Inteligência Artificial da Microsoft usada para ensinar mandarim
Num mundo cada vez mais globalizado, é importantíssimo dominar mais línguas para além do idioma oficial do nosso país. Neste quesito, a principal figura é o inglês, que é falado um pouco por todo o mundo. Contudo, a crescente influência mundial da China, da sua cultura e economia, está a levar a que haja um crescimento significativo de estrangeiros a aprender mandarim.
Tendo em conta esta realidade, a Microsoft desenvolveu uma aplicação baseada em Inteligência Artificial que será um importante auxiliar na aprendizagem do mandarim.
O mandarim é um dos idiomas mais difíceis de dominar em todo o mundo. A necessidade de conhecer os caracteres bastante próprios e a complexidade do idioma tornam a aprendizagem bastante complicada. No entanto, é um idioma com cada vez mais adeptos, devido sobretudo à cada vez superior relevância da China no mundo empresarial.
Para ajudar a aprendizagem deste complexo idioma, uma equipa de investigação asiática da Microsoft desenvolveu a aplicação "Microsoft Learn Chinese", disponível para iOS, que será um complemento às aulas de mandarim lecionadas nas escolas e institutos dedicados.
Um fator fulcral aquando da aprendizagem de um idioma novo é o treino e uso desse idioma no nosso quotidiano. Nas escolas aprende-se todo o ciclo, desde vocabulário a gramática, passando pela componente oral e prática, mas estas duas últimas vertentes são, regra geral, menos aprofundadas devido a ser necessário um maior tempo de dedicação.
O objetivo da aplicação desenvolvida pela Microsoft é atuar neste segmento, auxiliando e complementando as componentes oral e prática. Para isto, conta com a ação da Inteligência Artificial que ajustará a sua ação dependendo do estado do aprendiz, podendo-se focar na pronúncia de certas palavras, nas áreas onde o utilizador tem mais dificuldades e ainda atribui pontuações para avaliar de forma mais amigável a prestação do aluno.
Basicamente, a aplicação pretende atuar como um parceiro de estudo, neste caso um parceiro mais avançado e que ajuda o utilizador a evoluir de forma mais natural, graças às redes neurais usadas em conjunto com a Inteligência Artificial. Obviamente a aplicação não substituirá um professor, nem pretende ser concorrente de outras aplicações de línguas, como o Duolingo, pois a sua abordagem é distinta.
Poderá, pois, criar um novo paradigma na aprendizagem de novos idiomas, ao disponibilizar aos alunos uma ferramenta com a qual podem interagir a qualquer momento, em qualquer lugar e de forma interativa.
Esta é mais uma aplicação da Inteligência Artificial numa área do saber onde poderá marcar a diferença, graças aos seus mecanismos de aprendizagem e adaptação ao utilizador. A Microsoft tem investido seriamente nesta área e demonstra que é um segmento com futuro.
Por enquanto a aplicação está disponível apenas para mandarim e não há informações quanto ao seu alargamento a outros idiomas.
Este artigo tem mais de um ano
É interessante mas o que fazer com os novos i7 da 8 geração e a nova geração de Windows x ou r. Que fazer as novas máquinas da ibm ou lenovo. Tão rápidas e cheias de apps que nem se mexem com 16g de ddr 4