PplWare Mobile

Windows, Linux e as suas filosofias

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pplware


  1. bertolo says:

    ubuntu 8.10 ftw!
    bertolo.mybrute.com

  2. João Faria says:

    A filosofia Liberal é que melhor se encaixa nos novos tempos, será esta filosofia que irá fazer a diferença. UBUNTU 9.04 Excelente OS.

    • Sérgio Monteiro says:

      Viva,

      Não discordo da filosofia liberal…mas não pode ser tudo liberal..senão como vão pagar aos que desenvolvem, aos programadores informáticos?

    • Olímpio says:

      Migrei agora para o Ubuntu 9.04 e deixei de vez o windows e não tenciono voltar tão cedo. Apesar de ainda ter muitas dúvidas, estou a adorar este SO. E graças à pplware, rapidamente as minhas limitações foram diminuindo. Em dois dias, tenho o meu PC a fazer tudo o que fazia em Windows e com menos recursos utilizados pelo sistema. Simplesmente brutal.

  3. Gasparix says:

    Off Topic:

    Parabéns pela nova imagem. Simples e muito bem conseguida.

    Continuação do excelente trabalho de informação.

    Abraço

  4. Pedro Lino says:

    Não concordo muito com a analogia da cozinha para o Linux: “Melhor ainda, a interacção com os cozinheiros podem levar se achar que o bife que pediu está mal passado, pode pedir ao cozinheiro que o passe um pouco mais e vê esse processo a ser feito podendo efectivamente confirmar todos os processos de confecção.”

    É verdade que o cliente pode sugerir alterações, mas isso não significa que elas sejam feitas, depende da opção do cozinheiro.

    O que o cliente pode fazer é levar a receita para casa (buscar o código fonte) e fazer a sua própria receita com as alterações que achou que ficavam melhor.

    Essa é uma das vantagens/desvantagens do Linux. Cada um pode criar a sua própria versão… Mas também é por isso que existem 220 distros actualizadas (das 445 listadas)…
    Fonte: http://www.linux.org/dist/

    • Diogo J says:

      Concordo com voçê não é tao simples assim como uma receita, ta ai a diferença de o Windows ser mais popular!

    • Acácio Bernardo says:

      Também concordo. A analogia não está correcta. O correcto seria entrar numa feira gastronómica onde todos podem participar colocando ingredientes, há 400 barracas e em cada uma há pessoas a supervisionar, para que no final saia algo bom.. mas na realidade o controlo falha muito porque são mesmo muitos participantes e nem sempre os ingredientes são saber bem uns com os outros. No caso da Microsoft há apenas um chefe, com uma receita, e quando algumas comidas não sabem tão bem é porque algum cozinheiro cometeu um erro. A razão do windows ser tão popular e ter 98% do mercado doméstico, é porque este mercado só quer duas coisas: Bom preço (estou a referir-me ao preço de comprar um PC já com sistema opertativo) Se fosse só este argumento o linux ganhava. O segundo é: As pessoas não querem perder tempo a mexer com o sistema operativo, isso não lhes interessa. 98% não querem ser cozinheiros, querem só ser servidos, comer e ter uma boa conversa há mesa. Ou seja, querem ligar à internet e trabalhar nas suas áreas (comunicação, design, arquitectura, etc). Não são informáticos/cozinheiros, por isso não estão interessados em abrir o painel de controlo e alterar o papel de parede, muito menos alterar qualquer outra coisa no terminal. Ficariam espantados a quantidade de pessoas que nunca abriu o terminal de comandos seja em windows, MaxOS, Linux ou outro.

  5. Gasparix says:

    Desculpem, já vi que devia ter sido no outro post. Mas a vontade de parabenizar era tanta, que não fiz scroll. Abraços

  6. Aptenodytes Tuxus says:

    E é por isso que prefiro Linux, a possibilidade de modificar tudo (literalmente) em relação ao nosso gosto e necessidade é simplesmente espectacular. O facto de saber que sempre que se descubra uma falha ou bug é prontamente resolvido, é outro ponto forte.

    A meu ver o único problema do Linux é a falta de apoio dos jogos comerciais, e de algum software livre ser inferior ao dito software pago do lado do Windows. No entanto, no geral estão constantemente a evoluir e aos poucos vão ganhando mais robustez. Quanto mais clientes tiver o Linux, mais rápido isso acontecerá.

    Só uma nota, em Linux sobre os ciclos de lançamento de novas versões é feito diariamente e continuamente por algumas distros como Archlinux, PCLinuxOS, Zenwalk, Foresight, Gentoo e outras.

  7. R o B says:

    Parabéns pelo artigo, o veredicto foca o mais importante, pois como já disse antes, cabe a cada um experimentar se o sistema é capaz de o convencer. Fazer analogias entre duas coisas diferentes na esperança de convencer alguém é uma perda de tempo.

    Bom jogo!

  8. Primax says:

    Parabéns pelo novo look, está muito mais “leve” para a vista.

  9. Post muito bom!

    Gosto do vosso novo tema muito giro

    PS:Vai a http://concursowebmaster.com/landing.aspx
    e Clica “Votar” na equipa Dream!team da Escola Secundária de Emídio Navarro. Conto com a tua ajuda! Obg

  10. BESTCINE says:

    Excelente post….

    Abraço,

    ——-

    http://www.best-cine.com/

  11. Joaquim Almeida says:

    Sim senhor, já era tempo de alterar o design da página. Gosto especialmente do azul 🙂

  12. David says:

    Post muito atractivo e bem escrito. A analogia da cozinha nao é bem assim, mas ficou a ideia.
    Experimentei o ubuntu à pouco tempo, experimentar já tinha sido antes. Mas agora empenhei-me um bocadinho para o perceber, pois antes só tinha sido para dar uma vista de olhos.Pois é preciso uma pessoa adaptar-se e aprender um bocadito, mas é como tudo.
    E tou muito satisfeito com ele, e sempre que existe algo que nao saiba fazer, pesquisar um bocado na net e encontra-se muitas resposta. A comunidade linux é muito prestavel e acho isso muito bom

    A nova imagem do pplware tá muito bonita..parabens 🙂

  13. A friend says:

    offtopic

    Ena, ouve mudanças 😀
    Gosto, mas a nivel de cor preferia o antigo verde ( e não não sou do sporting, sou do FC Porto.. eheh.. ) mas como grande parte dos blogs informaticos são azuis…o antigo verde marcava muito a diferença… 😉

    Sugestão… novo look com antigo verde? … hehe

  14. Excelente artigo, andava a pensar em escrever uma coisa destas, mas ia utilizar a analogia de carros. Gostei da hotelaria 😀

  15. rsl says:

    Boas!
    Na minha simples opinião acho que o “linux” ganharia em muito em termos de qualidade, desenvolvimento e utilizadores se concentrassem esforços em apenas algumas distribuições, ao invés das centenas que existem. Com menos distrubuições a quantidade de recursos alocada a cada distribuição aumentaria muito.

    Parabéns pelo blogue, sou leitor assíduo várias vezes ao dia!
    No futuro gostaria também de ser colaborador deste blogue com artigos/tutoriais sobre programas de engenharia (autocad, solidworks, inventor, fluent, gambit…) mas neste momento a minha vida não o permite. Fico o desejo para o futuro! 🙂

    Abraço

  16. Nelson says:

    Acho que o mundo linux está cada vez a espalhar-se mais, com novas distros e software a rivalizar-se muito em vez de se juntarem e criarem uma super distro ou um super software, se é que me faço entender. Mas bem, com tanta gente, deve haver espaço para todos.

    http://www.ComFartura.com

  17. Hugo António Guerra says:

    OFF TOPIC

    Vitor M e outros,
    Adorei o novo skin do pplware…

    Tá mesmo muiiiito giro *.*

    Continuem assim 😉

  18. Oxodor says:

    Parabéns pelo novo visual! Parece bem conseguido. A primeira impressão foi muito boa!

