Wine 0.9.40
Wine (acrónimo para WINE Is Not an Emulator) é um projecto para sistemas operativos UNIX que permite executar nesse ambiente software especificamente concebido para o Microsoft Windows. O WINE funciona como uma camada (semelhante a um emulador) que expõe uma API compatível com a do Windows; ao serem executadas as diferentes funções, o Wine irá traduzi-las para rotinas em UNIX cujo resultado seja idêntico. O Wine ainda disponibiliza a sua própria biblioteca (Winelib) por forma a que o código-fonte dos programas concebidos para Windows possa ser compilado no ambiente UNIX.
Licença: GPL Download: Wine 0.9.40 [11.53MB] Homepage: Wine
Este artigo tem mais de um ano
Gostaria de saber como se comportam no wine aplicativos complexos “thinstalled”. Ou seja, aplicativos que não precisam de instalação, feitos com o aplicativo thinstall. Procurem por ‘ai’ por “portable” “thinstalled” e “thinstall
já rodei uma aplicação “empacotada” com o thinstall no wine: funcionou perfeitamente…
os arquivos de configuração virtualizados foram lidos, e até os efeitos sonoros (que na verdade eram arquivos ogg que estavam dentro do “pacote”) funcionaram sem problema…
posso estar errado, mas acho que é mais fácil um programa rodar no wine depois de virtualizado com todas as dependências.
@bagatelo
É possível que funcione.
Por vezes é necessário meter para a directoria do wine alguns .dll’s e afins. Por exemplo para o jogo Counter Strike : Source (ganda vicio) a única coisa fora do “normal” foi meter na pastas ~/.wine/drive_c/windows/fonts o ficheiro de font tahoma.ttf e posso dizer que o windows está quase fora do computador não fosse a minha webcam manhosa como o raio.
Portanto é só experimentar…
Infelizmente neste momento não posso consultar a Base de Dados de aplicações no site do wine (www.winehq.com) porque o mesmo está offline.
De resto este projecto do wine é ***** 🙂
Esta parece ser a forma mais simples de correr programas windows em linux!