Ultima hora – Canonical apresenta o Ubuntu para Tablets
Tal como informámos durante a manhã, a Canonical escolheu o dia de hoje para voltar a surpreender, apresentando mais um produto/equipamento para juntar ao seu Portfólio.
A frase “Tick, tock, tablet time” publicada no site fazia adivinhar que a Canonical se preparava para apresentar algo relacionado com o segmento mobile, em concreto com a disponibilização de um tablet ou então a disponibilização de uma versão optimizada do Ubuntu para tablet.
Chegadas as 16h em Portugal Continental, eis que Canonical deu a conhecer optimizado para tablets
A Canonical entrou no ano de 2013 em força, tendo dado a conhecer ao mundo que estava a trabalhar noUbuntu Phone OS. Como é sabido, o Ubuntu Phone OS, versão Ubuntu Touch Developer Preview chega já esta Quinta-Feira e estará disponível pela os smartphones Google Nexus 4 e Galaxy Nexus.
Ao contrário do que aconteceu com o anuncio do Ubuntu Phone OS, a Canonical desta vez foi discreta e surpreendeu (pois ninguém estava a espera) ao deixar uma pequena frase que fazia adivinhar que possivelmente viria aí um tablet ou algo relacionado com este dispositivo móvel.
A confirmar alguns rumores, a Canonical apresentou hoje o Ubuntu para Tablets.
Veja aqui o Ubuntu Tablet em acção:
Principais funcionalidades
Multitasking mojo/multitasking verdadeiro
Único! O verdadeiro conceito de multitasking está agora presente num sistema operativo para dispositivo móveis. Estabeleça uma ligação via skype enquanto trabalha num documento e por sua vez investiga através da Internet….ou faça trabalho colaborativo. À semelhança do que acontece nos PC’s, tudo isto é agora possível também nos tablets
Múltiplos utilizadores
Ao contrário de outros sistemas operativos, o ubuntu permite que sejam criadas várias contas no tablet para os utilizadores. Os dados associados a cada utilizador são cifrados, implementado assim um modelo de segurança semelhante a muitos outros sistemas. Com a possibilidade de termos várias contas,o tablet passará a ser um “elemento” da família, onde cada pessoa tem a sua própria conta.
Controlo do HUD por voz
Através do Head-Up Display (menus inteligentes), característica única do Ubuntu, a Canonical vai permitir que o utilizador aumenta a sua produtividade uma vez que poderá dar indicações para o sistema através da voz.
Partilha instantânea para a cloud
As funcionalidades de partilha para redes sociais e serviço da cloud estão agora integradas no próprio sistema, não existindo assim a necessidade de ter aplicações adicionais. Além do Facebook e Twitter, o Ubuntu para tablets inclui a “óbvia” integração com o Ubuntu One (serviço onde já existem milhões de utilizadores que o usam via Ubuntu, Android, WIndows ou Mac)
Melhor experiência de navegação
Use os quadro dedos para navegar entre aplicações, definições do sistema e controlos do tablets. Não são necessários botões no dispositivos com Ubuntu (para tablets). Se o utilizador pretender mudar de aplicação não necessita de voltar à home screen para realizar essa tarefa.
Todas as funcionalidades podem ser facilmente acedidas via barra lateral esquerda que vai guardando as nossas aplicações favoritas e funcionalidades que foram recentemente invocadas…..o resultado é fantástico!
O sistema ao serviço do utilizador
Através da barra superior, veja facilmente todas notificações das redes sociais ou então comute entre redes wireless. Pode também definir o nível de som do sistema…tudo isto sem ter de sair da aplicação onde está a trabalhar actualmente. Esteja focado!
Focus no conteúdo
O Ubuntu para tablets oferece uma interface limpa onde o conteúdo ganha destaque. Os botões e toolbars só aparecem quando necessários…Desfrute apenas do conteúdo…sem barreiras!
Pesquisas inteligente
O Ubuntu tem a capacidade de apresentar vários resultados das mais diversas fontes. Procura por uma musica, uma imagem, uma noticia…o Ubuntu encontra!
Total Convergência
Como é sabido, a Canonical pretende uma total convergência entre dispositivos oferecendo um interface única e transversal. Quando tudo estiver pronto, o mesmo código do Ubuntu Phone irá servir para PC, Tablets, smartphones, TVs, etc.
