O Ubuntu também já chegou à loja de aplicações do Windows
A aposta da Microsoft no Linux chegou com o Windows 10 e, gradualmente, tem ganho força. Esta era uma integração que muitos esperavam, mas que poucos acreditavam que algum dia chegaria a tornar-se real.
Para facilitar, a Microsoft resolveu colocar essas distribuições na sua loja de aplicações e agora chegou mais uma, o Ubuntu. A partir de agora já pode ser instalada como outra qualquer aplicação.
Quando anunciou o Fall Creators Update, a Microsoft alertou que em breve iriam haver novas integrações do Linux, dando uma maior liberdade de escolha aos utilizadores e, naturalmente, novas funcionalidades.
Depois do SUSE ter chegado à loja de aplicações do Windows, é agora hora do Ubuntu ter o mesmo destino e passar também a estar dentro desta plataforma da Microsoft.
Segundo os planos da Microsoft, fica apenas a faltar uma integração. O próximo a dar este passo, e ficar disponível para instalação, é o Fedora, mas ainda sem data marcada.
A disponibilidade do Ubuntu no Windows 10
Importa salientar que estas 3 versões do Linux, que chegaram à loja de aplicações do Windows, ainda não podem ser instaladas por todos e vão apenas estar disponíveis quando o Fall Creators Update for lançado. Até lá, apenas os que estão no programa Insiders podem ter acesso a estas versões.
Todos os que entretanto quiserem ter acesso ao Ubuntu, têm que seguir as instruções existentes, adicionando-a como um complemento do Windows 10. Todos os que estão no programa Insiders e que querem testar o Ubuntu, via Loja de aplicações do Windows, só precisam de aceder a este link e instalá-la.
Este é mais um passo de gigante para que o Linux se integre de forma completa com o Windows 10, dando aos seus utilizadores acesso a todas as ferramentas e a todas as suas principais funcionalidades.
Leia também
Este artigo tem mais de um ano
E quando é que o Windows estará disponível no Ubuntu?
No dia em que a Microsoft colocar o Windows sob licença GPL.
Fantástico! Microsoft em grande.
Trocando por miúdos isso instala o ubuntu ou corre ubuntu dentro de uma sandbox virtualizada?
+1
Chegar chegou…mas nao para todos, como o Sol, que deveria ser para todos, mas alguns, trabalham de noite.
Se os nao podes vencer, junta-te a eles, faz lembrar os automóveis HÍBRIDOS, de que sou alias adepto, o melhor de 2 mundos.
Nao sabes porque? Le o texto, esta la bem explicito que para ja so esta disponivel para insiders, se nao souberes qualquer coisa, primeiro le bem o texto, depois experimenta pesquisar na net, e so depois faz comentarios, pois este teu comentario foi claramente o comentario de alguem que nem se dignou a ler o texto.
Melhor instalar o ubuntu e correr o Windows numa VM. O Linux e de longe superior ao Windows que só crasha para não falar do dolphin ser um explorador muito melhor ao do windows
verdade, aquele Explorer do windows é horrível, qualquer um dos gerenciadores de arquivos das distros Linux são melhores
Isto funciona como uma VM dentro do Windows? Podem dar-me alguns exemplos práticos de utilização desta funcionalidade?
Podes usar ubuntu em 2 clicks sem ativar coisas da bios e configurar VMs, no fundo experimentar a distrai sem as chatices de por a Vm a funcionar . Aconselho a usar apenas Linux ou macOs para quem n precisa de ter controlo sobre tudo. Windows são dores de cabeça todos os dias
So li verdades, ainda tenho que usar windows 10 em dual boot com o Ubuntu somente pelo quesito games, é somente isso mesmo, para jogos o windows é melhor por enquanto, todo o restante das coisas eu faço no Ubuntu.
Alguém sabe se é beta? Anteriormente essa era a única forma de usá-lo.