  19. Guilherme de Sousa says:

    já nao é a primeira vez q vejo imensa gente a ‘sugerir’ q deveria haver menos distros de linux, ou ate mesmo so uma.

    vejam alguns pontos:

    1. a competiçao entre o q quer q seja leve à evolução. havendo mais distros, ha mais competiçao entre elas o q obriga a q se façam melhorias entre elas, ou q sigam caminhos diferentes para targets diferentes.

    2. diferentes distros permitem q cada uma possa ser mais especifica para um tipo de utilizador.

    3. dentro das principais distros, acham q ha alguma q sofre de uma grande lacuna ao ponto de precisar de se juntar a outras para ser melhor? (estou a excluir obviamente aquelas distros muito amadoras q sao copias de outras mais conhecidas mudando apenas o ambiente grafico, ou ate mesmo quase apenas o wallpaper -.-)

    4. diferentes distros, diferentes filosofias (semelhante ao 3. mas nao igual atenção)

    5. nao é por haver varias distros q os desenvolvedores de software pago nao produzem codigo para linux, pois apesar de as distros serem diferentes, poucas ou nenhumas alteraçoes sao feitas de distro para distro. o problema de haver pouco software (jogos incluidos claro), nao esta no elevado numero de distros.

    6. faz parte da filosofia linux a liberdade de cada um alterar o q quizer, logo também de criar a sua propria distro.

    bom post;) vamos la ver se este n gera guerrinhas:P mas com esse veredicto acho q ja da para acalmar os animos 😀

    cumps!

    • Guilherme de Sousa says:

      pequena alteraçao no portugues:

      5. nao é por haver varias distros q os desenvolvedores de software pago nao produzem codigo para linux, pois apesar de as distros serem diferentes, poucas ou nenhumas alteraçoes sao necessarias no software para q este funcione em diferentes distros. o problema de haver pouco software (jogos incluidos claro), nao esta no elevado numero de distros.

  20. mushi says:

    parece-me claro que a microsoft está a adoptar metodologias agile, que estao muito em voga.

    wikipedia:

    “Some of the principles behind the Agile Manifesto[5] are:

    * Customer satisfaction by rapid, continuous delivery of useful software
    * Working software is delivered frequently (weeks rather than months)

  21. Parabéns Pplware!
    Segundo as regras do feng shui, deve-se mudar as coisas de sítio, de-vez-enquanto.
    Também gosto do azul e embora o FCP seja imbatível, não costumo gastar o meu tempo com futebol.
    Gostei do botão “Responder”, ainda hei-de experimentá-lo.
    Durante algum tempo tive o Ubuntu como sistema principal, agora tenho o Vista, mas ando a organizar-me para voltar ao Ubuntu, a versão 9.04 já me conquistou.

  22. kardos says:

    Acabei de fazer o Upgrade para a versão 9.04RC, e agora o boot do PC demora 21 segundos, e desliga-se em 7 segundos.

    Com um Intel C2D 1.6Ghz e 1Gb de RAM.

    • jmtdstoc says:

      Aproveito a referência ao Ubuntu 9.04RC para fazer um pedido de ajuda.
      Tenho um rato Genius XSCROLL com 800dpi que fica rápido demais, mesmo depois de reduzir a Aceleração e Sensitividade. O Kubuntu 9.04RC e o Fedora 11 Beta também fcam com o rato extremamente rápido o que me faz pensar que este problema deve ser causado pela nova versão do X (1.6.0).

      Alguém verificou o mesmo problema?

    • Nuno Santos says:

      Oi, já utilizei o Ubuntu (Distro Baseada em Debian) e gostei, mas se queres um SO muito estável com grandes perfomances exprimenta o Debian Lenny e depois diz-me o que achas-te.

      Cumptz PPL

  23. Filipe says:

    linux…. apesar de não saber mexe com linux… dizem que é melhor que windows… um dia tenho que me didecar a explorar essa “cixa mágica”

    http://fmas21.mybrute.com
    http://dexterboy.mybrute.com

  24. Fluvial100 says:

    Ena pá! Ó Vítor, que te deu, man? Lá por fazeres anos, vestiste fatiota nova? E sabes que ficas giro assim? Parabéns…
    O azul, o azul!

  25. Pedro Bernardino says:

    só uma pergunta k ficou no ar para mim.

    e o mac OS? alguem sabe alguma coisa?

    todos sabemos k mac é unix como o linux, mas k tipo de politicas tem na sua criação?

    como o win ou linux? ou uma mistura dos dois?

    bom post btw.

    coninuem com o bom trabalho

  26. monu says:

    – LinuxMINT >>> Não deva nada a ninguém !

  27. Abel Figueiredo says:

    Sou mais um a por em causa a analogia do Linux.

    Não concordo que seja como um restaurante onde vemos os cozinheiros, mas sim um restaurante sem cozinheiros onde podemos entrar pela cozinha, cozinhar e inclusive escarrar nos tachos.

    Essa é que é a meu ver o grande senão e a grande vantagem do Linux. Da mesma forma que qualquer um pode fazer omeletas com casca e tudo, também são muitos os que lá estão para as melhorar ou para travar intenções menos nobres.

    Windows é diferente. Não sabemos que ingredientes colocaram lá dentro nem como foram trabalhados, mas pagamos para que a comida saia boa. Até nem nos importamos de afugentar algumas baratas do prato, afinal é apenas o restaurante mais frequentado da zona.

    Se ao menos houvesse uma ASAE a controlar isto…

  28. Darth VAder says:

    Eu uso e adoro meu Ubuntu 8.10/9.04 RC (sou comunista desde que comecei estudar Karl Marx, URSS e depois de 1 ano, ler “O Manifestdo Comunista” de Karl Marx) acho que quando eu uso meu Linux tenho liberdade, sinto que o comunismo, mesmo nos computadores funciona.

  29. Rui Oliveira says:

    Meus amigos, a ideia do restaurante foi apenas para simplificar a ideia de liberdade de modo a ser mais perceptiva para todos.

    Claro que um dos pontos principais da ideia que pretendia referir, é voçês verem a receita irem para casa e fazer melhor, mas isso está, nesta parte “pode até espreitar para ver se consegue fixar a receita”. Inúmeras variações podiam ter sido feitas da analogia que fiz, até usando carros como o Bruno Bernardino referiu.

    Mas o que interessava era a ideia e esta, penso que todos os nossos leitores perceberam 😉

  30. dbu says:

    Boas,

    Eu por acaso ando sempre indeciso quanto a que sistema operativo usar, mas existem algumas contrapartidas num e noutro.

    Quando estou em Windows, sinto falta do grande leque de programas grátis/opensource e uma ou outra coisa que me puxa para Linux.

    Já quando estou em Linux, sinto falta do Visual Studio pois tenho projectos para desenvolver nele, também sinto falta de uma jogatana ou outra com os amigos para me distrair, do Windows Live Messenger pois em Linux não há nenhum concorrente à altura e também do Adobe Photoshop.

    Estabilidade para mim não tem sido problema, pois o Vista Business x64 SP1 tem-se mostrado capaz e nunca me deu um BSOD até hoje.
    Performance, igualmente não tem sido problema neste sistema operativo. Sempre fluído e de rápida resposta. Apenas um ponto negativo para o Windows Explorer que acho que foi feito um downgrade em relação ao Windows Explorer do XP em termos de rapidez, resposta, etc.

