PplWare Mobile

Webmin: Gerir o poderoso CentOS 7 como se fosse um totó


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

6 Respostas

  1. Rui Ribeiro says:

    Uso há anos e não é bem uma ferramenta de gestão para “tótós”. É mais fácil e acessível do que andar a escrever linhas de configuração na consola ou em ficheiros de configuração, mas sem os conhecimentos, muitos dos interfaces são dificilimos de descondificar. Um exemplo é a configuração do IPChains em que todas as opções estão disponíveis no interface web, quer necessitemos delas, quer não e estão longe de ser “tótó friendly”. A outra é a configuração do Apache que opto por fazer um misto entre configuração via web e nos ficheiros de configuração. Uma coisa que é fantastica (e que poderia estar no texto do artigo) é o facto do Webmin analisar as configurações correntes da máquina e espelhar no interface web. Se não se inventar muito (estruturas de ficheiros complexas ou fora dos locais habituais), dá para fazer uma gestão mista e até ser uma excelente ferramenta de aprendizagem.

  2. boda says:

    linux e totós não combina. Combina mais com windows.

  3. David Martins says:

    Uso webmin com os modulos Usermin,Virtualmin,Cloudmin e confeço recomendo esse sistema.

    Senão depois eu como uso o Ubuntu e gosto de poupar tempo, no site do webmin tem o manual de instalação,
    aproveito para dizer que recomendo instalar o webmin 1.883 para developer corrige alguns problemas 🙂

    bom tutorial espero ser util a muita gente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia