas direito e já iam culpar o TI por tudo.
O problema começa logo por assumir que o mercado empresarial é como o doméstico, se até hoje o linux desktop apenas possui uma infima cota de adopção face aos concorrentes, isto porque o suporte e softwares profissionais é em massa para o windows, como é evidente se os programas sendo proprietários não dão para usar em linux, achas mesmo que vão mudar, naturalmente que não…
Simplesmente isto resume-se a custos, e o linux sendo free não gera interesse das grandes empresas que softwares é o seu modelo de negócio dai estarem associados a windows e macos…
Portanto se mudou de windows para linux é porque o uso que dá é basico e não está preso a nenhuma ferramenta windows…
é necessárias as organizações terem um equilibro entre plataformas, se uma empresa tiver apenas Windows pode ocorrer erros específicos uma vez na vida como este e afeta quase toda a tua infraestrutura.
Se tiveres apenas Linux e ficares com o file system corrompido vais ter de reparar manualmente um a um os servidores.
No final cada um tem vantagens e desvantagens, não podemos é estar apenas dependentes de uma plataforma.
O que nao entendo da crowdstrike é efetuar updates para todo o mundo à mesma hora, porque não dividem por zonas geográficas, o mundo interno com fusos horários diferentes a efetuar updates à mesma hora idea de malucos
As primeiras 2 horas justificamos o storage desta falha porque se o windows nao arranca esta corrupto, está corrupto diversos servidores diferentes com redes diferentes unico ponto em comum é estrutura de virutalização e o storage.
Falam mal de Linux mas a maioria dos routers que têm em casa correm uma distro compacta baseada em Linux RDK-B por exemplo.
E o que é que isso tem? O linux tem as suas aplicações mas não é adequado para o comum dos utilizadores como estação de trabalho. Faltam-lhe aplicações de topo, as alternativas que tem são fracas e a sua utilização não é das mais amistosas.
Eu não sou um leigo na matéria, no entanto, tive aqui uma máquina com uma distro de Linux e se eu queria instalar uma impressora era sempre uma carrada de trabalhos. Assim não há quem, dos comuns dos mortais, tenha interesse em utilizar e difundir mais o Linux. Deixem-no para essas tarefas mais complexas, como gerir um router ou ter um servidor web a correr e o windows fica para a marioria dos utilizadores.
Correcto. estive dois meses com Linux e foi uma dor de cabeça. Desconfiguração nas atualizações, falta de conectividade com periféricos, pacotes quebrados, resolvia mas o que eu passava até conseguir. Quando voltei para o Windows vi que era um sistema muito mais inclusivo e universal, não há os programas que se podem usar e os que não se podem usar a não ser com truques de sabedores de informática! O Windows é verdadeiramente para todos!
para mim, estas atualizações mais cedo ou mais tarde são sempre para dar cabo do pcs no windons 7 aconteceu-me isto quando deixaram de ter suporte no W10 também e passado pouco tempo PC foi para arranjar até que tive que comprar um novo
LINUX??? Uma coisa que poucos sabem, é que esta não foi a primeira vez que o software da CrowdStrike causou problemas este ano. Em Abril, uma actualização do software fez com que servidores Linux deixassem de funcionar e de arrancar para o sistema operativo. Notícia de site hoje….