PplWare Mobile

Ubuntu é mais seguro que Windows 8 e MacOS X

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. ked says:

    O Ubuntu 12.04 LTS vence o OS X 10.8 por 3 pontos e na categoria de política de updated e colocam um título “Ubuntu é mais seguro que Windows 8 e MacOS X”? Vocês só podem estar a gozar ou não percebem nada do assunto!

    • Pedro Pinto says:

      Ked,

      É isso mesmo que diz o relatorio. (Por um se perde, por um se ganha…não estamos a inventar nada..e a entidade que fez a avaliação tem credibilidade)

      • ked says:

        E diz-me lá o que querem dizer com política de updates. Vais-me dizer que a Apple é lenta a responder aos problemas críticos? Por amor de deus. Até digo mais, para mim é mais fácil invadir uma máquina Linux do que uma máquina com OS X Server. Enfim…

        • Tiago says:

          Deixa lá ked, para a próxima compras um PC mais baratito e podes invadir na mesma o que quiseres.

        • Nelson says:

          “Device Update”

          Por acaso, aí eu tenho de concordar com eles…

          O OSX é excelente, mas e se for para ter um PC a correr 10 anos? Há 10 anos atrás, ainda era PowerPC a rular, um Mac com mais de uma certa idade, já não pode receber updates.

          Isto não é importante para um telemóvel, PC ou mesmo para uma Workstation, pois têm tempos de vida útil reduzidos, porque daqui a 5 anos, já estão obsoletos… Já será altura para comprar um sistema novo…

          Agora para muitas maquinetas que vão estar a servir, e para thin clients, suportar muitos anos de updates, é de facto importante.

          • int3 says:

            yup Nelson, principalmente num servidor que nao se desliga durante anos e nem se pode fazer updates, quando chega a hora de fazer (se for OSX) nao pode porque está obsoleto. Temos que instalar tudo novamente? Comprar mais licensas (se for windows server)?

            De facto, Linux tem incrivelmente boas políticas de updates.

          • Nelson says:

            Não se desliga, nem para fazer updates? Isso é mito ou quê?

            Claro que se desligam!

            Por isso é que tens clusters (vários a correrem a mesma coisa), e vais atualizando um de cada vez… Ou virtualização, nos serviços críticos 😉

          • Nuno Vieira says:

            O linux só precisa de ser reiniciado quando é actualizado o kernel. E usando o Ksplice até isso se consegue evitar. Embora em workstations e computadores normais um restart não é grave, num servidor já é mais complicado. Ou pensas que Sysadmins dos grandes clusters não têm mais nada a fazer que não instalar updates e reiniciar servidores. Existem máquinas linux a correr que têm uptimes de anos.

        • Carlos says:

          Podes não gostar mas aqui há uns tempos a Apple demorava vários meses a corrigir falhas graves de segurança na sua versão do Java. Demorou tanto tempo que quando foi aquele aurto de ataques no ano passado isso fez com que Macs da Facebook, Microsoft e da própria Apple estivessem entre as vitimas.

        • Fernando Pereira says:

          Acho muito engraçado as pessoas com conhecimentos empíricos criticarem um estudo científico e não terem a capacidade de investigar ou apenas consultar os argumentos apresentados antes de escrever baboseiras.

          Ao consultar o relatório detalhado na secção relativamente aos updates dos devices, deparei que não há nenhuma referência sobre a questão de segurança intrínseca dos updates, no entanto o ponto que faz que o OSX fique abaixo do Ubuntu é que num ambiente empresarial não é possível a gestão centralizada das actualizações, estando estas dependentes da interacção do utilizador.

          Eis o texto original no OSX:
          “Device update policy
          MDM can be used to audit which App Store software and OS versions are installed on a device. The enterprise cannot control when the applications or OS software are updated. These updates rely on user interaction.”

          Agora o texto do Ubuntu:
          “Operating system security updates can be configured to be automatically applied. Using the recommended automatic setting, application updates are installed automatically when the device is switched on. Kernel updates are applied when the user restarts their Ubuntu device.”

          Agora se este argumento é verdadeiro ou não, isso não sei dizer, mas segundo o organismo britânico que promoveu este estudo tudo leva crer que é fiável.

          • Nelson says:

            É verdade, e eu confirmo.

            O OSX só saca os updates e põe uma notificação para instalar.

            O ubuntu por defeito, faz o mesmo.

            A diferença é que no ubuntu podes forçar remotamente a atualização (nem que seja por ssh). Já no Mac, acho que não.

            Isto, para qualquer pessoa com miolos, não é problema. Agora,para organizar milhares de computadores, é uma pedra no sapato!

            Se acham que isso faz do ubuntu mais seguro? Só os fanboys.

          • Nuno Vieira says:

            O Ubuntu dá para ser configurado para instalar automaticamente as actualizações, o Mac não. As actualizações do ubuntu podem ser controladas usando ferramentas de gestão de sistemas como o Landscape, o Mac não.

          • pedro says:

            antes de a apple existir ja o sr churchill falava dos seus users:

            “Os homens tropeçam por vezes na verdade, mas a maior parte torna a levantar-se e continua depressa o seu caminho, como se nada tivesse acontecido.”

            e o mais giro disso e que alguns deles tropeçam e em vez de se fazerem de desapercebidos ainda se fazem de entendidos…

            o estudo desenvolvido (neste caso) pelo governo UK não é viavel, mas se o mesmo estudo tem apresentado o systema osx como vencedor, ai sim ja seria viavel..

            vou dar um bom exemplo daquilo que falo: a uns anos atraz os users apple diziam que o mac era bom para design porque as maiores firmas de design o usavam!

            mas agora que as maiores firmas de design usam linux, o facto ja nao entereça para nada e tambem nao prova nada… <– very funny apple users

            em termos de virus/vulnerabilidades é mais facil invadir um apple sem uma solucçao AV updated, doque invadir um windows com a mesma solucçao activa, foi por observar isto que disse a 4 anos atraz que os users apple eram os melhores alvos online!
            apple users = iDiots

        • Dan32lx says:

          Liberta-te, abre os teus horizontes. open your mind. não sejas tacanho!

        • leor says:

          Essa foi boa para rir 🙂

        • pedro says:

          Kali Linux · 444 subscribers
          iDiots = definiçao dada por hackers a apple fan boys…

          1ª os iDiots nâo sabem que a APPLE é um systema operativo, e que os systemas operativos não fazem HARDWARE, a apple, windows, bsd, solaris e o linux compram o hardware a firmas como: INTEL, RADEON,etc. quer isto dizer que o HARDWARE installado dentro dum APPLE é o mesmo que pode ser encontrado dentro dum WINDOWS “porque a INTEL quando desenvolve um novo PROCESSADOR nao tem que fazer um chiptech para bsd outro para windows outro para linux outro para solaris (eles desenvolvem o mesmo chiptech para todos os systems operativos)

          “POR ISSO QUANDO DIZEM QUE A APPLE TEM UM FANTASTICO HARDWARE É MENTIRA PORQUE O HARDWARE INSTALADO É IGUAL AO INSTALADO NO SYSTEMA WINDOWS, SO QUE DEPOIS DE LEVAR COM A BRAND APPLE O MESMO HARDWARE PASSA A CUSTAR 3 VEZES MAIS”

          2º o systema operativo IOS é baseado no UNIX desnvonvido pelo genio DENNIS RITCHIE, e o que os developers da apple tiveram que fazer foi so desenvolver uma INTERFACE GRAFICA (GUI) para o UNIX kernel para fazerem o seu IOS “é por esta razao que a SYNTAX da linha de commands é praticamente a mesma em todos os systemas UNIX [apple, bsd, linux, solaris]”

          3º em BENCHEMARK tests (benchemark é software feito para medir o desempenho de systemas operativos ou de software instalado) o LINUX provou ser mais RAPIDO, mais SEGURO, e consome menos recursos a trabalhar (o meu gasta 190 mb de RAM e o teu MAC consegue? nunca nesta vida ou na outra a seguir)

          DESDE O ANO 2006 QUE O LINUX APRESENTA MELHORES RESULTADOS EM TESTES:
          http://sekhon.berkeley.edu/macosx/

          4ª quando dizem que a apple nao tem virus os iDiots desconhecem que dos 5 systemas operativos mais vendidos só o windows tem mais virus/vulnerabilidades que a APPLE
          podem encontrar exploits/payloads para systemas operativos apple em websites como:
          http://www.exploit-db.com/search/?action=search&filter_page=1&filter_description=apple&filter_exploit_text&filter_author&filter_platform=0&filter_type=0&filter_lang_id=0&filter_port&filter_osvdb&filter_cve

          a conferencia ‘cansecwest’ é realizada todos os anos para se testar vulnerabilidades nos systemas operativos mais usados e no ano passado foram submetidos a testes a apple o windows e o linux, adivinhem qual dos 3 systemas foi remotamente invadido primeiro?
          o windows? o linux? ou a apple? pois quem foi invadido primeiro foi a apple pelo researcher ‘charlie miller’ ganhando assim 10.000 dollars as price money:
          https://www.youtube.com/watch?v=no11eIx0x6w

          ainda este ano foi realizados testes de segurança aos 3 systemas mais vendidos pelo governo UK e mais uma vez o linux saiu vencedor (sendo mais seguro que a apple), podem verificar o estudo desenvolvido aqui:
          http://www.techrepublic.com/blog/linux-and-open-source/linux-the-clear-choice-for-security/ ou aqui podem encontrar o report completo:
          https://www.gov.uk/government/collections/end-user-devices-security-guidance

          5º quando dizem que a APPLE é boa em design estao a mentir, porque se repararem as maiores firmas de design deste planeta usam linux e nao apple (PIXAR,DREAMWORKS,DISNEY,HOLLYWOOD) e no mundo do RENDERING a APPLE
          nunca chegou a ser opçao para eles (porque desde o principio que os estudios usam MICROSOFT RENDERFARMS e actualmente estao a mudar para LINUX RENDERFARMS),observando a historia podemos ver que a APPLE nunca foi opçao em RENDERING e é verdade que a PIXAR equipou APPLE nos seus PC’s (personal computers) durante algum tempo, mas isso deveu-se ao facto de na altura steve jobs ter comprado a PIXAR, mas hoje em dia a PIXAR migrou para LINUX.

          PIXAR RENDERING SOFTWARE BIG ON LINUX NOT MAC:
          http://blogs.computerworld.com/pixars_rendering_software_big_on_linux_servers_not_mac

          aqui podes ver os estudios da PIXAR a usar o systema operativo Ubuntu nos seus pc’s:
          https://www.youtube.com/watch?v=ovz-VvVhJIM

          6º o sansung galaxy ganhou o premio de melhor smartphone no mercado desde a 2 anos a esta parte nos maiores certames de tecnologia movel (GLOBAL MOBIL AWARDS) e este ano (2014) quem ganhou foi o HTC one, deixando o galaxy S4 em 2º lugar e o fantastico iphone (construido pela sansung) num honrroso 3º lugar…

          GMA 2013:
          http://www.dsstyles.com/news/2013/samsung-wins-5-awards-at-gsma-global-mobile-awards-2013.html

          GMA 2014:
          http://www.techweekeurope.co.uk/news/mwc-2014-htc-one-wins-best-smartphone-global-mobile-awards-140107

          “the iphone its better build than android” thats why in the blender the iphone it fuck up more fast
          https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=rofgMueCOqo

          7º sou um profissional de segurança de redes (IT security pro), e custumo fazer testes de penetraçao (pentesting) contra varios systemas operativos ou software instalado por isso uso os seguintes systemas operativos linux ubuntu 12.04, mac osx, windows,ghost BSD,free BSD, solaris, backtrack-linux, kali-linux, e mais alguns systemas operativos desenvolvidos por amigos meus para pentesting..

          POR ISSO SEI PERFEITAMENTE O QUE È UM APPLE PERSONAL COMPUTER (pc) E O QUANTO ELE VALE….

          ——————————————————————————————————
          sinceramente estou para aqui a perder tempo a ensinar a IDIOTAS a verdade, por isso se quiseram aprender alguma coisa deixo aqui varios links para tirarem as duvidas e FINALMENTE SABEREM O QUE ESTAO A USAR:

          95% OF THE WORLD TOP 500 SUPERCOMPUTERS RUNS LINUX
          http://itsfoss.com/95-percent-worlds-top-500-supercomputers-run-linux/

          USA NAVY TURNS TO LINUX:
          http://news.cnet.com/8301-11386_3-57449783-76/u.s-navy-turns-to-linux-to-run-its-drone-fleet/

          LINUX RULES IN THE FINACIAL:
          “The trading shops saw that the lowest latency solutions would only be possible with Linux,” Lameter said. “The older Unixes (apple,bsd,solaris) couldn’t move as fast as Linux did.”
          http://www.computerworlduk.com/in-depth/open-source/3297284/linux-rules-the-world-of-international-finance/

          NASA OPTA POR USAR LINUX:
          http://www.cbronline.com/news/nasa-opts-for-linux

          NSA = selinux
          http://www.nsa.gov/research/selinux/

          CERN = casa dos maiores cientistas deste planeta
          http://linux.web.cern.ch/linux/

          SE NAO SABEM FACTOS SOBRE A CONVERSA ENTAO NAO INDUZAM AS OUTRAS PESSOAS QUE TAMBEM NAO SABEM NADA SOBRE O ASSUNTO EM ERRO (PORQUE VOÇES NAO GANHAM NADA COM ISSO E AOS OLHOS DE QUEM SABE DO ASSUNTO VOÇES SO PASSAM POR IDIOTAS)…

        • pedro says:

          conferencia ‘cansecwest’ é realizada todos os anos para se testar vulnerabilidades nos systemas operativos mais usados e no ano passado foram submetidos a testes a apple o windows e o linux, adivinhem qual dos 3 systemas foi remotamente invadido primeiro?
          o windows? o linux? ou a apple? pois quem foi invadido primeiro foi a apple pelo researcher ‘charlie miller’ ganhando assim 10.000 dollars as price money:
          https://www.youtube.com/watch?v=no11eIx0x6w

          pelos vistos percebes a brava do assunto… nem nunca na tua vida deves ter invadido um pc remotamente e pensas que sabes do que estas a falar, vai estudar pentesting e depois voltamos a falar quando tiveres mais duvidas…
          emfim… apple fan boys = iDiots

    • ked says:

      Esqueçam os ponto. O OS X 10.8 teve 4 laranjas e 8 verdes e o Ubuntu 12.04 LTS teve 3 laranjas e 9 verdes. Como disse a diferença está na políticas de updates e colocam um título daqueles. É só mesmo de quem está a gozar ou não percebe nada do assunto.

      • Fernando Pereira says:

        Repito o que escrevi acima:
        Acho muito engraçado as pessoas com conhecimentos empíricos criticarem um estudo científico e não terem a capacidade de investigar ou apenas consultar os argumentos apresentados antes de escrever baboseiras.
        Ao consultar o relatório detalhado na secção relativamente aos updates dos devices, deparei que não há nenhuma referência sobre a questão de segurança intrínseca dos updates, no entanto o ponto que faz que o OSX fique abaixo do Ubuntu é que num ambiente empresarial não é possível a gestão centralizada das actualizações, estando estas dependentes da interacção do utilizador.
        Eis o texto original no OSX:
        “Device update policy
        MDM can be used to audit which App Store software and OS versions are installed on a device. The enterprise cannot control when the applications or OS software are updated. These updates rely on user interaction.”
        Agora o texto do Ubuntu:
        “Operating system security updates can be configured to be automatically applied. Using the recommended automatic setting, application updates are installed automatically when the device is switched on. Kernel updates are applied when the user restarts their Ubuntu device.”
        Agora se este argumento é verdadeiro ou não, isso não sei dizer, mas segundo o organismo britânico que promoveu este estudo tudo leva crer que é fiável.

        • Carlos says:

          Uh…
          Isso por acaso levanta um bocado a questão da credibilidade… No OS X ter atualizações automáticas é um problema, no Ubuntu não é?
          E porque é que o Windows 7 e 8 não estão a verde nesse ponto se no Windows as atualizações são como o administrador de domínio quiser e pode-se controlar quais atualizações são instaladas usando o WSUS?

          • Rascas says:

            Do documento do osx 10.8:
            “10. Device update policy The enterprise cannot force the user to update their device or software.”

            “E porque é que o Windows 7 e 8 não estão a verde nesse ponto se no Windows as atualizações são como o administrador de domínio quiser e pode-se controlar quais atualizações são instaladas usando o WSUS?”
            Se fores daltónico podes acreditar em mim: Está a verde nesse ponto.

      • Mario Junior says:

        Caraca, esse Ked é fanboy doente da Apple, hein? rsrsrsrs

  2. Emanuel Vitorino says:

    Fantástico e sim, o Ubuntu é muito seguro, eu próprio o uso para dia-a-dia, só arranco o windows quando preciso de aceder a alguma jogo ou programa Windows. (O Wine apenas desenrasca, não é lá muito estável :P)

    • patricioCaldeira says:

      Ubuntu e seguro porque ninguem o usa…ja o android e o mais penetravel ao contrario do ios segurissimo! So no ios me sinto seguro para aceder as contas bancarias, nem no pc o faco. Iphone na frente e o resto vem de arrasto mas so la vao com lowcosts.

      • José Antunes says:

        Sim, sim o ios é segurissimo… tu deves ser é louco! e já agora, quando vais ao banco pelo teu lindo e caro phone usas a mão esquerda ou direita para entrares mais seguro?

        • Nelson says:

          Também querias ter um iphone?

