PplWare Mobile

Ubuntu 9.10 – Instalar programas facilmente

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Aurélio Pita says:

    Evoluíram mas ainda está um pouco verde, veremos como se vai portar nas seguintes edições.

  2. JPedrosa says:

    Falta ainda muita coisa.

    Falta por exemplo um sistema de rankings ou de popularidade.
    Para saber se estás a instalar a aplicação mais conhecida para a situação que pretendes.

    Falta ainda uma melhor categorização.
    Há lá secções com lixo aos molhos.

    Mas,
    pensando bem no assunto, no windows não existe nada parecido 😉
    O que falta mesmo ao linux, é qualquer fabricante poder fornecer um installer.

    Tipo ires ao site de qualquer gajo que faça software e teres lá o installer linux ao lado dos binários windows.

    • Santos says:

      É praticamente isso que falta ao Linux para acabar de vez com a arrogância da M$. Porque será que os fabricantes de software não aderem? Será as conspirações do costume, os gajos do petróleo, os Illuminatis, a Maçonaria, o Pinto da Costa e a Máfia? Porque será?

      • killer says:

        Padrões, na minha opinião, o que falta ao linux é simplesmente isto!

        Dando um exemplo concreto, devia-se adoptar um ficheiro de instalação padrão para todas as distribuições (seja ele .deb .rpm…sinceramente não importa)….acreditem, para um utilizador comum simplificava muita…mas mesmo muita coisa.

        Automaticamente quando se fala em linux fala-se em liberdade, mas acho que toda a liberdade tem de ter um fio condutor.

      • Bruno says:

        Falta mercado. Não compensa fazer softwares para Linux, sendo que este representa 2% do mercado. E mesmo com o a teoria de que tendo tds softwares para Linux, o mercado aumentaria. Mesmo que aumentasse, digamos, para 5% até ano que vem (sim, ia ser um milagre…), muitas empresas ainda assim não investiriam em Linux. =\
        ….
        E isso é uma coisa triste, sendo que sou usuario Linux há mais de 2 anos. Espero que essa situação mude;

      • Pablo says:

        Bom não aderem por muitos motivos, ………..e claro os mais fortes são os LOBS que a M$ faz com várias empresas, batem forte no monopólio, ………..fora que as várias distribuições do linux, contribui pra dividir o grupo, além de perder força também não têm uma liderança para fazer frente às empresas.

    • Nuno José says:

      Mas tem um ranking de popularidade, aliás até tem lá uma opção (e sempre assim foi não é de agora) se querem contribuir para a estatística.

  3. Santos says:

    Boa dica para quem inicia-se no Ubuntu, embora eu ache que o processo anterior já era fácil. Por vezes criam-se dificuldades fictícias, ou seja, por vezes aparecem uns gajos a dizerem que é o “fim-do-mundo” para instalar programas no Ubuntu e há sempre alguém que vai na cantiga. Nestas coisas não há como experimentar para verificar. Se há algum sistema operativo que facilita a instalação de programas, esse sistema é Linux e todas as suas distros.

    • Pablo says:

      Desculpa Santos, ……mas discordo de você, as dificudades não são nada fictícias, acho que você não está olhando com os olhos de um usuário comum, aquele que mau sabe o que é um editor de texto. Então, pra estes, que são a maioria, com certeza o linux não é nada simples!!! À exemplo, instalar um programa, é simples quando ele está bonitinho lá na central de programas do ubuntu, ..mas quando você baixa ele da internet,………aí o bicho pega, tem que utilizar o terminal, sudo, chmod, senha de root, ……fora os atributos dos comandos e ainda verificar quais requisitos de pacotes precisa pra poder executar a aplicação!!! Pra um usuário comum, ……sair procurando isso em forum e executar, …..é o fim do mundo com certeza. Enquanto que no windows basta dar dois cliques e next->next->finish.
      Pessoal acho que o linux tem suas vantegens assim como desvantagens, …..não podemos ser ‘xiitas’, …..vamos ser mais sensatos nos comentários, ………dizer que a instalação no linux é mais fácil que no windows, …….não dá hein!!

  4. point says:

    Sinceramente, gostava melhor do gestor antigo…. não percebo porque mudaram, visto que não vejo nenhuma evolução relativamente ao anterior.