    Muito resumidamente, estou habituado ao workflow do Vista e não consigo ter o mesmo em Linux, mesmo ao fim de 1 mês de uso. Mas sinto a vontade de mudar de ambiente, mas há sempre um entrave qualquer.

    Bom post e que o mesmo não gere uma flame war.

    Cumprimentos

  31. Karlus says:

    Post muito educativo.
    E tb parabéns pelo new look.

  32. sight says:

    gostei 😉
    para mim, ubuntu sem duvida 😛

  33. mmick says:

    Windows XP SP3 e agora Windows 7

    Nao acredito que haja assim tantas “portas” de entrada, há é pessoal idiota que instala toda a porcaria da net com trojans (nomeadamente “cracks” de jogos), etc e depois claro, as coisas acontecem…

    Até ao momento ainda nao conheci ninguém que tivesse ficado sem ficheiros, códigos ou recebido contactos do FBI ou equivalente europeu a dizer que o seu PC tinha sido usado para penetrar em bancos/seguradoras/fbi.

    Um PC com um anti-virus decente, firewall actualizada e um mínimo de cuidado com o que saca parece-me mais que suficiente para evitar esta “paranóia da insegurança”. O linux nao é tao atacado porque nao há praticamente jogos (logo nao há cracks com trojans) e a percentagem de *particulares* com o Linux é muito reduzida. Se o Linux revertesse para o que é o Windows ia parecer queijo com tantos buracos que o pessoal nem tinha tempo de dizer “ai”.

    O Linux sendo o que é hoje é a melhor alternativa para PCs empresariais das PMEs e para telemóveis/máquinas Media Center.

    PS: Alguém conhece um programa estilo Partition Magic que me deixe fazer resize das particoes *SEM* perder dados? (Tipo C: 100Gb e D: 100GB e passar para C: 50Gb e D: 150GB presumindo que há espaço livre :))

    • Guilherme de Sousa says:

      @mmick

      ubuntu—> gparted 😛

      acho q esta respondido ahah xD

      cumps

    • Guilherme de Sousa says:

      @mmick

      ubuntu —> gparted 😛 (em live cd e td)

      acho q esta respondido ahah xD

      cumps

    • Darkblonde says:

      Para seres infectado ( o teu PC) é só e apenas necessário carregares num link de uma pagina que até era de confiança, mas entretanto foi atacada por um cracker e tu não sabes, é só e apenas necessário que o browser, anti-vírus, não detecte uma janela pop-up e tu cliques nela, ou fazeres download de um flash que até parece ser da Adobe, mas não é. Se a propagação de vírus se desse apenas por download de craques o “problema” não era assim tao grande e grave.

      O código desenvolvido fora das grandes empresas/distribuidoras de Linux é previamente aprovado por alguém competente, não fazia qualquer sentido não o ser.

      Gosto do novo aspecto, continuação de bom trabalho.

  34. TC says:

    Sou utilizador de Windows mas tb já mexi em linux. Compreendo ambas as filosofias e cada um escolhe o que mais se adequa ou agrada mas não concordo muito com esta frase:
    “as graves falhas de segurança antes de serem corrigidas, são aproveitadas por experientes hackers, para construir vírus e malwares que se alastram muito antes do que um mês em que as actualizações de segurança da Microsoft são lançadas”

    Qualquer actualização de segurança importante que saia para o Windows, ela é disponibilizada assim que for feita. Ninguém precisa estar à espera 1 mes para corrigir falhas de segurança… Basta que tenha o Windows Update a verificar automaticamente se existem actualizações novas que mostra logo o aviso de novas versões… Convem corrigir isso, digo eu…

    • Rui Oliveira says:

      TC
      Isso pode acontecer, mas regra geral não é o que eu e muitos utilizadores temos como experiência. Eu só sei que de mês a mês chovem n actualizações de uma vez na mesma altura. Parece-me óbvio que há uma calendarização de quando sair actualizações por parte da microsoft e isso pode levantar sérios problemas de segurança para quem usa o Windows

      • TC says:

        Pela minha experiencia pessoal sempre vi actualizações de segurança importantes a serem lançadas logo… Sim, tb vi que de mes a mes “nascem” diversas actualizações.
        Eu tenho o Windows Update para verificar actualizações novas mas sem fazer download e o que vejo é aquilo que disse, importantes dá-me logo sinal para actualizar…

  35. Ivo Mota says:

    Eu gosto muito de linux, ,mas já experimentei varias distros e tenho alguns problemas de compatibilidade de hardware, mas nada que nao consiga resolver…o pior mesmo e o facto de programas como Photoshop cs4 e lightroom 2 ainda não estarem funcionais para linux. Para quem gosta de photografia como eu penso que nao seja ainda uma opção muito viável ( na minha opinião claro) mas acredito que um dia la chegue, mas penso que a Apple nessa faceta ainda é a opção da maior parte das pessoas que trabalha com multimédia, design, fotografia… Eu uso Pc mas neste momento se tivesse de escolher entre Windows, “Mac” e Linux escolheria “Mac”…mas claro porque acharia que iria mais com o que pretendo de um Computador…

  36. Gota says:

    Gosto da filosofia do Linux mas sempre fui habituado ao Windows… Na escola está instalado o Windows, assim como nas bibliotecas, nos cybercafés, em casa dos amigos… O Sr Bill Gates conseguiu o que queria…

    http://www.mareo.weblx.net/

  37. Kekes says:

    É assim Rui Oliveira, a ideia do post é muito boa, apenas peca por ser DEMASIADO unilateral, eu abri o Post, li o autor e pensei vamos la ter esperança mas… saiu tudo ao lado.

    Em termos das actualizações para o windows eu tenho acesso a mal elas saem, vem sempre uma ou duas de cada vez em periodos inrregulares.

    Depois isso do cozinheiro, e da cozinha a ideia até me parecia boa, eu li a do windows e pensei prontos ta mais ou menos boa, atenção mais ou menos quando leio a do linux, OK podes intervir na confecçao do alimento mas o cozinheiro é que manda, e por muitas ideias que tenhas se nao tens voz muitas das vezes dentro da comunidade, nao vale nada as ideias que tens, e quase como actualmente a microsoft, tanbem podes dar ideias, nao tens é acerteza que vai ser aceite, o feedback serve para alguma coisa.

    Depois leio a das actualizações dos SO’s, e verdade que eles vao actualizado mais frequentemente nas versoes linux, mas tu para veres diferenças a nivel do funcionamento, novas funcionalidades e afins nao muda de uma versao para outa (x.zz para x+1.zz) tens de esperar um pouco mais, eu considero as novas versões como um pouco de actualizar softwares, kernels, e afinar uma coisa ou outra, e quase como um SP para o windows.

    Agora, para terminar, tu podes mudar a receita (já que estamos em gastronomia :D) mas se não sabes cozinhar interessa alterar? Isso e tudo muito bonito, mas para um utilizador comum nao interfere assim tanto, e a quantidade de Distros, não, não e benéfica, pelo contrario, digam-me qual e o interesse de ter centenas de distros se na realidade faz quase tudo a mesma coisa, se muitas das vezes sao baseadas noutras alterando pequenos promenores, se divide esforços para contruir um SO mais «melhor bom», se muitas nem sequer se usam, se confunde os utilizadores com a tipica pergunta qual usar, se…

    Agora nem tudo que é linux e libre ATENÇÃO exite aí muitos aparelhometros, SO, e enfins que se baseam, em linux e tem fragmentos de codigo proprietario, ou seja, nao se tem acesso ao codigo, portanto o que interessa esconder esconde-se, desde que se tenha a hipotese.