          Eu quando vou ao meu banco, uso qualquer uma das mãos, tenho dois dedos de cada mão no touchid.

          • pedro says:

            para que eu quereria um iphone se ja existem 2 smartphones melhores?

            1- htc one (vencedor do ultimo global mobil awards)

            2- samsung galaxy S3 (vencedor no ano 2012 e 2013)

            por isso so se eu fosse muinto louco e que gastaria 3 vezes mais num smartphone ultrapassado pelas outras duas marcas..

        • Ru1Sous4 says:

          Os dispositivos com iOS começam nos 249€ -_-‘

          Realmente mt caro… dasss

      • Emanuel Vitorino says:

        olha bem para o relatório e vê bem, às de reparar que o iOS 6 perdeu para com o android 4.2 que está mesmo ao lado, e agora n venhas dizer sobre o 7 porque o android 4.3 e 4.4 já ganharam à muito tempo e por muito mesmo.

  3. Nelson says:

    O Ubuntu é seguro, sim, é o “normal” para um SO minimamente sério de hoje em dia.

    Porém, essa tabela foi feita por um idiota.

    (Fonte: Possuo habilitações para isso)

    SecureBoot é um produto comercial, não uma especificação, é como pôr na lista de especificações “é um iPhone”, claro que todos iam falhar aí… menos o iPhone.

    • Nelson says:

      PS: O Ubuntu já tem os pacotes assinados?

      É que se não tiver… como dantes, só tenho uma coisa a dizer: LOOOOL! Noobs!

      • Emanuel Vitorino says:

        É engraçado, falas em iPhone mas se reparares, mesmo ao lado do android 4.2 está o iOS 6 (que é o sistema com qual o 4.2 competia) e se reparares o iOS perdeu para com o Android.

        • Francisco Pinto says:

          Por acaso se leres bem o android 4.2 perde para para o ios 6 exceto nos Samsung.

        • Nelson says:

          Oi? Onde é que eu falei de iphone?

          O ios ganha claramente ao 4.2, como foi dito, além disso mais de 75% dos aparelhos correm a última versão do ios, já no android esse número, é de apenas 1,1%… Bons updates, não é?

          Ou seja, nem é ridículo o teu post, é mesmo cômico…

          • Emanuel Vitorino says:

            1. Eu não estou aqui para insultar posts de ninguém
            2. Obviamente que mais de 75% aparelhos da apple correm o ios 7, são produtos exclusivos e os sistemas foram feitos para eles.
            3.O Android apenas 1,1% correm porque estás a pensar nos dispositivos que não são originais Google, se reparares bem, tal como acontece com os iPhones e iPads, 75% ou mais dos aparelhos nexus no mundo também correm 4.4.Queres comparar em termos de segurança o iOS 7 com o 4.4? Lá porque tens o touchID não significa que seja mais seguro, existem inúmeras maneiras de o passar. Queres falar do Find My iPhone? Já está tratado, a Google já lançou uma ferramenta que faz igual. A única infima coisa que podes ter razão é o iTunes pedir a conta icloud associada ao dispositivo quando ele é encontrado/roubado e formatado e tentam ativar outra vez. Sabes porque é que o Android ainda é quase igual ao iPhone em termos de desempenho? Só te digo uma palavra, Dalvik, as nossas apps são escritas em código que depois é interpretado pelo CPU em tempo-real enquanto as apps do iPhone são compiladas e correm nativamente nos sistema, o que as torna mais rápidas, mas há uma alternativa, ART, que compila as nossas apps e ficam a correr também nativamente, e digo-te que já experimentei um nexus 7 com ART, e bateu o iPhone 5S e o iPad Air… e por muito.
            Sinceramente digo-te uma coisa, se soubesses a infima coisa sobre o Linux, não estarias a dizer o que estás a dizer agora.Nem vou falar do SELinux, senão já estaria a envergonhar-te.

          • Ru1Sous4 says:

            Sorry Emanuel mas por os vídeos que vejo o ART (em testes ainda segundo percebi) não apresenta uma diferença considerável para podermos equacionar o Android poder chegar perto da fluidez do iOS e acredita que o digo com mt pena minha. Parece-me mais um “project butter” de forma a tentar atirar areia para os olhos dos users.

          • Emanuel Vitorino says:

            Eu sei que o ART é experimental, existem certas aplicações que são mais rápidas e outras não, acredita como era um Nexus 7 funcionava muito bem pois a Google optimizou-o. Eu acredito que seja mais rápido apenas quando o ART for estável.

          • Ru1Sous4 says:

            Pode ser que para o ano volte a dar um novo salto para Android e deixe o iOS de lado, quem sabe. Por muito que goste do iOS (das aplicações do iOS melhor dizendo), aquelas restrições da Apple matam-me cada vez mais -_-”

          • Nelson says:

            1. Ai não?

            2-3: Ai sim? Qual é a percentagem de computadores feitos nos últimos 4 anos que correm/podem correr a última versão do Windows, OSX e Linux (Ubuntu, por exemplo)?

            Só há uma razão plausível: eles querem-te vender um telemóvel novo. O resto é treta

            3: Não é motivo, o ART é praticamente igual ao Dalvik, e já deviam ter pensado nisso antes. O ART é um JIT tal como Dalvik é desde 2010. Eu já testei os dois no meu Galaxy Nexus. E é um mais “areia para os olhos”.

            O teu argumento não tem fundamento nenhum, já que não tens testes que o provem. Tens? Não, pois não…

            Se eu sei tudo ou nada sobre o Linux, não é do teu respeito, nem é de tua competência avaliar os meus conhecimentos, pois estes já se encontram avaliados por pessoas que não têm que andar a provar nada nos comentários do pplware, como tu.

          • Emanuel Vitorino says:

            mais uma vez,parabéns, quando não tens razão nenhuma continuas com os insultos, eu não estou aqui a provar nada a ninguém, se dizes que o ART é um JIT então eu nem digo mais nada, não vale apena estar a gastar o meu teclado contigo.

          • Nelson says:

            Ó “especialista” do Linux.

            Se quiseres, podes ir dar uma volta, ninguém te pediu a opinião, quando tiveres as mesmas habilitações que eu para falares de Linux, compiladores, interpretadores, etc… falas, e quando tiveres mais habilitações e experiência, se te perguntar alguma coisa, julgas-me. Até lá, respeito.

      • Nuno Vieira says:

        Sim, Ubuntu suporta pacotes assinados desde 2008 se não me engano.

    • Ricardo Luis says:

      Secure boot nos smartphones é o chamado Locked Bootloader. Um Bootloader locked nao permite alterar a kernel header e binario.

      • Nelson says:

        E no Mac é UEFI.

        No entanto, estão a laranja.

        • Rascas says:

          O Windows, Mac OS e o Ubuntu estão a laranja nesse ponto porque nos três dá para alterar o modo como fazem o boot. Por exemplo no mac os e ubuntu dá para fazer boot para single user mode e no windows para a linha de comandos, em todos casos com permissões de administrador.

          • Nelson says:

            No Mac OS, não consegues entrar em modo de administrador sem a password do administrador na mesma.

          • Rascas says:

            Certo! Mas não me estava a referir a isso.

            Experimenta ligar o teu mac e carregar e segurar em Command+S.

            Vê se te pede password e o nível de acesso que tens.

          • Francisco Pinto says:

            Rascas podes por password na uefi. Aí se fizeres comand+s pede a password. É simples arrancas como fosses instalar o Mac OS. Depois nos utilitários vais ter lá a opção para por a pass. Não te podes é esquecer dessa pass. pq depois se precisares de alterar como o Mac arranca qd ligas precisas dela e se não conseguires arrancar o Mac normalmente estás feito.

          • Rascas says:

            Certo! Era só para demonstrar o porque da parte do Secure Boot estar a laranja nestes 3 sistemas, na minha opinião.

  4. neco says:

    Quem vai querer invadir essa jósta, Hacker roubando Nerd é banana comendo Macaco!

  5. manuel says:

    Death to mocosoft and appel!!!!!

    Long live linux!!!

    :ppp

  6. FXX says:

    Ganha a categoria “Device Update Policy” já é o mais seguro. Sinceramente pplware.

  7. Carlos says:

    Sem sabermos exatamente os critérios, isto é um bocadinho irrelevante.
    Além disso, só porque é feito por um departamento do governo inglês, isso não é nem sinónimo de independência nem muito menos de rigor. Ou já nos esquecemos das alarvidades que de vez em quando saiem do governo alemão, e, mais importante, que são os ingleses que são os amigalhaços da NSA?