  5. ZiLOG says:

    O meu problema no Linux não é instalar software. Instalar até é mais fácil do que em Windows. O problema é que por vezes não é criado nenhum link/atalho nos menus de software e não sei onde o programa se instalou…

    • JPedrosa says:

      que programa é que te fez isso?

      de qualquer das maneiras é só alt+f2 e escrever o nome do dito cujo que ele é executado.

      • kinato says:

        Confirmo. Este Alt + F2 é muito melhor que o executar do windows. Independentemente da pasta onde esteja instalado, a aplicação é iniciada.

        • Adolph says:

          Que maravilha que é o linux hein???
          Qualquer droga de programa pra Windows por mais podre que seja consegue criar um atalho facilmente seja no desktop ou no menu iniciar.
          Bom mesmo o lixunix heinn…

          • jpedrosa says:

            se reparares pedi um exemplo e ele nao o deu. e mais. no linux os atalhos estao categorizados de forma a agrupar as aplicaçoes que fazem o mesmo. e isto bem falta faz a o windows. desculpem a pontuaçao estou dificuldades no opera mini beta

          • antónio says:

            isso depende de quem fez o pacote, se não pôs lá essa opção ele não vai aparecer. E é sempre possível editar o menu e por lá o atalho.
            Já agora no linux (normalmente) não o seguinte>seguinte>seguinte>seguinte>seguinte>concluir

            basta: sudo aptitude programxy
            e já está

          • lamarca says:

            Ridiculo

            Malditos alienados pelo windows…
            so quem brinca de apt sabe o que e linux…

      • ZiLOG says:

        Já não me lembro. Era na altura (ainda neste ano de 2009) que tinha Linux e Windows em Dual Boot.
        Mas não aconteceu só a um programa.

  6. Shynkendo says:

    Amigos,continuo a dizer que o Linux Mint,é sem duvida o de mais fácil utilização,digamos que é o ubuntu TURBINADO!!

    • ZiLOG says:

      Concordo contigo. Usei o Ubuntu e depois usei o Mint e gostei muito mais. Mais fácil de fazer as coisas.
      Só tive uma dificuldade no Mint em comparação ao Ubuntu:
      Adicionar as chaves/keys dos repositórios no Ubuntu tem em separador para adicionar as chaves e no Mint não achei onde se faz isso. Tinha que usar a consola.

      • fernando says:

        Por aqui também se usa mint :), e calem-se a más linguas acerca das dificuldades de instalar/desinstalar programas (hehe), querem facilidade instalem um gestor de programas, simples, é esta a abordagem GNU/linux, instalem vocês mesmos o que vos faz falta, porque em linux podem fazê-lo!!!
        Por exemplo em mint nada mais fácil, querem desinstalar? cliquem com o botão direito do rato em cima do programa que querem remover e seleccionem “desinstalar”, 30 segs mais tarde está resolvido, sem complicações, sem reboots, querem mais simples?

        A malta que acha difícil são aqueles que não se dão ao trabalho de aprender outras formas de fazer além da maneira “windows”, mas pesquizem ou procurem uma distro que vos dê logo o que precisem, eu sinceramente considero o mint bem mais fácil de usar do que windows, claro que se forem para um archlinux logo de início vão encontrar dificuldades sérias até terem um sistema 100% funcional (no termo tradicional), mas isso até eu que não sou um guru de linux, apenas um utitlizador normal.

        Procurem uma distro talhada para vós, ou (a melhor opção) escolham uma boa base e costumizem-na ao vosso gosto (tal e qual como fazem com windows).

        Fora de brincadeiras, percebo que demora a migrar de windows por vezes, mas não desistam e muito rápidamente descobrem as vantagens de usar um sistema aberto e 100% costumizável.

        Nota: uso os dois sistemas mint e XP, gosto dos 2, sendo que me identifico mais com a abordagem do 1º…

  7. Gomes says:

    Um dos problemas de muitos utilizadores é instalar os pacotes que não estão no repositório do ubuntu, ex. .tar.gz etc,

  8. fran says:

    eu so queria o rating…

    por exemplo, eu nao uso mto ubuntu, mas queria usar mais… quando lá vou e quero instalar alguma coisa, nunca sei bem qual a melhor escolha a fazer, nao sei quais os melhores programas para cada situação… era mto bom haver o rating 🙂

    • Fernet says:

      O pessoal da comunidade Linux poderiam organizar um site tipo o Superdownloads, ou Baixaki, somente com programas Linux, organizados em categorias de acordo com as distribuições. Tá certo que os usuários Linux ainda são minoria, mas creio que se a comunidade Linux começasse a organizar esse tipo de site, tipo uma central Linux onde todos postassem dúvidas e dicas, e também os softwares para instalação e linhas de comando etc…(Não sou usuária de Linux, mas estou pesquisando e pensando em instalar o Ubuntu, por isso não conheço muito bem as linguagens)acho que então o Linux pareceria mais atraente para pessoas como eu, que anseiam por aprender a utilizá-lo, mas morre de medo de fazer bobagem. O que tenho ouvido de todos os que utilizam Linux é que ele é muito melhor que o Windows, que não pega vírus, que é costumizável, etc…Parece o sistema dos sonhos…Então se é assim, acho que vale a pena criar uma equipe de desenvolvedores para Linux…Todos sairiam ganhando…Concordo também com a idéia da criação de um instaler, pois só de ver essas linhazinhas de comando para instalação que me confundem toda, eu estremeço…hehehe

  9. lookez says:

    Isso funciona muito bem numa AppStore da vida onde você tem controle de entrada e saída de todos os aplicativos, um ambiente “self-contained”.

    Agora no Linux existem várias maneiras de se instalar programas, e isso é a grande falha. Não existe um padrão. apt-get, software center, repositórios, synaptic, .deb e outros, ou seja, uma bela de uma suruba. O usuário é forçado a aprender milhões de maneiras diferentes pra se instalar programas.

    E pra mim o FAIL do Ubuntu não é a instalação, e sim a desinstalação. Se instalar já é difícil, desinstalar é sobrehumano.

    O ubuntu NUNCA será um sistema largamente utilizado enquanto não focar no usuário final. De que adianta ser o mais rápido leve seguro e eficiente se a sua usabilidade é extremamante limitada?

    • Rui Brás says:

      “Não existe um padrão. apt-get, software center, repositórios, synaptic, .deb e outros”

      Não sei se sabes mas tanto o Synaptic como o Software Center (que a longo prazo substituirá o Synaptic no Ubuntu) usam o apt-get que por sua vez descarrega e instala pacotes .deb de repositórios (ou seja: os elementos que tu enumeraste fazem todos parte da mesma “forma” de instalar programas). Podes sim argumentar que para além dos pacotes .deb existem outros pacotes (ex: .rpm) e até mesmo a compilação manual.

      Por vezes as coisas não são complicadas, as pessoas é que complicam (e este é um belo exemplo).

    • Bruno says:

      Um sistema “unico e padrão” vai contra a liberdade do software livre.
      E convenhamos, não tem nada de dificil. Abrir uma janela no Ubuntu ou Fedora para instalar/desistalar software é quase a mesma coisa.
      Você acha difícil porque não está acostumado a usar Linux, e arriscaria a dizer que tem preguiça de aprender 😉

    • kinato says:

      Instalar e desinstalar o Ububto é dificil???
      Isso não é verdade. A primeira vez que instalei Ubuntu pelo Wubi, não tive qualquer dificuldade. E o mesmo foi para desinstalar. Em 2 ou 3 cliques desinstalei…
      Se não quer aprender Linux, continue a viver em sobressalto com os vírus e spywares. De certa formas dão mais “pica”.
      Se calhar deve ser mais facil apanhar um virus em Windows que instalar uma aplicação em Linux…

    • Santos says:

      Eu comecei a usar o Ubuntu instantaneamente, sem formação nem dicas, descarreguei, ou como dizem os nossos amigos brasileiros, baixei a imagem iso, instalei fácil e comecei logo a utilizar, tudo intuitivamente.
      Não estou a fim de gastar uma fortuna na compra do Windows 7. Estou a pensar usar o Ubuntu ou o Suse e instalar o windows xp numa máquina virtual para aquelas coisas que não tem compatibilidade Linux ou mesmo do Wine.

