ZorinOS 8 – Versões Lite e Business disponíveis
...o Linux mais parecido com o Windows
É verdade que existem muitas distribuições Linux por onde escolher. Algumas pessoas acham que são demasiadas, o que não deixam de ter alguma razão, mas ao mesmo tempo, existe muito mais opções de escolha. Zorin OS por exemplo é daquelas que se destaca mais do que outras por causa de alguma inovações que incorporaram no S.O.
Zorin OS é talvez a distribuição mais parecida ao Windows, muito por causa do seu visual e menu iniciar. Hoje a equipa responsável pelo projecto disponibilizou o ZorinOS 8 Lite e Business.
Uma das grandes diferenças entre Zorin OS e outras distribuições é a opção de escolha entre Ambientes de Trabalho. “Zorin Look Chager” permite alternar entre um Design ao estilo de Windows 7, Windows XP e GNOME 2.
Quanto ao Browser que vem incluído no Zorin OS, Google Chrome é o Browser predefinido, mas pode mudar facilmente de Browser apenas com dois cliques. Um para abrir a aplicação “Zorin Web Browser Manager” e outro para clicar em “Install”. Assim pode escolher entre Firefox, Google Chrome, Opera e Midori.
Além das funcionalidades referidas, que estão apenas neste distribuição Linux, podem também mudar facilmente o tema com o Zorin Theme Changer. Esta é uma das novidades introduzidas na versão 8.
Pode contar com varias aplicações já instaladas, entre elas o Gimp, Shotwell, a Suite completa do LibreOffice, Empathy, Gwibber, Thunderbird, OpenShot, Rhythmbox, VLC e outros. Mas pode instalar mais através do Ubuntu Software Center.
Principais características que do Zorin OS
- Não há risco de vírus
- Mais rápido que o Windows 7 e 8
- Simples e com uma interface muito amigável
- Estável
- Disponível em 55 idiomas
- Muito software disponível gratuitamente
- etc, etc
Além do Zorin Theme Changer, a última versão do Zorin OS (Core e Ultimate) introduz algumas novidades interessares ao nível das funcionalidades, a actualização de aplicações e também algumas melhorias significativas ao nível da Interface. O Zorin OS traz também um novo player e o Empathy Instant Messaging como cliente de IM.
ZorinOS 8 Lite
O ZorinOS 8 Lite é uma evolução da versão Lite anterior e é destinada a utilizadores com poucos conhecimentos e que possuam máquinas com pouca capacidade de processamento. Esta versão é baseada no Lubuntu 13.10 e usa o LXDE como ambiente gráfico de trabalho.
Esta nova versão traz actualizado um conjunto de software.
ZorinOS 8 Business
Como sabemos, o Linux não é apenas para o segmento doméstico…e as distribuições apostam cada vez mais em versões comerciais. O ZorinOS 8 Business traz uma miríade de alterações, orientada para a área do negócio. Há também melhorias ao nível da interface e novo software.
Quem experimentar esta distribuição, que é baseada no Ubuntu 13.10, vai ficar maravilhado com a performance e simplicidade da mesma. Esta é sem duvida uma distribuição Linux capaz de substituir bem o Windows XP e outros. Experimentem!
Download: Zorin OS 8 Lite | Business
Homepage: ZorinOSZorinOS
Este artigo tem mais de um ano
Linux Mint obrigado
+1
Já cheguei a gostar deste zorin, mas desde que lhe meteram este tema à lá win8 perdi o interesse..
Linux Mint FTW!
Manjaro linux e não precisam andar a instalar a cada nova release pois está em constante atualização, é uma rolling release.
Esta rolling release atualiza os pacotes mais rápido que, por exemplo, o Linux Mint Debian Edition.
Não há risco de vírus?
Elaborem se faz favor…
Não vais apanhar virus mas como o Zorin8 é baseado no Ubuntu 13.10 vais ter um tempo de suporte muito curto (Até Julho de 2014).
Como não vou? Não há vírus para Linux, é?
Eu sei que o suporte não vai ser grande coisa, para ter suporte a sério e sendo baseado no Ubuntu devia ser numa versão LTS. Mas a minha questão não é essa.
Eu quero é saber se não há mesmo vírus para Linux, ou se é impossível de os fazer. É que eu acho que esta filosofia do “não se apanham vírus no Linux” é a maior falácia à face da terra. É mais seguro que qualquer outro SO, talvez à excepção do BSD, mas não é impossível de infectar.
Se em vez do “Não há risco de vírus” estivesse escrito “O risco de vírus é extremamente baixo” eu já iria concordar. Nenhum sistema é invencível e todos têm falhas.
O malware que assola o mais ‘blindado’ dos Windows não afecta o Linux; neste, não há, por ex., ficheiros .exe (experimenta ‘executar’ um ficheiro .exe, ‘culpado’ de tanta razia no Windows, e vê o que acontece: NADA…)
Ao que parece, haver, até pode haver …algum tipo de ‘fragilidade’ (ainda há poucos dias foi detectada uma, no kernel do Linux, rectificada no dia seguinte…), embora as rectificações sejam muito mais imediatas do que no caso do Windows (que chega a demorar semanas para rectificar situações de risco); há uma comunidade A NÍVEL MUNDIAL que detecta, partilha a informação das falhas e propõe rectificações diariamente.
Mas, contrariamente à arquitectura subjacente ao sistema operativo (S.O.) dos diversos Windows, nos S.O. Linux uma ‘fragilidade’ só pode afectar documentos do utilizador que “manipulou” os ficheiros com a ‘fragilidade’, nunca consegue invadir todo o sistema. Por essa razão tem tanta importância o utilizador ‘Administrador’ (que tem acesso, de validação, a todas as “contas”) só “ir à net” para atualizar o Sistema e sair logo…
Esta é umas das razões porque poucos chicos-espertos (embora eu, pessoalmente, creia que não são só estes a ‘picar a onça’, mas também aqueles que lucram com os vírus, malwares e afins: os rapazes de certas empresas, if you know what I mean…) estarão interessados em “queimar as pestanas” a encontrar fragilidades num sistema para, depois, levar a que fique ‘marado’ …um conjunto de pastas e ficheiros (de um utilizador), mas não todo o sistema… (fónix… 🙁 )
Algumas empresas conhecidas – AVG, etc,. – possuem soluções de anti-vírus disponíveis para correr no Linux, geralmente através da linha de comandos (que pode ser um ‘papão’ para alguns que nunca experimentaram, por ex., o DOS, mas que, de facto, se resolvem com um bocadinho de ‘copy-paste’ e já está!), mas essas acções de “vasculhar” ficheiros só terão alguma validade prática no caso de máquinas com S.O. Linux e Windows.
[Nota: Como disse noutro lugar, nestas coisas de DOS, Windows, Linux (neste último, é uma experiência com cerca de um ano), etc., estou entre o autodidacta e o totó; portanto, (i) esta não é uma ‘linguagem técnica’, (ii) poderão haver incorrecções quanto ao que foi dito e, logo, (iii) todas as ‘correcções/rectificações’ são bem recebidas 🙂 ]
Esse ambiente do Zorin não pode ser customizado direito… ainda prefiro Linux Mint.
Ai então querem manter o ‘fantasma’ do defunto (Xp) por perto, não é? Então espreitem “Turn Lubuntu into Windows XP with a Theme and No One Will Notice”… 😀 🙂
http://news.softpedia.com/news/Turn-Lubuntu-in-Windows-XP-with-a-Theme-and-No-One-Will-Notice-436255.shtml
Não consigo instalar o Cinnamon. Fica tudo igual.