Wine 1.1.21
Wine (acrónimo para WINE Is Not an Emulator) é um projecto para sistemas operativos UNIX que permite executar nesse ambiente software especificamente concebido para o Microsoft Windows.
O WINE funciona como uma camada (semelhante a um emulador) que expõe uma API compatível com a do Windows; ao serem executadas as diferentes funções, o Wine irá traduzi-las para rotinas em UNIX cujo resultado seja idêntico. Diz-nos também a Wikipedia que o Wine ainda disponibiliza a sua própria biblioteca (Winelib) por forma a que o código-fonte dos programas concebidos para Windows possa ser compilado no ambiente UNIX.
Alterações no Wine 1.1.21:
- Suporte para shader model 4.
- Suporte para copiar/colar para imagens de aplicações X11.
- Melhoramentos no GDIPlu.
- Vários melhoramentos nas listagens.
- Suporte no winemaker para 64-bit.
- Suporte para as builds do Mac OS X Snow Leopard.
- Vários erros corrigidos
Licença: GPL Sistemas operativos: Linux Download: Wine 1.1.21 [14.62MB] Homepage: Wine
Este artigo tem mais de um ano
nunca entendí como um heterodoxo Linux user pode fazer questão de emular softwares feito para windows..não é mais inteligente usar o proprio sistema operativo para o qual o software foi criado ?
Bom isso é coisa que somente mentes mais avançadas em Linux poderiam responder…
e se não usares o sistema operativo para qual o programa foi criado?vais ficar impossibilitado só por causa disso? ainda bem que isto existe…o sistema operativo que se usa não pode ser impeditivo de poderes usar os programas que queres.
cumps
Sim, amigo Ricardo, concordo parcialmente. Duvido que algum Linux user não tenha em dual boot um XP…nem que seja para jogar…mas não critico o uso do wine, simplesmente pensei sobre a “pureza” dos Linux users, que ao usarem o Wine estão traindo, inconscientemente, a filosofia do soft livre, e deixando-se levar pelo canto da sereia da Microsoft……..loooool….besteirada !
Valeu amigo, só para animar o post…abraço ! 😎
Mas também existe software livre para Windows que não existe em linux por isso usa-se o wine.
é aí que não entendo o Linux, as vezes…se o sistema é bom, eficiente e etc…por que ele não consegue rodar softwares, livres ou não, sem o WINE…ah claro, os programadores se esquecem de que Linux existe e só pensam em Windows e/ou Mac, às vezes..Creio que o Linux não esta chegando ao usuario comum…
@carlos rajas (nao tinha um responder nele aq embaixo..)
…
se toca! criticar linux a troco de que???
usa o seu que eu uso o meu.
o Wine é uma ótima ferramente. Com ele posso jogar, usar programas feitos somentes p/ windows. E Claro que quero usar esses programas! eles são bons, geralmente. É o windows que não me deixa feliz, não seus programas.
uso o wine para correr o teamviewer para ajudar quem tem problemas no windows:)
de resto para mais nada AHAH
cumps:P
esse team viewer é um grande feito eim ? excelente…
Acho muito bem ver este projecto a crescer cada vez mais, mas acho, penso eu, que é mais facil ter um dual boot, que correr alguns programas de forma limitada, e muitos nem se quer correm, ou muito lentos.
http://www.kunamiquefala.com
concordo plenamente amigo kekes…não entendí tambem do porque o win 7 ter agora um virtual pc com xp para emular programas compatíveis etc…ele nem precisa disso pois a compatibilidade é quase 100%…na minha opinião a virtualização sim é uma tarefa de altíssima necessidade…acho esse negocio de poder rodar qualquer sistema operacional/operativo dentro de outro sistema, fantástico…eu uso o virtual box, e o virtual pc. Se o usuario não tiver preguiça de testar programas no virtual, antes de instala-lo no sistema principal, ele evitará, em quase 100%, a infestação de virus na sua máquina…muito melhor que sand box.
100% compativel???
Já vi programas feitos p/ XP, e teoricamente tb p/ Vista, fazerem meus amigos formatarem o pc (ou seja, f#### tudo).
Essa VM do XP dentro do Seven é uma prova que não é 100% compatível. um vergonha a mais para a microsoft. Não é compativel nem consigo mesma.
..
alias, vc trabalha lá?? =P
[OFF TOPIC] Saiu uma build nova do Opera “Opera 10.0 Build 1491”
ao que me parece está mais estável e com muitas correções de erros!
valeu pela informação….. 😎
e por que que o linux ou todo o sistema unix nao vem com ele?
é mas pratico e o usuario inesperiente nao teria tanto trabalho
é verdade, mas ainda acho que o Wine e quem usa o Wine vai de encontro frontal, justamente contra aquilo que tanto a filosofia do livre software prega…ou você é Linux 100% ou faz um dual boot com windows para usar programas não compatíveis com o Linux, senão serei obrigado a pensar que o Linux é limitado…
Solução particular minha é
XP, Windows 7 em dual boot e virtual box rodando ubuntu 9.04.