    • Pedro Pinto says:

      Carlos, tens aí todos os critérios

      • Carlos says:

        Não, não temos.
        Além de alguns critérios serem um bocado vagos, aparentemente no Windows 8 não haver uma forma de, num ambiente empresarial, forçar a atualização de aplicações da Loja Windows (que, já agora está errado, há sim forma de fazer isso) conta como um ponto contra; no OS X não haver uma forma centralizada de, numa empresa, forçar as atualizações (o texto não refere se do próprio OS X ou das aplicações) e de ser preciso intervenção manual do utilizador (que também está errado, por omissão não é) conta como um ponto contra; no Ubuntu não é referido nada disso, e conta como um ponto a favor.

        Comparam alhos com bugalhos com fugalhos e chegam à conclusão que os fugalhos é que são bons.

        Com que critério?

  8. Miguel says:

    E onde está a novidade de que o Ubuntu é o mais seguro? Afinal não foi sempre? Eu já uso linux a uns tempos e não quero outra coisa.

    O facto do Linux ser gratuito com várias aplicações gratuitas, para mim chega para por o MAc OS e o windows no bolso. Agora quanto mais ser gratuito e o melhor…simplesmente vaporiza!

    Linux só tem um pecado, jogos! Mas não se pode ter tudo 🙂

    • Nelson says:

      O Mac também é gratuito.

      A assistência profissional para Linux não é gratuita. Nem durante os primeiros dois anos. No OSX é.

      • Nuno Vieira says:

        A actualização para o 10.9 foi gratuita. Foi a primeira vez que a Apple forneceu uma actualização do Mac OS X gratuita, e não há garantias que a próxima também o seja.

        • Nelson says:

          É gratuito.

          • Nuno Vieira says:

            Desculpa lá o meu português não foi dos melhores. Mas tal como disse a actualização para o 10.9 É gratuita, mas sem garantias que a próxima também o será.

          • Miguel says:

            No teu mundo imaginário…tiveram uma Actualização gratuita e já dizem que o OSX é gratuito!

            Então arranja-me lá o ultimo OSX original se fizeres o favor.

          • Nelson says:

            Também não há garantias que o Ubuntu vai ser gratuito.

            O Mac OS X é gratuito (já vem instalado nos computadores autorizados a o correr), e as atualizações são gratuitas.

            Sei que vos custa, mas o fator preço, já nem argumento é… boa sorte.

      • José says:

        “O Mac também é gratuito.”

        No comment!

  9. Alexandre says:

    Por mais estudos científicos que surjam a dizer que está provado que o preto é preto, vai sempre alguém a dizer que não! O preto não é bem preto, é castanho!

  10. Rui says:

    Os comentários aqui escritos divertem-me. Isto faz lembrar o futebol, não interessam os argumentos, a nossa equipa é sempre melhor que a adversária 🙂

    Não tenho qualquer dúvida de que este estudo se dissesse que o Mac OSX 10.8 era o mais seguro, mesmo usando os mesmos critérios que agora criticam, já a vossa opinião era totalmente diferente. Eu não defendo a Apple e tenho a clara noção de que por norma o PPLWARE passa notícias positivas da Apple, agora, fica-vos mal quando surge uma notícia que vai contra o vosso “Santo Padroeiro” criticarem logo sem terem sequer a noção ou argumentos válidos para contrariar um estudo feito por certo por pessoas que não são nenhuns incultos.

    Só um aparte, caso não saibam, sim, os Ingleses levam muito a sério as questões de segurança e estão quase a par dos americanos, aliás se não sabem, os Ingleses e americanos são “unha e carne”, por isso mesmo é que o principal aliado dos americanos para tudo são …. os ingleses. Trocam informações secretas captadas pela NSA, etc, etc.

    • motard says:

      x10000000000000

    • rand says:

      O teu comentário partiu-me todo xD

    • Claudio Duarte says:

      Fala a voz da experiencia no assunto.

    • Nelson says:

      Se provassem que o OSX era o mais seguro, vinham os totós dos outros SO’s a desculparem-se.

      Há totós a usarem todos os sistemas operativos.

      E é preciso ser grande burro para pensar que estão protegidos por usarem determinado sistema operativo… Para quê? Para porém “123456” como password da conta da Google? E para instalar “descarregue aqui mais de 1000 smiles animados para o messenger”?

      O que interessa, é que utiliza. E isso não foi um teste de segurança, isso foi um comparativo de especificações, ainda por cima, mal feito, a comprar os diversos SO’s.

  11. Pedro says:

    Ui os fanboys todos tolos. Vou buscar pipocas! 😀

    • lmx says:

      lol…trás para mim também heheh…

      Ás vezes é dificil aceitar a realidade para algumas pesssoas…

      Mas não era preciso vir uma equipa de especialistas ingleses dizer isso…a gente ja sabia isso ha muito tempo 😉

      cmps

  12. sigsegv says:

    Sinceramente não entendo como pode existir alguma dúvida! Para além da rapidez com que uma vulnerabilidade é corrigida através de updates no ecossistema linux vs o restos dos fornecedores, o facto de ser uma utilização de nicho permite garantir de que são desenvolvidos menos ameaças já que o investimento para comprometer esses sistemas é muito menos rentável. Não é preciso ser um génio para perceber isso.

  13. Duarte says:

    Já por aqui há uns a tentar justificar porque é que deram uma pipa de massa por um aparelho apple sem ser pelo status…lol!

    Não há justificação, o principal motivo que leva uma pessoa a comprar apple é porque quer apresentar status e ser fashion, pois pela qualidade há igual, melhor e muito mais barato! Basicamente é a mesma coisa dos beats by dr. dre!

    Linux é para quem quer uma coisa fiável, funcional, boa e económica.

    • motard says:

      xlinha e bingo 🙂

    • rand says:

      Não é bem assim, eu tenho um macbook e não o comprei por status (não exactamente por necessidade visto que um Hackintosh provavelmente tratava do assunto) mas sim por comodidade

    • Rui says:

      Dedica-te a outra coisa pois psicologia não é o teu forte 😀

      “o principal motivo que leva uma pessoa a comprar apple é porque quer apresentar status e ser fashion”

      LOLOLOLOLOL

      • Miguel says:

        Já chega, já todos sabemos que adoras apple e que te achas cheio de style…LOL

        E argumentos inteligentes e construtivos para contrariares os comentários que atacas? Não há? Pois..já me esquecias que o teu forte é apple!

        • Rui says:

          Ainda continuas na psicologia infantil do style e afins? 🙂

          Eu já dei a minha opinião varias vezes sobre o que encontrei ao passar a usar Mac com Windows virtualizado em VMWare. Em lado algum disse que os outros eram maus. Corrige-me sff se for mentira. Vou repetir:

          Windows dá menos chatisses virtualizado do que numa maquina fisica.
          Deixei-me de reinstalações, drivers, etc
          Não existe o mesmo problema de virus que existe em windows. Windows virtualizado é só mesmo para trabalhar, e em caso de haver algum problema com a MV, é só repor.
          Tenho um portatil leve, com excelente autonomia (8 a 9h), excelente construção e não me dá problemas.
          Actualização de SO gratis sendo que antigamente era 20/30€.

          Agora diz-me lá tu sábio, que portatil arranjas muito mais barato e com hardware idêntico ao Macbook Air. Deve ser simples para ti.

    • Ru1Sous4 says:

      Pelo status, tives-te piada tu, sabes que quando eu ligo o meu Mac OSX (PC-Hackintosh num HD) fico todo cheio de status a olhar para a maça do load enquanto estou aqui no quarto sozinho, certamente nunca usas-te Mac OSX é a única explicação para esse comentário.

      4 motivos e certamente não são pelo status pois é um desktop normal o que tenho aqui a correr Mac OSX 10.9.1; W8.1 e Ubuntu 12.04

      – Essential Anatomy 2
      – iPhoto
      – iMovie (só por as transições/efeitos/banners)
      – iStudiez

      Agora força, arranja-me la soluções decentes para competir com essas apps no Windows e Linux sff…

  14. Paulo says:

    Ubuntu e OSX são excelentes sistemas em questão de segurança. Mas fiquei impressionado. Mesmo sem contar com os mesmos recursos financeiros, o Ubuntu conseguiu chegar a este nível de qualidade.

    • Preto says:

      +1
      Acho ou acredito que a grande questão é essa…Se pagas queres e esperas que seja o melhor!

      • lmx says:

        pagar mais não é sinónimo de melhor….

        Existem muitas marcas de productos premium…que as pessoas so as compram, porque são objectos de desejo e impusivveis de ter pelo comum dos mortais…estamos a falar de objectos de funcionam como ostentação de riqueza…

        Mas so por si não são sinonimo de melhor…são isso sim sinonimo de diferentes e exclusivos…

        cmps

        • Alex says:

          Gostava de ver esses exemplos de Productos premium que te referes muito sinceramente.

          Os Productos chamados de “premium” tem óbvias distinções, que podem até não ser importantes para ti diga-se, mas para alguém com certeza que serão.