    Pronto esta e a minha opinião opiniões sao opinioes, estou aqui para aceitar a dos outros, agora concordar hummmmm….

    • Darkblonde says:

      Actualização de Kernel saiem constantemente em Linux. Eu instalei na passada sexta o Ubuntu 9.04, no mesmo dia estavam disponíveis 2 actualizações ao kernel e no dia seguinte uma outra. Se consideras isto uma nova versão pode-se dizer que instalas que já não tenho instalado o 9.04. E não é por ser ainda beta que saíram estas actualizações ao kernel, estão constantemente a sair.

  38. Devil-bcl says:

    E assim entre linux e windows … enfim todos sabe-mos aquela ladainha toda do open-source e tal …
    agora e de salientar uma coisa tanto um como outro sao muit bons …. agora a meu ver o windows ganha muito em relação ao linux na multimedia … enquanto o linux ganha em relação ao windows na sua estabilidade , licença (open) …

    o windows vence na sua simplicidade …. mas o linux vence em comunidade ..
    enfim e um tema sem fim …

  39. Blood says:

    E o MAC OS ? por exemplo, ninguem fala neste sistema operativo?

  40. Blizard says:

    Penso que este artigo é um pouco tendencioso 🙂
    Mas tá no seu direito claro 🙂

    http://truquestelemoveis.blogspot.com/

  41. André Silva says:

    Isto está bonito, mas o facto de linux ser código aberto, também ajuda quem quiser utilizá-lo maliciosamente!

    As pessoas falam, ah e tal, linux, toda a gente ajuda e não sei quê, mas a verdade é que isso tem o reverso da medalha…

    Simplesmente, a percentagem de utilização das distribuições Linux é baixa comparando com o windows, e além disso, o Linux tem uma cotação muito positiva entre a comunidade de utilizadores avançados, caso contrário, certamente seria alvo de ataques como o Windows.

    Pensem nisso 😉

  42. Geração HD says:

    Concordo em tudo o que o Kekes disse.

    Tambem estava na esperança … saiu ao lado …

    “em Linux o utilizador tem acesso ao código e detectando falhas pode propor que sejam corrigidas.”

    No Windows tambem tens oportunidade de dar Feedback …
    HA ! esqueci me .. nao usam Windows :-p
    E sao daquelas pessoas que nunca (ou antes de) tocaram numa beta ou Versão Final … e já estao a mandar postas de pescada.

    Está para vir o post imparcial sobre Windows , Mac , Linux.

    Da minha parte posso dizer que há mercado para todos , e uso o melhor dos 3.

    No dia a dia uso Mac osx ; vendo pc’s com Windows ; trabalho com servidores Linux.

    Abraço

    • Darkblonde says:

      Quantas e quantas vezes não estou a usar Windows e o PC bloqueia sem razão aparente, quantos BSoD não me apareceram por causa de um driver que decidiu passar ferias, quantas e quantas vezes tive que formatar o PC porque o sistema esta demasiado lento, ou as razoes anteriores não se conseguem resolver sem ser de forma radical. Ou então uma actualização disponibilizada no Windows update que mandou o sistema para a “dark age”. Acho que não sou o único a qual isto já aconteceu.

      Bem, ao contrario do Windows nunca tive de formatar o PC, sim, já tive vários problemas idênticos ou ate mais graves, mas resolvem-se sem recorrer a formataçao e a consequente perda de dados.

  43. Rolando Almeida says:

    Mas para que raio quer um utilizador de um sistema que se pretende operativo saber do código aberto? O artigo não mostra a relevância disso e creio que este aspecto altera o sentido das coisas. Por outro lado o argumento do restaurante não funciona. Quando vou a um restaurante não é para ver a cozinha ou para ter acesso à cozinha. Quero é um bom prato e bem confeccionado e com a aparência nornal de higiene.
    O sistema linux é conceber um mundo utópico, um mundo no qual as pessoas trabalham sem receber nada em troca.
    Aproveito para dizer que gostei bastante do novo look do blog. Bom gosto.

    • Aptenodytes Tuxus says:

      Errado, umas trabalham para o bem da comunidade, de modo voluntário, outras recebem dinheiro. Ou vais ignorar o facto de tanto a Red Hat como a Novell por exemplo terem lucros na ordens dos milhões de dólares por mês?

      O mundo GNU/Linux é um mundo bem real, e felizmente que existe!

      • Kekes says:

        É assim ninguem trabalha de forma voluntaria sem querer nada em troca existem sempre beneses no meio disso, nao me venham com essa treta, eu trabalho por gosto, outro ponto e que se essas pessoas trabalham como voluntarias num projecto e porque ganham dinheiro de outra meneira, muitas das vezes nas empresas ditas más da fita, ou seja, nao fazem o software libre.

        Olhem o que eu digo até no voluntariado social há interesse, acreditem que são imessos interesses mesmo, neste mundo ninguem da nada a ninguem, ja o meu avo me dizia e diz, tudo e uma questao de interesses agora depende da forma que os camuflamos.

        Concluido a ideologia libre e muito interessante mas e como algumas ideias politicas, teoria mt boa, aplicablidade no mundo real, 0, há que ser realistas e o trabalho paga-se, se nao querem receber podem fazer uma doaçao a mim mesmo e que nao me faz peso no bolso.

  44. Rolando Almeida says:

    Outro aspecto do artigo: a diferenciação dos SO entre corporativista e liberal é errada, já que se pode ser corporativista e liberal ao mesmo tempo. Não sei se o autor queria dizer que o Linux é um sistema livre??? Mas para tal o seu oposto seria sempre fechado e não corporativista. Em termos de mercado também é errado pensar que uma corporação não é liberal, já que são as corporações que são as principais responsáveis pelo progresso económico que possibilitam até que gente trabalhe de modo aberto e livre para o linux.
    Finalmente o linux não me parece de modo algum compatibilizar-se com qualquer posição liberal. O linux aproxima-se muito mais de uma filosofia de matriz religiosa, desde os nomes que usa para os so linux(ubuntu é um exemplo entre outros), até toda a filosofia aplicada (friendly, etc…). Este texto contém uma série de equivos que merecem ser desfeitos

  45. Rolando Almeida says:

    Já agora mais um pequeno reparo, mais pessoal: reparei agora que o autor do artigo é o Rui Oliveira. Não foste tu, Rui, que me mandaste calar várias vezes quando apresentei neste mesmo blog argumentos que procuravam desmontar a psicofoda em que assenta o linux??? Estou enganado? Penso que foste tu. Se foste agora compreendo porque me mandaste calar.

  46. Bruno says:

    Bom artigo 🙂
    ah, eu prefiro a filosofia do software livre. 😉

    PS.: legal o look novo daqui.
    PSII. : azul me lembra windows. =P

  47. MaldonadoR says:

    Tenho aqui um Ubuntu 8.10 mortinho pela chegada do 9.04!!! ^_^
    Como se irá pagar aos programadores?
    Da mesma maneira que se paga por programas para Windows, com a grande vantagem de que se calhar, arranjamos um equivalente com menos funções (só por acaso, as que não precisamos), completamente grátis e provavelmente mais estável.
    Em casa, já uso o Ubuntu em total exclusividade, Xubuntu num Toshiba Satellite 4000 CDT (sim, velhinho!!!) e Xandros no “piolho” (eeepc 701).
    Pena no meu emprego ainda ninguém ter pensado nisso.