Home Screen “natural e pura”
Na home screen (ecrã inicial) o Ubuntu permite que tenhamos as nossas aplicações favoritas, a informação mais importante filtradas de mais de 100 fontes…tudo numa interface muito bem organizada e simples de navegar.
Este é o Ubuntu para tablets! Algo diferente, com funcionalidades que já eram há muito solicitadas pelos utilizadores e com uma interface bastante user friendly. Será que a interface Unity continua a não fazer sentido no mundo do Ubuntu?
Este artigo tem mais de um ano
Muito Bom 🙂
Isto corre num tablet deles ou é verdadeiramente ubuntu para tablets?
Todos os tablets que correm Android vão poder correr o Ubuntu, a semelhança do Ubuntu For Phones
Claro, não fosse o Android um So com base Linux!
Claro. Não fosse o iOS um SO com base Linux!
Por acaso iOS não tem base Linux!
O iOS tem bases do Mac OS e o Mac OS tem bases de Linux, logo iOS tem bases de Linux.
Linux e iOS partilham a mesma base: Unix.
Os linux e derivados só partilham uma coisa com os MacOS e iOs, a ideologia e arquitectura (Unix). De resto são diferentes…..
Na verdade o iOS e o MacOS X tem a base em FreeBSD, que é um port de UNIX.
Na realidade o iOS tem o mesmo kernel que o OS X, e o kernel do OS X é o XNU:
XNU = kernel do FreeBSD (para gestão de contas e drivers) + kernel March 2.0 (para a gestão de baixo nivel como memoria, paginação, etc)
Pois, todos …
Ubuntu tablet hardware requirements:
Entry level consumer Ubuntu tablet – Dual-core Cortex A15
High-end Ubuntu enterprise tablet – Quad-core A15 or Intel x86
Já estava a ver o meu Tesla com ele, mas …
Claro que há excepções, mas isso é bastante claro
Com essa especificações dizes “Claro que há excepções, mas isso é bastante claro” …
Será possível compilar para outros dispositivos, alem disso já está confirmado que no espaço de 1 semana (se não esta quinta) será lançada a versão para o Nexus 7 e 10
pois… e eu no asus 901 🙂
Calma… assim que a canonical avançar com mais dados e libertar os binários, poderemos compilar uma versão mais light do ubuntu… claro que o cpu do tablet deverá ser sempre um arm v7 ou superior 😉
É assim os processadores Cortex-A15 são maioritariamente, se não todos (não ando muito por dentro do assunto), ARMv7
Se o código for disponibilidade, em principio a comunidade irá criar sistemas mais leves para dispositivos mais antigos
Nvidia Tegra 3? Funcionará aqui?
Realmente eles falam só em processadores de com a arquitectura A15, mas é completamente estúpido.
O Tegra será a arquitectura ARM Cortex A9, mas é um processador muito potente.
Temos que esperar que seja lançado o source code e compila-se o sistema para a arquitectura A9
Rogério Moreira ,
Boa tarde o IOS e o MAc Osx não têm nenhuma base Linux , têm sim base UNIX e muito ligados a família BSD , o Linux tem também como base o UNIX ou mais concretamente o Minix , link aqui :
http://pt.wikipedia.org/wiki/Linux
Os caminhos seguidos foram pelos 2 SOs foram diferentes como podem ler no Link sobre o Mac Osx :
http://pt.wikipedia.org/wiki/OS_X
Aceitem os meus sinceros cumprimentos
Carlos Carvalho
Está fantástico.
Gostava de experimentar isto num tablet daqueles Android, e fazer alguns testes.
Tenho a ideia que é aqui nestas plataformas móveis que o Ubuntu pode fazer a diferença e sair a vencer.
A última frase do video é: “Todas estas experiências, num único disposito. O que tem no seu bolso”
Pelos vistos não sou o único, que partilha desta visão
Na minha opinião é uma excelente visão, embora não seja novidade (conheço pelo menos a ASUS que já faz o mesmo com o asus padfone) A questão é que com Ubuntu haverá muito mais margem para trabalho a nível de SO, sendo o Android muito mais limitado para servir como um computador. Acredito que brevemente a Microsoft também se meta por esse caminho, acredito que seja o futuro.. Deixa de haver sincronizações para deixar tudo à nossa maneira.. através de um único dispositivo temos tudo 🙂 Estou a gostar bastante, só é pena que essa novidade vai ter o seu preço, e não deve ser nada baixo 😛
na altura em que saiu o iPad eu vi algures um projecto de um Portatil/telemovel/tablet era um projecto da Suiça
tinha ao todo 4 OS’s a trabalhar no mesmo dispositivo já não me lembro quais eram os outros (e porque raio existia um quarto OS) mas pelo menos era um telemóvel Android com descktop Ubuntu, o tablet salvo erro tinha o Palm OS mas ja foi à muito tempo…
Não percebi o teu comentário. O Objectivo é um dispositivo que consegue funcionar como telefone, como tablet, como desktop, como media center. É sempre o mesmo dispositivo como core, utilizando uma interface unificada, mas adaptada ao periferico de saída
só estou a dizer que não é uma ideia completamente nova, só isso…
Não percebi bem o conceito que estavas a expor. Por isso reforcei o que eu queria dizer.
Pareceu-me que estavas a falar em algo multi-boot no ipad
não, o que eu vi era uma espécie de Asus padfone, que mudava de SO automaticamente… isto no final de 2010, era um prototipo… alias eu acho que o Ubuntu é o SO perfeito para o Padphone 😛
O Padfone da Asus não faz o mesmo do que esta proposta da Canonical.
Se tu perderes o telefone ou ele avariar, o tablet vai também para o lixo.
Aqui eles complementam-se.
O Conceito é apaixonante, só não sei como irá funcionar.. no video até parece que o tablet tem dock station para o telemóvel, mas, na verdade quero querer que se trata de ter tudo sincronizado 😉 ou por bluetooth ou algo assim.. não consegui perceber pelo video como seria feita esta operação.
Sim sem dúvida, dá a sensação que o sistema do Asus Pad Phone 2 está presente no video!
Isso é que era, lançaram produto final com tudo ;)Asis pad phone + Ubuntu + um teclado em Bolsa como existem tantos universais começa a ficar uma solução muito tentadora 😉
Sim essa sincronização será feita por tecnologia que não envolvam ligações físicas. Uma coisa não ficou clara, é se somente funcionará com o Ubuntu For Phones…, mas não deve ser difícil de por outros sistemas a funcionar dessa forma.
Uma coisa eu sei, quero este OS no meu Nexus 7
Excelente mesmo, grande projeto da Canonical! Estou ansioso por ver tudo a funcionar!
Excelente, mais concorrência.
Nos consumidores que ganhamos 😀
Fiquei maravilhado com o vídeo. Notam-se bastantes influências da Apple, Google e Microsoft, e na minha opinião conseguiram o melhor de cada um.
O tablet do vídeo é o Nexus 10. A Google é que não deve estar a gostar da brincadeira de usar os dispositivos deles para as apresentações. :d
Ai não, são meninos que lhes tenham pago para ser o deles
Penso que o interesse da Google é o android e não em vender tablets.
Claro que tem interesse. Associam-se ao Open Source, dão uma imagem multifacetada e multifunções.
Interessa é estar e aparecer, ser a referência de testes de um novo SO é óptimo.
Adorei, está muito bonito, funcional e simples. Espero que haja alguém que o ponha a correr num iPad 4 (Visto que o processador (A6X) é o Cortex A15). Fiquei simplesmente maravilhado com o video.
Isso nunca será possível, pois não é possível reescrever a ROM que contem o iBOOT(sistema de que carrega o iOS).
Isso só foi possível no iPhone 2G, 3G e 3Gs (old Bootloader), mas depois teriamos outro problema, para escrever os drivers para aqui-lo seria de loucos, mesmo a equipa que estava a desenvolver o iDroid abandonou o projeto. Sendo um Hardware fechado é muito difícil e a engenharia reversa é muito complexa.
“aqui-lo” ?
Por favor …
Pelos visto não tem nada a ver com a HTC. Mas que dá a ideia que combinaram para uma “brincadeira”.
Já agora a HTC apresentou um novo telemóvel muito bonito(mais um :D)
Serei só eu que não vejo nada de gamechanging no ubuntu para tablets?
+1
Funcionará no Galaxy Tab 2 7”?
Eu vou odiar-me a mim próprio por fazer este comentário mas aqui vai.
“Único! O verdadeiro conceito de multitasking está agora presente num sistema operativo para dispositivo móveis.”
Onde e que o windows rt também não faz isso???? Não consigo ver porque e que e único.
“Ao contrário de outros sistemas operativos, o ubuntu permite que sejam criadas várias contas no tablet para os utilizadores.”
Again, o windows não existe pois não, e conveniência, deixa la fazer parecer isto bonito para ver se mordem.
Epá não sou fun boy de nada, ou pelo menos tento fortemente não ser mas ao me deparar com afirmações fico a pensar: “Que atestado de estupidez que andam a passar as pessoas, e o mais engraçado e que as pessoas aceitam.”
Mas nerds rage a parte bela cobertura do evento Marisa.
Parabéns
+1 Além do mais o Android também já permite contas de utilizador. Para pessoas que tenham o note 10.1 o conceito de MultiTask está muito muito melhor representado do que no Ubunto ou Windos RT, o único senão é que nem todas as aplicações permite essa funcionalidade (não é nada que o root não resolva) com no windows RT.
Boa tarde ,
Eu já não é a primeira vez que escrevo isto , o paradigma está a mudar , o futuro está no opensource , o equipamento que compramos com os nossos € é nosso não de nenhuma empresa , essa é que é a grande vantagem e no futuro ainda vamos ter mais escolha com o Firefox OS para smartphones que deverá também se extensível aos tablets , o conceito de funil da Microsoft e da Apple está gasto , NÃO QUEREMOS MAIS CHEGA , eu compro um equipamento ele é meu se eu ponho uma ROM da CyanogenMod ou se instalo o Ubuntu ou o Firefox esse é e só um problema MEU , e essa é a grande mudança de paradigma , quererem tratar pessoas cultas como se de anormais e clones se tratassem , terá certamente o seu mercado , mas para mim esse mercado será cada vez menor a medida que os conhecimentos das pessoas aumentam que é felizmente o caso Português , quem quer fazer chamadas compre um telemóvel se não quer se preocupar com tecnologia , agora por favor , querem impingir equipamento dispendiosos com capacidade computacionais elevadas e tratam as pessoas alvo como se fossem uns coitados que têm de ler o livro de instruções 1000 vezes , não vai dar certo , penso que a mudança de paradigma já aí estava há algum tempo era só uma questão de um click e esse está dado , agora é vermos os Chrome Books também a proliferarem e Linux em vários portáteis etc …. estou muito convencido que é mesmo isto que vai acontecer .
Aceitem os meus sinceros cumprimentos
Carlos Carvalho
Sorry.
Ninguém quer saber de opensource nenhum, o que as pessoas querem saber é de fazerem o que querem: atualizar o Facebook para dizer que estão a fazer uma mija, ou outra coisa assim importante, ver videos de gatinhos do YouTube, ou outros assim instrutivos.
Se as aplicações para isso são opensource ou não, é absolutamente irrelevante. E a maior parte delas só tem uma vaga ideia do que é um sistema operativo (um amigo nerd já lhes disse o que é mas não lhe deram muita importancia)
Ou achas que a Apple vende mais iPads que todos os outros fabricantes de tablets juntos porquê?
porque está na moda , mas também há que reconhecer que o Ipad e um excelente equipamento .
E sabes que mais tu não percebeste o que queria dizer , não me interessa se algumas pessoas vão ou não entender o que é o opensource , mas quando os amigos aparecerem com um SO todo catita vão querer saber , e é esse a mudança de paradigma .
CARLOS CARVALHO
Ou eu sou mesmo muito burro ou então estas mesmo fora do contexto do que eu estou a falar mas tass bem.
Pais livre.
*País
Toda a conversa da independência dos nossos equipamentos interessa apenas a power users. O utilizador comum, quer algo familiar e que funcione. O resto das subtilezas não lhe interessam (nem têm de interessar). Além disso os softwares proprietários têm uma boa posição e qualidade, como tal, só uma mudança de moda, do que é “fixe”, pode ajudar a competição, não os argumentos que referiu.
Acho muita graça à maneira como são escritos certos artigos.
“Multitasking mojo/multitasking verdadeiro
Único! O verdadeiro conceito de multitasking está agora presente num sistema operativo para dispositivo móveis. Estabeleça uma ligação via skype enquanto trabalha num documento e por sua vez investiga através da Internet….ou faça trabalho colaborativo.” – Assim de repente lembro-me de um SO que tem isto a funcionar: Windows 8. Ou seja, isto de único não tem nada. O mais engraçado é que agora todos aplaudem mas na altura trataram esta funcionalidade do Windows 8 com um desprezo terrível…
Plasma Active Anyone?!
um cópia…
Boa tarde ,
Sim vamos ter também o plasma active aí a bombar e o KDE em tablets é capaz de por o IOS dos Ipads a um canto , este não vai ser o ano , é o ano da mudança .