          A nível de qualidade geral, comprares um produto de 1000 euros nunca pode ser o mesmo de um de 500, tirando raras raras excepções.
          Daqui a nada estamos a dizer que um Fiat é a mesma coisa que um Mercedes, um fato na Sacoor é a mesma coisa que um fato da Zara e por ai adiante.
          No caso da Apple – e apesar de não ter nenhum computador da marca – vais a qualquer Worten e percebes perfeitamente as diferenças que existem, tanto a nível de SO, construção da peça em si, enfim acho que não me preciso de alongar. E lá está neste caso especifico, nem percebo como é que pode ser um factor de distinção…o que não falta é Macs por ai.

          • lmx says:

            por acaso não me referia a Apple…mas sim a Apple esta incluida no grupo…

            Pois faz parte de um grupo de marcas com um markting brutal, que cria productos de desejo…a preços gigantes…

            Para comparares melhor um producto tens que ir para productos semelhantes, com o mesmo SO digamos que é mais justo fazer a comparação…

            Existem maquinas ai a venda aos pontapés, e muitas delas não justificam o preço…

            Se calhar até podes comparar um fiat com um mercedes…desde que o Fiat seja um maseratti por exemplo…teem preços mais apelativos e são um espectaculo de carro(Estou a falar de productos premium)!!
            Tens mercedes muito mais caros que não valem muito mais do que metade de alguns maseratti…é so um exemplo…

            Mas nas motos …eles também existem…olha a nossa AJP, por exemplo…tem productos muito bons a metade do preço…mas não é uma marca premium…muito pelo contrario…por isso não se vende tanto…

            Porque preferes um Mercedes de topo a um maseratti?Ou a um peugeot de topo??ou que seja…porque na grelha da frente tem la uma “roda” com uma estrela no meio…e custa uma fortuna, não é para todos, ou melhor é so para alguns…nas motos e nos barcos e nos aviões, e nos portateis, e…sei la onde mais…o mais caro não significa so por si ser melhor!!

            No entanto o mais caro significa algo logo a partida muito desejado…ou seja algo restricto…só acessivel a alguns na sociedade, é um objecto diferenciador de demonstração de riqueza…

            É normal as pessoas associarem algo caro a melhor, mas deve se ter em conta que nem sempre é assim…

            cmps

          • Nelson says:

            Queres um exemplo de “produto premium” que ele falou?

            Alienware
            Smartphones Vertu

            Há produtos realmente premium que realmente são m**** com perfume para cheirar bem (de repente, lembro-me de muitas marcas “audiofilas”).

            Apple claramente não está na lista. Porque gostes ou não, ou tenhas problemas mentais em olhar para além da spec sheet, têm características tangíveis que nenhum outro concorrente oferece.

            Além disso, na computadores de todas as marcas que custam tanto como um Mac para as mesmas spec’w, porque já são computadores de outro nível de construção… Mas aí, nota-se a empresa que gastou mais milhões no projecto desses computadores de gama profissional.

          • Alex says:

            A Apple está incluída no grupo porque? Gostava de ver esses argumentos 😀

            Quanto à conversa dos carros, acreditas mesmo no que estás a dizer? Achas que as pessoas compram Mercedes só para o show off? Devemos viver em planetas diferentes…ou isso ou nunca conduziste um mercedes e falas do que viste do google no forum rasco qualquer.

            Existem sempre casos em que o modelo (seja lá do que for) não corresponde ao preço pedido..mas não é isso que tu dizes, generalizas a marcas e é ai que perdes toda a razão.

            Até o exemplo do Nelson da Alienware peca por ser falso, não por não achar que essa gama de produtos ser hiper inflacionado que acho, mas pela dell também fazer bons produtos.

            E claro, quando compras um premium também compras a marca, mas o requinte extra não deixa de estar lá….quer queiras quer não.

          • Nelson says:

            “A Apple está incluída no grupo porque? Gostava de ver esses argumentos”

            Porque pegas num MacBook ou iMac, e vês a diferença.

            Tem diferenças e, hardware e software.

            Não banha de cobra.

            Se tu valorizas ou não as diferenças, é contigo. Eu valorizo, muita gente valoriza, mas é preciso sabe ver.

            Se preferes esse lixo que se vê nas grandes superfícies, é contigo, mas por muito que escrevas online, só passas por burro, porque mais tarde ou mais cedo, quem gosta de máquinas bem feitas, mais tarde ou mais cedo, compra um Mac, e compra…

          • Nelson says:

            “Até o exemplo do Nelson da Alienware peca por ser falso, não por não achar que essa gama de produtos ser hiper inflacionado que acho, mas pela dell também fazer bons produtos.”

            É falso, porque queres um alienware para fragares os teus amigos nos intervalos da escola, e dizeres que tens dinheiro para um MacBook, mas que não compras um MacBook…

          • Alex says:

            Nelson, no mínimo existe ai algum problema na interpretação do português 😀
            Obviamente que a minha resposta era para o lmx…tirando a parte do Alienware que fiquei realmente na mesma ao ler a tua resposta.

          • lmx says:

            Alex…

            não tem nada a ver…mercedes é bom, tal como muitas outras marcas…

            Mas o que leva a comprar, não é o ser bom…mas sim a exclusividade…

            Não estou a falar dos mercedes dos pobres…estou a falar nas gamas de topo…existem carros de outras marcas, mais em conta e melhores…e não vendem tanto!!

            Quanto a Alienware, sim é verdade essa marca inclue-se no mesmo saco…

            Alienware é Dell…aquecem pa burro, a bateria não dura nada e no final…não levas um producto de qualidade extrema, pelo preço pedido…

            os telefones que o nelson falou…esse é um caso crasso, de productos quase que apenas de prestigio, no fundo nem percebo porque os compram…a não ser pelo facto diferenciador de custarem pequenas fortunas…

            No caso da Apple, existe um pouco de tudo, mas é dificil comparar, pois é um producto unico, e não é facil comparar com outro producto, pois o mesmo tipo de equipamento so existe na Apple..mas os preços do meu ponto de vista deveriam ser mai baixos.

            cmps

          • Ru1Sous4 says:

            Esta aqui um bom exemplo de que o facto de uma marca ser mais cara não implica ser melhor, alias existem “n” exemplos neste mundo.

            http://www.publico.pt/sociedade/noticia/teste-da-deco-a-25-marcas-de-azeite-revela-cinco-fora-da-lei-uma-por-fraude-1604070

        • Nelson says:

          “Mas o que leva a comprar, não é o ser bom…mas sim a exclusividade…”

          Oi???

          Podes dizer isso para muitos compradores, mas para outros, não!

          E não arranjas equivalentes “low-cost” a um Classe SL, um Classe CL, Classe S, etc… simplesmente não há… 😛

          Uma semana, andas num desses “carros do status”, Mercedes ou não, e pegas depois num “normal”, e notas a diferença 😉

          PS: eu nem experiência tenho com Mercedes, porém… 🙂

          • lmx says:

            boas..

            não é uma questão de ser low cost…mas sim de status…um carro muito barato pode ser equivalente a outro, em que esse outro custa 400 mil euros e este(o mais barato) custa 300 mil euros…

            E são os dois umas maquinas brutais…mas ha um que tem mais imagem de marca…e que quando venderes o carro te vai beneficiar, pois não desvaloriza tanto etc(porque o cliente desse carro usado tem o mesmo objecto de desejo que tu…)…bom vais acabar por levar o mais caro…só se não coseguires um emprestimo maior lol 🙂 … o tuga pensa assim…e não é so o tuga…ha de tudo por esse mundo fora…

            A nivel de design e prestações existem alguns maseratis que dão uma coça a esses mercedes, acredita, que eu sigo de perto a marca(alfa,lancia nem tanto, mas maserati e ferrari sim 🙂 )…
            No entanto não são tão requisitados…em primeiro lugar, porque toda a gente gostava de ter um carro alemão…lá esta o erro inicial… “Só por si sinonimo de prestigio e qualidade”, em segundo porque outras marcas não teem tanto prestigio..mas podem ser igualmente bons, ou melhores até(como alguns maseratis, etc)…

            No entanto longe de mim para dizer que mercedes é mau…para mim é a melhor marca de carros alemã…sem duvida nenhuma…no entanto estou a fazer uma comparação, com marcas com status menor… elas existem, não sei se aos magotes, mas algumas existem, e não são tão vendidas, apenas o são para clientes que conhecem os modelos e em que o objecto de posse e de demonstração de riqueza não é tão importante…

            bom :S eu a escrever sou uma lastima, acho que percebes-te onde quiz chegar 😉

            cmps

  15. Paulo says:

    De realçar que o Windows 7 e o 8 obtiveram a mesma classificação que o OSX 10.8 ou sou eu que estou a ver mala coisa?

    • Nelson says:

      Secureboot

      Lol, parabéns, a Microsoft não te deixa instalar outro SO que o Windows que tens… Vai-te gabar disso!

      • Paulo says:

        Não percebi este comentário arrogante mas deu para entender que tu também não percebeste o meu.
        Terminado.

