Wine 1.1.22
Wine (acrónimo para WINE Is Not an Emulator) é um projecto para sistemas operativos UNIX que permite executar nesse ambiente software especificamente concebido para o Microsoft Windows.
O WINE funciona como uma camada (semelhante a um emulador) que expõe uma API compatível com a do Windows; ao serem executadas as diferentes funções, o Wine irá traduzi-las para rotinas em UNIX cujo resultado seja idêntico. Diz-nos também a Wikipedia que o Wine ainda disponibiliza a sua própria biblioteca (Winelib) por forma a que o código-fonte dos programas concebidos para Windows possa ser compilado no ambiente UNIX.
Alterações no Wine 1.1.22:
- Melhoramentos no OLE copy/paste.
- Iniciação à manipulação das excepções para serviços x86_64.
- Correcções ao nível da camada Direct3D.
- Melhoramentos na tecnologia ARB shaders.
- Melhorias no suporte ao OpenGL.
- Vários outras correcções.
Licença: GPL Sistemas operativos: Linux Download: Wine 1.1.22 [14.64MB] Homepage: Wine
Este artigo tem mais de um ano
Alguém sabe se existe algum similar para fazer com que o Windows rode aplicativos KDE/Gnome/Bash/Whatever do Linux? Não estou falando de algo como o Cygwin, em que é necessário recompilar para que funcione.
boas, não será similar mas presumo que seja do seu interesse.
http://www.andlinux.org/
@ Ricardo Nunes: Muitíssimo obrigado! Eu não conhecia esse projeto, era exatamente isso o que eu estava procurando!
Merece uma notícia no Pplware, com certeza outros irão se interessar também! Obrigado!
Quais são os repositórios para fazer update com o Ubuntu 9.04 (Jaunty)? Agradecia a alguem que me diga como.
Como se instala isto?
https://pplware.sapo.pt/2009/05/22/e-depois-de-instalar-o-ubuntu-904%E2%80%A6-parte-1/
Tratamento impessoal, boa forma de cativar nova gente para o Linux! Fiquei na mesma. Comportamento bem diferente tem a malta do Windows. Qualquer forma, obrigado!
dei-te um link directo para uma explicação detalhada e feita por uma pessoa do blog que merece todo o respeito a Ana Narciso.
Se fores ao link que enviei, e desceres até á secção do wine, tens lá a explicação.
vou fazer copy paste para quê?
é um artigo lançado hoje ainda por cima….
peço desculpa se não fiz copy paste do que lá estava para meter aqui….
o que irias ler aqui, irias ler no link.
Ainda por cima, não dizes se tentaste e tiveste algum erro, ou simplesmente não te deste ao trabalho de abrir o link…
Repara quando alguém precisa de ajuda, eventualmente, deverá fazer parte do “menu” ler alguma coisa, ler o meu post a dizer exactamente o que a Ana fez de forma exemplar … não faz grande diferença.
O conceito de base de conhecimento é exactamente existir um repositório onde as pessoas possam procurar, este site é já por si, um bom repositório.
Não fui mal educado dizendo-te “usa a pesquisa”, como alguns poderiam fazer ou como tu insinuaste com a tua afirmação, ao invés, dei-te um link para uma explicação exacta e excelente para o que precisas.
Mas que isto, só se puder entrar remotamente na tua máquina e fazer por ti, digo eu.
Lamento, mas não encontro nada no tutorial da Ana que me ensine a instalar o wine a partir do ficheiro tar que descarreguei segundo indicação acima. Pelo menos em linguagem que eu perceba. E só disse que informaste de uma forma impessoal e não que foste mal educado.
Embora não tenha grande interesse no Linux, hei-de lá chegar, só por curiosidade.
Tens 3 grandes formas de instalar software.
1 felizmente cada vez menos usada que é “sacar” o código fonte, compilar e “já está”.
Fazer download do “setup” e instalar. Tem a desvantagem que ao sair uma nova versão, “tu” ficas desactualizado com a versão que tiveres.
Instalar via sistema de repositórios, que é o que a Ana mostra como fazer.
Segue o caminho dela, é melhor, assim, os programas que instalares dessa forma, são actualizados de forma automática junto com o SO.
Se na altura em que eu me iniciei em Linux houvessem tantos tutoriais tão bem explicados como o último da Ana Narciso, eu teria sido muito feliz 😀
BTW… Hoje em dia, existem muitos tutoriais de como instalar programas em Linux e o Wine não é excepção. No próprio site está explicado como o fazer, com screenshots para facilitar a instalação até de uma pessoa menos entendida em Linux: http://www.winehq.org/download/deb
Uma leitura atenta, seguindo todos os passos, não trará quaisquer dificuldades!
Em Windows não são precisos grandes tutoriais para instalar simples programas, correndo apenas o Setup e seguindo todos os passos. O mesmo processo existe para alguns programas para linux quando se encontram em ficheiros .deb
Boa Sorte 😉
FNP.PT vais ao gestor de programas synaptic, escreves wine no “procurar” e instalas, ou podes simplesmente escrever sudo apt-get install wine na consola se tiveres em ubuntu, ou ainda podes ir ao site do wine fazeres o download e instalar. Se disse alguma coisa errada, por favor corrijam-me pois sou um utilizador de linux há muito pouco tempo. Tens aqui um tutorial completo: http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Wine
abraços.
“…ou ainda podes ir ao site do wine fazeres o download e instalar…”
OK fiz o download de um ficheiro tar.bz2. E agora como instalar a partir deste ficheiro? Este é o meu problema!!!!