Cumprimentos
Carlos Carvalho
Boas..
Será que vai correr no table BQ Curie?
Cumprimentos
César ,
O código é livre , portanto quase que te posso afirmar com toda a certeza que se não correr nativamente , vão existir ROMs , vai ser como no Android .
Abraço
Carlos Carvalho
Pois, a minha dúvida era a nível de requisitos de hardware, mas depois reparei avaliei os 2 e parece que vai aguentar xD
Obrigado Carlos
Bem me parecia que era o Ubuntu para tablets!!
Deixo os meus parabens ao autor do artigo está mesmo muito bem escrito !
Estão a trabalhar bem
Serei o único a pensar que isto foi uma jogada de mestre por parte da Canonical? Aproveitaram o balanço do anuncio da HTC, assim conseguiram chegar a mais sites e despertar a atenção de mais pessoas.
E isto tudo entre o anuncio do Ubuntu Phone e o evento MWC onde vamos realmente ver o Ubuntu para Tablet e funcionar.
Depois de tantas polemicas, a Canonical lá arranjou maneira de fazer as pazes com a comunidade. E que maneira, até os que já estavam a espera do que ai vinha não contavam com algo tão bem feito.
Mas não acredito que a Canonical vai ficar por aqui, ainda vamos ter muitas surpresas.
+1
Não achei nada de especial, aliás, é bonito e parece ter umas características interessantes, mas não é nada que o android, windows 8 ou IOS não tenham, ou não venham a ter com as novas versões que irão sair até o Ubunto sair. A funcionalidade que eu realmente achei interessante é a de ligar um monitor + rato e teclado e ficar com um desktop, o que para mim era excelente, mas quero ver se isso vai funcionar bem. O que pode ditar o sucesso ou não do sistema será a quantidade e qualidade das aplicações.
Como serão as aplicações? Vão haver assim tantas aplicações como para o IOS e android?
Pelo amor de deus vão ler antes de falar. Informem-se sobre o que é UNIX e BSD antes de dizerem que Linux é tudo isso. Nem se quer vamos discutir as não semelhanças se falarmos de kernel tendo em conta que o kernel do Linux é um completo atraso de vida comparativamente ao da Apple, Windows ou até OpenBSD.
Porquê?
cmps
O QUÊ ? … vê o meu post com os links que eu coloquei , informa-te tu , estás todo trocado
Carlos Carvalho
Microsoft trucida Canonical com um mega-processo por este Ububtu descaradamente copiar o Windows 8 em 5, 4, 3…
copiar…em quê?
cmps
Podes me dizer onde é que a Canonical copiou o janelinhas?
Que copia? Experimente usar o Windows 8 e depois diga me se não é 90% de copia. Unica diferença que reparei foi que não tem a tela inicial com os famosos Tiles. Ja disse uma vez e vou voltar a dizer para ver se os criticos da falta do botao iniciar no w8 e que estao a ficar fas desta replica se são capazes de me dizer pk não criticam isso neste SO tb ainda não vi botao iniciar? Alias nem faz falta.
Jose Brandão,
Com todo o respeito possível, conheces o Ubuntu? Já viste pelo menos um vídeo sobre o Ubuntu nestes últimos anos? Sabes a quanto tempo existe Unity?
Quando souberes responder a estas perguntas, volta e fala cmg…
Independentemente de conhecer ou não o que vem para trás do ubuntu apenas falo do que estao a lançar hoje que não tem nada de especial ou melhor não tem nada que ja não tenham os outros, nomeadamente o Windows 8 e visto que este foi o que teve mais visibilidade na minha opiniao os outros são cópias. Talvez não esteja a ser muito correcto ou não me estou a fazer entender bem, mas para mim o ubuntu não tem não traz nada de novo. Mas vou aproveitar para ver as versões anteriores mas duvido que fique surpreendido porque é tudo a mesma lengalenga.
O ubuntu não traz nada de novo de tal forma que teve que vir a M$ copiar um ambiente e criar uma coisa chamada Metro que mais não é de que uma copia do Unity/gnome3…por favor…escondam-se.
cmps
Ui que esta malta está a começar a ver-se apertada , ai , ai que a interface metro foi o principio do fim da Microsoft e quanto a Apple ou inventam outra interface quer para os dispositivos moveis quer para os Imacs etc ou então começam a ser vistos como o sistema que mais resistiu a mudança nesta década , mudem lá qualquer coisinha que a malta primeiro fartou-se dos Chineses que andavam todos vestidos de igual , quanto tempo mais a malta vai aguentar aquela dock e todos os comandos serem controlados na barra superior , está complicado , afinal a dita fragmentação no Linux criou novas interfaces exaltou a criatividade , o que é que percebemos agora é que as interfaces existentes em Linux estão a anos luz dos SOs proprietários , coitados aprenderam a trabalhar daquela forma e se lhes mudam o botão iniciar é o caos completo .
Carlos Carvalho
Quanto a ser ou não uma cópia, não, claro que não é. Mas há notáveis semelhanças entre este interface de tablet e o da Microsoft. Não necessariamente por ser uma cópia, mas porque é o caminho natural, ambos os SO têm de realizar tarefas semelhantes, logo respondem de modo semelhante. Não penso que a MS avamce com um processo, é mais o estilo da Apple.
As interfaces de Linux são melhores… são mais personalizáveis, e há em maior número, não são necessariamente melhores. Além disso há óbvias vantagens no estilo clássico (já que toda a gente conhece).
O estilo do W8 está a ser mal recebido, sem dúvida. Na minha opinião completamente injustificado, já que me parece ser muito bom. De facto as pessoas tendem a não gostar da novidade (o que é mau para o linux), mas o interface da MS é tão simples que vai acabar por se impor.
O Linux no geral perde exatamente pela falta de simplicidade, e pouca consideração pelo utilizador que não sabe nem quer saber o que se passa, só quer que tudo funcione com facilidade. ainda assim, as principais distros têm feito progressos.
Não é janelinhas, é Windows 8.
E copiado descaradamente do Windows 8 tens os gestos e o multitasking “único” que é exatamente igual.
Se a Apple processou a Samsung por causa do slide-to-unlock, duvido que a Microsoft não processe a Canonical e quem se atrever a fazer um tablet com este Ubuntu à conta disso.
Erro meu, desculpe. Então vamos lá ver, ALGUNS gestos são iguais tanto no Ubuntu Phone, como no Ubuntu para Tablet, como no Janelas 8, como no IOS, todos funcionam a base de gestos, certo? Então isso quer dizer que estão todos a se copiar uns aos outros?
Eu sei que multitasking não é um exclusivo Ubuntu, mas não me lembro de ler em parte alguma que era proibido outro SO implementar essa função… Claro que existem patentes, existe patentes ate para ícones com cantos mais ou menos redondos… Mas duvido muito que o mesmo código que o Janelas 8 usa para multitasking seja o mesmo que o Ubuntu usa…
até porque o janelinhas não consegue ter as apps do telemóvel no tablet que é o caso citado de multitask 😉 antes de virem com hate aprendam…
A cópia mais descarada que já ví foi a do janelinhas 7 copiando o KDE. Essa sim foi uma cópia descarada. 😀
A copiar, seria a M$ a copiar o Ubuntu lol…aos anos que existe Unity…
informa-te.
cmps
Antes copiava o KDE…
Se fosse iOS, o titulo teria algo de “Fantástico…”
Lindíssimo!
Nada de novo, mas algumas coisas mais bem desenhadas que o Windows 8. Tb não tem botao iniciar pelo que vi. Quem critica o novo Windows 8 certamente não gostara do ubunto.
Deve ser por isso, que o Unity tem tido tantos críticos desde que apareceu, a falta do botão iniciar. E eu, que julgava que era por outra coisa qualquer.
Não tem botão iniciar? É, aquele ícone com o logo do Ubuntu que se encontra no Launcher do Unity é só para ocupar espaço…
Mas aquilo não tem um menu com os programas todos bem organizadinhos como o win7 😉
aparecem todas as scopes e uma barra de procura…
Não tem mas dá para por =]
Penso que a versão para PC esta um pouco diferente da versao de tablet, confesso que não estive a ver muita coisa mas pelo que me apercebo a versao para PC não trás nada de novo e aquela barra móvel do menu iniciar não tem nada de novo ja existia para ai no Windows 98, no ubuntu para PC posso dizer que existe algo parecido com o Windows 8, mas nada que ja não existisse nos Windows anteriores mas esta de maneira diferente, refiro me as pesquisas. Quanto ao tablet continuo com a mesma opinião e o ubuntu copia o Windows 8 e tb se vires bem tb imita a Apple. Eu acho que as pessoas devem ver as coisas como são é não estar a defender uma coisa so por ser do mesmo clube.
UBUNTU E NÃO UBUNTO
Obrigado pela correção. As vezes os erros acontecem.
Meu caro, não vês que “ubunto” significa que se utiliza Ubuntu(“eu ubunto…”); é como a palavra Google, “eu vou googlar isto…”
😛
Pois, o belo verbo googlar, deve vir com o novo (des)acordo ortográfico…
Assim como as regras básicas de acentuação …
1º – escrevo apartir de um ipad 1
2º – adoro tablets, so uso pc em casa para trabalho.
3º – o ios é um sistema bastante estavel, e é bastante dificil ter concorrencia
4º- ja experimentei andoid e desorientei-me todo, nao consegui ficar surpreendido
5º – ando a ficar desiludido cada vez mais com a apple, parece que se encostaram á sombra da bananeira!
6º quero o melhor dos dois mundos tablet+pc a um preço aceitavel!
fiquei surpreendido com o video! se ja estivesse no mercado, comprava agora!!!
saca a .iso que é gratuita habitua-te ao ambiente grafico no PC que depois é um saltinho, qualquer duvida vai até a comunidade Linux do pplware.
ficamos à espera 😉
Mas o iso, é da versao para pc ou tablet? Para pc já uso 🙂
Eles precisavam de correr *.apk e, em linha, suporte com Gapps… Nao sei se o kernel premitiria isso, mas era o golpe maximo que eles podiam fazer….
Boas!
Ao fim de tanta “discussão” vou apenas acrescentar que acho se conseguirem que o ubuntu corra em tantos tipos de tablets – ou quase – diferentes e low cost (vulgarmente chamados de “chinesices”) como o android ai poderá vir a fazer uma diferença, senão …
espera eles vão correr o Ubuntu, é uma questão de tempo
Concordo contigo Gonçalu,
Enquanto isto for para tablet’s de top, a meu ver acho que vai ser mais uma grande falha novamente. Cada vez que é lançada uma versão nova de um SO para telemóveis/tables do Ubuntu, os requisitos são assombrosos.
A meu ver acho que é tudo muito bonito: mas para quem pode $$$
eu gostava se saber era em que tablets isto vai funcionar
Isto é tudo muito bonito, mas…
Cononical esta a lançar novas versões do seu OS para PC, Smartphone, Tablet e em breve para TV. Até aqui muito bem, dou os parabéns por todo o trabalho que estão a realizar.
Mas, onde estão as parcerias com empresas de hardware, para começarem a ser lançados equipamentos com estes OS de origem?
A meu ver, enquanto isso não acontecer, como deve de ser e não apenas um simples equipamento de quando a quando, é que o verdadeiro objectivo do software livre e uma maior utilização de SO GNU/Linux.
É que Ubuntu Phone OS… vai funcionar inicialmente no Google Nexus… até que ponto é que a Cononical não poderá ter problemas com a Google? Ou por exemplo se este SO para tablets, dê-se para funcionar no iPad ou no Surface, acham que a Appel e a Microsoft, não iam logo processar a Canonical?
Enquanto apenas utilizarem o hardware produzido a pensar em outras empresas em vez na sua… não vão longe!
Tem que dar argumentos as empresas de hardware para que elas possam implementar o seu SO nos seus equipamentos de origem, só assim é que vão longe, como fez a Google com o Android.
Até lá, os principais e maioria dos utilizadores será apenas aqueles que tem grande interesse pela informática ou conhecimentos mais avançados na área.
Funcionará em todos os tablets ou só alguns como o Asus transformer, Google Nexus 7?
Mas em que pontos iria ser melhor que o irmao Jellybean?? Será que vai vale apena no meu nexus 7???
É capaz de ser muito bom, mas sem uma loja de aplicações como a play store (apesar de tudo), eu digo:
Não, muito obrigado 🙂
Apenas um reparo: Se trocassem onde diz Ubuntu por Windows 8/RT, não ia reparar na diferença. Todas ou quase todas as features apresentadas estão presentes nativamente também no Windows 8/RT. Acho estranho serem apresentadas como uma grande novidade…