  48. José Fonseca says:

    O post é muito interessante.
    Uma questão importante é o modelo de negócio associado aos dois tipos de desenvolvimento. O trabalho deve ser recompensado e, muitas vezes, no caso do software livre isto é feito através de contratos de manutenção. Não sei se será suficiente… mas tem dado os seus frutos!!! E todos temos beneficiado com isso!

  49. mmick says:

    Eu sinceramente nao sei que artimanhas muitos de voces fazem com os PCs ou se lhes injectam substancias nao autorizadas ou lá o que é porque:

    – todos os PCs que tive, montei e arranjei e tenho com Windows (XP, Vista, 7) nunca me puseram á disposiçao um BSoD a nao ser quando *eu* fazia burradas no registry

    – todos os PCs que tive foram sempre super estáveis e só encravavam quando se mexia no registry (bostas de programas de “optimizaçao” de registry)

    – nunca apanhei um vírus/trojans a nao ser quando metia a PEN USB / HDD USB em PCs públicos.

    – Os meus Windows (especialmente o Vista e o 7) fazem actualizaçoes *NAO* mensais. Todas as semanas (ás vezes em dias seguidos) fazem actualizaçoes da firewall, drivers e outros componentes.

    O que eu sei é que há muita muita muita gente que para defender o seu querido Linux inventa e mete os pés pelas maos, isso sim. E muitas vezes têm “trojans” (como um amigo já me provou) em Linux e como nao sabem (nem sao facilmente detectáveis) dizem que estao seguros LOL. A ignorancia é uma bênçao 🙂

    • Darkblonde says:

      Por os anti virus/anti spyware não detectar não quer dizer que não se esteja afectado. Qualquer que seja o processo que queira correr numa distro tem que ter ordem do utilizador, tem que ter privilégios administrativos, se o PC se infectar não foi tão inocentemente. Se uma aplicação qq on line te pedir ordem para escrever no teu pc, tens que confiar bastante nela para deixares…

    • Bruno says:

      Você é um em um milhão.
      E claro que há vírus e trojans para linux. Mas, p/ eles rodarem, eu preciso dar permissão a eles, e executa-los. Mas isto é possível sim, pois linux não é a prova de idiotas. =P

  50. Guilherme de Sousa says:

    ja andam praqui a falar de como se paga ou nao se paga aos programadores.. acho q n tem mt haver mas pronto..

    de qlqr das formas:

    ha distros empresariais q cobram pela licença e dai advem lucro (nada q se compare com uma licença m$)

    ha distros q nao se paga, mas como algumas empresas acabam por instalar em todas as suas maquinas essa mesma distro sentem-se na ‘obrigaçao’ de fazer um contributo. nao chega de perto ao q gastariam em licenças m$ por cada computador, mas ja ajuda a comunidade.

    ha tambem um serviço de apoio nas principais distros q pode ser pago caso queiram suporte ao software.. possivelmente mtas empresas tmb acabam por o requesitar

    ha programadores q se dedicam inteiramente ao projecto de uma dada distro, e a outros q apenas o fazem no seu tempo livre. os principais provavelmente recebem do lucro q advem dos pontos q referi a cima, os outros possivelmente recebem a admiraçao do resto da comunidade.

    nao chega??

    entao digam me la o q é q ganham as teams que inserem em todos os trackers de BT? q eu saiba é admiraçao da parte dos users.
    aqueles ‘eishh obrigadao!’

    nao chega?

    o q é q ganha o staff do pplware by the way? q eu saiba têm uma loja online com algumas recordaçoes (familiar nao:O?) e alguma publicidade no site…. A PERGUNTA É: é por dinheiro q o fazem? q eu saiba nao.. pq se o é entao contentam-se com pouco, dado o trabalho q este blog têm para estar sempre em dia.

    so critica linux quem nao sabe usar. um utilizador q saiba funcionar com linux nao se mete prai a atirar pedras.
    aprendam a utilizar.. e dps ai se continuarem com a mesma opiniao atirem ate montanhas q acho q ning se importa.

    o q interessa nao é saber a receita dizem alguns.. bem isso n é geral. tem q haver um motivo pela qual se escolhe uma distro, e isso ajuda (nem toda a gente poe como hipotese so o ubuntu nao é.. até pq ultimamente parece q linux é sinonimo de ubuntu, enfim).

    dps a historia da ‘receita’ tmb tem outra vantagem, q é outras distros poderem pegar em varios fragmentos de outras ja existentes e criarem um misto, tirarem o bom de cada uma (a seu ver claro).

    tenho tado a ler quase coment por comment, de cada user conforme vao saindo, e sinceramente n vi nenhum linux user a atacar… ca para mim sao os ‘outros’ q por alguma razao se estao a sentir ‘tocados’.

    quanto a filosofia de mac q tanta gente questiona.. nao sei mt bem responder a essa pergunta, mas o seu funcionamento acaba por ser um misto.

    tira o bom do unix, e funciona de forma fechada como o windows.
    a vantagem de ser fechada como o windows, é q podem criar aquelas coisas todas fancy q sao exclusivas a sua marca. quem as tem acha-se ‘diferente’ (nao estou a atribuir uma conotaçao negativa) e isto estimula q outras pessoas comprem tambem porq gostam do look.. e la esta, nem toda a gente tem. se mac fosse ao preço da chuva possivelmente n venderia tanto quanto vende.
    bem secalhar a filosofia é de ser um artigo ‘exclusivo’

    cumps:D!

    • Darkblonde says:

      Nem mais… LOL
      Só acrescento: Ha muito pessoal a “queixar-se” que existem muitas distros linux, o que nao é mentira, mas isto leva a um espaço de manobra maior na hora da escolha, mas sempre com a certeza que independente da distro qq programa para linux funcionara em qq distro, e ate alguns programas Windows tambem. lol

    • Kekes says:

      É assim eu quixo-me porque ja usei linux durante 2 anos, ate que pensei, porra para qeu ter dois SO’s aqui? faço tudo que faço em linux em windows e sem tantos stresses (era as horas a arranjar forma de instalar drives de hardware insuportado por linux, etc).

      De mac eu nao falo pois nao foi aqui chamado, e porque estou farto de pegarem em coisas no windows quando a apple faz pior.

      Isso das equipas de dos torrents, e assim tas a falar das equipas que crackam os jogos e fazem as suas releases, assim como de programas? Se sim, elas nao fazem isso de borla, quando chegam ao mundo torrent e porque ja passaram por muitas maos que a ti te sao alheias, e e nessas maos que elas ganham alguma coisa, a admiração vem depois.

      O pplware, eu nao gostava de falar nisso mas dado que falas-te o que se passa e que muita gente qeu aqui está nao deve ganhar RÉS, uns gostam de publicar coisas de vez em quando, outros gostam de pegar em assuntos criticos e assim se vive, mas o pplware deve dar umas boas coroas em publicidade, e a isso junta-se o util ao agradavel, se vem que isso nao me interessa eu gosto e de vir aqui.

      Depois eu nao referi nem me parece que tenham referido a nao ser que me escapem que a receita nao interessa no caso linux, o que se quiz dizer muitas das vezes foi: Não interessa se sabes a receita, ou nao (linux vs windows), interessa e que a comida esteja boa.

