PplWare Mobile

Wine Staging – Um Wine mais rápido e com novas funcionalidades


Autor: Pedro Pinto


  1. Filipe Coelho says:

    Então basicamente é uma versão alpha do WINE que por si já está quase sempre em beta… E tem de ser aplicado por cima do próprio WINE :s

  2. PMS says:

    já funciona com o office2013?
    era só isso que precisava para abandonar o dual boot no meu portátil e ficar só com linux :p

    • Sugestão says:

      Use o Office 365 (Online)
      ou o WPS Office -> http://wps.com/

    • Bruno Jesus says:

      Porque é que não usas o Office 2010? Na prática vai parar tudo ao mesmo e esse funciona no wine.

    • paulo g. says:

      Será preguiça em aprender a trabalhar decentemente com o LibreOffice?

      • NokTham says:

        Por vezes, não é uma questão de perguiça, utilizava o LibreOffice (no Linux Mint) e acabei por desistir dele, simplesmente porque quando tinha de passar o ficheiro a alguém e essa pessoa utilizava o Office da Microsoft, apareciam sempre problemas com a formatação :/

        • Thiago Holmes says:

          Quando fores enviar a algum usuário do Windows, basta enviar no formato Docx ou salvar em PDF, faço assim faz muitos anos e nunca precisei do MSOffice.

          Infelizmente o MSOffice de forma proposital não oferece suporte decente ao formato livre, ODF, por isso que se enviares nos formatos abertos o MS Office destrói a formatação

    • NT says:

      O porquê ter de ser o office? É possível que já tenhas software melhor a correr nativamente no linux.

      • rand says:

        “O porquê ter de ser o office?” Se calhar precisa de abrir documentos do MS Office que dão problemas numa suite office que não seja a da microsoft? Libreoffice e companhia são bons, cada vez tem mais suporte aos formatos da MS mas ainda não são 100% compativeis.

        • NT says:

          Pois, mas se for preciso tem conta microsoft e/ou gmail.
          Google docs ainda dão bronca com documentos MS Office, mas com a conta que tenho no outlook, não preciso mais de MS Office. Se tiver algum ficheiro manhoso passo por lá e depois é só guardar noutro formato.

    • quim says:

      tal como o Sugestão sugeriu (lol) o WPS Office é uma boa alternativa para quem não se quer/apetece habituar ao Libreoffice ou está preocupado com a “desformatação” de ficheiros .doc/x no MS Office (apesar de os poder enviar em pdf)

      • Joselito says:

        Sou um entusiasta de Open Source Software e até já fiz parte de uma equipa de desenvolvimento do KDE, no entanto não sou faccioso e sei ver que, até ao momento, a suite da Microsoft é inigualável. Tal como os produtos de edição de imagem e publishing da Adobe também não têm alternativas opensource à altura.
        Poderia aqui enumerar as funcionalidades e vantagens do MS Office perante a “concorrência”, mas não tenho nem tempo e nem pachorra… Apenas refiro que no meu dia-a-dia tenho que fazer ligação à diversas bases de dados para obter informações automatizadas para produzir relatórios e documentos (tabelas dinâmicas, cenários, formulários, Macros e VBA, etc) que se dependesse das alternativas estaria bem tramado.

        • lmx says:

          ficarias surpreso com a variedade de opções/potencia das mesmas no libre office…nem sabes o que perdes…

          É verdade que dá trabalho a mudar os scripts todos…mas depois…é estender a toalha…e cuuurrtttir 😉

        • quim says:

          tens alguma razão no que dizes, mas a diferença tem-se esbatido cada vez mais. Tenho até a ideia (posso estar enganado) que o LO tem suporte para mais tipos de BDs. Muitas vezes a resolução do problema, tal como refere o lmx, passa por reaprender a fazer as coisas. O mesmo se passa com o software de edição gráfica/design. Conheço até alguns designers/atelieres que funcionam exclusivamente em open source. Talvez a área mais complicada seja a de edição de vídeo, e mesmo assim… O grande problema que eu acho de que open source às vezes sofre é o sindroma “olha que funcionalidade tão porreira que este programa tem! vamos implementar, mas tudo ao contrário só para confundir as pessoas”…

        • Joao Almeida says:

          Até que enfim um comentário com cérebro. Eu não diria melhor. tenho linux nativo há muitos anos e só uso KVM para correr Excel. É que quando tempo é dinheiro (milhões) e temos clientes à espera, n pode haver bugs, ou perda de tempo a descobrir bugs triviais. Deixo isso para a rapaziada da escola. Neste momento não há nada comparável ao excel .