  10. speedy says:

    o que o lokez ta a querer dizer (penso eu) é que há mais que um sistema de pacotes em Linux. há o .deb, .rpm, e é capaz de haver mais (não os conheço todos, obviamente). uma solução era um software (já há de certeza) em que, dando a pasta, ele compila-se automaticamente. assim, para cada software, tem de haver um pacote especifico para cada “família” de distribuições.

    software para Linux, sim, faz falta. mas também há que ver uma coisa: publicidade. Vocês procuram alguma coisa sobre o protocolo MSN, e no mínimo 85% dos resultados são a falar no WLM, raro é o que fala no pidgin, amsn, epifany, etc. a publicidade faz muito, amigos…

    e vejamos bem as coisas: há muita gente que apenas quer saber se o pc da para ir à net, ao msn, jogar FM, etc. “da para o que quero, para que me vou dar ao trabalho?”. alem de que os computadores ja vem com o Windows instalado, uma coisa que já não acontece com os netbooks, que muitos ja trazem Linux (o pior é que a malta ou compra com Windows, ou mete Windows).

    Resumindo: comprar pc’s, é worten, vobis, box, etc. jogar? windows? 80% das aplicações utilizadas são pagas e para windows. está tudo a favor da MS, quer queiramos, quer nao. mas que ja se começa a aplicar o Linux em empresas, já. a radio Popular que abriu aqui em faro ja tem Linux nos pc’s. nada mau. a ver se continua assim.

  11. Almeno Rocha says:

    “sudo apt-get install (nome da aplicação)” e está feito.

  12. Tiago Mendes says:

    E qual a utilidade que isto tem que os repositórios não tinha já? Gestor de synaptics faz isto tudo!

  13. Tiago Mendes says:

    Aliás, fui aos repositórios, escrevi billard, selecionei, descarregou e instalou. E ja tou a dar umas tacadas :rox:

  14. Sérgio says:

    Boa noite ,, não sei nada disso que é comentado no tópico , mas tbm não me importo muito ,pesquisando da net , se pode quase tudo , ex:
    passei num ferro-velho , ví um pc jogado fui mexer ví q tava completo ,,,,arrastei pra baia…. funcionou este q vos fala… pc shipsm810l/duron950/600e pouco de ram/gf64deRAM…enfim uma máquina que em votação na net ….80% vai dizer que ela não deveria ter saído do lixo…
    P O R È M ,,,,,ja rodei xp/vista/7/kurumin,,,,e agora UBUNTU 9.04 enquanto baixo o RC9.10,,,,,desde conhecer linux atravéz do kurumin um ano atráz até ubuntu hoje tudo que conhecí é ótimo ,evidentemente ,cada aplicação pode ser otimizada com a aplicação de soft específico,só queria deixar registrado que o ubuntu não deve nada a ninguém seja em compatibilidade ou “beleza” pelo menos não a mim…

    • Sérgio says:

      aliaz ,ironicamente não conseguí usar o AERO do 7 acho q deve ser pq meu duron950 não aceita o silverlight,,,,,,,,,
      mãs no UBUNTU conseguí uma transparencia legal….Sérgio.

  15. António says:

    Caros,

    E agora coloco aqui uma questão.

    Como é que instalo uma placa gráfica Intel GMA 500 no ubuntu 9.10?

    É porque pelo que percebi, não existe suporte para a mesma.

    Cumps,
    António

  16. Mr.T says:

    Continuo com pena de quem usa linux

  17. neo says:

    quero saber uma coisa: depois que instalei o linux ubuntu 9.10, na central de programas em Obter Software Livre eu tive que usar este comando para poder baixar os programas que não estavam com o botão para baixar…
    ______________________________________________________
    sudo aptitude update && sudo aptitude full-upgrade -y

    Explicando a linha acima:

    sudo – executar como usuário root (administrador)
    aptitude – um gerenciador de pacote (que acho melhor que o apt-get)
    update – atualiza os repositórios
    && – significa também, ou seja, irá atuaiizar a lista de repositórios e também o comando a direita
    sudo aptitude full-upgrade -y – atualiza todos o sistema
    _______________________________________________________________

    depois de executar este comando aparece esta opção para mim; em outra vez que acabei formatando ela já não apareceu e estou tentando atualizar novamente. Bom mas a pergunta não é esta. Eu quero saber porque ao instalar este programa ele não aparece nos programas instalados “RealPlayer11GOLD.bin!”
    Instalei ele e tenho que executá-lo no documento parecendso um txt do Winsows, mas quando olho em abrir musica com: aparece o icone do programa e não abre a musica. PQ em? me ajudem e pq o audio ainda esta baixo e não é alto como no windows, tem algum codeck, e pq não da pra baixar programas pelo baixaqui

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.