      • Emanuel Vitorino says:

        Mais uma vez Nelson, errado, já existem enúmeras distribuições Linux compativeis com UEFI e Secure Boot. (Ubuntu,Fedora,etc)

        • Nelson says:

          UEFI foi feito para ser compatível, é um standard promovido por: AMD, American Megatrends, Apple, Dell, HP, IBM, Insyde Software, Intel, Lenovo, Microsoft, and Phoenix Technologies. chega?

          E não tens qualquer protecção contra a execução de qualquer SO. Nunca tiveste num PC com UEFI!

          Aliás, a própria Apple diz que podes instalar o Windows, e só não diz o Linux, porque depois não quer utilizadores a queixarem-se porque a distro deles não funciona, percebes?

          SecureBoot, foi feito com o intuito contrário.

  16. Theboice says:

    Boas, desculpem o off topic mas tenho um Asus EEE pc 10008Ha penso ser um atom 280 a 1.66 com 1gb de ram, como fica caro aumentar a ram para 2gb que distribuição aconselham para uso doméstico/estudante. Obrigado.

  17. JP says:

    Calma Fan Boys tristes…. Quando o Ubuntu 14.04 sair a diferença ainda vai ser maior e ainda já não precisam chorar pela diferença mínima 🙂

    • Kombo says:

      ahahahah mesmo =D

    • Atitudes says:

      Ansioso por ela 😀 Dois anos com o 12.04 já chega, venha mais uma nova LTS!!! (mudei com o ubuntu 9.10 e foi história de amor até hoje!! Fui encontrando pequenos problemas como é normal (e resolvi-os todos), já problemas GRAVES como costumo ter com outros SO, nunca mais os vi 😀 )

      Quanto ao resto dos comentários que fui seguindo…hilariantes na sua maioria, poucos souberam analisar o estudo reazliado e tirar conclusões mas muitos gostam de mandar “bitites”…Haja gente para tudo…

    • Ricardo says:

      Há pessoal que se esquece que o Ubuntu é grátis e mesmo assim está na frente.
      Na minha opinião o que vai na cabeça da maior parte dos utilizadores é o seguinte:

      Windows user:
      “Épá que pena que este programa não corre no Ubuntu se não mudava já :(”

      MacOS user:
      “Gastei uma pipa de massa nisto agora tenho de dizer que é muuuuito melhor que os outros. Para além disso, tenho uma maçã que dá luz e dá bué de style ao meu quarto. Sou fixe e cheio de pasta. iBelieve that! (cool)”

      Btw, também estou à espera da próxima LTS 🙂

      • Rui says:

        LOL, mais um psicólogo 😀

        Larga isso da psicologia que não tens vocação 😛

      • Nelson says:

        Lol, provavelmente nem programar sabe…

        Mais um chmod -R 777 *

        • Ricardo says:

          Pois Nelson, agora é preciso saber programar para fazer contas e utilizar um pc. Ou até para ter o mínimo de informação sobre tecnologia.

          Provavelmente nem pensar sabes…
          Mais um troll.

          • Nelson says:

            Não. Para usar um PC.

            Mas é preciso saber programar, e muitas mais outras coisas, para comparar SO’s.

            Ainda por cima, julgar os utilizadores de outros SO’s, como ele julgou.

            É normal, já que a maioria das pessoas que percebem da cena, não ligam se é OSX ou Linux ou Windows. E são mais educadas, menos julgativas, e não é uma questão de “equipas”.

            Mais um troll.

    • Rui says:

      Se puderes dar uma ajuda, arranja aí uma alternativa com linux equivalente ao Macbook Air 13, em se seja tirar da caixa, ligar e usar.

      • Miguel says:

        Assim de repente…um toshiba protegé z30 com windows 8 e Ubunto 13.04 com dual boot através do grub…o melhor de 2 mundos com uma máquina poderosa 🙂

        Quanto ao tirar da caixa e usar!!!!! Não é isso que esperamos sempre? A menos que velha avariado!

        • Rui says:

          Por acaso estava à espera de algo bem barato, e não ao mesmo preço dum Mac.

          Como estão sempre a dizer que os Mac’s são caros, pró estilo e status… Afinal é o mesmo preço.

          Algo aí na casa dos 500/800€?

          • Miguel says:

            Trocas o protege z30 por um Acer Aspire S3-951-6646…fácil e há mais baratos!

            Bom mas também não é justo o z30 é mais máquina de o mac!

          • Rui says:

            @Miguel, consegues explicar no quê o Z30 é melhor que o Macbook Air?

            Como dizes que não é justo deves ter aí algum argumento de peso para dizeres isso. Ou é só falar por falar?

            Sobre o preço, obvio que para comprar, compro portateis para trabalhar, não para ir ao facebook. Mas como dizem que Mac é pró status… deve haver aí algum modelo com Linux, linha profissional e por menos de 800€. Estou na espectativa….

        • Miguel says:

          onde é que se encontra essa máquina à venda com Ubuntu?

        • Nelson says:

          Lol, qual é a vantagem desse então para o Mac?

          Não engolir sapos online?

          • Rui says:

            Não tem a maça atrás logo não é para o status 😀

            Ainda gostava de ver algo que realmente fosse barato e com linux, mas está complicado.

            É mais facil colocar rótulos nos outros e dizer que quem compra Apple é atrasado mental do que apresentar argumentos concretos.

            Uma coisa tão simples como encontrar um portatil equivalente ao Mac Air mas com linux e a unica coisa que apresentam é um portatil com windows ao mesmo preço do Mac Air. Fantástico!!!

            É só psicólogos por aqui 😀

          • Miguel says:

            Tens uma máquina mais poderosa em termos de hardware e ainda todas as vantagens do Linux e Windows numa só máquina.

            E atenção que o protege z30 pode ser do preço do Mac mas é muito mais máquina sem comparação!

          • Rui says:

            @Miguel, explica lá isso de ser mais máquina que o Mac que ainda não percebi… Fundamenta lá a tua teoria

          • Nuno Vieira says:

            Cá em Portugal vai ser muito difícil encontrar encontrares um computador com linux. Max existe sempre a System76, ZaReazon que são duas marcas especializadas em sistemas linux. A Dell, Lenovo, IBM, HP e ASUS também têm à venda portáteis com Ubuntu.

          • Ru1Sous4 says:

            Engraçado como o Rui já por duas vezes perguntou “explica lá isso de ser mais máquina” e ninguém responde… xD

    • Nelson says:

      Como utilizador Linux que sou, são comentários tristes como este que prejudicam a imagem da plataforma.

      • Carlos says:

        É.

        Eu também acho que há muito fanboy do Linux que faz um sério desfavor ao Linux.

        É a ignorância fenomenal sobre a concorrência, são os insultos idiotas (ainda se ao menos fossem insultos imaginativos…), é tanta coisa.

        E depois admiram-se que as pessoas normais prefiram esmagadoramente o Windows e o OS X…

  18. Ricardo Vieira says:

    Acredito, no entanto, quando for usado massivamente, a historia será outra.

  19. Fábio says:

    Gostava imenso de migrar do windows para ubuntu, existe alguma aplicação que corra no windows para ver que programas nao sao compativeis ou alternativas?

  20. Mota says:

    Acho que isto de que o Ubuntu é realmente fiável (vemos a própria nasa e muitos governos a usar), eu pessoalmente gosto bastante de linux mas não consigo mudar em definitivo.

    Isto levanta um problema, e quando o Ubuntu começar a receber códio malicioso? ou acham que essa segurança vai durar toda a vida?! , no windows têm antivirus o que garante alguma segurança.

    Ainda assim, Ubuntu ftw (;

    • CMatomic says:

      Quando houver vírus para o Ubuntu/GNU/Linux , e que existe já alguns , é que em linux ele pede licença para entrar no sistema , no windows o vírus é mal educado , entra e não diz nada a miguem .

      E esta é a diferencia entre um vírus em linux e no windows .

      Por isso uma boa pass em sistemas UNIX like como é o Linux é muito importante , utilizar o sistema como ROOT é como deixar a porta aberta como se fosse um bar de alterne .

  21. Mike says:

    Estes Apple fan boys tornam-se ridículos.

    • Rui says:

      Podias dar um contributo inteligente ao debate e arranjar um concorrente equivalente a um Macbook Air mas com Linux.

      Atenção que o hardware deve ser equivalente.

      • Nelson says:

        Também estou à espera,

      • Ricardo says:

        Quantos portáteis da ‘Linux’ conheces?

        • Rui says:

          Nenhum

          Nota que em lado algum eu disse que Mac é melhor que os outros.

          Em função de todos os adjectivos que lançam aos “Apple Fan Boys”, que compram pelo status, para mostrar, etc, seria interessante que fossem apresentadas alternativas verdadeiramente cocorrentes e explicassem o porquê. Simples 🙂

        • Rui says:

          PS: Eu não disse portateis DA Linux. Lê novamente:

          “equivalente a um Macbook Air mas COM Linux.”