      Não viste nenhum utilizador linux a atacar windows? ve bem, e tambem nao viste mais porque aqui se falou a favor de linux nao de windows 😉

      O que se passa e que eu fico lixado quando algo se passa sobre windows, alguam noticia, assim em grande, bem sempre um post com letras grandes a falar mal de do windows, isto começa a parecer uma batalha de crianças. Ou há imparcialidade, ou nao, o unico que vou vendo imparcial até e o Vitor que nao se mete a arranajar confusões.

      • Guilherme de Sousa says:

        referiame às equipes que andam ali 24h sob 24h a procura de novas releases para as porem em trackers.. essas nao ganham nada.

        quanto a teres utilizado linux durante 2 anos, desculpa mas nao acredito.
        acredito antes q tivesses um dual boot pq era engraçado e na hora da verdade entravas sempre no windows.

        ate pq quem tem problema com drivers em linux simplesmente nao o usa.. e se tu dizes que andaste sempre com probs logo nao o usaste.

        resolver probs de drivers de linux nao é grande problema, logo pressuponho q tmb n fosses grande utilizador deste SO.

        quando digo:
        “so critica linux quem nao sabe usar. um utilizador q saiba funcionar com linux nao se mete prai a atirar pedras.”

        refiro me a utilizadores que SABEM utilizar, nao os q sabem ir ao menu e abrir uma aplicaçao.. isso para mim n é saber utilizar.. tal como fazer o msm no windows tambem n é saber utilizar..

        porque? porque utilizar um SO na minha opiniao inclui tambem saber resolver os problemas basicos e nao apenas abrir aplicaçoes.

        ate podes atirar a pedra do ‘e tu falas mal de windows pq n sabes mexer bem tambem em windows’
        e antes q o faças eu digo te para n ires por ai.
        usei windows durante mts anos e conheço o SO de cima a baixo, todas as suas manhas e truques.. nunca tive um problema em windows q n o conseguisse resolver..

        mesmo com aqueles virus beras q msm um bom AV n consegue remover, eu andava ali a partir pedra a remove-los a mao, e sempre consegui.
        é certo q dps de removidos o SO ja estava bastante mal tratado e acabava mtas vezes por formatar e instalar de novo, agr dar o braço a torcer em relaçao a um virus isso nunca dei.
        quem diz virus diz outra coisa qlqr.

        cumps

  51. Rolando Almeida says:

    Caros,
    A razão é simples: o windows é 300 mais desenvolvido em termos de segurança que qualquer so linux. mas é 300 vezes mais atacado que qualquer sistema linux porque é utilizado por mais 300% de pessoas. De resto se instalarmos o windows e fizermos um uso muito modesto, podemos andar anos sem ter problemas. Claro que num uso arrojado o windows deve criar mais problemas (por acaso já usei Ubunto e esta tese que os linuzers defendem é falsa já que tive imensos problemas com o Ubuntu, como os infindáveis problemas de compatibilidade), razão pela qual desenvolve mais os aspectos relacionados com a segurança. Mas sinceramente não me parece que os aspectos técnicos sejam os mais discutíveis. O que me parece mais discutível é a filosofia linux que assenta em princípios da psicofoda. Pretende ser um modelo alternativo, mas só engrossa o modelo existente, pelo que no linux não existe alternativa alguma, mas mais do mesmo.

  52. mmick says:

    Comparar Windows com Linux é ainda mais “grosseiro” que comparar a TAP/British Airwais com a Ryan Air e afins. Têm missoes identicas (voam, destinos identicos, muito concorridas) mas há limitacoes que a Ryan Air (e afins) possui que outras nao como o conforto, qualidade, atençao ao cliente, etc E a comparaçao nao é justa porque a Ryan Air é muito boa. O Linux é enganoso porque *PARECE* simples e *PARECE* muito virado para o utilizador mas mal alguém inicia o processo de aprendizagem Linux ve-se num emaranhado de problemas de compatibilidade, de comandos extra para várias configuraçoes, etc. Uma distro LINUX é muito boa *se* for o básico que se procura *ou* se estiverem muito por dentro das manhas do Linux e da linha de comandos. Um utilizador Windows consegue desenrascar-se praticamente com o Help do Windows + Update Online sem nunca sequer sabe o que é a linha de comandos. Basta colocarem uma miuda que mal mexeu num PC (ainda no outro dia aconteceu com uma amiga minha de 22 anos que pouco usou o PC na vida dela que nao meter o Word, escrever, imprimir, desligar PC) e estava ela com um portátil WINDOWS e um outro portátil LINUX. O meu colega do LINUX mostrou-lhe como instalar/desinstalar programas + configurar Wireless para aceder a redes automaticamente com a password + criar um rede AdHoc + funcionamento geral tanto no WINDOWS como em LINUX. Ela em LINUX desistiu porque aquilo “é super confuso e esquisito”. Podem estar tao habituados e viciados em linhas de comandos e cenas alternativas mas por muito que deem o r*binh* o LINUX é tudo menos intuitivo e sugestivo. Nisso o VISTA / W7 sao reis na descomplicaçao. Qualquer distro Linux tem sempre pegas em alguma configuraçao…

    • Guilherme de Sousa says:

      dizme uma coisa q precises de fazer em terminal no ubuntu (esotu a pegar na mais userfriendly, o va numa das mais).

      instalar programas n é preciso

      configurar wireless n é preciso

      a maior parte do software ja esta instalado

      instalar ubuntu num pc é mais facil q instalar XP, e tao facil como instalar vista ou 7.

      impressoras nem precisas de instalar drivers, é so plug and play e ja esta.

      o q é q necessitas realmente de fazer em terminal q n faças atraves de GUI’s ?

      “como instalar/desinstalar programas + configurar Wireless para aceder a redes automaticamente com a password + criar um rede AdHoc + funcionamento geral tanto no WINDOWS como em LINUX.”

      instalar e desinstalar com o synaptics q vem com o ubuntu é mais facil do q em windows. se tens duvidas pq nao sabes fazer tens ai um screencast nuns posts abaixo

      configurar uma rede wireless no caso do gnome é so carregares num icon ao lado do relogio e escolheres a rede wifi a q queres aceder. dps salta uma janela e metes a pw e ja esta

      já se discutio mil e uma vezes a simplicidade deste tipo de operaçoes em Linux. e voces continuam a apontar sempre as mesmas coisas.
      ainda nao perceberam q esse argumento ja n é valido?
      ha uns 4 anos atras com muito menos GUI’s em linux ainda se aceitava mas hj em dia NAO.

      cumps

    • Rui Oliveira says:

      @mmick

      deixa-te dessas coisas 😉 já discutimos várias vezes sobre isso e não é nada como dizes. Já vi inumeras pessoas de idade a usar o Ubuntu, achas que elas usam qualquer comando na linha de comandos? É mentira e tu sabes bem que é mentira numa distribuição como o Ubuntu. olha um exemplo de um senhor de idade, que concebeu um livro no ubuntu:

      https://pplware.sapo.pt/2009/02/15/linux-na-rota-de-diogo-cao/

      Além disso tens o exemplo do Carlos Rajas nosso leitor fiel que tem 52 anos (se não me falha a memória), e é utilizador de Ubuntu, e outros utilizadores de idade que quase todos dias vejo nos comwntários do Pplware a dizer bem do Ubuntu. Qualquer utilizador não precisa sequer de procurar aplicações na internet, tens os repositorios, que tem uma data de aplicações, é só selecionar a aplicação que se quer, marcar e selecionar para instalar, de resto ele faz tudo por ti. Vê o screencas ta Ana Narciso, para te educares um pouco (e existe ainda formas mais fáceis de instalar aplicações)

      https://pplware.sapo.pt/2009/04/15/screencast-ubuntu-gestor-de-pacotes-synaptic/

      Falas do help do windows, mas é a coisa mais fraquita e amadora que existe, nenhum utilizador do windows resolver os problemas com a ajuda do Windows Help, mais fácilmente resolves os problemas que tens no windows no Google ou em forums, tal e qual como problemas que surjam em linux, é procurar e andar.

      Bem penso com estes argumentos desmontei uma boa parte do teu raciocínio, dado que já toda a gente percebeu que és apenas um utilizador de Windows que nunca mexeu em Linux de uma forma séria 😉

      Eu pelo contrário já tenho experiência de Windows desda versão 3.1, por isso sei do que falo.

      Windows vista, rei da descomplicação? A barraca do UAC diz-te alguma coisa? Degradações repentinas de performance? 😉 Bem me pareceu 🙂

      Amigo, só te tenho a dizer que no forum desde o vista que vejo todos os dias um numero crescente de pessoas a mudar para Linux, mais concretamente Ubuntu, e saem satisfeitos da vida. Por isso tira daí as conclusões que bens entenderes!

  53. zhiel says:

    pessoalmente acho que por questoes que todos conhecemos sobejamente (como virus e crashes)o sistema livre eh bem melhor. nunca ninguem esta descontente e toda gente trabalha em prol de um mundo mais “verde”. o sistema fechado por si favorece a quem quer fazer taco, dinero e tal e como penso. vejo mais vantagens no codigo aberto. paz

  54. zhiel says:

    parabens pelo look

  55. mmick says:

    @Rui Oliveira:

    Deves viver num mundo á parte porque contam-se pelos dedos das maos as pessoas com mais de 25 anos que usam alguma distro Linux e falo, obviamente, do comum utilizador e nao de alguém ligado á informatica/empresas de servicos de informatica. Claro que eu se for buscar exemplos a empresas especializadas com sorte até um tipo de 60 anos encontro! Além disso já uso SO desde MS-DOS até W7, passando por Linux. Agora, nao vou é dizer que eu por saber imenso de MS-DOS o MS-DOS é acessível a toda a gente nem vou dizer que se sei usar a fundo o Workbench dos antigos AMIGA é fácil para toda a gente… Podemos ficar a vida toda a discutir opinioes mas a realidade é que vais para QUALQUER shopping perguntar ás pessoas SE e QUE já usaram LINUX (até pode ser o dos Eee) e se ficaram contentes, voltariam a usar e se preferiam LINUX em vez de WINDOWS e ves que nem 1% de responderia positivamente. Porquê? Porque andam todos louquinhos da cabeça! As distros de Linux sao divinalmente compatíveis, fáceis, acessiveis, plug & play, gratuitas, seguras, etc e estes 99% de gente sao todos malucos que preferem pagar e usar Windows. LOL *se* 99% das pessoas (particulares) fora duma ditadura usam um X produto pago em vez de um Y produto gratuito, é porque o X produto é melhor que Y, nao há volta a dar. Um BMW pago ha-de ser sempre melhor que um FIAT gratuito por muito que ande o FIAT. Quem pode ter o BMW tem,quem nao pode usa o FIAT gratuito *mas* apesar de andarem os dois, levarem os dois 5 pessoas e bagagem *nao sao igualmente bons*.

    • Guilherme de Sousa says:

      o mundo tecnologico nao é tao livre como tu pensas, é so isto q te posso dizer.

      ha muitos interesses da parte de mtas empresas, e isto nem venhas dizer q é teoria da conspiraçao.

      o outro problema é as pessoas serem comudistas e nem quererem experimentar algo de novo, ja para nao falar q a maior parte das pessoas n sabe o q é um OS, e nem sabem o q é linux.

      ja q dás o exemplo de ir para a rua perguntar.. procura por um video recente da equipe do KDE q foram para a rua dizer q a nova versao do KDE era o windows 7 LOOL. amaram aquilo e disseram q era mais giro e mais facil e mais tudo.

      2 problemas de linux n ser mais utilizado q windows:

      1. a microsoft n deixa (para bom entendedor meia palavra basta, nao interpretem a afirmaçao a letra por amor de deus).

      2. comudismo (nao por ser dificil mas por n ser igual)

      cumps

    • Rui Oliveira says:

      @mmick

      Fica-te lá com o teu “BMW” crackado e tirado algures de um site de torrrent ou teu depois de teres pago um Imposto Microsoft, num computador que compraste. Enquanto que eu não me importo de ficar com o meu “FIAT” legal e que me ficou de borla, que dá para fazer igualmente bem para todas as minhas tarefas, tal como dá para milhões de utilizadores da comunidade Ubuntu, faz tudo o que o teu BMW faz. Por isso eu diria que tenho um FIAT todo “Kitado” 🙂 .

      Continuas a bater na mesma tecla, desde quando o que é mais conhecido e vende mais é o melhor produto? Ainda não percebeste pois não ;)?

      Se a Britney Spears vende mais é por causa disso que eu vou achar que ela é a melhor cantora da actualidade? Claro que não 😀

      Mede a qualidade de um sistema operativo pela tua cabecinha, e não pelo que os outros dizem que ouviram falar, que algo é mau 😉

      Quanto ao teu uso e experiência de Linux não continuas a convencer nem a mim nem a ninguém. De qualquer forma se quiseres ajuda para instalar Linux devido a ser um bicho de sete cabeças para ti, podes encontrar ajuda no nosso forum que muita gente tem deixado satisfeita 🙂 Se tiveres duvidas de DOS também te posso ajudar pois sou desse tempo também claro.

  56. mmick says:

    Opa eu nao preciso convencer ninguém lol As pessoas já andam muito bem informadas daquilo que gostam / necessitam e nao é por acaso que a versao Linux do Eee foi a mais devolvida de sempre. Eu já tive nos meus PCs várias distros Linux e no meu trabalho igual. No fim substituimos o Linux por Windows (pago e nao cracado) porque pelo dinheiro que custa vale bem o investimento, vale *muito bem* a compatibilidade e o trouble-free na instalaçao/drivers. Por muito PRO que sejam e até no fim consigam (depois dumas horas) por um Linux a funcionar direitinho foi unica e exclusivamente porque andaram com “mezinhas”, já perderam muitas horas em foruns de ajuda e andaram a rematar com a linha de comandos. Tive exactamente a mesma discussao (saudavel :P) com um grande amigo meu defensor do Linux, programador quando estavamos os dois a construir 2 sistemas para uns clientes: um servidor e um media center. Eu utilizei para o servidor o Windows Server e para o Media Center o Windows XP SP3. Ele utilizou várias distros de Linux…varias porquê? Porque nenhuma era 100% funcional: ora era a placa de rede que dava stresses, ou era a gráfica, ora era um update que nao ficava “bem”, etc. No fim ele acabou por utilizar a mesma soluçao que eu “é muito fixe mas exige demasiado trabalho por isto a funcionar sempre a 100%”. As tuas frases de “ajuda-aos-coitadinhos-que-nao-sabem-de-linux” só demonstra o quanto o linux nao é linear como outros SO 😉 O Linux é muito porreiro -sem dúvida e ainda bem que existe-, só que na batalha o teu FIAT “tunning” continua um FIAT e um BMW um BMW 🙂 Para uns PCs de miúdos, uns PCs para ver uns filmes ou web browsing/trabalhos é excelente. Para routers maravilha. Para servidores com um Linux bem afinado, optimo. Para trabalho a sério a nível particular (casas) ou entao bancos/seguradoras/editoras/fotógrafos/video sem dúvida Windows ou OSX.

    • Rui Oliveira says:

      Errado! Informa-te melhor 🙂 A versão do EEEpc 701 foi das mais populares de sempre. Porque a distribuição que veio, Xandros (foi muito bem preparada pela ASUS). O Linpus do acer one, foi também uma versão grandemente aclamada. E já nem falo da versão do Do Dell Mini 9, com Ubuntu, já representa 1/3 das vendas da Dell nesse modelo (o que é bem bom, porque também não se fabricam tantos modelos com o Ubuntu como que windows).

      A que falas e foi mais devolvida foi a do MSI Wind (Tsunami Moover cá em portugal), devido à distribuição de linux que lá vinha o SLED (Suse linux entrepise Edition), era vocacionada para utilizadores avançados em ambientes empresarias além disso um dos grandes erros da MSI foi não estar preparada para lançar o Linux no seu netbook, e nem sequer instalou drivers de placa Wireless. Por isso a negligência foi da MSI em :

      – Não colocar uma distribuição amigável como o Ubuntu
      – Não distribuir com esta os drivers devidamente instalados:

      Fonte:

      http://arstechnica.com/open-source/news/2009/04/death-of-linux-on-netbooks-greatly-exaggerated.ars

      Quanto ao Linux apenas servir para os casos que disseste não é verdade. Eu com Linux posso, e actualmente faço:

      – Jogar (embora haja menos jogos que windows há muitos com elevada qualidade)
      – Aceder à net, para sites como Hi5, facebook, enfim…
      – fazer edição de imagem, áudio e video de uma forma profissional.
      – Ler os meus DVDs, filmes e séries Divx, ouvir musica
      – Usar Skype
      – Ter acesso a aplicações de produtividade como processador de texto, folha de calculo, cliente de mail, etc…

      Mas isto que disse não é o que 95% das pessoas nos seus computadores em casa fazem?

      Claro que é… se me disseses que não mudas para Linux por causa de algum jogo, e porque não te apetece corre-lo em Wine, ainda te dava razão… Mas nem aí… os gamers são apenas uma pequena quota no mercado, onde a maioria das pessoas querem aceder à internet, fazer chamadas no skype, e aceder ao seu Hi5.

      Lamento que o teu amigo não tenha conhecimentos para fazer tudo o que precisa numa distribuição Linux.

      Mas é como te digo, se quiseres mudar para linux a sério e quereres que alguém como eu te ajude, deixa aí um contacto teu, que vais ver que vais ter uma perspectiva bastante diferente das coisas.

      Sim porque um fiat com “Tunning”, ou de competição, pode render tanto ou mais que um BMW 😉

      • Rolando Almeida says:

        Caro Rui,
        Insisto: creio que foste tu quem me mandou calar algumas vezes quando apresentei alguns argumentos que coloca em causa, sobretudo, a filosofia linux, que mais se aproxima de uma religião de tão absurda que é.
        Por hora gostaria apenas de dizer que, não sei bem qual a fonte, mas li na altura que o número de devoluções de netbooks com linux foi enorme, e não só do MSI.E isso é normal já que as pessoas se adaptam muito mal aos so linux, para além das óbvias limitações que o linux traz ao utilizador. Além do mais é claramente falso que o linux é mais rápido que o windows.
        Mas o mais irritante no linux é toda essa comunidade religiosa que o rodeia. Coloquei noutro comentário a este post um texto onde procuro mostrar os erros que cometes no teu texto.

        • Guilherme de Sousa says:

          ‘Além do mais é claramente falso que o linux é mais rápido que o windows.’

          LOOL

          como diz o slogan.. ‘No comments’

          AHAH

    • Rolando Almeida says:

      mmick
      Tenho exactamente a experiência que descreves com o Linux. Acho aquilo uma treta. Mas o mais irritante ainda é a filosofia religiosa do linux.

  57. Manuel Costa says:

    Boas,

    Qual o melhor: Windows ou Linux? Acho que isso fica ao critério de cada um. No fundo é quase como a compra de um carro do mesmo segmento: há tanto por onde escolher e cada modelo tem as suas vantagens/desvantagens que só por gosto pessoal é que muitas vezes se escolhe o carro.

    Quanto à minha opinião eu prefiro continuar a utilizar o Windows (ainda estou no XP SP3 pois não tenho o Vista original, ao contrário do XP) por várias razões (mas só vou citar 3):

    – a nível profissional utilizo vários programas não comerciais, ou seja, fornecidos pelas empresas (estrangeiras) com as quais trabalho que só correm em Windows pois não têm necessidade de desenvolver esses mesmos programas para Linux pois 99,9% dos clientes deles (e são uns milhares valentes) só utilizam Windows;

    – o programa de gestão de stocks e facturação utilizado aqui na empresa (SAGE GESPOS) não contempla versão para Linux (segundo me foi dito porque são parceiros privilegiados da Microsoft);

    – já tive duas distros instaladas no meu portátil (é o mesmo que uso para trabalhar e para uso pessoal): LinuxMint e Ubuntu. Mint nunca me deu problemas com drivers de qualquer espécie ao contrário do Ubuntu no qual nunca consegui ligar-me à internet via wireless pois nunca consegui que o sistema detectasse a minha placa de rede wireless Intel (não digo que não fosse por “azelhice” da minha parte, mas aí vem a tal história que é necessário saber mexer na consola do Linux para se resolver muitos dos conflitos ao contrário do Windows onde, para mim, é tudo muito mais intuitivo).

    Dito isto resta-me dizer que irei continuar a utilizar Windows (talvez o Windows 7 assim que ele saia para que eu o possa comprar) e que ao contrário de muitos leitores do PPLWARE se eu tivesse que utilizar Linux seria seguramente o LinuxMint e nunca o UBUNTU (a não ser que alguém me desse um curso técnico intensivo de geek 🙂 )

    Abreijos
    Manuel COsta

    • Rui Oliveira says:

      Mas a usares mint, tás a usar Ubuntu e por consequinte Linux. Atenção eu sou claro apoiante de Ubuntu, mas se não te serve, é como tudo, usa aquilo que serve para ti e se é Mint, é bom na mesma 😉

      Quanto a consola não precisarás geralmente de resolveres esses problemas caso optes por ubuntu, porque há a possibilidade nos repositorios teres algo que te resolva muitos dos teus problemas.

      De qualquer forma, espero que continues a explorar o Mint no teu caso, exige sempre alguma habituação devido a ser um sistema novo. Mas se estiveres mesmo interessado, uma vez passada a curva de aprendizagem é sempre a abrir 😉

  58. DockMe says:

    Gostei bastante do artigo e passo a citar que foi bem construido. Mas como sempre artigos como este geram grandes discuções. Há porque isto é mentira, há porque não concordo, há porque linux não é como todos dizem… Discutir filosofias e preferências de S.O’s é como discutir futebol, juntamos um grupo de pessoas e passamos uma tarde num café a beber cerveja e a comer camarões xD. Podemos falar disto infinitamente já que eu sou do Sporting e existem outros que são do Porto e outros do Boavista ( os 3 grandes xD ). Como no futebol ou em outros desportos o tema é sempre o mesmo. É preciso dizer 1000 x que há quem goste de Linux (por x motivos) e a quem goste de Windows (por x motivos). Agora se querem continuar a defender algo que utilizam apenas para trabalhar e que não dá “felicidade a ninguém”, então força. Criem centenas de threads para fazer flood e mostrem qual o melhor xD
    Já agora sou puro Sportinguista. xD

  59. Eu tenho minhas teorias sobre Linux X Windows, se alguém quiser dar uma olhada é só acessar minha página 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.