PplWare Mobile

ZorinOS 8 – Versões Lite e Business disponíveis


Autor: Pedro Pinto


  1. Joel says:

    Linux Mint obrigado

  2. Jorjão says:

    Manjaro linux e não precisam andar a instalar a cada nova release pois está em constante atualização, é uma rolling release.
    Esta rolling release atualiza os pacotes mais rápido que, por exemplo, o Linux Mint Debian Edition.

  3. Só um gajo says:

    Não há risco de vírus?
    Elaborem se faz favor…

    • Bruno Jesus says:

      Não vais apanhar virus mas como o Zorin8 é baseado no Ubuntu 13.10 vais ter um tempo de suporte muito curto (Até Julho de 2014).

      • Só um gajo says:

        Como não vou? Não há vírus para Linux, é?

        Eu sei que o suporte não vai ser grande coisa, para ter suporte a sério e sendo baseado no Ubuntu devia ser numa versão LTS. Mas a minha questão não é essa.

        Eu quero é saber se não há mesmo vírus para Linux, ou se é impossível de os fazer. É que eu acho que esta filosofia do “não se apanham vírus no Linux” é a maior falácia à face da terra. É mais seguro que qualquer outro SO, talvez à excepção do BSD, mas não é impossível de infectar.

        Se em vez do “Não há risco de vírus” estivesse escrito “O risco de vírus é extremamente baixo” eu já iria concordar. Nenhum sistema é invencível e todos têm falhas.

        • pirolito says:

          O malware que assola o mais ‘blindado’ dos Windows não afecta o Linux; neste, não há, por ex., ficheiros .exe (experimenta ‘executar’ um ficheiro .exe, ‘culpado’ de tanta razia no Windows, e vê o que acontece: NADA…)
          Ao que parece, haver, até pode haver …algum tipo de ‘fragilidade’ (ainda há poucos dias foi detectada uma, no kernel do Linux, rectificada no dia seguinte…), embora as rectificações sejam muito mais imediatas do que no caso do Windows (que chega a demorar semanas para rectificar situações de risco); há uma comunidade A NÍVEL MUNDIAL que detecta, partilha a informação das falhas e propõe rectificações diariamente.
          Mas, contrariamente à arquitectura subjacente ao sistema operativo (S.O.) dos diversos Windows, nos S.O. Linux uma ‘fragilidade’ só pode afectar documentos do utilizador que “manipulou” os ficheiros com a ‘fragilidade’, nunca consegue invadir todo o sistema. Por essa razão tem tanta importância o utilizador ‘Administrador’ (que tem acesso, de validação, a todas as “contas”) só “ir à net” para atualizar o Sistema e sair logo…
          Esta é umas das razões porque poucos chicos-espertos (embora eu, pessoalmente, creia que não são só estes a ‘picar a onça’, mas também aqueles que lucram com os vírus, malwares e afins: os rapazes de certas empresas, if you know what I mean…) estarão interessados em “queimar as pestanas” a encontrar fragilidades num sistema para, depois, levar a que fique ‘marado’ …um conjunto de pastas e ficheiros (de um utilizador), mas não todo o sistema… (fónix… 🙁 )
          Algumas empresas conhecidas – AVG, etc,. – possuem soluções de anti-vírus disponíveis para correr no Linux, geralmente através da linha de comandos (que pode ser um ‘papão’ para alguns que nunca experimentaram, por ex., o DOS, mas que, de facto, se resolvem com um bocadinho de ‘copy-paste’ e já está!), mas essas acções de “vasculhar” ficheiros só terão alguma validade prática no caso de máquinas com S.O. Linux e Windows.
          [Nota: Como disse noutro lugar, nestas coisas de DOS, Windows, Linux (neste último, é uma experiência com cerca de um ano), etc., estou entre o autodidacta e o totó; portanto, (i) esta não é uma ‘linguagem técnica’, (ii) poderão haver incorrecções quanto ao que foi dito e, logo, (iii) todas as ‘correcções/rectificações’ são bem recebidas 🙂 ]

  4. Ariel de Oliveira says:

    Esse ambiente do Zorin não pode ser customizado direito… ainda prefiro Linux Mint.

  5. pirolito says:

    Ai então querem manter o ‘fantasma’ do defunto (Xp) por perto, não é? Então espreitem “Turn Lubuntu into Windows XP with a Theme and No One Will Notice”… 😀 🙂
    http://news.softpedia.com/news/Turn-Lubuntu-in-Windows-XP-with-a-Theme-and-No-One-Will-Notice-436255.shtml

  6. Anonimo says:

    Não consigo instalar o Cinnamon. Fica tudo igual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.