      • lmx says:

        esta é uma boa maquina…
        http://www.dell.com/learn/us/en/555/campaigns/xps-linux-laptop

        não existe o mesmo tipo de equipamentos, porque a Apple tem equipamentos com determinadas caracteristicas que definem o glamour da marca, e são unicas…

        Mas existem boas maquinas que podem servir como equipametos parecidos…nunca iguais, pois não são MAC e não teem o SO da Apple, logo é muito dificil comparar…

        As comparações entre diferentes Os’s pode ser complicada…

        cmps

        • Rui says:

          Boa maquina da Dell. Muito parecida com o Mac Air mas com algumas lacunas e virtudes. Não tem leitor de cartões SD, na config que vi aparentemente só tem uma porta usb 3.0, o ssd é eSata em vez de PCIe, mas o ecrã é 1080p. Acho uma boa alternativa.

          Acho que se fala demasiado no glamour, status, etc, sempre que se fala de qualquer coisa apple.

          Já perguntei N vezes a ver se encontram portateis com caracteristicas semelhantes (linha profissional) a um preço realmente inferior, tipo 200 ou 300€ pelo menos. Respostas: zero.

          Fico com a ideia que as opiniões do contra baseiam-se apenas no facto de terem mesmo de ser do contra. Ainda não vi nenhuma resposta do tipo, está aqui este portátil que custou menos X que um Mac Air, tem estas specs que são equivalentes, e obtive estas vantagens no uso desta plataforma.

          • lmx says:

            pois, alternativas existem, mas com essa diferença de preço não mesmo!!

            Há determinados componentes nestes portateis que os tornam premium, e apesar de eles serem mais caros pelo facto de serem premium, as marcas cobram balurdios, muito mais que o racional…o problema é que a concorrencia faz o mesmo jogo…e por isso o comum dos mortais fica sem opção…

            Ou seja se quiser determinada maquina, com determinadas caracteristicas, tem de pagar…não ha hipotse…

            O que eu referi como glamour, não é depreciativo, é mesmo porque a Apple goza de um status unico…e isso toda a gente sabe…

            Mas na concorrencia mesmo sem esse status, é dificil obter uma maquina parecida, com a mesma qualidade de ecran, etc…por preços muito mais baixos…e mesmo que sejam mais baixos andam bastante próximos…

            A apple tem hoje maquinas melhores para o preço do que tinha ha uns anos…

            A questão que se coloca, é se preciso de um ecran tão bom, ou de um chassis que é uma obra de arte(de facto do melhor que existe…mas será que se precisa?!)…
            Aqui entre muito a questão de gostos, e gostos não se podem discutir!!

            Este dell, é bom, mas caro e como disses-te tem algumas lacunas, e algumas vantagens…parece que não ha almoços grátis 🙁

            cmps

          • Ricardo says:

            Rui, não me entendas como um anti-apple ou algo do género.
            Até porque o meu desktop é um iMac 27” e admito que ao olhar para qualquer produto da apple o que salta à vista é a beleza dos equipamentos e não propriamente “a maquina” que o pc é ou não. A meu ver é o que marca a diferença entre a apple e a concorrência.
            Se vale a pena ou não pagar mais, cada um sabe de si.

            Como alternativa preço/qualidade tens o Toshiba satellite L830-116 que comprei em jan/fev de 2013 em promoção na Staples a 539€.
            Agora faz a comparação justa do preço/qualidade.

          • Rui says:

            No meu caso, o glamor, o status, etc, estão bem arrumadinhos na gaveta porque não quero saber disso para nada. O que que quero enquanto profissional é um portatil leve e resistente, com boas specs e performance e que não me dê problemas.

            Com o Mac Air consegui isso tudo a um preço que considero aceitavel. Não acho 1300€ por um portatil profissinal muito caro.

            Vi os asus e os toshibas ultrabooks e a sensação que tive foi que tinha dúvidas que durassem mais de um mês sem algo partido. E o preço era semelhante…

            Por estas razões é que acho que a maioria fala e nem sabe do que fala.

          • Sergio says:

            @Rui
            Isso do profissional depende muito.

            Dei pouco mais pelo meu Mac pro e tem características bastante superiores (ok, peca no disco que não é SSD). Com um Air só com muita paciência fazia o que preciso, mas lá está depende de vários fatores. Se queres leve, e com longa duração de bateria, sem dúvida que o Air é uma excelente máquina.

          • Rui says:

            @Sergio, claro que depende de cada um decidir o que é melhor para si. Macbook pro tambem é linha profissional 🙂 E noutras marcas ainda há mais variedade.

            Eu preferi o Air em detrimento do Pro por ser mais leve, ter mais autonomia e um pouco de mais resolução que o Pro (presumo que estejas a falar do Pro sem ecrã retina).

            Quanto ao Pro não ter SSD, tens sempre a opção de colocar um posteriormente. Acho que os Samsung 840 Pro são compativeis e bastante fiaveis. A diferença é abismal!

          • lmx says:

            “No meu caso, o glamor, o status, etc, estão bem arrumadinhos na gaveta porque não quero saber disso para nada.”

            pois eu também sou assim, e sei reconhecer quando um producto é melhor que o outro…depois no meio dos prós e contras decido o que melhor serve os meus interesses tendo em conta o preço…mesmo aqui existe sempre o gosto pessoal…

            Em relação ao Air, é uma maquina muito boa, quer a nivel de bateria quer do resto, e as maquinas da Apple(salvo alguma excepção), estão cada vez mais proximas de preços muito justificaveis, começam a ser uma opção séria…

            se os preços baixarem um pouco mais…a M$ vai ter que fazer o seu próprio hardware…porque vai ficar meio complicado competir…nessa situação com a Apple.
            A Apple podera-se dar ao luxo até de oferecer o SO(como ja começou a acontecer)…a M$ não vai poder concorrer nessa situação…

            cmps

  22. Andre says:

    Mesmo assim prefiro o OSX! Ubuntu é espectacular até um dia em que vais ligar a máquina e tens um problema qualquer com o bootloader (já me aconteceu 2x). Hoje em dia uso Ubuntu mas sempre numa máquina virtual!

  23. Fernando Pereira says:

    Caro André,

    Hoje em dia é fácil corrigir problemas relacionado com o bootload. Existe um aplicação chamada boot repair que repara o boot manager baseado em grub. Reinstala GRUB, Recupera MBR, UEFI, SecureBoot, RAID, LVM, Wubi e repara filesystem.
    Basta arrancar uma live distro linux, instalar e correr a aplicação. Já me safou imensas vezes.

    http://sourceforge.net/projects/boot-repair/

    • Andre says:

      Caro Fernando,

      Obrigado pela partilha! Eu nessas situações felizmente consegui-me safar com a linha de comandos e uns tutoriais. Mas são sempre situações em que me dá aquele arrepio na espinha! E é por isso que para uma pessoa leiga no assunto não aconselho Ubuntu. O que é uma pena porque gosto do SO em si.

  24. Paulo says:

    se estes estudo fossem levados a sério, Ubuntu teria mais quota de mercado, não? 🙂

    • jozz says:

      Paulo,
      Tudo tem a ver com dinheiro, porque achas que não se vêem mais carros eléctricos e os que há são ainda muito caros, depois como é que os ricalhaços do petróleo iam comprar clubes por milhões € e ter torneiras da agua em ouro para lavar as catotas… LOOL

      PS: Até posso estar enganado, mas é a minha opinião…

  25. Fernando Pereira says:

    Vejo que continuam a não perceber o estudo. O seu objectivo é testar o mais fiável sistema operativo no sector publico empresarial do Reino Unido (official public sector). Não é para o consumidor final doméstico.

    Deixo-vos a nota final do relatório:
    “All in all Ubuntu 12.04 LTS stacks up as the most secure of the current desktop and mobile operating systems. Supported by Canonical with free security updates for 5 years, and without malware problems, it’s hard to beat in official public sector applications.
    We are working hard to close the gap and make Ubuntu clearly stand out as the most trustworthy operating system for the future and we hope to make excellent progress before our next LTS release in April 2014, 14.04 LTS, which will be even better.”

    Quase todos os Estados Europeus estão a mudar para tecnologia FOSS (Free and Open Source Software) em todos os seu serviços, incluindo Portugal. Deixo-vos um link onde podem consultar as ultimas actividades no sector publico relativamente à adopção do Linux:

    http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Linux_adopters

  26. jozz says:

    Vocês hoje estão a dar muito trabalho ao Nelson, o que vale é que é pago ao comentário!!!! LOL

  27. JM says:

    Haverá algum medicamento com um princípio ativo semelhante ao do imodium, mas para o cérebro? Perdemo-nos nestes comentários! Tanto stress!