  3. Sandro says:

    Já é possivel com isto instalar o Photoshop e illustrator? eu sei que photoshop é possivel apesar de varios problemas

    • Francisco Soares says:

      Já tentei instalar a ultima verão do Adobe Illustrator usando o Wine, mas ainda existem bastantes incompatibilidades no meu caso tive vários problemas gráficos (usava o gnome) embora que as funcionalidades parecião estar a funcionar.

  4. Francisco Soares says:

    Eu posso dizer que já tinha conhecimento desta versão do Wine porque e disponibilizada pela Pipelight que é para quem não sabe útil para correr extensões de browser’s que não estão disponíveis, podem ver no forum da pplware um tópico sobre o assunto, deixo aqui o link: http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=20320&rndtime=14364523941594737364#.VZ6GKPlViko

  5. NT says:

    Pelo que ouvi também estão a pensar em dar suporte ao DX11 o que vai ser BRUTAL para as game houses que queiram portar jogos para o sistema do pinguim.
    É pena que títulos como BF4 não estejam disponíveis. Steam já tem uma seleção muito boa de jogos porém não tem um BF4 ou um Sniper Ghost Warrior. :,(
    Já agora se conhecerem algum jogo do estilo que esteja em linux gostaria de saber (e não estou a falar do half life, counter strike, left 4 dead (já tenho:P)… algo do género dos exemplos que dei Battlefield ou Sniper Ghost Warriror)

  6. Glink says:

    Prefiro o Play on linux 🙂

  7. Paulo Horacio says:

    Fiquei na mesma com todos os vossos comentários, que cambada! então e este wine vale a pena, tem bugs ou não, recomenda-se??? Não é disto que deviam falar, comentam todos e quase aposto que ninguem o experimentou! vfrakinhos

    • Francisco Soares says:

      Calma, Paulo Horacio a falar assim ainda assustas alguém lol, na minha opinião, sim axo que devem instalar esta versão, mas isto não é uma versão para substituir o Wine, vais ter de instalar o Wine normalmente e depois instalar o Wine Staging que te vai mas suporte para determinadas aplicações. Em soma, se corres muitas aplicações no Wine instalar esta versão vai apenas dar mais compatibilidade e mais performance.

  8. VC says:

    Só acrescentar ao arquivos que instalando o sudo apt-get install wine-staging-compat automaticamente cria os links simbólicos para os comandos wine para não estar smp a colocar /opt/wine-staging/bin/. Para dar o exemplo, este wine é tão bom, que de uma só vez ficou a correr o FM2014/2015 que não corria até a data de forma correta 🙂

  9. ww55 says:

    Só fico pensando!! se a Microsoft fosse a falência muita gente morreria junto!!

  10. Zhe says:

    Eu uso o libre office praticamente quase todo dia no meu notebook com linux mint.
    Qual é o problema no meu ponto de vista: Pra escrever macros dentro do libreoffice é um parto!! Como eu ainda não sei muito bem javascript para poder fazer as macros nessa linguagem, eu prefiro fazer as macros no ms office lá no trabalho.
    Pra quem não sabe, as macros em VB rodam lisinhas no libreoffice. Porém escrever elas lá… siceramente….
    Na minha opnião: Não se assustem se daqui uns dias a MS lançar o office pra linux. Acho que está bem perto disso. É bom ou é ruim? Depende do ponto de vista de cada um. Por mais que é proprietário ou não, eu sempre acho merlhor ter várias alternativas que uma somente. Ambas são ferramentas brutas e ficam melhores a cada dia!! =) paz piazada do vô!!

  11. Hebert Santos says:

    Alguém sabe me dizer se ele pega o programa de criação de sites o WebAcappella 4 Ecommerce? Já tentei utilizar, ele até pega só que fica dando muitos bugs.

  12. Farin says:

    No “Play on Linux” conseguem instalar o office da MS sem problemas, bem como vários jogos e programas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.