Dia 8 de Abril de 2014 foi a data escolhida pela Microsoft para o fim do Windows XP… ou melhor, para o fim do suporte técnico a esta versão do Windows (falamos de actualizações automáticas que incluíam melhorias de funcionalidades mas também resolução de bugs e vulnerabilidades).
Tal anúncio tem levado algumas empresas, e até países a avaliar alternativas , sendo que, de acordo com algumas notícias avançadas, o Linux tem sido uma das opções que muitos têm seguido – ver aqui.
Conheça hoje as 4 razões para optar pelo Lubuntu em Abril.
São muitas as distribuições Linux disponíveis para substituir, em grande parte, as funcionalidades de um Windows XP. No entanto, há que admitir que o problema está no suporte das aplicações/serviços concebidos para o Windows XP e não propriamente do SO.
O que é o Lubuntu?
Para quem procura uma distribuição leve, com alta performance então o Lubuntu cumpre esse requisitos.
O Lubuntu tem como ambiente gráfico de trabalho o leve LXDE – Lightweight X11 Desktop Environment . Este ambiente gráfico é recomendado para máquinas com hardware um pouco mais limitado ou antigo (ex. pouca RAM, processador fraco e até pouco espaço em disco) e que cumpre, em termos funcionais, os objectivos que têm outros ambiente gráficos mais populares como é o caso do KDE e Gnome.
4 razões para deixar o XP e optar pelo Ubuntu
1) Manutenção/Suporte
Esta distribuição é suportada por um conjunto de entusiastas do mundo Linux, que têm como objectivo disponibilizar um sistema operativo baseado no Ubuntu que seja rápido e eficiente em termos energéticos, necessitando de poucos recursos a nível de hardware. Curiosamente o Lubuntu 14.04 deverá estar dispon+ivel em Abril e com suporte até 2017.
2) Lubuntu é seguro…não é necessário Anti-Vírus
Esqueça os vírus no Lubuntu e outros tipos de pragas. Ao contrário do Windows, no Lubuntu não precisam de usar Anti-Virus nem nenhum software anti-malware.
3) Lubuntu tem uma interface semelhante ao XP
A mudança de sistemas operativos significa também uma mudança de interface…é verdade. No entanto, as interfaces gráficas do Ubuntu e Windows XP são muito semelhantes, o que facilita a transição.
4) Aplicações favoritas
Hoje em dias as aplicações já são quase desenvolvidas para todas as plataformas. No entanto, o mundo do open source abre a porta a um conjunto de alternativas viáveis, que podem ser sempre usadas no Linux (ou até mesmo no Windows). Algumas aplicações equivalentes:
- Windows Explorer = ‘File Manager’
- Windows Media Player = ‘Audacious’ (para áudio) e ‘GNOME MPlayer’ (vídeos)
- Microsoft Paint = ‘MtPaint’
- Notepad = ‘LeafPad’
- Windows Update = ‘Software Updater’
Estas foram as 4 razões apontadas pelo site OMG!Ubuntu como sendo as principais para mudar de Windows XP para Linux, mais concretamente para o Lubuntu. Existem outras alternativas viáveis que já foram apresentadas no Pplware.
Para quem quiser saber tudo sobre as Verdades ou Mitos sobre a erradicação do XP, aconselhamos a lerem este nosso artigo.
Concorda com as 4 razões apresentadas? Que outras razões incluiria?