  28. Mário Lemos says:

    Mas existirá mesmo segurança usando o Linux para por exemplo aceder ao site do banco por contraponto com os outros sistemas operativos?!
    Se eu usar o Linux e abrir o email que me diz que ganhei uma herança na Nigéria ou que recebi uma notificação da PSP (que geralmente são artimanhas para inserir trojans na nossa máquina) isso quer dizer que por usar Linux o trojan não vai conseguiur alojar-se na máquina? mas se o fizer em Windows ou Mac já o trojan irá ser instalado?
    Confesso que ainda não percebi muito bem o quão seguro é o Linux relativamente por exemplo ao Windows que utilizo profissionalmente.

    • Rui says:

      Por ser muito mais utilizado em todo o planeta, o SO Windows foi sempre o mais explorado por malware, ao contrario de linux e mac os. No entanto… nada é infalivel.

      Exemplo:
      http://www.zdnet.com/cross-platform-trojan-attacks-windows-intel-macs-linux-7000000872/

      • lmx says:

        Rui..

        entendo o que dizes…mas repara que o linux “nasceu” e tem crescido nas redes a levar porrada a torto e a direito…é normal que seja mais seguro…

        Vais por essa net fora, e vês que o linux tem uma representação massiva a nivel de servidores…e levam porrada o dia inteiro…

        Mas do ponto de vista do user final, ai sim,poderás vir a ter razão… porque as pessoas querem um SO para utilizar e não para perderem dias em questões de segurança…

        O Ubuntu, ou debian, teem por defeito uma firewall muito competente mesmo…melhor que a do windows…

        Depois em cada system call tens sempre no preambulo da chamada uma verificação de segurança que verifica se o user que faz a system call tem permissões ou não para correr determinado código da glibc…este á partida é um dos pontos de fez muita guerra e que fazia com que os amantes do windows dissessem que o windows deveria ser mais rápido que o linux(porque o windows, não faz essa verificação…teoricamente tinham razão…teoricamente…)…mas tal como a historia dos callback’s em opengl vs directx…o linux é mais rapido, e mais seguro…além de muitos outros mecanismos de sandboxing por exemplo que existem no mundo linux ha long time ago…

        agora pondo isto de parte, é evidente que algo que acede ao esterior…está de alguma forma exposto, e apesar de o linux ser só por si mais seguro, tem na mesma a hipotse de ser explorada alguma falha, que mais nao seja via browser, etc…

        cmps

    • JP says:

      Vou tentar ajudar…

      Existem vírus específicos para Gnu/Linux, mas mesmo esses, para conseguirem fazer grandes estragos é preciso nos darmos autorização para isso… Como? Por exemplo instalar um pacote que não fazemos a mínima de onde vem ou quem o fez como Root… E mesmo assim é complicado ( para o vírus ) fazer grandes estragos.

      No Windows todos sabemos que não é assim, basta entrar em certos sites ( as vezes mesmo com antivírus ) e já “ganhamos” um bicho estranho.

      Isto não quer dizer que “amanha” não leias por ai que o Ubuntu ou outro teve/tem uma falha de segurança, mas normalmente nesse mesmo dia que descobrem a falha ela é tapada…

      Já no Windows, bem, a ultima que me lembro foi alguém da Google ter descoberto uma falha no Windows que já lá estava à mais de 10 anos se não em engano e ainda demoraram mais uma/s semana/s para a tapar…

  29. Emanuel Vitorino says:

    Para todos os que acham que eu sou um fanboy android,windows,linux,etc deixem-me esclarecer só uma coisa:

    Eu só uso o Windows por causa dos programas de desenvolvimento (Visual Studio,Office,EMU8086,etc) e por causa de jogos e programas que não conseguem funcionar no Wine no Ubuntu.

    Eu gosto do Mac, é simples, poderoso, e nem falo do multi-tasking porque é brutal, posso ter imensas aplicações pesadas abertas e o sistema não fica lento e é suave, e estranhamente as placas onboard da Intel funcionam muito bem lá, eu uso a intel hd 4000 no Windows apenas porque tenho um HP com Gráficos Alternáveis Dinâmicos. O Windows é rápido quando não está a carregar nada, mas comparando o Mac com o Windows, digo logo que o Mac bate, em rapidez, fluidez, quase tudo, excepto jogos, o mercado nos macs de jogos ainda n tá tão explorado como o Windows(apesar de haver certos titulos de peso como BioShock e etc).

    Mas o Linux é o máximo que consigo ter para poder ter o melhor dos dois lados, apenas arranco o Windows quando trabalho ou divirto-me (jogos), como tenho AMD os jogos no Linux ainda são cheios de BUGs. Se puder, não compro macbooks nem iMacs, faço eu um Hackintosh e sai-me muitissimo mais barato.

    Agora posso dizer que sim, sou fã de android, mas apenas porque o iOS não me permite fazer o que eu quero como alterar a ROM do meu aparelho, fazer root, adicionar funções, personalizar o sistema, etc. de resto faz-me tudo o que o iPhone faz, ouço musica, chamadas, msgs, jogos,etc

    O que quero dizer com isto é, independentemente de que sistema ou dspositivo tenham, as pessoas terão sempre opiniões diferentes, tal como os sistemas serão SEMPRE diferentes, O Windows e o Mac não se podem comparar pois são completamente diferentes, o Windows foi feito para correr em qualquer dispositivo à face da Terra, o Mac só foi feito para produtos Apple e os Hackintosh só funcionam com certo hardware também. o Android é a mesma coisa, foi feito para correr em tudo mesmo, até em x86 se for preciso e o iOS foi feito para os iPads,iPhones e iPods, não se podem comparar, nunca. Independentemente do quão vocês discutam aqui, nenhuma pessoa vai mudar a sua opinião. Ponto.

  30. cz5yq8i+gcpzhs says:

    http://www.comparebusinessproducts.com/fyi/50-places-linux-running-you-might-not-expect

    penso que ainda falta ai muita coisa

    bolsa de tokyo
    bolsa nova work
    sistema de semaforos americanos
    nsa (alias o selinux) foi criados por eles
    nasa
    ILM
    PIXAr
    e a lista continua.

    nada tem a ver com gadgets e código fechado que de hoje em dia nao serve para nada como o mac os.

    alias no passado o mac teve as suas vantagens, de hoje em dia e no fututo proximo é um OS que nao vai trazer nada de novo e ninguem vais queres saber.
    telemoveis , tables ia sim sera seu verdadeiro mercado.

  31. Rui O. says:

    Uma razão pelo qual os SO’s Linux são seguros:
    Psicologia.
    Linux é OS, toda a gente pode procurar os ‘buracos’, não dá trabalho nenhum. Não é grande desafio para aquele hackers que o fazem por diversão. hahaha
    Agora a sério, em linux toda a comunindade procura os erros e corrige-os. Se não corrige a passoa A da distro X, corrige a pessoa B da distro Y que usa o mesmo pacote e fica tudo resolvido. E com o utilizador por intrevir, não é preciso fazer 5 mil pedidos de suporte a empressas massivas que querem muito pouco saber do cliente, só do seu dinheiro.
    Não é por acaso que as versões do kernel linux chegam a ser da forma X.X.XX.XX [dito assim parece um IP]. São feitas muitas pequeninas alterações de cada vez em deterimento de atualizações massivas que requerem restarts de meia hora [MS, I’m looking at you].
    E sendo sistemas ‘modulares’ é muito mais facil cada um personalizar à sua maneira. Quem quer um server Linux seguro que faça atualizações sem restart e tenha uptimes de uma decada, que o faça. Tão simples, tão livre quanto isso.
    O mesmo para android. É impossivel alguem querer comparar qualquer sistema operativo móvel com o android, porque não existe O Android. Existem MUITOS Androids, com modificações que fazem nem parecer o mesmo sistema [CM X MIUI]. Quando temos à escolha Android CM, MIUI, Touchwiz, Senses, BeanStalk, Carbon, Paranoid, sei-lá-que-mais, como é que podem avariar a segurança geral? Cada um faz à sua maneira. O mesmo para Linux. Se acham que Ubuntu é seguro, exprimentem distros paranoicas pela segurança que voces ficam exclarecidos. Ubuntu é um SO para utilizadores finais, e como tal tem de ser simples. Isso implica deterir muitas coisas, inclusivamente a segurança MAXIMA.

  32. FXX says:

    “Gosto muito do Linux mas como não tem programas de jeito instalo o Wine para correr os programas windows” tá fixe

  33. ked says:

    I don’t have more time for this.

    Configure Automatic Updates on OS X 10.8

    http://kb.mit.edu/confluence/display/istcontrib/Configure+Automatic+Updates+on+OS+X+10.8

    See you!

  34. NoBodyCares says:

    Descobriram a América. -.-

  35. Alberto says:

    Para os fanáticos do Windows em que só punham defeitos no Linux, só posso de uma forma muito humilde e sincera dizer-lhes o seguinte:

    – Toma……incha!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.