Presumindo que estás em linux.
Se descomprimires o tar.bz2 tens lá um ficheiro de texto que explica (salvo erro é um howto), em termos muito gerais e se tiveres todos os pacotes basta ires à pasta onde está o ficheiro e na consola fazeres em linhas seguintes $make #make install
Claro que para quem é novo nestas coisas dos *nix o mais fácil (e todas as distribuições mais conhecidas têm) é ir aos repositórios, procurar o programa e instalá-lo por lá, mais fácil que isto só se for alguém fazer por nós.
Espero ter ajudado.
Desculpa Fernando mas sou teimoso!
Para que serve então o link posto pelo Pplware para descarregar um ficheiro tar? Se a vossa resposta é, utilize o dito Synaptic, e não ensinam como fazer pelo tar (uma simples linha de comando) então o Vítor pode poupar espaço! 😉
Eu não quero ofender a malta do Linux, até sou amigo pessoal de alguns, mas digo-lhes na cara: vocês têm duas personalidades! Uma fora do ambiente, gajos normais. Outra dentro do ambiente e modificam-se para seres quase que intratáveis, nariz arrebitado, sabem tudo, são os melhores, muito fechados. E pergunto, se quero utilizar Linux porque raio hei-de instalar o Wine que me cria um ambiente Windows? Para isso utilizo o Windows, ou não?
Um abraço e aturem-me! 😉
Boas,
Alguma razão em especial para querer instalar apartir do tar?
Mesmo o wine fornece repositorios para várias distribuições.
Quanto à razão para usar wine, a minha pelo menos é precisar de usar um ou outro programa que apenas existe para windows, e não querer pagar uma licença de windows.
Já agora, um pequeno reparo, o wine não cria um ambiente windows, funciona mais como um “tradutor” de instruções windows para instruções linux.
Cumps
De facto a Ana hoje deixou um post muito esclarecedor.
Esclarecedor para mim também, quando perceber alguma coisa deste complicado e nada prático SO!
vou alinhar …
qual foi a tua dúvida no guia do link que te dei?
Que ponto não percebeste?
Deixa lá! Eu vou lá chegar e depois digo-te como fiz. Vai ser o mesmo quando quis configurar a Net com router e ninguém me soube informar. Mais uma vez obrigado.
Acho que percebo o que o FNP.PT está a dizer. O ficheiro tar.bz2 tem lá dentro tudo e mais alguma coisa e o “setup” como no Windows é complicado de se encontrar para quem tem pouca prática em Linux, tal como eu. Melhor mesmo é seguires o que o tapy disse e fazeres através do synaptic que é bem mais fácil.
Um abraço
@JCarvalho,
mas o que o tapy disse para usar o synaptic, foi o que eu lhe disse, só que em vez de lho escrever, dei um link que diz isso mesmo.
na realidade estamos a falar de algo que é 1 linha de comando.
@JCarvalho!
É isso mesmo, até que enfim alguém percebeu! 🙂
Mas eu não quero instalar o Wine via Synaptic! Quero fazê-lo no Terminal e a partir do ficheiro tar. E eu também não disse que era no Ubuntu! Segui as indicações do Pplware para descarregar o Wine 1.1.22 e saiu-me o dito “tar” que o tutorial da Ana não menciona como se faz! Mas eu já sei e é bem simples e não merece tanta complicação nos comentários. Parafraseando alguém, “nonsense” 😉
Boas.
É melhor instalares o wine apartir do gestor de pacotes da tua distribuição de linux.
A razão para isso é que assim de cada vez que sair uma versão nova vais ser informado disso e caso queiras o S.O. faz o update por ti.
Não há grandes razões para instalar apartir de archives.
http://www.winehq.org/download/deb descubri
Comentários mais… “nonsense”! 🙂
Alguém me sabe dizer se é possivel rodar o software de gestão PHC através do wine, é o que me falta, para migrar do windows para o ubuntu, alguem com experiencia que me possa ajudar?
Obrigado
Wine wine wine…ja n posso ouvir falar nisso
Nem eu
bom dia a todos.venho por este meio fazer um post off-topic,mas preciso mesmo da vossa ajuda antes de fazer seja o k for.é assim,eu ja sou usuario ubuntu ha quase um ano e sinceramente,estou viciado 😀 .sou formando do programa novas opotunidades e mandei vir o novo portatil da tmn,o acer com iluminaçao led,ou algo parecido.o pc traz uma placa grafica gforce m105.o que eu queria saber é depois quando o portatil chegar,se havera ou nao drives no ubuntu para aquela maquina.sera que alguem me pode ajudar neste campo?mais uma outra questao;eu tenho um pc de secretaria com as seguintes caracteristicas intel pentium 4 a 2,4ghz com 2gb de ram e uma grafica asus a9250.tenho instalado como os o ubuntu 8.04 neste momento.o k é k sucede,o meu comp de vez em quando bloqueia por completo.deixa de ter qualquer actividade,e quando isso sucede tenho k o reiniciar.alguem me podera ajudar tambem neste campo?ja me disseram k o problema poderia ser da grafica,mas eu ja troquei a grafica,dantes tinha uma nvidia e ele bloqueava a mesma.qual podera ser o problema e como o resolver?neste momento ainda nao tenho drivers de proprietario restrictas(nao consigo encontrar).ja pesquisei e nao encontro nada e ja foram muitos sitios e muitas maneiras e nada…HELP PLEASE!!!! muito obrigado pelo vosso tempo