Em caso de desastre, coloco o ubuntu no drive e dou boot live e tento concertar o problema….alias nisso o ubuntu é fenomenal…
epa tar a fazer restart so para usar uma aplicaçaozeca nao tem sentido nenhum… apara alem de linux tenho o vista 64 apesar de nunca la ir (dual boot)..
mais a cima ja dei o meu exemplo.. provavelmente n leste.. uso wine para correr o teamviewer para ajudar quem tem windows..
ou seja nao uso o wine por EU directamente precisar de progs para windows mas sim porque quem USA windows precisa de minha ajuda -.-
e ja agr.. quem usa btnext por ex? como iria fazer? uma maquina so para sacar? ir ao windows a cada down necessario?
ja foi o meu caso e nessa situaçao o wine servia bastante bem…
cumps
ta bom guilherme, my friend, entendí seu ponto e respeito.
valeu… 😎
Ainda aguardo ansiosamente uma solução idêntica para sistemas Windows…
Não é bem a mesma coisa mas dá uma olhada no “Portable Ubuntu para windows”, link no topo desta página
(um bocadinho off-topic)
eu posso tar a ser um bocado nabo mas ja por várias vezes me tentei aventurar pelo ubuntu/kubuntu e por mais vontade que tivesse só perdi tempo a tentar seguir tuturiais na net e continuei sem ter um player que inclua mkv’s e permita adicionar legendas decente, sem conseguir personlizar o sistema sem desfigurar os menus, instalar programas que vinham em gz ou bz uma cagada danada a acrescentar uma performance gráfica notoriamente instavel e que se notava no próprio andamento irregular do apontador do rato, problemas ao recuperar da suspensão para a RAM, isto é só demência minha ou há mais alguém que tenha dificuldades nestes aspectos?
Eu até mandei vir daqueles cd’s da canonical com a nova versão 9.04 convencido que iria ver melhorias signiicativas mas acabei por não usufruir em nada do sistema, sem filmes, sem os meus joguinhos, sem personalização , sem photoshop sobre wine.. não me levem a mal, esperava muito destes sistemas e para quem saiba um bocadinho mais deve ser o melhor mas eu precisava de umas dicas bem grandes
Abraço
para filmes (incluindo mkv’s) tens o vlc q tmb ha para windows.. alias msm em windows é o q eu aconselho.. em termos de imagem entao supera tudo (em ambos os OS’s). nao precisas de configurar nada pois vai ler as legendas e etc..(basta como é normal estarem na mesma pasta com o msm nome)
sudo apt-get install vlc
ou entao vais a system>administration>synaptic package managere e la entao podes fazer a procura do vlc e fazes tudo em modo grafico..
queres instalar progs e andas a sacar em .tar.gz? nao ha necessidade.. isso sao programas ainda por compilar o q te vai dar mais trabalho a fazer a mao.
mais uma vez:
sudo apt-get install NOME DO PROG
ou entao vais ao synaptics e procuras o q queres instalar e fazes apply.. mt facil msm..
quanto a personalizaçao é milhares de vezes superior a do windows.. (compiz’s e coisas do genero fazes de tudo.. metes mais pipi do q num mac.. é so quereres).
quanto a ser graficamente instavel acredito q possa ter acontecido caso tenhas uma placa ATI. esta nova versao de ubuntu a 9.04 tem uma nova versao do X e as drivers da ATi para esta versao suckam msm.. nao é culpa do OS mas sim do fabricante q n se digna a fazer uma driver decente.. se tens Nvidia entao n deves ter qlqr problema (de qlqr das formas podes usar drivers para ati open source q funcionam decentemente para um uso q n requira 3D.. n podes usar compiz tmb by the way).
qlqr duvida apita.. das um salto no forum ou assim..
cumps
qt ao resto nao sei q problemas tiveste
Amigo Pedro Varela, como disse à pouco tempo o CEO da Cononical, empresa que criou o Ubuntu “…Linux não é windows!” O problema não é do sistema operativo mas sim as empresas de software fazerem apenas programas para Windows. Eu utilizo ubuntu à dois ou três anos para cá e digo que a evolução tem sido bastante grande tendo eu o ultimo Ubuntu 9.04 a funcionar uma maravilha nos meus PC´s!
Uso WINE apenas para correr a plataforma STEAM, porque paguei os jogos e não ter uma maquina com windows para mim não é impedimento para os jogar!
Mais dia menos dia poderei dizer que o que se roda pelo wine funciona bem melhor que nativamente numa plataforma win.
PS: não percebo porque teimam a chamar emulador ao que não é!O WINE não é, nunca foi e nunca será um emulador.
Muito obrigado Guilherme de Sosua ajudaste bastante, e R o B eu não disse que o wine era um emulador, mas já agora diz-me só quantos fps consegues ter com o steam? eu tenho lá alguns jogos e agora fiquei curioso :p
Abraço
tenho uma grafica fraquinha.. nao ligo a jogos (hd3650) e com CSS tenho por volta dos 80fps.
a pergunta nao era para mim mas ja da para teres uma ideia:P
hey, axo isso bem bom, eu achava que nao era nada de especial porque tentei instalar o photoshop (não consegui) e ao mover a janela via-se muito arrastamento..
se activares o compiz deixas logo de ter qlqr arrastamento…
o compiz faz com q a grafica fique mais activa nao so quando se esta a usar 3D..
A minha gráfica é muito fraca mas chega bem para um jogo fluido para a altura dela e bate nos 50/60 em Q3 chegava bem aos 100 e por aí fora.
Não posso pedir mais do meu velhinho asus a6jc.
CS, CSS, TF2, HL2 ainda os come bem.
Já consegui jogar U3 mas só com tudo ao mínimo se consegue uma fluidez razoável, mas isto no meu velhinho portátil.
Utilizo compiz, e por mera brincadeira consigo jogar TF2 ver TV e mais dois filmes, tudo isto em FS nos quatro desktops com o compiz alteranado-os sem encravar.
Nunca consegui fazer semelhante em windows 🙁
off
E o Matrix a rodando em Windows? Alguém se deu ao trabalho de imaginar como seria…
lol
https://www.youtube.com/watch?v=yyXFegTQq8s